Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Sou novo neste fórum e nestas andanças de construção de moradias e de escolha de materiais, etc. Sempre vivi em apartamentos e estou desde há algum tempo a pensar aventurar-me na construção de uma moradia.

    Encontrei entretanto alguns terrenos que me interessam. Como não quero nenhum palácio os que escolhi têm uma área entre os 500 a 600m2. Entre eles existe um situado numa urbanização a norte de Lisboa, já com arruamentos, canalizações .. etc, enfim, prontinho a construir.
    Gostaria se fosse possivel, de uma opinião em relação a este terreno e que é a seguinte:
    O terreno encontra-se entre duas moradias isoladas, e é mais baixo que os arruamentos, tanto pela rua da frente como pela de trás, ou seja forma uma espécie de piscina com uma profundidade média de cerca de 1,8m. A moradia e toda a zona envolvente terá que ficar nivelada pelos arruamentos, o que implica encher o terreno, o que me assusta um pouco pois parece muita terra. Suponho que este nivelar do terreno tenha alguns custos elevados que poderão vir a encarecer a obra. Para além disso, tenho receio de que se a coisa não fôr bem feita posso vir a ter problemas com abatimentos na moradia ou no quintal. Qual é a vossa opinião?

    O terreno é arenoso.

    Desde já os meus agradecimentos.
    Cumprimentos,

    Eduardo Soares.
    • eu
    • 11 novembro 2008

     # 2

    Há uma solução muito simples: aproveite e faça uma cave.
  2.  # 3

    Há quem tire terra para fazer cave, no seu caso, já tem essa tarefa de graça :)
  3.  # 4

    Realmente tem a tarefa facilitada se optar por construir cave, de qualquer forma não é muito conveniente construir por cima de um terreno que foi aterrado, já que a compactação nunca é tão perfeita como a que a natureza faz.
  4.  # 5

    ahah

    Faça uma cave.

    Eu tenho lá terra às carradas e só estorva. Quem me dera ter um buraco desses...ahahah

    Coisas da Casa
  5.  # 6

    Boa tarde,

    Antes de mais - obrigado pelas sugestões.
    A hipótese da cave já tinha considerado. No entanto o meu maior dilema não se prende com a habitação em si mas com o restante espaço. A moradia ficaria assente em terreno firme, e a opção de construir cave pesaria apenas no espaço útil ocupado, pois se pretendo uma moradia de dois pisos, e se me deixam contruir uma area de cerca de 200m2 mais um anexo de cerca de 16 m2, talvez não faça muito sentido construir a cave.
    O meu principal receio é de que o restante espaço terá que ser aterrado, até ficar ao nivel dos arruamentos, e depois ao colocar lajes, por exemplo, não terei o risco de um dia mais tarde o terreno ceder um pouco e as lajes começarem a partir? E entretanto todos estes m3 de terra que terão que ser levados para o terreno para o encher, mais as máquinas (suponho) para comprimirem a terra, não vão encarecer muito a obra? Alguém tem uma idéia de quanto custa uma operação destas?
    • eu
    • 12 novembro 2008

     # 7

    Normalmente a área da cave não entra nessas contas...
  6.  # 8

    a operação de aterrar, e compactar essa area não é barato, e não quer dizer que possa construir por cima, as sapatas e pilares vão sempre ao firme do terreno para não ter problemas, eu construía a cave é sempre uma boa area de arrumos e entra como are dependente para contas do IMI. (é a minha opinião)
 
0.0109 seg. NEW