Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Tenho uma moradia geminada para venda acerca de 1 ano. Ontem apareceu-me uma pessoa interessada ( através de imobiliária ) a dizer que quer comprar a minha casa no entanto só pode comprar em Março/Abril ( quando receber os papeis para fazer o IRS - antes trabalhava em construcção civial e não descontava quase nada) mas que quer ir já viver para a casa e pagar um aluguer até essa altura e depois aí faz o contrato de compra e venda .

    As questões que coloco são as seguintes:
    1. Posso arrendar a casa até Março/Abril de 2009 ?
    2. Os papéis dos rendimentos da entidade patronal para meter no Irs, chega para os bancos? ou tenho que esperar até agosto/setembro para ele receber nota de liquidação ?
    3. O sr não tem disponibilidade de dar entrada (paga apenas 2 meses de aluguer), no entanto gostaria de saber se posso colocar no contrato para ele pagar uma indemnização se chegarmos a Março/Abril e desistirem?
    4. Quais os riscos que realmente estou a correr neste negócio ?

    O meu objectivo é apenas um : vender a casa, mas no entanto surgiu-me esta possibilidade. Gostaria de saber a vossa opinião.
    Obrigado
  2.  # 2

    Bem, eu não aceitaria.

    Repare:

    -para fazer um contrato de arrendamento, impede algum outro potencial cliente de comprar a casa
    -o contrato de arrendamento, terá que duração? a lei estipula 5 anos no minimo.E depois para o quebrar?
    -os bancos costumam pedir nota de liqudação.
    -nada garante que consiga o credito. e depois para o tirar da casa?
    -considera que ele tem condições para conseguir credito?está efectivo?tem rendimentos minimamente aceitaveis?tens dividas ou teve?

    A casa é sua. O risco é seu. Eu não aceitaria. Mas a palavra é sua!
  3.  # 3

    Boas,
    O banco não exige apenas o IRS mas tambem os ultimos 3 recibos de vencimento, extractos bancários e uma declaração da entidade patronal a atestar a situação da pessoa em causa na empresa...portanto um IRS baixo por si só não é impeditivo....
  4.  # 4

    Obrigado pelos comentários.
    Ele trabalha na construção civil ( e antes pouco ou nada declarava ). Quanto a dívidas não teve (investigado no banco de Portugal). Tem uma casa T2 no nome em Lisboa ( paga ).
    O meu medo é que o banco não lhes dê empréstimo. A casa estaria arrendada até ao contrato de compra e venda.

    Se eles me derem um sinal não minimizava o risco ?

    afaria, mas tenho que esperar até receber a nota de liquidação? ou há bancos que apenas necessitam da declaração de rendimentos que normalmente é emitida no principio do ano?
    Obg
  5.  # 5

    cesaltina disse:
    boa noite se tivesse alguma dúvida devia pedir a imodiliária os contactos das pessoas em causa, eu sou a pessoa que fiz esta proposta pois nunca iria meter me em sarilhos muito menos numa moradia geminada, mas tenho todos os papéis em dia e já falei com meu gestor bancário tenho condições suficfientes para comprar essa moradia mas o irs só vem a comprovar o que o meu recibo de vencimento e a declaração patronal declaram,mas obrigado já não estou interessada e já consegui um t4 nessas condições e mais barato.
  6.  # 6

    Anónimo disse:
    isto tá bonito, está...
  7.  # 7

    Para o viegaslx:

    Em que zona é a casa? Estou a perguntar porque fui informado ontem de que alguém interessado numa casa que tenho fez um telefonema para a imobiliária que "está com a casa" perguntando pela possibilidade de alugar a casa com opção de compra.
    Como não tinha pensado anteriormente nessa possibilidade estou agora a tentar informar-me dos prós e contras desta solução.
  8.  # 8

    Em Leiria ( arredores ).
    Sra Cesaltina, fico contente por isso mas não tenho dúvidas que tomei a melhor opção, e já tenho alguém que está interessado. O facto de juros terem baixado tanto ajudou-me sem dúvida.
  9.  # 9

    Curioso... A minha também (Pombal)
 
0.0158 seg. NEW