Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma moradia numa aldeia na zona de Coimbra e desejava instalar o aquecimento central. Acontece que a casa já tem a instalada toda a canalização para o aquecimento central. Como tenho muita lenha nas minhas propriedades estou a pensar instalar um sistema de aquecimento central a lenha. Todavia, não tenho conhecimentos nesta área e tenho sérias dúvidas se este será o sistema mais económico (recordo que não preciso de comprar o combustível - lenha). Agradecia que me esclarecessem sobre este assunto.

Obrigado

J. Mendes
    • eu
    • 11 novembro 2008 editado

# 2

É claramente o sistema mais económico, desde que tenha a sua própria lenha (é o caso). Se tivesse que a comprar, então já tenho dúvidas se valerá a pena.

É claro que também tem inconvenientes: tem que cortar as árvores, rachar a lenha, transportá-la, arrumá-la e... alimentar a caldeira com frequência.
  2.  # 3

Caro Jose Mendes,o aquecimento a lenha é uma boa opção,se o meu amigo tem o combustivel aposte nele.Terá entretanto que ter alguns aspectos em conta,como por exemplo o tipo de tubagem que tem instalada,terá que ser de cobre ou outro metal apropriado devido ás temperaturas que pode atingir,ponha de parte materiais como PEX ou MULTIPEX ou PPR tudo materiais normalmente utilizados que funcionam mais o menos com outras fontes de calor.O aquecimento a lenha seja com recuperador ou caldeira pode atingir temperaturas muito elevadas onde um dos maiores perigos,isto se o sistema funciona em circuito fechado e mesmo até em circuito aberto,é a falta de energia.Na instalação terá que se ter em conta aspectos muito importantes relacionados com a segurança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida
  3.  # 4

O que acham disto? DIY?
    Será que funciona? e Preços?
    http://www.easywarmfloor.com/pt/index.php
  4.  # 5

umas questão... que tinha de lenha é mais apropriada para este tipo de aquecimento? Será a de eucalipto muito má?
  5.  # 6