Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 2 setembro 2012

# 321

Caro nunoneiva,

Porque não usa o arrefecimento nocturno? É a forma mais simples de evitar o sobreaquecimento.
  1.  # 322

Olhe a melhor solução e mais barata é comprar uma capa e tapar um dos painéis, sendo que o dissipador é caro...tapando sempre prolonga a vida do painel...esta é a solução mais económica...agora não percebo nada disto e nem sou vendedor nem técnico apenas tenho a gerência de um sitio onde trabalho que tem as duas situações e quem lá foi, são empresas de nome no mercado...mas isso para aqui não interessa...pois pelos vistos o melhor é haver guerra entre certas pessoas...mas eu estou a dar apenas uma opinião e teorias há muitas,saem é caras...e depois será que vai compensar...a reposta é não...
  2.  # 323

Epá, isto aqueceu!

Bem, decidi fazer esta experiência, barata e de fácil aplicação, que resultou, já agora, quando apliquei o "produto" no último painel. Agora a T no depósito não sobe dos 78ºC o que é ideal para esta época do ano. Isto não passou de uma experiência, também para avaliar o comportamento dos painéis menos eficientes do mercado.
    Posso usar o arrefecimento noturno, mas como já referi, acho uma parvoíce estar a aquecer a água de dia para a arrefecer de noite, e de qq modo o arref. noturno não previne as fugas do primário por sobreaquecimento, nos picos de calor.
    Bom, bom, era ter deixado a pré-instalação para aquecimento da piscina através dum permutador de placas, ou whatever... fica para a próxima!

Quanto à capacidade do depósito, se o mesmo for alimentado por água a 15ºc, simplificando, ter 300l de água a 95ºc, "é o mesmo" que ter 600l água a 55ºc ou 900l a 41ºc.

Aqui nmo há 3 questões a considerar:

1. Perdas - os depósitos pequenos têm mais perdas devido à temp. água ser mais elevada, mas por outro lado, menos perdas devido a terem menos área de contacto com a envolvente.

2. Temp. utilização da água - se tivermos um depósito muito grande para pouca área solar, o painel poderá não ter capacidade para aquecer a água até à temp necessária de utilização (prefiro ter 200l a 50ºc a ter 600l a 26ºc).

3. Agora por outro lado, também há a Tmáx. saturação, ou seja, se tiver um depósito pequeno, a T facilmente satura por volta dos 90ºc, inviabilizando o armazenamento de mais energia calorífica.

Concluindo, eu sou apologista de depósitos grandes, mas claro, nem sempre há €€€ para fazer esse investimento.

Cump.
    • eu
    • 4 setembro 2012

# 324

Colocado por: nunoneiva75e de qq modo o arref. noturno não previne as fugas do primário por sobreaquecimento, nos picos de calor.

Previne, no sentido em que partindo todas as manhãs de temperaturas mais baixas no depósito, dificilmente chega à temperatura máxima.

Eu tenho o arrefecimento noturno para 55 graus (durante a manhã, com os banhos, esta temperatura desce ainda mais, até aos 40..45 graus) e para já está a funcionar bem: ao fim do dia o depósito chega "apenas" aos 80 graus.

Mas de facto, tem o inconveniente de andar a aquecer e a arrefecer...
  3.  # 325

Colocado por: nunoneiva75
    2. Temp. utilização da água - se tivermos um depósito muito grande para pouca área solar, o painel poderá não ter capacidade para aquecer a água até à temp necessária de utilização (prefiro ter 200l a 50ºc a ter 600l a 26ºc).

ja tinha falado antes em estratificação mas mesmo assim, não entendeu! pensam que vão aquecer os 600lt grau a grau ao mesmo tempo??? um exemplo existe grupos circuladores solares que enviam a agua do painel para onde é preciso no acumulador!!!
  4.  # 326

Colocado por: euPrevine, no sentido em que partindo todas as manhãs de temperaturas mais baixas no depósito, dificilmente chega à temperatura máxima.

Eu tenho o arrefecimento noturno para 55 graus (durante a manhã, com os banhos, esta temperatura desce ainda mais, até aos 40..45 graus) e para já está a funcionar bem: ao fim do dia o depósito chega "apenas" aos 80 graus.

Mas de facto, tem o inconveniente de andar a aquecer e a arrefecer...

porreiro era um acumulador maior não? ja não tinha so 55 graus de manha para tomar banho!!!
  5.  # 327

sr ALV era isto que falava?
      images (1).jpg
  6.  # 328

algo do genero encontrei isto http://www.revipool.com/produto.asp?produto=298 mas como voçe tem ferramenta para tudo podia fazer um voçe mesmo!!
    •  
      alv
    • 5 setembro 2012

# 329

Vivam!
    Obrigado pela ajuda.
    Sim, o que vi era uma coisa desse género, mas não serve para aquecimento de piscinas, é mesmo para AQS!
    Parece-me ser um sistema simpático em termos de orientação pelo que era coisa que poderia interessar-me.
    Não vou explanar-me muito sobre o tema, mas o sistema que tenho de painéis precisava de um reforço sobre a cobertura, mas por mais motivos que também não interessam, precisava que esses painéis ficassem "amarrados" à cobertura que não está com a orientação mais correcta e esses painéis seriam uma solução.
    Vou ver se consigo uma foto do que falo.
    "Fassam" parte.
  7.  # 330

Mas isto normalmente não se usa para AQS não foram feitos com esse proposito! se a orientação do seu telhado não é a melhor existe soluções para atenuar isso! faça o seguinte veja exactamente a orientação da cobertura dos paineis, sul, norte, este ou oeste!!
  8.  # 331

Boa tarde, como muitos vou instalar paineis solares (com circulação forçada com acumulador de 800 lts), eu ia optar por os paineis de vácuo, mas aconselharam-me que na zona aonde estou a construir, (litoral centro) não será o melhor porque no verão a água ia aquecer demais, e teria que tapar alguns módulos...Por isso devia por os paineis "normais"

Será mesmo assim?

PS: Desculpem mas não pesco nada sobre o assunto.
  9.  # 332

Colocado por: Sergio RodriguesMas isto normalmente não se usa para AQS não foram feitos com esse proposito! se a orientação do seu telhado não é a melhor existe soluções para atenuar isso! faça o seguinte veja exactamente a orientação da cobertura dos paineis, sul, norte, este ou oeste!!

Os paineis parabólicos que refere no comentário acima também pode ser utilizado para AQS, quem fabrica é a IPESOL caso pretendam mais alguns esclarecimentos disponham, junto envio a ficha técnica dos mesmos em Portugues

http://www.ipeaguas.com/desc/IPEsol/IPESOL_MANUAL_TECNICO_PORTUGUES.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  10.  # 333

Caro Sergio, poderá inclusive ver os esquemas de montagem na ficha técnica.
  11.  # 334

Colocado por: el DiabloBoa tarde, como muitos vou instalar paineis solares (com circulação forçada com acumulador de 800 lts), eu ia optar por os paineis de vácuo, mas aconselharam-me que na zona aonde estou a construir, (litoral centro) não será o melhor porque no verão a água ia aquecer demais, e teria que tapar alguns módulos...Por isso devia por os paineis "normais"

Será mesmo assim?

Poderá na realidade optar por paineis selectivos planos opte por paineis com rendimento optico de 74%, são mais baratos que os de tubo de vacuo mas não invalida que não coloque os de tubo de vácuo.

Irei postar aqui um dissipador de calor para aliviar os sobreaquecimentos e a estagnação, problema comum a muitas instalações e muito debatido neste post desconhecedor da maioria dos utilizadores mas altamente rentavel.
  12.  # 335

El diablo.. e os paineis são apenas para aquecimento de agua de consumo?, ou servirá para Aquecimento ambiente?... é que 800l, é muita fruta....
    • eu
    • 5 setembro 2012

# 336

Colocado por: Sergio Rodriguesporreiro era um acumulador maior não?

Ainda maior? 300 litros chegam e sobram para as minhas necessidades...

Colocado por: Sergio Rodriguesja não tinha so 55 graus de manha para tomar banho!!!

Os 55 graus chegam e sobram para as necessidades, até porque a válvula termostática na saída do acumulador está regulada para cerca de 40 graus. Mas agora que a radiação solar vai diminuir, é só programar o arrefecimento para uma temperatura superior. E a partir de fim de Setembro (ou quando se justificar) posso desligar o arrefecimento noturno.
  13.  # 337

Colocado por: Costa53Os paineis parabólicos que refere no comentário acima também pode ser utilizado para AQS, quem fabrica é a IPESOL caso pretendam mais alguns esclarecimentos disponham, junto envio a ficha técnica dos mesmos em Portugues

humm!!! não me convence!!
  14.  # 338

Colocado por: el DiabloBoa tarde, como muitos vou instalar paineis solares (com circulação forçada com acumulador de 800 lts), eu ia optar por os paineis de vácuo, mas aconselharam-me que na zona aonde estou a construir, (litoral centro) não será o melhor porque no verão a água ia aquecer demais, e teria que tapar alguns módulos...Por isso devia por os paineis "normais"

Será mesmo assim?

PS: Desculpem mas não pesco nada sobre o assunto.

ja um senhor postou aqui uns paineis de vacuo que não atingem mais de 80º no colector mantendo o mesmo rendimento que outro qualquer logo deixa de ter o problema de sobreaquecimento, isto é uma solução!
  15.  # 339

aqui diz tudo para que esse colector serve e foi feito!

"De maneira diferente do que se faz num colector de superfície plana, para medir o
    rendimento do Ipesol é necessário ter em conta a sua especial forma geométrica
    semiesférica, que proporciona uma maior absorção da radiação difusa. Medições
    pontuais são explicadas por isso, com rendimentos superiores à 100%. O rendimento do
    colector Ipesol é muito alto para diferenças térmicas reduzidas, sendo assim
    especialmente indicado para aplicações que exijam baixas temperaturas. Por exemplo,
    mantém um rendimento de 100% com diferenças térmicas de 5K e com uma radiação de
    800 W/m2 (dia com sol)."
    • ze79
    • 5 setembro 2012

# 340

depende...tapa se forem os painéis de vácuo que toda a gente conhece,que já são pré dimensionados com "x" tubos.

existem painéis de vácuo que podem ser montados a partir de 2 tubos....e por aí fora,portanto pode adicionar ou retirar conforme a necessidade.

mas existem outros de vácuo onde a temperatura é controlada!! (tem sistema de segurança incorporado)

Decididamente vai ter que me mostra um dia destes uma instalação ou mais para eu ficar elucidado definitivamente sobre as mais valias
    deste tipo de sistema .

será mesmo assim ?

0.0907 seg. NEW