Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a pensar em adquirir uma casa através do leilão electrónico das finanças.

Tenho algumas questões que gostava que alguém opinasse:

1ª - Tenho tentado marcar a visita ao imóvel mas uma vez que o fiel depositário é o próprio ele passa a vida a arranjar mil desculpas e nunca marca a visita. Já falei com as finanças eles disseram-me para tentar mais uma vez e caso não consegui-se para fazer uma exposição por escrito para as finanças. A minha questão e existe algum meio legal para obrigar as pessoas a mostrar o imóvel?

2ª - Relativamente aos pagamentos, falaram-me que existe um documento "pedido" que podemos entregar quando a proposta que adia o prazo do pagamento até 6 meses. Conhecem a lei que fala sobre isto?

3ª - O Fiel depositário "disse-me" que o imóvel está penhorado e que está arrendado. Nestas situações será que as pessoas que arrendam têm de sair do apartamento? Ou podem continuar lá e passamos nós a receber a renda?

Para além das outras mil duvidas para já são estas que gostava de esclarecer...

Abraços
    • eu
    • 20 dezembro 2011

# 2

Colocado por: mestredeobrasNestas situações será que as pessoas que arrendam têm de sair do apartamento?

Penso que não têm que sair...
    •  
      FD
    • 20 dezembro 2011

# 3

Colocado por: mestredeobras3ª - O Fiel depositário "disse-me" que o imóvel está penhorado e que está arrendado. Nestas situações será que as pessoas que arrendam têm de sair do apartamento? Ou podem continuar lá e passamos nós a receber a renda?

Se o arrendamento é anterior à penhora, não têm que sair. Se o arrendamento é posterior à penhora, têm que sair.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mestredeobras
  2.  # 4

Colocado por: mestredeobras1ª - Tenho tentado marcar a visita ao imóvel mas uma vez que o fiel depositário é o próprio ele passa a vida a arranjar mil desculpas e nunca marca a visita. Já falei com as finanças eles disseram-me para tentar mais uma vez e caso não consegui-se para fazer uma exposição por escrito para as finanças. A minha questão e existe algum meio legal para obrigar as pessoas a mostrar o imóvel?

Já tenho lido alguns desses anúncios em que o fiel depositário é o proprietário do Bem e ele tem que marcar uma hora para ser visto. Recusar nunca pode.

Colocado por: mestredeobras
    2ª - Relativamente aos pagamentos, falaram-me que existe um documento "pedido" que podemos entregar quando a proposta que adia o prazo do pagamento até 6 meses. Conhecem a lei que fala sobre isto?

Não sei, mas tenho lido que o arrematante tem 15 ou 30 dias para pagar a totalidade.

Colocado por: mestredeobras3ª - O Fiel depositário "disse-me" que o imóvel está penhorado e que está arrendado. Nestas situações será que as pessoas que arrendam têm de sair do apartamento? Ou podem continuar lá e passamos nós a receber a renda?

O contrato de arrendamento mantém-se. O inquilino não tem que sair, mas como alguém aqui do forum costuma dizer, CONSULTE UM ADVOGADO. COM AS FINANÇAS TODO O CUIDADO É POUCO...
  3.  # 5

Ok obrigado pelos comentários... Existe diversas questões, por exemplo as finanças seriam obrigadas a dizer que o imóvel está alugado? Caso não exista contracto de arrendamento serão obrigadas as pessoas a sair?(Poderá haver contracto de boca e registo de pagamentos).. Será que conseguimos ter acesso ao contracto de arrendamento.?

Estas cenas podem ser muito complicadas... pode até correr bem, mas se correr mal podemos perder muito tempo e guita!! E melhor ter sempre em conta ai uns 5000 mil euros para pagar a um advogado!!
  4.  # 6

Boas, é pode ser mesmo muito complicado...tenho um amigo que ganhou um apartamento em leilão das Finanças, o fiel depositário ("o dono") também foi muito difícil lidar com ele, mas ele lá conseguiu visitar o apartamento, estava tudo ok. Quando foi lá a primeira vez depois dele ter desocupado a casa ia tendo um ataque...os móveis da cozinha e as portas dos roupeiros devem ter sido queimados na lareira, as louças da casa de banho partidas, mosaicos partidos, chão arrancado...bem aquilo estava lastimável. Ainda apresentou queixa e meteu em tribunal, mas aquilo não deu em nada...
  5.  # 7

Pois pode acontecer isso, existe uma revolta muito grande nas pessoas em perder os bens!!

Contudo é recomendado ir sempre acompanhado de uma pessoa "testemunha". O melhor e mesmo pensar nessa hipótese e contabilizar antes de fazer a proposta...

Já agora sabem como podemos obter a planta das casas? Informaram-me que teria que ser na Câmara Municipal!! Será?

Pelo que entendi as finanças lança a leilão e nunca foi ver o valor real do imóvel nem tão pouco o estado!

Ainda faltam 2 meses para o fim do leilão até lá vou me informar de algumas coisas e vou fazendo comentários neste fórum...
    •  
      FD
    • 20 dezembro 2011 editado

# 8

Colocado por: mestredeobrasExiste diversas questões, por exemplo as finanças seriam obrigadas a dizer que o imóvel está alugado?

Não. São obrigados a transmitir todas as informações de que são conhecedores, o que desconhecem não podem dizer, como é natural.

Colocado por: mestredeobrasInformaram-me que teria que ser na Câmara Municipal!! Será?

Sim.

Colocado por: mestredeobrasPelo que entendi as finanças lança a leilão e nunca foi ver o valor real do imóvel nem tão pouco o estado!

Exacto, é a chamada "venda à secretária".

Este tipo de compras é de risco. E é um risco que se tem que tomar se se quiser comprar.
    Se não quiser chatices, esqueça. (o que aconselho caso encontre muitas dificuldades)
    O melhor conselho, caso queira comprar, que lhe posso dar é: fale com os vizinhos, especialmente os mais desocupados.
  6.  # 9

Exacto os vizinhos e empregada de limpeza de certeza que sabem o historial todo....

Vou insistir nisto, uma vez que começa a aparecer algumas coisas interessantes no mercado..

Antigamente este imóveis eram absorvidos pelos investidores...mas agora até estes estou sem guita o que pode deixar uma oportunidade para os privados..

Não nos podemos iludir com o leilão...temos que ser racionais e dar mesmo por baixo a contar com estes problemas todos!!
  7.  # 10

Colocado por: mestredeobrasPois pode acontecer isso, existe uma revolta muito grande nas pessoas em perder os bens!!
    Boas, pois é verdade, claro que existe...há pessoas que não querem trabalhar, mas aquelas que perderam o emprego, querem trabalhar e não arranjam outro para pagar as despesas...bem deve ser mesmo muito revoltante...mas enfim isso é outra história. Eu aproveito para perguntar, não foi hà bem pouco tempo que as finanças meteram uma série de imóveis em leilão disponivel para todos participarem? Pelo que me lembro aquilo até foi um "fiasco" parece que só conseguiram 1/8 do objectivo...Mas eu cada vez me convenço mais que infelizmente para o ano ainda será bem pior...
  8.  # 11

Pois o mercado imobiliário está num declínio total..sem duvida que para o ano vai ser pior...
  9.  # 12

Sim está mau, mas eu tenho conhecimento que no fim deste ano ainda foram feitas umas "quantas" escrituras...tudo para tentar não levar com as novas medidas de isenção de imi e deduções (pelo menos dos juros) da casa no irs...No meu caso, o meu irmão fez em novembro e houve mais pessoal que conheço que fez no 2º semestre e, por aquilo que me apercebi, o pessoal está é a aproveitar para comprar nas cidades (neste caso Coimbra) ou pelo menos numa periferia de um máximo até aos 10 kms...é que neste momento os preços já não são tão elevados e sempre se pode andar de transportes públicos ou poupar no gasóleo...Agora pelo menos aqui em Coimbra, onde estou mais dentro do mercado, quem quer vender imóveis usados, não anda bem da "pinha"...é que é bastante fácil encontrar um novo por pouco menos com as mesmas características....
  10.  # 13

Sou do Porto e aqui está igual...Mas na maioria dos casos as pessoas põem a um preço bastante alto porque já têm outro em vista. Mas só compram se algum estupido comprar ao preço que eles querem... Neste momento o bom negócio está na compra não na venda...
    O importante é comprar uma casa boa, numa boa zona...agora como vai reagir o mercado ninguém sabe..e a meu ver nem vale a pena pesar muito nisso..
  11.  # 14

Nas finanças o negócio é de alto risco, porque a maior parte das vezes o fiel depositário não mostra o imóvel, fazem-se licitações pela "cara" do imóvel.

Quanto ao mercado de usados é o que se vê. Neste leilão da CGD http://portal.luso-roux.pt/vendas/imobiliario.aspx#/listaCatalogo/?objcatalogoId=172619&pagina=1&ordenacao=0 com condições "especiais" de crédito, possibilidade de ver os imóveis e verdadeiramente livres de chatices, em mais de 80 imóveis venderam meia dúzia deles.

O mercado dos novos também anda pela rua da amargura.
  12.  # 15

Os leilões e uma nova forma de vender....à muito lixo por ai, que não vale nada...
    Concordam com este comentário: rodrigo_gomes29, jp2011
  13.  # 16

Sim a maioria é refugo. Mas o que os bancos vão fazer a este refugo que têm em carteira?

Há meio duzia de anos tudo se vendia, mesmo refugo. Hoje enfim...
  14.  # 17

Boas,

Segundo fui informado há uns anos (2007 ou 2008) num balcão das finanças, "a lei determina que o fiel depositário tem de mostrar o imovel mas não está nada escrito sobre qual é a consequência de não o mostrar". Resumindo, o "fiel penhorado" mostra a casa se quiser!

A situação descrita mantem-se ou há novidades legislativas?

Saudações ecológicas,
    EcoWill
  15.  # 18

Colocado por: mestredeobrasEstou a pensar em adquirir uma casa através do leilão electrónico das finanças.

Tenho algumas questões que gostava que alguém opinasse:
    1ª - Tenho tentado marcar a visita ao imóvel mas uma vez que o fiel depositário é o próprio ele passa a vida a arranjar mil desculpas e nunca marca a visita. Já falei com as finanças eles disseram-me para tentar mais uma vez e caso não consegui-se para fazer uma exposição por escrito para as finanças. A minha questão e existe algum meio legal para obrigar as pessoas a mostrar o imóvel?
    3ª - O Fiel depositário "disse-me" que o imóvel está penhorado e que está arrendado. Nestas situações será que as pessoas que arrendam têm de sair do apartamento? Ou podem continuar lá e passamos nós a receber a renda?
    Para além das outras mil duvidas para já são estas que gostava de esclarecer...
    Abraços

Respondendo às suas perguntas:
    1º- Esta questão é complicada já que o fiel depositário pode dificultar imenso a venda do imóvel. Aliás, se o imóvel não for vendido, ele vai continuar na casa... Nem as próprias finanças conseguem aceder ao imóvel... Recorda-se do caso do imóvel vendido pelas finanças que após a venda encontraram a senhora falecida há vários anos, na cozinha?
    2º- Existe possibilidade de pagar uma parte até 6 meses, mas terá de requisitar ao chefe dos serviços de finanças. Caso essa requisição não seja aceite, paga tudo na hora...
    3º- Caso o arrendamento não esteja registado nas finanças, os inquilinos terão de sair. Caso esteja registado, o contrato será transmitido para si, e aplicam-se a lei do arrendamento actual. Para retirar os inquilinos, terá de pagar ou aguardar pelo fim do contrato...

Existe 1 ou 2 tópicos no fórum que se fala dos leilões das finanças. Pesquise e leia bem o que se escreveu. Na minha óptica, os leilões das finanças não compensam já que o risco é muito grande, porque as finanças não se responsabilizam por nada, além que podem surgir uma série de complicações após a compra.
    Opte pelos leilões nos bancos, já que estes são obrigados a assumir todas as despesas dos imóveis até à sua venda em leilão. Só para dar um exemplo: os bancos são obrigados a assumir os custos do condomínio enquanto o imóvel estiver em nome do banco, após a penhora. Nas finanças não acontece isso...
  16.  # 19

Colocado por: EcoWillBoas,

Segundo fui informado há uns anos (2007 ou 2008) num balcão das finanças, "a lei determina que o fiel depositário tem de mostrar o imovel mas não está nada escrito sobre qual é a consequência de não o mostrar". Resumindo, o "fiel penhorado" mostra a casa se quiser!

A situação descrita mantem-se ou há novidades legislativas?

Saudações ecológicas,
    EcoWill

Mantém-se tudo igual. Vamos lá a raciocinar: Se nem as finanças acedem ao imóvel do proprietário penhorado, o que vão fazer caso ele recuse em mostrar a casa? Despenteiam-no?
  17.  # 20

Pois tenho de analisar bem, neste momento existem 2 que podem ter bastante interesse.
    Entretanto já fiz o pedido à CM das plantas dos imóveis em questão..
    Depois de analisar as plantas e tentar fazer uma visita ao imóvel vou tentar ir falar com departamento das finanças que está a executar as penhoras.

De qualquer das maneiras posso vos dizer que pela segunda vez tentei marcar uma visita com o proprietário que voltou a dar desculpas e a pedir para ligar para semana que vem..

Contactei o serviço das finanças, e informei da situação... disseram me para tentar ligar mais uma vez, caso não consegui-se teria que se fazer uma exposição ao chefe das finanças.

Já falei com um amigo meu que me disse para não levar mais com as desculpas do senhor. Da próxima vez que falar com ele ao telefone terei que o pressionar para marcar um dia, caso ele continue a vir com a mesma conversa para ligar depois dizer-lhe directamente que tenho o apoio de um advogado e que vou proceder a uma queixa junto das finanças.

Enfim não tenho muita lata para estas coisas e no fundo tenho pena das pessoas, mas por outro lado podem estar pessoas a precisar de dinheiro por causa de gente que não cumpre com os deveres..

0.0181 seg. NEW