Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a Todos,

    Tenho uma dúvida que gostaria que me ajudem a esclarecer, que é o seguinte:

    Eu e o meu namorado arrendámos um apartamento em Junho, só que, com a chegada do frio, o apartamento tornou-se muito húmido. Há água a escorrer pelas paredes, e bolor a aparecer nas paredes e nos armários. Isto causou-nos vários problemas:
    - O bolor aparece em pouco menos de um mês mesmo depois de uma limpeza geral às paredes com lixívia;
    - Num quarto, o cheiro da lixívia só desaparece ao fim de quase uma semana, e temos que dormir fora do quarto;
    - O cheiro da lixívia causa-nos ligeiros problemas de saúde devido à sua inalação;
    - O bolor dentro dos armários e gavetas está a causar-nos alguns danos materiais (alimentos, vestuário, sapatos, etc).

    E depois, notámos que há partes de casa que estão a desintegrar-se por si mesmas, como as calhas.

    Assim, queria perguntar se como inquilinos, temos o direito de:
    - Exigir que o senhorio resolva essa situação;
    ou
    - Rescindir do contrato de arrendamento sem os 120 dias de aviso prévio.

    Sei que por lei, caso as condições sejam inaceitáveis, o inquilino tem o direito de rescindir o contrato. Só que isto pode ser um pouco relativo, e não sei se o nosso caso aplica. Claro que se podermos chegar a um acordo com o senhorio seria melhor, só que gostaria de me informar melhor para o caso de as coisas não correrem bem.

    Obrigado.
    •  
      FD
    • 19 dezembro 2011

     # 2

    Colocado por: Aries23- Exigir que o senhorio resolva essa situação;
    ou
    - Rescindir do contrato de arrendamento sem os 120 dias de aviso prévio.

    Sim e sim.

    Se bem que o deveriam fazer por essa ordem - primeiro solicitar uma solução para o problema e depois, na falta da solução ou de uma solução com resultados deficientes/insuficientes, avançar para a resolução do contrato.

    A lei:

    Artigo 1032.o
    Vício da coisa locada
    Quando a coisa locada apresentar vício que lhe não permita realizar cabalmente o fim a que é destinada, ou carecer de qualidades necessárias a esse fim ou asseguradas pelo locador, considera-se o contrato não cumprido:
    a) Se o defeito datar, pelo menos, do momento da entrega e o locador não provar que o desconhecia sem culpa;
    b) Se o defeito surgir posteriormente à entrega, por culpa do locador.

    (...)

    Artigo 1083.o
    Fundamento da resolução
    1—Qualquer das partes pode resolver o contrato, nos termos gerais de direito, com base em incumprimento pela outra parte.
    2—É fundamento de resolução o incumprimento que, pela sua gravidade ou consequências, torne inexigível à outra parte a manutenção do arrendamento, designadamente, quanto à resolução pelo senhorio:

    (...)

    4—É fundamento de resolução pelo arrendatário, designadamente, a não realização pelo senhorio de obras que a este caibam, quando tal omissão comprometa a habitabilidade do locado.

    http://dre.pt/pdf1sdip/2006/02/041A00/15581587.PDF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aries23
    •  
      GF
    • 19 dezembro 2011

     # 3

    Tire fotografias e escreva carta registada com aviso recepção ao senhorio dando prazo para resolução do problema.
    Se não resolver o problema há justa causa para rescindirem o contrato sem respeitarem o prazo dos 120 dias.

    Um desumificador pode ajudar entretanto.
  2.  # 4

    Boas Aries,

    Estou solidário consigo mas os problemas que descreve são perfeitamente normais em casas sem isolamento e sem algum cuidado na sua utilização no inverno.

    O senhorio disse-lhe que as paredes têm isolamento térmico? Se não tiverem é perfeitamente normal haver condensação e escorrer água pelas mesmas.

    Se aplicar lixívia é normal cheirar a lixívia. Como sabe, a lixivia tem um cheiro muito forte e duradouro. Experimente aplicar lixivia perfumada diluída ou um produto específico para fungos sem cheiro (vi um recentemente no leroy merlin).

    O bolor aparece sempre onde há HR elevada e temperatura amena. Com que frequência ventila a casa? Depois de tomarem os banhinhos com a água bem quentinha a libertar muito vapor, que cuidados têm, se é que têm? Se nada fazem, é normal que esta humidade se acumule na casa e vá condensar nas paredes, janelas, etc e escorrer pelas mesmas.

    O excesso de humidade durante um tempo prolongado faz o gesso ficar mole e começar a desintegrar-se. Nestas condições não há sancas e calhas que aguentem.


    Até há pouco tempo atrás eu residia num apartamento com +50 anos, parede simples, último andar e convivia permanentemente no inverno com todos esses problemas que descreveu.

    Actualmente resido numa casa com um excelente isolamento térmico pelo exterior, e mesmo assim, não dispenso o uso diário do desumidificador após os banhos e em dias mais húmidos e a devida ventilação diária.

    Desejo-lhe um excelente ano de 2012 com dias menos húmidos, mais quentes e sem cheiro a lixivia.
 
0.0111 seg. NEW