Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: kugu_eluMRui,

E baseia-se em que para tal afirmação?

eu baseio-me naquilo que vejo...... é que ninguem circula a 50 no tunel.....e dps quase a chegar ao marques (onde está o radar) é ve-los a travar como se nao houvesse carros atras....
    • jma
    • 21 dezembro 2011

# 22

Na realidade, o que está mal não é a velocidade em si (pessoalmente julgo que poderia ser 60km/h, mas não é importante), mas o local do radar. Devia também existir um radar no início da descida, ou então todo o túnel ser controlado pela velocidade média (medida na entrada e saída, como acontece, p.ex. em londres)...
  2.  # 23

loverscout
    eu baseio-me naquilo que vejo...... é que ninguem circula a 50 no tunel.....e dps quase a chegar ao marques (onde está o radar) é ve-los a travar como se nao houvesse carros atras....

Por vezes as coisas não funcionam simplesmente porque "é que ninguém circula a 50 no túnel", como sugere a sua afirmação, não se respeita.
    Individualmente se eu for a 70km/h naturalmente faço o meu percurso em menor tempo do que se for a 50km/h

No entanto analisando macroscopicamente:
    1º - as estradas têm uma capacidade limite. Não consegue fazer passar infinitos veículos por hora numa determinada secção de estrada.
    2º - a velocidade a que circula vai depender do número de veículos a circular em conjunto consigo.
    3º - as leis. E aqui vou desenvolver para lhe fazer perceber onde quero chegar.
    Á uma lei na engenharia de tráfego que diz que o debito de veículos é directamente proporcional à velocidade e à concentração (número de veículos por km)
    Uma outra lei, e por simplificação diz que a velocidade reduz com o aumento da concentração. (ver a imagem anexada, k=concentração, q= débito e u= velocidade)

Como pode ver pelo gráfico u-q para uma velocidade máxima (diríamos infinito) o débito (ou seja, o número de veículos que passam numa secção num determinado intervalo de tempo) é nulo. Porque? por exemplo porque para uma velocidade de infinitos km/h é preciso infinitos km de espaçamento para que o veículo de trás possa parar em segurança, ou simplesmente reagir em caso de travagem do veiculo da frente. E para uma velocidade de 0km/h obviamente que o débito é 0 já que nenhum veículo se move.
    o que existe é uma velocidade para a qual se obtém um débito máximo, cujo valor depende das caracteristicas das vias. Alguns valores de exemplo:
    A capacidade de uma estrada de duas vias é de 1700 uvl/h para cada sentido de tráfego e
    para o conjunto das 2 vias é, em geral, 3200 veic/h. Para troços de curta extensão, como
    túneis ou pontes, pode-se atingir para o conjunto dos dois sentidos, uma capacidade entre
    3200 e 3400 uvl/h.

uvl - unidades de veículos ligeiros, isto é, após converter os veículos pesados em veículos ligeiros (não pelo comprimento destes mas pelo atraso incrementam)

Este máximo de débito indica-nos a velocidade crítica. Isto é, qualquer outra velocidade vai diminuir a capacidade da estrada. Velocidades superiores vão diminuir os atrasos mas restringir o número de veículos existentes naquele troço, para velocidades inferiores vai possibilitar a existência de mais veículos naquele troço.
    Considerando 50km/h como a velocidade critica isto quereria dizer que a 70km/h:
    não estava a atingir o rendimento máximo da estrada;
    estaria a aumentar o espaço necessário para "armazenamento" de todos os veículos que pretender fazer esse percurso pois a concentração vai diminuir.
    Aqui entra a politica de intervir nos atrasos ou no espaço ocupado:
    Como vê, no exemplo dado para 70km/h e 30km/h vamos ter o mesmo q (débito). Conseguimos ter o mesmo número de veículos a chegar ao destino pro intervalo de tempo.
    No entanto para 70km/h vamos ter menor concentração (maior espaçamento entre veículos) o que leva a necessidade de maior extensões de percursos
    para 30km/h vamos ter uma maior concentração (menor espaçamento entre veículos= o que leva a necessidades de menor extensões dos percursos.
    Isto é,
    De Lisboa ao Algarve provavelmente a velocidade real seriam os 70km/h porque existe extensão suficiente para tal
    Já no desenvolvimento da sua rua tal não seria possível, adoptando-se os 30km/h.

isto funciona, obviamente com simplificações, caso não hajam chicos esperto a causar distúrbios e ondas de choque.
    Os exemplos dados são utópicos porque não se entrou com o número de utentes (considerou-se que o débito de entrada é igual ao de saída). Débito de entrada superior ao de saída dá origem a engarrafamentos, debito de saída maior que o de entrada leva a que se chegue aos pontos acima do ponto crítico.
      qku.png
    • jma
    • 21 dezembro 2011

# 24

isso seria se o radar lá estivesse para optimizar a capacidade da via e a velocidade fixada tivesse isso em atenção... não é o caso.
  3.  # 25

Qual o caso não sei, se é pela segurança então muito provavelmente o traçado e dispositivos da via (não directos) foram deficientemetne definidos já que leva os condutores a circularem a velocidades superiores às impostas.
  4.  # 26

e ultimamente até suspeito que o radar está desligado......é que começa a ser comum ir ali a 50 no radar e passarem carros a velocidade acima, e nao vejo flash nenhum.....mas nao sei...pode ser so impressao minha!
    • jma
    • 21 dezembro 2011

# 27

sim, é pela segurança. Alías, nenhum radar instalado em Lisboa (diria mesmo em Portugal, mas desconheço) tem o objectivo de optimizar a capacidade. Em Lisboa, isso será mais com o famoso sistema "gertrudes" que comanda os semáforos...
  5.  # 28

pela segurança? eu acho que é por tudo menos pela segurança e pela otimização da via...... diria mesmo que é uma forma rapida e eficaz de angariar fundos.....
    • J.C
    • 21 dezembro 2011

# 29

Ainda hoje estive lá na fila!
    Para mim o grande problema daquele tunel é a falta de civismos.
    Na saida para o Marquês, encosta tudo á direita e...Os outros que esperem.
    Uma das coisas que deviam ser proibidas é aquela palhaçada dos jornais...
    Abre o sinal mas, está tudo a ler as ultimas (Dicas)
    •  
      MRui
    • 22 dezembro 2011

# 30

Colocado por: kugu_eluE baseia-se em que para tal afirmação? [para aligeirar a porcaria que fizeram é alterar o máximo de velocidade permitida no túnel de 50 para 70. Sempre aliviava um bocadinho.]

Esclareço que me referia essencialmente ao sentido Lisboa-Cascais (o mais utilizado por mim). O kugu_elu fez a pergunta mas mais adiante deu a resposta:

Colocado por: kugu_eluIndividualmente se eu for a 70km/h naturalmente faço o meu percurso em menor tempo do que se for a 50km/h

E, deixa atrás espaço aberto para outros.

Colocado por: kugu_elu(...) No entanto para 70km/h vamos ter menor concentração (maior espaçamento entre veículos) o que leva a necessidade de maior extensões de percursos

Não acha que toda a A5 é mais que suficiente para a tal "necessidade de maior extensão de percursos"?!
    •  
      MRui
    • 22 dezembro 2011

# 31

Colocado por: J.CPara mim o grande problema daquele tunel é a falta de civismos.
    Na saida para o Marquês, encosta tudo á direita e...Os outros que esperem.

Não devo ter entendido bem a sua questão. Se a saída para o Marquês é do lado direito, as pessoas que querem ir para o Marquês deveriam encostar a que lado?
  6.  # 32

Não acha que toda a A5 é mais que suficiente para a tal "necessidade de maior extensão de percursos"?!

Não se esqueça que há entradas e saídas e é necessário haver espaços que se possam fazer as entradas. Mas pelo que o jma diz é pela segurança que o limite está la imposto. Como não conheço a zona não posso me pronunciar especificamente.

isso será mais com o famoso sistema "gertrudes" que comanda os semáforos

Só conheço o sistema do Porto. Em Lisboa pensei que nem houvesse sistema, pelo menos controlado em central.
    No Porto está optimizado para os débitos de chegada tentando ao máximo aumentar o nível de serviço. Eles têm dados mais do que suficientes para esta tarefa e para muitos desenvolvimentos dentro da área. O que me pareceu foi que apesar de tal faltava lá alguém com a capacidade de dar uma maior "produtividade" a estes dados.
    • J.C
    • 22 dezembro 2011

# 33

Colocado por: MRui
    Não devo ter entendido bem a sua questão. Se a saída para o Marquês é do lado direito, as pessoas que querem ir para o Marquês deveriam encostar a que lado?

A segui áquele funil onde está a "bolinha" tem 4 faixas!
    Mas como todos querem receber o jornalinho Destake ficam na faixa direita.
  7.  # 34

Colocado por: luisvvAlguém já teve o infortúnio de passar por lá? Alguém sabe quem foi o criminoso (ou bando de ), que cortou uma faixa de rodagem, fazendo a transição a meio de uma rampa sem visibilidade, junto ao Corte Inglés ? E do lado da Rua Castilho, em que somos confrontados com carros em contramão, por falta de sinalização horizontal ?

Deve andar algum engº da CML a frequentar aqui o fórum... já foi alterado. Ainda está mau, pior do que era, mas melhor do que chegou a estar.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu

0.0196 seg. NEW