Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma moradia numa aldeia na zona de Coimbra e desejava instalar o aquecimento central. Acontece que a casa já tem a instalada toda a canalização para o aquecimento central. Como tenho muita lenha nas minhas propriedades estou a pensar instalar um sistema de aquecimento central a lenha. Todavia, não tenho conhecimentos nesta área e tenho sérias dúvidas se este será o sistema mais económico (recordo que não preciso de comprar o combustível - lenha). Agradecia que me esclarecessem sobre este assunto.

Obrigado

J. Mendes
    • eu
    • 11 novembro 2008 editado

# 2

É claramente o sistema mais económico, desde que tenha a sua própria lenha (é o caso). Se tivesse que a comprar, então já tenho dúvidas se valerá a pena.

É claro que também tem inconvenientes: tem que cortar as árvores, rachar a lenha, transportá-la, arrumá-la e... alimentar a caldeira com frequência.
  2.  # 3

Caro Jose Mendes,o aquecimento a lenha é uma boa opção,se o meu amigo tem o combustivel aposte nele.Terá entretanto que ter alguns aspectos em conta,como por exemplo o tipo de tubagem que tem instalada,terá que ser de cobre ou outro metal apropriado devido ás temperaturas que pode atingir,ponha de parte materiais como PEX ou MULTIPEX ou PPR tudo materiais normalmente utilizados que funcionam mais o menos com outras fontes de calor.O aquecimento a lenha seja com recuperador ou caldeira pode atingir temperaturas muito elevadas onde um dos maiores perigos,isto se o sistema funciona em circuito fechado e mesmo até em circuito aberto,é a falta de energia.Na instalação terá que se ter em conta aspectos muito importantes relacionados com a segurança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida
  3.  # 4

O que acham disto? DIY?
    Será que funciona? e Preços?
    http://www.easywarmfloor.com/pt/index.php
  4.  # 5

umas questão... que tinha de lenha é mais apropriada para este tipo de aquecimento? Será a de eucalipto muito má?
  5.  # 6

Boas a todos

Também tenho muita lenha e já decidi colocar recuperador para aquecimento, renovação do ar e controlo das humidades. Recomendo vivamente o seguinte site:http://www.sitiodaslareiras.com/caldeiras/caldeiras.htm
    Pesquise e leia toda a informação disponível, é excelente!
    Se colocar dúvidas respondem-lhe prontamente e aconselham de forma isenta.
    Cumprimentos
    • Jonh
    • 6 dezembro 2008

# 7

Responder prontamente já não digo pois coloquei lhe uma questão ha varios meses e ate hoje nada....
  6.  # 8

Boa tarde. Sem dúvida que esse tipo de aquecimento é o mais barato, ainda mais atendendo ao facto de que dispõe de lenha sua.
    Outra questão fundamental é que já tem as canalizações todas, o que mais barato fica não é?
    Sem dúvida que essa é a melhor opção! depois de confirmar a factura da elecricidade diga-nos se valeu ou não a pena...
    Fique bem!
  7.  # 9

"Responder prontamente já não digo pois coloquei lhe uma questão ha varios meses e ate hoje nada.... "

essa resposta não será para min, ou será? se é, não me recordo... peço desculpas
  8.  # 10

Meus caros amigos,pelo que já me apercebi neste forum há colegas com conhecimento tecnico suficiente para esclarecer muitas duvidas que aparecem,sou novo na casa, e já aprendi alguma coisa .
    Quando se fala em aquecimento central a lenha tem de se ter alguns cuidados.
    • Jonh
    • 7 dezembro 2008

# 11

Colocado por: sergyio"Responder prontamente já não digo pois coloquei lhe uma questão ha varios meses e ate hoje nada.... "

essa resposta não será para min, ou será? se é, não me recordo... peço desculpas

Claro que nao é para si... referia me ao sitiodaslareiras...cumprimentos
  9.  # 12

já estou mais descansado!!

já agora, ninguém me sabe responder... "que tinha de lenha é mais apropriada para este tipo de aquecimento? Será a de eucalipto muito má? "
  10.  # 13

Qualquer tipo de lenha serve,alguma tem mais poder calorifico e a de eucalipto é uma delas
    • Jonh
    • 7 dezembro 2008

# 14

a de azinho é a mais grossa cria brasas que duram horas a fio, a de oliveira pega bastante bem e tem mta chama...
  11.  # 15

tenho tb uma duvida em relaçao a este tipo de aquecimento.tenho uma canalizaçao em pex e ouvi dizer k pondo um tubo de cobre desde a caldeira até à entrada dos tubos de pex, resolveria a situaçao para que depois a agua quando entrasse na tubagem do pex já fosse à temperatura adequada do mesmo. keria saber se alguem tem mais conhecimento sobre isto de forma a saber se é verdade.
  12.  # 16

Colocado por: ALEX78 ouvi dizer k pondo um tubo de cobre desde a caldeira até à entrada dos tubos de pex, resolveria a situaçao para que depois a agua quando entrasse na tubagem do pex já fosse à temperatura adequada do mesmo. keria saber se alguem tem mais conhecimento sobre isto de forma a saber se é verdade.

Assim de uma forma tão geral, digamos que há meia verdade.

Não tenho conhecimentos a nivel de construção, mas estou ligado a outro ramo da engenharia que não a civil.
    O que está a sugerir poderá funcionar se no percurso entre a caldeira e o tubo pex houver "espaço" para que ocorram as devidas perdas de calor na água de aquecimento. Mas tudo isso carece de alguns cálculos, como o comprimento do tubo de cobre, a temperatura a que a água sai da caldeira entre outras variáveis.

Não sei quais as temperaturas suportadas pelo pex, mas para aquecimento com radiadores necessita de temperaturas mais altas do que por exemplo no piso radiante. Se forem radiadores terá de ver se a temperatura de água que deseja no radiador é suportada pela canalização.

Gostava de o ajudar mais mas não tenho conhecimento para isso. de qualquer forma informe-se bem antes de perder dinheiro.

Cumprimentos
  13.  # 17

A utilização do tubo pex em distribuição de aquecimento central a lenha não é conveniente devido às temperaturas que o fluido pode atingir,pois trata-se de um sistema onde a temperatura é "incontrolavel" ao contrario de caldeira a gasoleo,gás ou outro sistema automactico,onde a temperatura normal para aquecimento de radiadores é á volta de 70º.Em situações onde se atingem temperaturas de mais de 200º imagine o tubo Pex a causar estragos.É um grande risco que se corre.
  14.  # 18

boas eu tenho um sistema de recuperador de calor para a casa quase toda ,pois estamos limitados as saidas de calor do aparelho,mas estou contente com o aquecimento que tenho.se bem que o que mais detesto é o barulho dos motores a fazer a circulação de ar ,que se tornam ao fim de algum tempo insuportavel e de noite ligada nem pensar.portanto algo a ter em atenção é o barulho e isolamento dos motores .é que é um motivo de a desligar e a apagar.
  15.  # 19

Caro rppbps ,o tipo de aquecimento que tem, nada tem a ver com o que estamos a falar.Na seu caso é enviado ar quente directamente do recuperador para várias divisões em tubo de aluminio.
  16.  # 20

ola boas a todo mundo,é o seguinte eu sou novo aqui no forum e tenho umas duvidas a colocar. Tenho um recuperador a calor e quando começo a arder a lenha ponho o registo da chaminé no máximo e o regulador do ar manual que fica na porta do recuperador tambem no máximo,e a minha dúvida é o seguinte: depois de a lenha ter ardido uns 30 minutos iniciais eu ponho o registo da chaminé mais ou menos a 30% e o regulador de ar a 50% ou mais,estarei a fazer corretamente ou qual será a melhor maneira de trabalhar com o recuperador a lenha pra tirar melhor partido do mesmo. agradeço respostas a minha dúvisa,obrigado

0.0181 seg. NEW