Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 29 agosto 2012

# 261

Caro nunoneiva,

Penso que não deveria aceitar a proposta do instalador, pois ele não tem culpa. Penso que a Norquente vai acabar por substituir o painel... tenha paciência (muita).
  1.  # 262

Bem,

O painel foi substituído ontem como combinado... por outro da norquente. A minha instalação já não beneficiou do apoio do governo Sócrates, e quem fez o suporte foi o instalador, acho eu.
    Pelos vistos o instalador ainda tinha painéis em stock, disse-me que este seria para outro cliente, que entretanto ficará com painéis de outra marca (sortudo!). Disse-me também que já tem cerca de 6 painéis partidos da norquente que entretanto já substituiu porque ainda tinha em stock, mas que ainda não conseguiu que a norquente assumisse a troca por novos.

Quanto à eficiência do sistema continuo competamente satisfeito, ontem aqueceu-me logo a água aos 90ºc.

Entretanto, tenho andado a pensar numa solução para evitar o aquecimento excessivo do termoacumulador, nesta época de calor. Podia ativar o arrefecimento à noite, mas para mim não faz muito sentido estar a aquecer a água de dia para depois a estar a arrefecer à noite.
    Será preferível evitar que aqueça excessivamente.
    Para tal pensei em tapar um painel com uma rede de sombreamento, ou fixar um estore de pano daqueles do ikea no topo de um painel, mas depois veio-me à ideia a seguinte solução talvez um pouco excêntrica mas fácil de executar para quem consegue ter acesso aos painéis:

Misturei 1/4L água a 2 colheres de sopa de farinha e borrifei um painel com esta mistura. O painel ficou branquinho, como podem ver na foto abaixo. O objetivo será o de fazer com que grande parte da radiação seja refletida pela superfície branca, inibindo assim o funcionamento do respetivo painel. Quando o tempo piorar e precisar dos painéis a funcionar a 100%, espero que a chuva limpe automaticamente esta película de farinha.

Entretanto está um sol dos diabos lá fora e mesmo com o painel inibido, e com a conf. ligar com deltaT de 20ºc, tenho neste momento a água no acumulador a 96ºc... o que é um exagero.

Secalhar tenho que inibir outro painel...

Cump.
      paineis solares.jpg
  2.  # 263

Com tantas engenhocas, se calhar era preferivel então eliminar de vez um painel e ficar só com 2.

Essa da farinha é na realidade curioso e dá vontade rir! Se a moda pega? Ui UI
    Então não vê que a radiação UV consegue passar mesmo com essa mixordia!
  3.  # 264

Caro Nunoneiva,

O seu instalador é que teve sorte! Conseguiu ficar com alguns paineis da Norquente, eu fiquei a vê-los passar!
  4.  # 265

farinha?!!?!?! lololololol
  5.  # 266

No Inverno pode pôr farinha com fermento para aumentar a superfície e captar mais raios solares!
  6.  # 267

Isto não passaria colocando um dissipador de calor!!!!
    penso eu de que...
  7.  # 268

Colocado por: TROLHA...

é uma solução.(desperdiçar energia)

mais uma vez digo que "o problema" é quase sempre no armazenamento de energia....mas,tudo pensa e faz da mesma forma.

porque não a guardar (acumular) em maiores quantidades (armazenar)..???

Porque os depósitos também custam dinheiro. E hão-de ficar sempre cheios de água quente se o ritmo do consumo for inferior ao ritmo do armazenamento.

Para quem tem piscina é que é impecável.
  8.  # 269

Nem todos somos donos da verdade suprema como o TROLHA!
    Concordam com este comentário: AXN
  9.  # 270

Então se a propria EDP não consegue armazenar a energia que produz, esse é o problema....não se consegue armazenar se não houver gasto para tal...mas se consegue trolha,ok, apresente a solução,mas se é uma invenção sua registe primeiro para não lha roubarem...
  10.  # 271

Colocado por: carlosfbmanuelEntão se a propria EDP não consegue armazenar a energia que produz, esse é o problema....não se consegue armazenar se não houver gasto para tal...mas se consegue trolha,ok, apresente a solução,mas se é uma invenção sua registe primeiro para não lha roubarem...

voçe esta enganado e esta a falar coisas diferentes!!! armazenar energia electrica é diferente de armazenar energia termica! =)))
    Concordam com este comentário: two-rok
  11.  # 272

Então acumule sem ter gasto igual ao que armazena...
  12.  # 273

Colocado por: carlosfbmanuelEntão acumule sem ter gasto igual ao que armazena...

decomponha isso que eu não percebi o que quis dizer!!!
  13.  # 274

Estava a querer dizer, como se acumula a energia que está sempre a ser produzida e armazenada sem que tenha consumo...não falemos de piscinas.
  14.  # 275

maior capacidade de acumulação??? porque por um de 200 lt se no verão aquilo ferve por todo o lado! pode por um de 500lt ou 800lt esta a perceber a logica?
    Concordam com este comentário: two-rok, Joao Dias, antonionogueira70
  15.  # 276

Sim percebi,mas os painéis são colocados consoante a capacidade do deposito???
    Se colocarmos um maior depois no inverno os mesmos painéis têm capacidade de aquecer todos aqueles litros????
    Só uma pergunta de um leigo na matéria...
  16.  # 277

que acha?

se por ex 2 paineis aquecem 300 litros a 90º como ja ouvi aqui e depois param se funcionar por excesso de temperatura, não acha que os 2 paineis aqueceriam na mesma 300 litros num deposito de 500lt e em vez de pararem aquecerim os restantes 200lt?
    Concordam com este comentário: antonionogueira70
  17.  # 278

Mas isso funcionará bem no verão e depois no inverno????Os paineis aqueciam 300 e depois os outros 200???o que faria arrefecer os restantes, visto que não conseguiria aquecer 500...penso eu que seja assim, o dissipador quando ha excesso de calor dissipa, concordo com o trolha, desperdicio de energia,mas se dimensionamos uma coisa ....depois nao se faz, então porque não se coloca só um painel em vez de dois...????
    • dato
    • 1 setembro 2012

# 279

é claro q o sergio n tem razão.. de inverno podia tar semanas inteiras ou meses sem ter agua suficientemente quente
    de verão o deposito de 500 ou 1000 litros ia acabar por chegar aos 90 graus ao fim de dias...
  18.  # 280

Colocado por: carlosfbmanuelMas isso funcionará bem no verão e depois no inverno????Os paineis aqueciam 300 e depois os outros 200???o que faria arrefecer os restantes, visto que não conseguiria aquecer 500...penso eu que seja assim, o dissipador quando ha excesso de calor dissipa, concordo com o trolha, desperdicio de energia,mas se dimensionamos uma coisa ....depois nao se faz, então porque não se coloca só um painel em vez de dois...????

Colocado por: datoé claro q o sergio n tem razão.. de inverno podia tar semanas inteiras ou meses sem ter agua suficientemente quente
    de verão o deposito de 500 ou 1000 litros ia acabar por chegar aos 90 graus ao fim de dias...

ja ouviram falar em estratificação?

0.0845 seg. NEW