Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Nene2011

como é que areja a casa sem abrir as janelas?

Colocado por: Nene2011ainda estou curioso para ver a resposta....

Com sistemas de ventilação mecânica! De preferência com recuperação de calor por fluxos cruzados.
    Concordam com este comentário: electrao
  2.  # 2

E quem não tem sistema com faz, não ventila?

Quem não vai fazer obras ou não tem dinheiro para essas coisas como faz'

Abre as janelas, pois acho que é bem mais saudavel do que querer ter uma casa um pouco mais quente mas cheia de acaros...
    Concordam com este comentário: j cardoso, mmgreg
  3.  # 3

Colocado por: francisca74agora fiquei baralhada....alguem disse que se deve arejar especialmente se tivermos AC e outros aquecimentos....
    como areja/ventila com o AC?

Eu tenho AC á 2 anos e a funcionar grande parte do tempo 24h/dia...Não arejo a casa pq não gosto de por dinheiro fora...Apenas ventilo uma ou duas vezes por semana (duas janelas abertas em locais opostos da casa) e durante 5/10 minutos (fora o abre e fecha da porta para o exterior)...O ar fica, e bem, renovado...Desde que tenho AC, e com toda a casa quente, as gripes praticamente desapareceram e não anda ninguém com "impressões" , alergias ou tosses esquisitas...Dos amigos que cá vêem a casa, nenhum se queixa...pelo contrario...muitos já colocaram igualmente ac e praticam a ventilação de modo idêntico...Na minha rua há algumas casas que são arejadas quase diariamente...são casas sem qq aquecimento e em que, muitas das vezes, está-se melhor lá fora do que dentro da própria casa...a da minha sogra é uma delas...O resto...são mitos...
  4.  # 4

Os meus quartos são arejados todos os dias desde que eu possa e que não chova, nem haja nevoeiro.

Tento abrir as janelas quando vou a casa almoçar, pois é a hora mais quente.

A minha casa não esta muito quente, cerca de 15/16º, enquanto que na rua pelo menos quando saiu de casa pela manhã está cerca 6º.

Felizmente, este ano não tenho humidades, mas tenho o desumidificador ligado quase todo o dia,
  5.  # 5

eu ainda não percebo a ideia de neste momento estando entre 8 a -2 graus, isto dando um exemplo de um sitio em portugal(não dos mais frios), arejar todos os dias.
    pois eu estou nas beiras, e aqui arejar nesta altura (3 meses) é abrir a porta na vivencia do dia a dia e chega bem (mesmo assim as pessoas já se queixam se se deixar um minuto a porta aberta) claro, sem contar extracção forçada, ou entao é deitar dinheiro fora em aquecimento, se calhar uns podem fazer isso mas outros nem dinheiro para aquecimento têm.
  6.  # 6

falei há dias com uma vizinha que está a passar uns tempos no Canadá, diz que a dona da casa a repreendeu por ter aberto a janela da WC...mas essas casas casas devem ter sistemas de ventilação ou renovação de ar não?
  7.  # 7

Colocado por: francisca74mas essas casas casas devem ter sistemas de ventilação ou renovação de ar não?

todas as casas deviam ter ventilação nas casas de banho, mas pode não ter não.
    aqui ainda há casas sem ventilação, nem natural nem forçada.
  8.  # 8

quando fala na ventilação forçada refere-se às VENTAX?...ou essas só fazem extração de are não ventilam?....peço desculpa mas desconheço mesmo
  9.  # 9

Boas,
    Extração de ar é sinónimo de ventilação, se sai tem que entrar por algum lado...

No meu caso tenho extracção forçada nos WC, temporizada para funcionar durante 15m. Normalmente são accionadas durante os banhos, deste modo, o ar saturado em água é extraído para o exterior. A cabine de duche é fechada até ao tecto, pelo que a maior parte da humidade é contida no interior, sem condensar nas paredes da WC. O ar exterior entra pelo sótão através dum ventilador que deixei para o efeito, ao qual posteriormente adicionei um filtro para reter pólen e poeiras. Tenho as janelas e porta exterior extremamente herméticas. Quem tem aspiração central com máquina no exterior, como é o meu caso, também pode contar com forte renovação do ar quando se aspira a casa. Tenho mantido a casa entre os 21ºc e os 17ºc apenas com 2 AC (9000+12000 btu) a funcionar em média durante 2h em período de vazio (das 5h às 7h), dependendo do céu estar limpo ou não. Num dia de Inverno sem nuvens o Sol faz-me o favor de aquecer a casa aos 21ºC, dispensando o gasto em aquecimento. Só abro as janelas se a temp exterior for amena.

Esqueci-me de referir que apliquei ETICS 6cm + XPS 8cm na cobertura e tive o cuidado de eliminar todas as pontes térmicas planas (viga mestre,peitoris, soleiras, etc) e reduzir ao máximo as lineares (guarda-fogos, varanda, piso térreo, etc)

Cump.
  10.  # 10

Arejar quer consciente ou inconscientemente acontece. isto porque a habitação não é 100% estanque. Logo basta haver uma diferença X entre a pressão interior e exterior para que haja arejamento.
    Obviamente que o acima referido não garante um ambiente saudável ou mesmo confortável.

Podemos dizer que o corpo humano liberta vapor a uma taxa de:
    45 g/h (parado)
    110g/h (actividades leves)

Numa situação em que se diz que a humidade relativa admissível é 70% e uma temperatura interior de 20ºC
    temos uma Habsoluta = 10g/kg de ar sendo a densidade do ar 1.293kg/m^3

No exterior defini-se uma temperatura de 5ºC e uma humidade relativa de perto dos 100% (imaginemos que chove)
    Temos uma Habsoluta = 5g/kg e o ar terá uma densidade de 1.2485kg/m^3

Para uma habitação de 3 pessoas e imaginando que em media 2 estão sentadas e uma em trabalho leve teremos uma produção de:
    45+45+110=200g/h de vapor

A diferença de humidade entre o exterior e o interior é de 5g/kg, logo podemos dizer que aproximadamente por cada kg de troca de ar entre o exterior e interior reduz-se 5g por kg de ar que a uma temperatura média entre as duas massas terá uma densidade de 1.2485kg/m^3

Assim podemos dizer que, para manter a humidade relativa e absoluta do interior (já que a temperatura é constante) sabendo que produzimos 200g/h e cada kg trocado com o exterior diminui a humidade interior em 5g -> 200/5=40 kg de ar por hora.
    Convertendo teremos 40/1.2485=32m^3/h a remover

Isto sem contar com duches, cozinhados, entre outros.

Conclusão: Obviamente que quanto menor for a temperatura exterior menor serão as necessidades de ventilação. Mas tal não implica que não haja ventilação. Agora se estão consciente de que ela acontece, e em valores saudáveis/conforto já e outra história.

Para quem tem um desumidificador, a situação acima descrita e para inexistência de ventilação seria o equivalente a um deposito de 1l por cada 5h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  11.  # 11

Colocado por: francisca74quando fala na ventilação forçada refere-se às VENTAX?...ou essas só fazem extração de are não ventilam?....peço desculpa mas desconheço mesmo

ventilação forçada é igual a mecânica, são ventoinhas eléctricas que ventilam os espaços.
    tipo esta
    http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/45336/Extrator-Casa-de-Banho-230V-15W-105mm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisca74
  12.  # 12

tenho um objecto dessses na wc e outro mais potente na cozinha
    obrigada
  13.  # 13

de facto cuidar correctamente de uma casa não é fácil...há opiniões muito diferentes e quem tem duvidas fica ainda mais baralhado
    eu tenho só duas máquinas de AC e não consigo manter a casa numa temperatura confortavel, talvez devesse mante-los sempre ligados, mas á hora de almoço a mulher abre as janelas...lá se ia o calor
  14.  # 14

Com duas máquinas para toda a casa, apenas consegue temperaturas confortáveis sem grandes diferenças de temperatura se tiver isolamento razoável e eventualmente sempre ligadas.
    O ar condicionado aquece o ar. Contudo quando está sempre ligado acaba também por aquecer as paredes e mobília, pelo que ao arejar a casa, ao voltar a fechar as janelas, a casa volta rapidamente à temperatura. De notar que não é necessário arejar a casa todos os dias, nomeadamente se estiverem dias húmidos, e 10 a 15 minutos são mais do que suficientes.
  15.  # 15

Colocado por: dfserraCom duas máquinas para toda a casa, apenas consegue temperaturas confortáveis sem grandes diferenças de temperatura se tiver isolamento razoável e eventualmente sempre ligadas.

Boas,

Não pode fazer afirmações dessas de forma tão peremptória. Cada caso é um caso. Há mts factores a ter em conta. Já referi que no meu caso consigo manter a temperatura interior entre os 17ºc e os 21ºc sem qualquer aquecimento, caso esteja o céu sem nuvens, ou com 2 AC (9000 + 12000 btu) a funcionar 2h por dia, caso esteja céu nublado. Temp exteriores entre 13ºc e 7ºc.

Cump.
  16.  # 16

pois, eu também, com ETICS normalmente só ligo os AC's à noite, e mesmo que ventile a casa ele mantém-se quente. E tirando os quartos, tenho um 12.000BTU para o resto da casa (mais de 130m2) e fico com 19º-20º com ele ligado e durante o dia desce no máximo 1º.

Dependo do isolamento (tipo e quantidade) , da localização, da exposição solar, etc...

Colocado por: nunoneiva75

Boas,

Não pode fazer afirmações dessas de forma tão peremptória. Cada caso é um caso. Há mts factores a ter em conta. Já referi que no meu caso consigo manter a temperatura interior entre os 17ºc e os 21ºc sem qualquer aquecimento, caso esteja o céu sem nuvens, ou com 2 AC (9000 + 12000 btu) a funcionar 2h por dia, caso esteja céu nublado. Temp exteriores entre 13ºc e 7ºc.

Cump.

0.0201 seg. NEW