Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

..
      DSCF4758.jpg
  2.  # 762

até parecem primos.
      DSCF4759.jpg
    •  
      alv
    • 1 junho 2012 editado

# 763

Vivam!
    Animando um pouco isto, a propósito de outra discusão sobre com lixar madeiras.
    Embora tenha mais de uma dúzia de lixadeiras eléctricas diferentes, nada como o acabamento dos raspadores e palha de aço.
    Raspadores, além do velho pedaço de vidro muito usado sobretudo pelos sapateiros (boas recordações do Ti António Lúcio, das horas perdidas a bater sola), os pedaços de metal devidamente afiados são realmente os mais utilizados.
    Confesso que tenho poucos artesanais, feitos com pedaços de folha de serra de fita que era o que o meu avô Zé Pintor e os meus dois tios com a mesma arte, o Tio Zeco e o Tio Luis, usavam porque não havia à venda.
    Actualmente é uma panóplia deles, a ver:
    Os comerciais de chapa de aço, cortados ao jeito e aqueles raspadores de apicultor de muito bom aço e fio....
      Alv. Fdc 84 (4).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012 editado

# 764

... o mesmo mas já com alguma ergonomia....
      Alv. Fdc 84 (6).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012

# 765

.... melhores ainda, mais confortáveis.....
      Alv. Fdc 84 (10).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012

# 766

...e depois vieram os comerciais à imagem dos anteriores.
    Reparem que o Stanley é original e o Record é uma imitação em latão feita por um curioso que se serviu do original de fundiu. Ficou perfeito. Se nesse tempo houvesse MiC, diria que foram quem lhes ensinou a copiar.....
      Alv. Fdc 84 (9).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012

# 767

... uma variação em forma de plaina....
      Alv. Fdc 84 (11).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012 editado

# 768

....como vêm tem o ferro a quase 90º que é como deve ser usado o raspador....
      Alv. Fdc 84 (12).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012

# 769

...agora mais modernos e comerciais....
      Alv. Fdc 84 (5).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012

# 770

... outros, ainda em plástico. Reparem que o da direita é de raspar cascos de cavalos, mas tem um aço do melhor....
      Alv. Fdc 84 (7).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012

# 771

... dos que normalmente acompanhas as pistolas de ar quente. O meus avô era a maçarico de gasolina (de pintor que era distinto do de canalizador)....
      Alv. Fdc 84 (8).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012 editado

# 772

... por fim, à unha, a lixa, coisa que por incrivel que pareça, é relativamente moderna, 50 anos talvez, mas sempre com um bloco...
      Alv. Fdc 84 (3).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012

# 773

....Uma sugestão para quem queira dedicar-se a estas coisas:
    Para redondos, de várias medidas em função do tamanho da cinta, mas para aproveitas cintas de lixadeira... O material é acrílico.
    Fica a ideia. Uma vez na net, para sempre no mundo!
      Alv. Fdc 84 (1).JPG
    •  
      alv
    • 1 junho 2012

# 774

...Por fim as palhas ou lãs de aço...
    Chamo à atenção para a perigosidade de incêndio destas lãs que são altamente combustíveis pelo que tem de se ter o necessário cuidado no manuseamento ou na forma como se coloca no lixo.

Bom fim de semana que eu tenho uma mesa à minha espera, além da relva, das cerejas, dos animais.....bom, tenha eu vontade que fazer não falta!
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Alv. Fdc 84 (2).JPG
  3.  # 775

nada como o acabamento dos raspadores e palha de aço.
    por falar em raspadores, pergunto-lhe se sabe virar o bico(fazer o fio) aos raspadores? a lã de aço é das melhores coisas para se amaciar a porta (para envernizar)
    •  
      alv
    • 4 junho 2012

# 776

Vivam!
    Como uma das coisas que me alivia a alma é mesmo fazer coisas; Como a esta hora não posso ir ter com o meu pessoal à obra carregar uma placas, aplicar uns perfis ou dar um bocado de massa, mesmo antas de ir para casa descarregar na minha mesa, sobre a qual em breve vos dou novas, e ainda a propósito da mesa, quando estava de volta dela, necessitei de uma torquês. Lá fui procurá-la, e atrás disso uma série delas que vos mostro na esperança de que alguma ideias vos aproveitem.....
      Alv. FdC 85 (1).JPG
    •  
      alv
    • 4 junho 2012

# 777

...com boca redonda, uma plana e outra em cunha....
      Alv. FdC 85 (2).JPG
    •  
      alv
    • 4 junho 2012

# 778

...talvez se veja melhor. Para que serve, perguntarão!
      Alv. FdC 85 (3).JPG
    •  
      alv
    • 4 junho 2012

# 779

...serviria para não marcar as tampas das latas, mas nem sempre resulta...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
      Alv. FdC 85 (4).JPG
    •  
      alv
    • 4 junho 2012 editado

# 780

...mas a pretexto de turquês, cá vão mais umas quantas...
      Alv. FdC 85 (6).JPG

0.2065 seg. NEW