Vivam! Animando um pouco isto, a propósito de outra discusão sobre com lixar madeiras. Embora tenha mais de uma dúzia de lixadeiras eléctricas diferentes, nada como o acabamento dos raspadores e palha de aço. Raspadores, além do velho pedaço de vidro muito usado sobretudo pelos sapateiros (boas recordações do Ti António Lúcio, das horas perdidas a bater sola), os pedaços de metal devidamente afiados são realmente os mais utilizados. Confesso que tenho poucos artesanais, feitos com pedaços de folha de serra de fita que era o que o meu avô Zé Pintor e os meus dois tios com a mesma arte, o Tio Zeco e o Tio Luis, usavam porque não havia à venda. Actualmente é uma panóplia deles, a ver: Os comerciais de chapa de aço, cortados ao jeito e aqueles raspadores de apicultor de muito bom aço e fio....
...e depois vieram os comerciais à imagem dos anteriores. Reparem que o Stanley é original e o Record é uma imitação em latão feita por um curioso que se serviu do original de fundiu. Ficou perfeito. Se nesse tempo houvesse MiC, diria que foram quem lhes ensinou a copiar.....
....Uma sugestão para quem queira dedicar-se a estas coisas: Para redondos, de várias medidas em função do tamanho da cinta, mas para aproveitas cintas de lixadeira... O material é acrílico. Fica a ideia. Uma vez na net, para sempre no mundo!
...Por fim as palhas ou lãs de aço... Chamo à atenção para a perigosidade de incêndio destas lãs que são altamente combustíveis pelo que tem de se ter o necessário cuidado no manuseamento ou na forma como se coloca no lixo.
Bom fim de semana que eu tenho uma mesa à minha espera, além da relva, das cerejas, dos animais.....bom, tenha eu vontade que fazer não falta! "Fassam" parte.
nada como o acabamento dos raspadores e palha de aço.
por falar em raspadores, pergunto-lhe se sabe virar o bico(fazer o fio) aos raspadores? a lã de aço é das melhores coisas para se amaciar a porta (para envernizar)
Vivam! Como uma das coisas que me alivia a alma é mesmo fazer coisas; Como a esta hora não posso ir ter com o meu pessoal à obra carregar uma placas, aplicar uns perfis ou dar um bocado de massa, mesmo antas de ir para casa descarregar na minha mesa, sobre a qual em breve vos dou novas, e ainda a propósito da mesa, quando estava de volta dela, necessitei de uma torquês. Lá fui procurá-la, e atrás disso uma série delas que vos mostro na esperança de que alguma ideias vos aproveitem.....