Colocado por: nunoneiva75e de qq modo o arref. noturno não previne as fugas do primário por sobreaquecimento, nos picos de calor.
Colocado por: nunoneiva75
2. Temp. utilização da água - se tivermos um depósito muito grande para pouca área solar, o painel poderá não ter capacidade para aquecer a água até à temp necessária de utilização (prefiro ter 200l a 50ºc a ter 600l a 26ºc).
Colocado por: euPrevine, no sentido em que partindo todas as manhãs de temperaturas mais baixas no depósito, dificilmente chega à temperatura máxima.
Eu tenho o arrefecimento noturno para 55 graus (durante a manhã, com os banhos, esta temperatura desce ainda mais, até aos 40..45 graus) e para já está a funcionar bem: ao fim do dia o depósito chega "apenas" aos 80 graus.
Mas de facto, tem o inconveniente de andar a aquecer e a arrefecer...
Colocado por: Sergio RodriguesMas isto normalmente não se usa para AQS não foram feitos com esse proposito! se a orientação do seu telhado não é a melhor existe soluções para atenuar isso! faça o seguinte veja exactamente a orientação da cobertura dos paineis, sul, norte, este ou oeste!!
Colocado por: el DiabloBoa tarde, como muitos vou instalar paineis solares (com circulação forçada com acumulador de 800 lts), eu ia optar por os paineis de vácuo, mas aconselharam-me que na zona aonde estou a construir, (litoral centro) não será o melhor porque no verão a água ia aquecer demais, e teria que tapar alguns módulos...Por isso devia por os paineis "normais"
Será mesmo assim?
Colocado por: Sergio Rodriguesporreiro era um acumulador maior não?
Colocado por: Sergio Rodriguesja não tinha so 55 graus de manha para tomar banho!!!
Colocado por: Costa53Os paineis parabólicos que refere no comentário acima também pode ser utilizado para AQS, quem fabrica é a IPESOL caso pretendam mais alguns esclarecimentos disponham, junto envio a ficha técnica dos mesmos em Portugues
Colocado por: el DiabloBoa tarde, como muitos vou instalar paineis solares (com circulação forçada com acumulador de 800 lts), eu ia optar por os paineis de vácuo, mas aconselharam-me que na zona aonde estou a construir, (litoral centro) não será o melhor porque no verão a água ia aquecer demais, e teria que tapar alguns módulos...Por isso devia por os paineis "normais"
Será mesmo assim?
PS: Desculpem mas não pesco nada sobre o assunto.
depende...tapa se forem os painéis de vácuo que toda a gente conhece,que já são pré dimensionados com "x" tubos.
existem painéis de vácuo que podem ser montados a partir de 2 tubos....e por aí fora,portanto pode adicionar ou retirar conforme a necessidade.
mas existem outros de vácuo onde a temperatura é controlada!! (tem sistema de segurança incorporado)