Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites,

    antes de mais queria agradecer por este fórum tão rico em informação.

    O que vou perguntar muito provavelmente já alguém perguntou, eu procurei mas infelizmente não encontrei nenhum caso pratico.
    Eu estou a vender a minha casa por uma imobiliária que cobra 5%de comissão + IVA.

    Vamos supor que esta é vendida por 150.000, ora 5%= 7.500€
    O IVA é aplicado aos 7.500€ correcto? que seria 1725€ com o IVA a 23%, correcto?
    Então dos 150.000 que me seriam pagos teria que pagar a imobiliária 9225€ correcto? ficando para mim os 140.775€ estou correcto?

    Para além disto, há algo que se tenha de pagar ao estado ou finanças por recebermos aquele dinheiro da venda ? ( hoje em dia tem que se pagar TUDO :/ )

    Muito obrigado pela vossa paciência!
    Cumprimentos
    • naar
    • 21 dezembro 2011

     # 2

    Colocado por: ManuelAlmeidaficando para mim os 140.775€ estou correcto?


    Correctíssimo!

    Colocado por: ManuelAlmeidaPara além disto, há algo que se tenha de pagar ao estado ou finanças por recebermos aquele dinheiro da venda ?


    Isso agora já depende do valor pelo qual comprou o imóvel e se terá mais-valias com a venda.

    Em traços gerais (pode pesquisar aqui no fórum, existe muito escrito acerca disso):

    Comprou por 100.000,00, vendeu por 150.000,00, teve mais-valias de 50.000,00, 50% deste valor será incluído na sua declaração de irs e será tributado consoante a taxa dos seus rendimentos desse ano.

    Não é assim tão linear porque ainda terá que ter em conta um coeficiente referente ao ano da compra, poderá deduzir as despesas com obras documentadas nos últimos cinco anos, a comissão que pagou á imobiliária aquando da venda do imóvel etc :)
  2.  # 3

    hum, muito obrigado. Neste caso foi uma doação portanto seria 50% dos 140.775€ certo? Teria que dar 23% dos 70.3875 ao estado? estou certo?

    Obrigado
    •  
      FD
    • 21 dezembro 2011

     # 4

    Colocado por: ManuelAlmeidaNeste caso foi uma doação portanto seria 50% dos 140.775€ certo? Teria que dar 23% dos 70.3875 ao estado? estou certo?

    Não. Quando recebeu a doação, foi declarado um devido valor para o bem doado. Se não foi, o valor é o patrimonial (das finanças) à data.
    É sobre esse valor que tem que fazer as contas.

    E não dá 23% dos 50%, dá o que a sua taxa de IRS for nesse ano (que neste momento pode ir até aos 45%).
    Leia: Tudo sobre mais valias e IRS - a ler em primeiro lugar antes de perguntar.
 
0.0089 seg. NEW