Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Estou a pensar comprar um triturador de cozinha para os restos alimentares. Uma amiga minha comprou um recentemente e só fala maravilhas. Já o vi a funcionar e de facto tudo o que são residuos alimentares, são todos enviados directamente pelo lava-louças.

    O triturador dela é da marca Ecologic e foi comprado através do site http://www.ecologic-iberica.com . Tentei analisar outras marcas mas não encontrei nenhuma para além desta Ecologic.

    Gostava de saber se alguém conhece alguma outra marca para poder comparar preços e qualidade.

    Obrigada,
  2.  # 2

    Boa tarde,

    a TEKA por exemplo. Tem um modelo.
  3.  # 3

    Eu tenho um Tweeny em casa. Fiável e potente (já destruiu uns quantos talheres que caíram lá para dentro acidentalmente...hehe )

    http://www.tweeny.co.uk/cat1_1.htm

    Muito útil para eliminar os resíduos orgânicos e consequentemente os maus cheiros...

    Agora até já é possível colocar o interruptor na bancada da cozinha, por isso a utilização é ainda mais fácil.

    MC
  4.  # 4

    Essas máquinas deviam ser proibidas.

    Não são ecológicas e são causadoras de problemas nos sistemas de tratamento de esgotos domésticos. Sobrecarregam desnecessáriamente o sistema de tratamento com materias orgânicas, que DEVEM ir para o lixo comum... ou em alternativa, para quem pode, para a compostagem.

    além disso, gastam electriciadade e agua... e ainda a somar ao custo de aquisição e de manutenção.
    Concordam com este comentário: gfeio, pdavidmarques
  5.  # 5

    Bom, quanto à sobrecarga dos esgotos não me vou pronunciar porque não tenho conhecimentos para o fazer.

    Sinceramente, como é orgânico nunca pensei nisso.

    Mas acho que o papel higiénico que a maior parte das pessoas envia pela sanita, é pior do que restos de arroz ou cascas de maçã... posso estar enganado mas...

    Quanto a custos, há modelos por preços bastante razoáveis (€200/€300). O meu já tritura há 10 anos e nunca precisou de manutenção..

    Espero ter ajudado

    MC
  6.  # 6

    De facto a maior dificuldade é encontrar em Portugal alguma empresa que se dedique em exclusido à venda de trituradores de cozinha.

    Obrigado pela ajuda, mas em principio vou mesmo comprar um da marca Ecologic. Penso que este http://www.ecologic-iberica.com/info/ver_produtos.php?id=3 seja o mais equilibrado para a minha casa visto que tenho 2 crianças e dou alguns jantares com familia.
  7.  # 7

    De ecológico, os trituradores de cozinha nada têm.
    Sobrecarregam desnecessáriamente o sistema de tratamento de águas residuais com materias orgânicas, que DEVEM ir para o lixo comum... ou em alternativa, para quem pode, para a compostagem.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  8.  # 8

    Sobrecarregam desnecessáriamente o sistema de tratamento de águas residuais com materias orgânicas, que DEVEM ir para o lixo comum...

    Isso não tem tem importância nenhuma a não ser para aqueles ingénuos que pensam que ao cuidar do que é de todos estão a cuidar do que é deles. Além do mais se o sistema tiver problemas e não funcionar devidamente pode-se sempre chamar a TVI, protestar contra os políticos e ter os tais 15 minutos de fama na nossa rua.
  9.  # 9

    Peço desculpa pela seguinte resposta pragmática, mas:
    Para quem trabalha na área do saneamento, a potencial sobrecarga das estações de tratamento de água residual se as pessoas usassem trituradores é um facto. Não há discussão possível. É tipo 2+2...
    É como alguém vir para aqui dizer que faz todo o sentido fazer um heliporto numa cave... e dizer que quem não concordar é ignorante...
  10.  # 10

    Continuo a achar (na impossibilidade de fazer compostagem) que é preferível utilizar o triturador de lixo em casa para os resíduos orgânicos, do que meter no saco do lixo.

    Por um lado, sobrecarregamos as estações de tratamento, pelo outro, sobrecarregamos os aterros, mas....... o risco de poluição nos aterros é muito superior...

    Os aterros requerem uma boa impermeabilização para não contaminar os solos e o líquido que resulta da decomposição no aterro, é depois retirado e tratado em estações próprias, logo, vamos sobrecarregar as estações de tratamento na mesma. Não falando dos gases nocivos que entretanto foram libertados para a atmosfera como o metano, etc...
    •  
      FD
    • 19 dezembro 2011

     # 11

    Colocado por: Marina CardealDe facto a maior dificuldade é encontrar em Portugal alguma empresa que se dedique em exclusido à venda de trituradores de cozinha.

    E qual é a mais valia disso?

    Colocado por: Marina CardealGostava de saber se alguém conhece alguma outra marca para poder comparar preços e qualidade.

    Foi uma decisão rápida, muito rápida até... quase que parece publicidade encapotada mas, fica a dúvida.
  11.  # 12

    :-)
    Não pode comparar Aterros com estações de tratamento de águas residuais.
    Sobrecarregar aterros significa aumentar o monte de lixo. A lixiviação proveniente do aterro já contempla a quantidade e tipo de lixo orgânico que se deseja colocar num triturador. Ou seja, simplificando muito, pode ver um aterro como um depósito de lixo (que por falta de cultura inclui muito do potencial reciclável...), que se for mais ou menos enche mais ou menos depressa.
    Para dimensionar as estações de tratamento de águas residuais, tem-se em conta a carga média por habitante, que, devido à realidade, não contempla a carga adicional proveniente de um triturador. Ou seja, simplificando muito, pode ver uma ETAR como um projecto bioquímico que tem de adivinhar a carga que cada um dos habitantes vai fazer, que se for mais ou menos, põe em causa a digestão feita pelas bactérias, e, em último caso, todo o processo...
    Resumindo, não são comparáveis...
    Concordam com este comentário: Sessenta
  12.  # 13

    Colocado por: Marina CardealDe facto a maior dificuldade é encontrar em Portugal alguma empresa que se dedique em exclusido à venda de trituradores de cozinha.


    Tem a Frasa (www.frasa.pt) que representa a In-Sink-Erator (considerada por muito a melhor) além da própria marca deles. Tem também a Franke (www.franke.pt) que comercializa os seus trituradores.

    Com tanta escolha... parece que optou pelos mais fraquinhos.


    Quanto ao uso dos trituradores em si, sei que poderão não ser ecológicos, mas a mais-valia que trazem em termos de conforto, para mim justifica o uso.

    Se sobrecarrega as Etar's? Acredito que sim. Há que redimensioná-las, se necessário.
    Há 20 anos atrás as nossas necessidades energéticas também eram cerca de 1/3 do que são agora.
  13.  # 14

    Colocado por: jnascimento:-)
    Não pode comparar Aterros com estações de tratamento de águas residuais.


    Bom dia jnascimento,

    Não era minha intenção comparar aterros a Etar's. Até porque são bastante divergentes na sua função.

    Apenas dei a minha opinião de que acho o tratamento de resíduos, mais ecológico do que o simples depósito em aterros. Agora, se as estações de tratamento não estão preparadas para receber este excedente de resíduos, isso é outra história.....

    Talvez no futuro se contemple esta hipótese.

    MC
    Concordam com este comentário: jnascimento
  14.  # 15

    o primeiro post cheira-me a publicidade!!!
 
0.0183 seg. NEW