Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 20 dezembro 2011

     # 1

    Vivam!
    Hoje a Arq.ta Helena Roseta lançou esta ideia.
    Obrigatoriedade de uma inspecção periódica obrigatória aquando da venda ou aluguer de imóveis com uma validade de 8 anos.
    Isto acontece à semelhança dos certificados energéticos.
    Ora quem anda no terreno como eu, que osculta a opinião das pessoas sabe das queixas, dificuldades e até do esmorecimento da exigência dos CE, enfim, da dificuldade com que as pessoas pagam o CE e do que pensam da utilidade dele.
    Acreditando na bondade da ideia, que em muitas situações se torna necessário tal é o estado de conservação, será que mais uma carga de dinheiro se justifica quando a economia se encontra como encontra?
    E no caso dessas inspecções detectarem obras com determinados graus de urgência na intervenção, será que os proprietários vão fazer as obras?
    "Fassam" lá parte nas vossas opiniões.
  1.  # 2

    Eu como técnico (que me poderá vir a dar mais algum trabalho) acho muito bem. Sendo do interesse a salvaguarda, e bla,bla bla.. etc...
    Este tipo de avaliaçãoes técnicas, já se passa com as inspecções ao abrigo do NRAU ( para os Concelhos que aderiram)
    Poderão ter um cariz mais técnico e sério = mais caro e na maior parte das vezes desproporcional para os valores em causa.
    ...
    Eu como qualquer outro contribuinte.. acho que será mais um tacho... e mais uma maneira de me virem ao bolso.
    Mais tretas , para encarecer o arrendamento, a venda, etc...
    Mais uma coisa para "fugir"...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    • eu
    • 20 dezembro 2011 editado

     # 3

    Eu acho que sim!

    E a (ordem dos Arquitectos) Helena Roseta, que ao propor esta medida estará a pensar apenas na segurança e no conforto dos Portugueses, certamente que estará disposta a fazer essas inspecções de forma gratuita.

    Agora a sério: vão para a P... que os par... Já estamos fartos de certificados, inspecções e taxas obrigatórias que só servem para alimentar uma cambada de tachistas.
    Concordam com este comentário: rodrigo_gomes29
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  2.  # 4

    Colocado por: alvHoje a Arq.ta Helena Roseta lançou esta ideia.

    A ideia já não é nova, já está prevista no RJUE - DL26/2010:

    SECÇÃO IV
    Utilização e conservação do edificado
    Artigo 89.º
    Dever de conservação
    1 — As edificações devem ser objecto de obras de conservação
    pelo menos uma vez em cada período de oito
    anos, devendo o proprietário, independentemente desse
    prazo, realizar todas as obras necessárias à manutenção
    da sua segurança, salubridade e arranjo estético.
    2 — Sem prejuízo do disposto no número anterior, a
    câmara municipal pode a todo o tempo, oficiosamente
    ou a requerimento de qualquer interessado, determinar a
    execução de obras de conservação necessárias à correcção
    de más condições de segurança ou de salubridade ou à
    melhoria do arranjo estético.
    3 — A câmara municipal pode, oficiosamente ou a requerimento
    de qualquer interessado, ordenar a demolição
    total ou parcial das construções que ameacem ruína ou
    ofereçam perigo para a saúde pública e para a segurança
    das pessoas.
    4 — Os actos referidos nos números anteriores são eficazes
    a partir da sua notificação ao proprietário.
  3.  # 5

    eu...
    só para dizer que a Arq.ª Helena Roseta já não é a Presidente da OA ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  4.  # 6

    No SCIE.. nem vou entrar por aí, em obra e em projecto..
    .. quero ver quando implementarem MESMO as Inspecções obrigatórias nos Edificios ao abrigo do SCIE...
  5.  # 7

    Boas, eu até poderia concordar com esta ideia, desde que esta inspecção fosse englobasse também a do CE. Ou seja, quanto a mim o CE já é muito bem pago e, bem podiam fazer as 2 inspecções pelo preço de 1. É verdade que andam aí muitos imóveis a cair aos bocados, portanto neste caso a inspecção até se justificava, mas neste momento, tudo serve de "tacho" para comer os portugueses...
  6.  # 8

    O CE é muito bem pago? Se pesquisar pela net, facilmente encontra empresas que apresentam preços na ordem dos 150€ (já com IVA), mais taxas, para um T3.
    Desse preço, a empresa fica com, pelo menos 25%, o resto é que é para o perito. E o resto tem de pagar: A deslocação à fracção, o levantamento, os cálculos, o estudo das medidas de melhoria, a elaboração do relatório de síntese e o preenchimento do CE no Portal. Agora divida o valor pelas horas. E diga-me lá quantos peritos vivem apenas da emissão de CE's.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  7.  # 9

    Colocado por: AugstHillO CE é muito bem pago? Se pesquisar pela net, facilmente encontra empresas que apresentam preços na ordem dos 150€ (já com IVA), mais taxas, para um T3.
    Desse preço, a empresa fica com, pelo menos 25%, o resto é que é para o perito. E o resto tem de pagar: A deslocação à fracção, o levantamento, os cálculos, o estudo das medidas de melhoria, a elaboração do relatório de síntese e o preenchimento do CE no Portal. Agora divida o valor pelas horas. E diga-me lá quantos peritos vivem apenas da emissão de CE's.
    Concordam com este comentário:j cardoso
    Sim, se for-mos a ver bem a coisa antes de inventarem o CE era bem mais barato...Ou seja quem lucra com o CE não se queixe muito, pois isso foi mais uma coisa que permitiu criar mais empresas e emprego...Isso foi uma boa invenção, pois "agarra" logo quem vende, pois para vender tem de ter o CE e, não à problema do "lixar", o gajo vai vender, fica com €, não é preciso ter pena...Podem não haver muitos peritos a viver do CE...mas esses 150€ (que eu não paguei, foi um pouco mais) vão para onde? Para o meu bolso não será certamente...Se realmente essa nova inspecção fosse implementada, eu por exemplo até acho que nem era má ideia que as 2 inspecções que fossem feitas numa só, até podia ser um pouco mais cara, ok, mas que tivesse um custo "standard" obrigatório a todas as empresas.
  8.  # 10

    Agora perdi-me. O que é que era bem mais barato antes de terem inventado o CE? Quanto à parte do custo "standard" obrigatório, o luisvv já lhe responde.
  9.  # 11

    Colocado por: AugstHillAgora perdi-me. O que é que era bem mais barato antes de terem inventado o CE? Quanto à parte do custo "standard" obrigatório, o luisvv já lhe responde.


    Não responde não. Para quê...
  10.  # 12

    Colocado por: AugstHillAgora perdi-me. O que é que era bem mais barato antes de terem inventado o CE? Quanto à parte do custo "standard" obrigatório, o luisvv já lhe responde.
    Era bem mais barato...não haviam estas xulices...é óbvio que pelo conteúdo, você é uma das pessoas que lucra com isso...portanto só você e o seu amigo luisvv é que acham que o CE é um bem essencial...Eu estou como o user que acabou de responder no tópico "como interpretar o CE", portanto eu até sou capaz de entender que querem inspeccionar se o telhado de uma casa está em risco de cair ou não...agora o CE? Pura xulice...menos para quem lucra com ela...que segundo você, ao técnico não sobra nem para o pãozito....
  11.  # 13

    Oh AugstHill, isto começa a ser uma tentação, e eu já não tenho mãos a medir nos outros tópicos..
  12.  # 14

    Não sou perito mas acho que o CE é uma mais valia, mas não passa de uma opinião. Já a questão de ser um trabalho mal pago não considero que seja uma opinião, acho que é um facto. Se o rodrigues_gomes29 acha que é caro a solução é simples: que vá fazê-los por um preço mais baixo. Já quanto à questão de ser ou não xulice, eu estou de acordo. Acho até que a maioria dos trabalhos não passam de xulice - excepto o meu, claro, que é sempre muito mal pago.
    Concordam com este comentário: AugstHill
  13.  # 15

    Colocado por: j cardosoNão sou perito mas acho que o CE é uma mais valia, mas não passa de uma opinião. Já a questão de ser um trabalho mal pago não considero que seja uma opinião, acho que é um facto. Se o rodrigues_gomes29 acha que é caro a solução é simples: que vá fazê-los por um preço mais baixo. Já quanto à questão de ser ou não xulice, eu estou de acordo. Acho até que a maioria dos trabalhos não passam de xulice - excepto o meu, claro, que é sempre muito mal pago.
    Concordam com este comentário:AugstHill
    Quanto ao nome, é quase isso....até o meu é tão mal pago...mas sabe uma coisa? Não me queixo, não é muito mas é o suficiente para a minha família ir vivendo...casa sem empréstimo, carro sem empréstimo...alías nada sem créditos...vivo bem com aquilo que tenho, para mim ver a minha família bem vale tudo e, isso basta-me, é humilde eu sei, mas honesto. Eu já antes o tinha dito, sou contra créditos lunáticos e contra xulices...o CE enquadra-se na parte das xulices e, não estou contra os técnicos, cada um ganha a vida como pode, mas as leis....essas sim, deixam muito a desejar...
    •  
      alv
    • 21 dezembro 2011

     # 16

    Vivam!

    Hoje ouvi na rádio "os do gás" também querem uma inspecção obrigatória de 2 em 2 anos, isto a propósito de mais uma infeliz explosão com vitimas;
    Os elevadores já têm certificado de X em X anos, nem sei, porque há por aí elevadores a cair (Já alguém ouviu algum acidente com um elevador?);
    Os certificados energéticos só têm validade de 10 anos. 10 Anos é muito tempo, senão lembremo-nos dos paineis rebentados queo Dogma ou trolha nos posta;
    Segundo a nova directiva Europeia, a partir de 2020 todas as casas novas ou reconstruídas têm de ter consumos energéticos quase zero (NZEB). Não sei se depois não terá de haver mais uma inspecção periódica para ver se continuam a emitir quase zero.
    Os "das eletricidades", andam malucos por ter deixado de ser obrigatória em determinadas circunstâncias a certificação. Hão-de arranjar uma forma de periodicamente vir certificar as instalações das nossas casas, até porque é uma coisa perigosa.
    Faltam os das comunicações que um destes dias tem de arranjar uma coisa qualquer para inspecionar, além de certificarem redes em sistemas mais complexos.
    O património edificado vai ter de estar reavaliado no final de 2012 por imposição da Troika, seja lá o que isso for! Mais uma carrada de avaliações feitas sabe-se lá como, porque está tudo no segredo dos deuses, e depois quem quiser que reclame: Mais uma vistoria, mais uns inspectores, uns por parte das finanças, outro por parte dos donos, enfim, mais, mais, mais.
    Até concordo, como costumo dizer, na bondade das ideias, mas haja dinheiro, porque casas, certificados, inspecções, inspectores, peritos, técnicos, para as fazer não faltam.
    Assim, não sei onde vamos parar, mas como no mar, o fundo é o limite.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: FD, eu, Anonimo18072022A, treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, raulschone
  14.  # 17

    eu como uma única pessoa, mesmo podendo encher-me os bolsos"", penso que é mais um lobby e estou contra a 100%
  15.  # 18

    Só estão a pensar para particulares... eu paguei 14.000€ pelo meu.
 
0.0202 seg. NEW