Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 2 setembro 2012

# 321

Caro nunoneiva,

Porque não usa o arrefecimento nocturno? É a forma mais simples de evitar o sobreaquecimento.
  1.  # 322

Olhe a melhor solução e mais barata é comprar uma capa e tapar um dos painéis, sendo que o dissipador é caro...tapando sempre prolonga a vida do painel...esta é a solução mais económica...agora não percebo nada disto e nem sou vendedor nem técnico apenas tenho a gerência de um sitio onde trabalho que tem as duas situações e quem lá foi, são empresas de nome no mercado...mas isso para aqui não interessa...pois pelos vistos o melhor é haver guerra entre certas pessoas...mas eu estou a dar apenas uma opinião e teorias há muitas,saem é caras...e depois será que vai compensar...a reposta é não...
  2.  # 323

Epá, isto aqueceu!

Bem, decidi fazer esta experiência, barata e de fácil aplicação, que resultou, já agora, quando apliquei o "produto" no último painel. Agora a T no depósito não sobe dos 78ºC o que é ideal para esta época do ano. Isto não passou de uma experiência, também para avaliar o comportamento dos painéis menos eficientes do mercado.
    Posso usar o arrefecimento noturno, mas como já referi, acho uma parvoíce estar a aquecer a água de dia para a arrefecer de noite, e de qq modo o arref. noturno não previne as fugas do primário por sobreaquecimento, nos picos de calor.
    Bom, bom, era ter deixado a pré-instalação para aquecimento da piscina através dum permutador de placas, ou whatever... fica para a próxima!

Quanto à capacidade do depósito, se o mesmo for alimentado por água a 15ºc, simplificando, ter 300l de água a 95ºc, "é o mesmo" que ter 600l água a 55ºc ou 900l a 41ºc.

Aqui nmo há 3 questões a considerar:

1. Perdas - os depósitos pequenos têm mais perdas devido à temp. água ser mais elevada, mas por outro lado, menos perdas devido a terem menos área de contacto com a envolvente.