Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 20 dezembro 2011

     # 1

    Boa tarde,
    Para a obra que estou a fazer já tinha escolhido janelas do estilo oscilo-batentes (penso que é assim que se chamam), mas hoje foi levantado o problema de uma das "portas" de uma janela não conseguir abrir completamente pois bate num móvel que tem de estar imperativamente naquele local e colocou-se a possibilidade de mudar tudo para janelas de correr. Pessoalmente prefiro de longe as oscilo-batentes (pode-se abrir as duas portas ao mesmo tempo, pode-se oscilar uma delas para entrar ar e penso que terão melhor comportamento térmico e acústico). Gostava no entanto de saber a vossa opinião (principalmente no que toca ao comportamento térmico e acústico).
    Mudar uma janela para correr e deixar as outras como oscilo-batentes é feio. Ainda pensei em deixar de correr no 1º andar e oscilo-batentes no R/C, mas não sei. Lembro-me que na altura do proj exec escolheram-se estas, mas agora começo a ter algumas dúvidas, uma vez que algumas janelas têm uma grande largura.
    Qual a vossa opinião?
    •  
      FD
    • 20 dezembro 2011

     # 2

    Pelo que tenho lido por aqui, pelo mesmo preço, as oscilo-batentes batem as de correr em termos acústicos e térmicos mas, não é uma questão de A = B, depende muito das séries, há caixilharias onde a de correr se pode comportar melhor que a concorrência oscilo-batente (com o mesmo preço).

    Colocado por: Gexé feio

    A forma sobrepõe-se à função? Acho mal.
    Concordam com este comentário: naar
    • Gex
    • 20 dezembro 2011

     # 3

    Colocado por: FD
    A forma sobrepõe-se à função? Acho mal.


    Não, claro! Mas não acha que pode ficar confusa essa "mistura"? Possivelmente a caixilharia até é diferente... É que se trata de uma casa nova e eu gostava que fosse não só confortável, mas também harmoniosa. Se as caixilharias fossem iguais até era capaz de optar por essa alternativa...
    • naar
    • 20 dezembro 2011

     # 4

    Colocado por: Gex mas hoje foi levantado o problema de uma das "portas" de uma janela não conseguir abrir completamente pois bate num móvel que tem de estar imperativamente naquele local


    Mas se uma das portas de sacada não abre completamente (presumo que a 90º) é porque o móvel vai ficar a tapar parcialmente o vão, a ser assim e em meu entender isso é que ficará muito "feio".
    Concordam com este comentário: eu, Joao Dias
    • Gex
    • 20 dezembro 2011

     # 5

    Colocado por: naar

    Mas se uma das portas de sacada não abre completamente (presumo que a 90º) é porque o móvel vai ficar a tapar parcialmente o vão, a ser assim e em meu entender isso é que ficará muito "feio".


    Também é verdade...
  1.  # 6

    Eu na minha sala tenho: 2 vãos de correr, 1 vão fixo e um vão composto por fixo + oscilibatante.

    Não fica esquisito pois as a janelas estão voltadas para fachadas diferentes.

    Por norma, de bater são melhores a vedar ..
  2.  # 7

    GEX..

    Osciloparalela pois claro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gex
    • Gex
    • 20 dezembro 2011

     # 8

    Colocado por: Jorge RochaGEX..

    Osciloparalela pois claro!


    Não conhecia. parece interessante, mas como são os preços comparativamente à oscilo-batente e em termos de prestações térmicas e acústicas?
  3.  # 9

    Colocado por: Gex

    Não conhecia. parece interessante, mas como são os preços comparativamente à oscilo-batente e em termos de prestações térmicas e acústicas?

    Não são significativas as diferenças de características que refere...exceptuando o preço...(mais caros)doravante em qualquer série se pode fazer,mesmo nas mais económicas,há que ter atenção à legalidade de o fazer,porque embora se possa fazer com qualquer série de batente uma osciloparalela é imperioso escolher uma série em que se tenha feito teste em laboratório certificado.
    • Gex
    • 20 dezembro 2011

     # 10

    Colocado por: Jorge Rocha
    Não são significativas as diferenças de características que refere...exceptuando o preço...(mais caros)doravante em qualquer série se pode fazer,mesmo nas mais económicas,há que ter atenção à legalidade de o fazer,porque embora se possa fazer com qualquer série de batente uma osciloparalela é imperioso escolher uma série em que se tenha feito teste em laboratório certificado.


    Em laboratório certificado?!? Então mas há janelas dessas à venda, estilo do chinês??
  4.  # 11

    Infelizmente ainda pode ser o pão nosso de cada dia porque a legislação também para além de ser ignorada...é feita a prática tanto através das marcas(não todas)e atravéz de serralheiros que não respeitam a legislação nem querem saber nada sobre o assunto...em formações que presenciei foi peremptóriamente declarado que ninguém pode fazer osciloparalelas sem estas terem ensaio...uma janela de duas folhas pode ser extrapolada para uma janela de uma folha ou extrapolada para uma janela fixa,mas para pivotante ou osciloparalela não PODE!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gex
    • Gex
    • 25 dezembro 2011

     # 12

    Bem, estive a verificar as medidas e de facto não é viável a colocação de janelas de abrir. Os vãos têm 2,20 de largura, o que implica que cada porta tivesse 1,10. Tendo o quarto 2,90 de largura e a cama cerca de 1,90 de largura, é impossível. Vão ter de ser mesmo de correr...
  5.  # 13

    Oscilo paralela fica a matar.
    • Gex
    • 25 dezembro 2011

     # 14

    Vou explorar essa hipótese
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
 
0.0166 seg. NEW