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  1.  # 301

    Colocado por: zedasilvaAs humidades ascendentes isolam-se ao nível das sapatas e com drenagens perimetrais e em casos extremos mesmo drenagem no interior



    Colocado por: kugu_eluPilares isolados não precisam de XPS ou EPS, ou qualquer tipo de isolamento térmico a não ser que o diga em projecto porque o projectista nos cálculos estruturais definiu um diferencial de temperatura inferior ao que existe na realidade. O que não deve ter acontecido.

    Assim, a única coisa que pode crer isolar é à humidade ascensional e que servirá apenas para efeitos estéticos e passa pelo isolamento da sapata desse mesmo pilar como se faz para outra zona qualquer.

    Isto pensando que pilar isolado será um pilar que fica ou no interior da habitação (e aqui aconselha-se o isolamento ás humidades), ou fica no exterior não pertencendo ao perímetro da barreira exterior interior.



    Pelo amor de Deus... Fotos... exemplos o que quer que seja... Eu sei que existe um tópico sobre isto do qual até já retirei algumas fotos, mas gostava de saber a vossa opinião pessoal e profissional de como se deve fazer... e não me respondam que o Empreiteiro tem obrigação de saber fazer as coisas em condições pois isso a mim não me serve de almofada de descanso se eu não souber nada sobre o assunto... Obrigado pela atenção.
  2.  # 302

    Colocado por: sergyioalguém me consegue fazer as continhas assim rapidinhas qual a diferença entre


    (interior - exterior)

    tijolo 15 + Poliuretano projectado 5cm + tijolo 15

    e

    tijolo 15 + Poliuretano projectado 5cm + tijolo termico preceram 14


    Grácias

    Contas em Euros... ou contas dos coeficientes térmicos /ganhos ou percas de ambas as soluções ???
  3.  # 303

    Colocado por: Joao Dias
    Contas em Euros... ou contas dos coeficientes térmicos /ganhos ou percas de ambas as soluções ???


    se possível as duas, se bem que as contas em Euros são mais fáceis de se fazer... já as dos coeficientes térmicos... ui ui
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 304

    caro João
    O empreiteiro apenas tem a obrigação de fazer as coisa como estão projectadas. Em alguns casos admite-se que proponha soluções alternativas se isso tiver com intuito melhorar as condições da obra.
    Quem tem obrigação de fazer as coisas como deve ser são os projectistas e neste caso das humidades deixe que lhe diga que deixam muito a desejar. Por norma apresentam soluções que nada tem a ver com as condições do terreno. Para isso deveriam ser feitas sondagens para saber quais as condições do terreno sondagens estas que custam menos que duas nines e uma sandes de torremos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  5.  # 305

    João Dias,

    está noutro tópico mas vou-lheproaqui algumas imagens:



    Aqui tem o sistema a usar, de salientar que o principal é conceber uma rede de drenagem pluvial (com drenos) que se concentre num ponto e depois liga à rede pública.



    Aqui pode ver um exemplo, embora ainda melhor era mesmo nem deixar aqueles "montes", retirar tudo para depois preencher tudo com agregado e a dita rede de dreanagem do tipo espinha (minha opinião).



    Aqui ja tem as sapatas.



    aqui vê já a fase final, a manta envolvida pelo agregado. o agregado deve vir até à superfície (imagine que tinha um jardim de pedrinhas em toda a volta da sua casa junto das paredes.




    FONTE: https://forumdacasa.com/discussion/21208/2/isolamento-de-sapata/
    Concordam com este comentário: Nss
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  6.  # 306

    ja deve andar por aí... mas está interessante http://www.estt.ipt.pt/download/disciplina/1136__Isolamentos%20T%C3%A9rmicos.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  7.  # 307

    Boas, Kugu_Elu
    O "Preto" que se vê á volta das sapatas é género "flit coto" ??
  8.  # 308

    é betume em emulsão, se não estou em erro. (betume + água + agente emulsionante (produto que ajuda as partículas de betume a dissolverem-se com a água) - penso não estar a dizer asneira).

    marcas não conheço. Para mim betumes só há, 50/70, 20/30, etc....a marca é indiferente. Agora o produto total para se aplicar às sapatas desconheço. Mas tem o mesmo efeito que nas estradas, proteger a fundação da acção das águas (estática e dinâmica).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
    •  
      alv
    • 5 janeiro 2012

     # 309

    Vivam!
    Atenção que muitas destas "coisas" que por aí andam têm muita teoria, mas muito pouca prática.
    O que quero dizer é que são muito teóricas e têm muitas falhas, porque ou não estão actualizadas ou são feitas por quem não conhece outros sistemas ou muitas vezes, e agora é mato, realizadas por pessoas em fase de formação sem o mínimo de experiência. Falo de teses, de monografias ou mesmo de manuais de aulas. Leiam, porque aprendemos sempre algo de novo ou relembramos algo esquecido no sótão das memórias, mas atenção que é preciso ter muito espírito critico e isso só com conhecimento na área, mas diria, sobretudo com muito fazer.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: two-rok
    •  
      alv
    • 5 janeiro 2012

     # 310

    Vivam!
    Rapidamente, uma colherada nas últimas fotos e nos comentários do kugu:
    A técnica demonstrada na fotografia é muito acima da média corrente, mas não está correcta. Reparem que não existe nenhum isolamento na face da sapata em contacto com a brita. Ora, a toda a volta da sapata há isolamento com pintura asfáltica seguida de uma camada drenante que encaminha as águas para a base, ficando a sapata como que embebida dentro de um alguidar com água e assim, por capilaridade vai subir sapata acima ou base acima.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  9.  # 311

    Agradecia que dessem uma vista de olhos neste tópico e comentassem sobre a solução do Nandogonca... a mim parece-me boa !!???
    https://forumdacasa.com/discussion/14843/fundacoes-isolamento-e-drenagem/
    • P+V
    • 5 janeiro 2012

     # 312

    Nos meus projectos as sapatas pousam por cima do betão de limpeza, previamente pintado com duas camadas de "flint coto"(...) Não é nada de muito novo nem que implique muita ciência...
  10.  # 313

    ao alv, e a todos

    têm muita teoria

    Concordo plenamente


    mas muito pouca prática

    também concordo que a aplicabilidade pode não corresponder às expectativas da teoria

    Acrescento ainda mais, eu e como já referi várias vezes e é sempre visível nos meus comentários, fico-me pela teoria porque não tenho a experiência prática para ir mais além.


    O que quero dizer é que são muito teóricas e têm muitas falhas, porque ou não estão actualizadas ou são feitas por quem não conhece outros sistemas ou muitas vezes, e agora é mato, realizadas por pessoas em fase de formação sem o mínimo de experiência


    Concordo e não concordo.
    Se as teóricas têm falhas as práticas mais terão. Isto porque, não são falhas, são vantagens e desvantagens. (pelo menos eu vejo assim).
    Usualmente primeiro chega a teoria depois a prática logo, por regra, deveria a teoria estar mais actualizada que a prática.


    mas atenção que é preciso ter muito espírito critico e isso só com conhecimento na área, mas diria, sobretudo com muito fazer.


    Aqui concordo plenamente mas discordo da ultima parte "sobretudo com muito fazer". [opinião] para mim o muito a fazer não diz nada. quando muito mal se faz muito mal se aprende e muito correcto se parece.
    No caso em questão, para tal ser verdade era preciso que, para alem de se ter um bom portefólio de obras usando diferentes técnicas, existi-se um acompanhamento do edificio com estudos hidrométricos da envolvente. Não basta fazer muito, é preciso fazer muito, correctamente e com acompanhamento da evolução do que se fez.

    A técnica demonstrada na fotografia é muito acima da média corrente, mas não está correcta


    Por essa mesma razão que eu nem queria ter posto as imagens, apenas pus para dar algusn exemplos de algumas partes e ainda pus o link para que se pode-se ler os comentários. As imagens não são minhas, foram postadas nessa discussão.
    Começo por dizer que concordo com a afirmação no entanto substituiria "não correcta" pro "incompleta". Apenas demonstrei algumas partes.

    Agora, em relação ao alguidar.
    A ideia é fazer a água escoar o mais rapidamente possível.
    A água vai usar o caminho pelo qual gasta menos energia.
    Ela não vai subir toda a sapata quando consegue com maior facilidade se deslocar no agregado.
    O que pode acontecer é:
    pressão exterior ser superior á pressão interior (nos canais do pilar) e aqui haverá um desfasamento das cotas. É isto que vai também definir as alturas, pelo menos é o que deveria.
    Por baixo da sapata deve existir agregado numa espessura suficiente (disse algures no tópico que citei ou num outro).
    Estamos a falar de uma quantidade de água absorvida por uma área correspondente a uma espessura x o perímetro da casa que será dispersada por uma base de agregado com uma área correspondente à anterior mais a área da casa:
    10x10
    40 m perímetro diga-se com 10 cm de largura fará 4m^2 de zona de entrada directa da água.
    área da base será 100+4=104m^2
    digamos então que uma altura X de entrada corresponde a uma altura de 0,05X na base (onde iria atingir a base da sapata). Supondo até que só existem 5mm de agregado entre a base da sapata e o solo isso daria u equivalente a 1m de entrada de água.
    Aliado a isto temos os drenos e a ligação óbvia à rede publica.

    Lógico que o que o alv diz faz sentido para precaver:
    o incompleto sistema - falta da área total com uma espessura suficiente de brita
    mau sistema de drenos
    ligação incorrecta à rede
    problemas na rede pública.


    Saliento de novo que o que eu digo passa pela teoria. E escrevo-o para que os que tenham mais prática possam comentar e justificar a aplicabilidade ou funcionamento.
    E eu até nem ligo à parte dos edifícios nem gosto muito. simplesmente á temas que estão presentes em várias categorias da engenharia. O que me leva ainda a referir que muitas coisas que digo possam não ser as mais correctas para a construção de edifícios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  11.  # 314

    Colocado por: Anonimo16062021
    Eu ate lhe ponho aqui um vídeo na vez de fotos..o amigo João julgo que já viu este vídeo,mas mesmo assim volto a mostra-lo só para terem uma ideia do método de aplicação de ETICS como normalmente costumo a executar,foi assim que aprendi,que me ensinaram na década dos anos 70,mas como já sou burro velho nestas andanças já não há volta a dar,mas pronto,seguimos pra bingo,na minha maneira de ver,julgo eu,a colagem por pontos ou por colagem perimetral interrompida não evita a formação possível de condensações e água entre o suporte e o EPS mas não liguem,que isto sou eu a dizer..
    http://www.youtube.com/watch?v=xED_L8oQ0OA&feature=related



    Eu ligo sim até porque concordo.
    No entanto para superficiais com irregularidades superiores aos ditos 4mm aplicação por barramento perda eficiência e fica também com zonas livres para ocorrência de condensações.
    Construção nova, e bem executada, barramento.
    Reabilitação, é necessário analisar a superfície.
  12.  # 315

    Colocado por: Anonimo16062021
    Certo,mas isso só acontece se as paredes não forem rebocadas e desempenadas como manda a lei



    Em reabilitação não sei.
    Se me garantir que todas as paredes ficam com irregularidades inferiores a 4mm então apoio a 100%. Barramento com um afastamento de 2cm das "bordas" para não empurrar o barramento para as juntas.

    O perimetral não me parecer poder fazer a ditas corcundas.
  13.  # 316

    ZÉDASILVA...
    Para tentar precaver qualquer problema na minha obra acabei mesmo agora de firmar contracto com esta equipa para que sejam eles a fiscalizar a segurança na obra... fiquei com muito boa impressão em relação á ideia deles de segurança com tijolos e marretas !!!
    Gostava de ter a sua opinião...

    http://www.youtube.com/watch?v=iT1n-tmB87I&feature=related
    Concordam com este comentário: sergyio, two-rok
  14.  # 317

    Boas pessoal,
    Mais uma duvida... as minhas paredes marcam 30cm L em projecto... posto isto e tendo em linha de conta que quero colocar etics de 80mm terei de optar pelo tijolo térmico de 19cm... òra isto dá-me 27cm. Se por acaso vier a utilizar gesso cartonado/laminado placa dupla com perfil quantos centimetros é que são precisos para a sua aplicação ??
    Outra duvida, Se não colocar o gesso laminado/cartonado no interior e me limitar a estucar as paredes a parede nunca ficará com os 30cm que marca em projecto!! Isto poderá trazer algum problema??? Ou terei de passar para Etics de 100mm o que me parece francamente exagerado para a minha zona !!??
    Outra hipotese, não colocando gesso cartonado/laminado pelo interior seria tijolo térmico de 24cm + Etics de 6cm... assim já dava os 30cm !!
    Alguma ideia para isto???
    Obrigado
  15.  # 318

    Já tem o projecto de estabilidade?
  16.  # 319

    Colocado por: Joao DiasBoas pessoal,
    Mais uma duvida... as minhas paredes marcam 30cm L em projecto... posto isto e tendo em linha de conta que quero colocar etics de 80mm terei de optar pelo tijolo térmico de 19cm... òra isto dá-me 27cm. Se por acaso vier a utilizar gesso cartonado/laminado placa dupla com perfil quantos centimetros é que são precisos para a sua aplicação ??
    Outra duvida, Se não colocar o gesso laminado/cartonado no interior e me limitar a estucar as paredes a parede nunca ficará com os 30cm que marca em projecto!! Isto poderá trazer algum problema??? Ou terei de passar para Etics de 100mm o que me parece francamente exagerado para a minha zona !!??
    Outra hipotese, não colocando gesso cartonado/laminado pelo interior seria tijolo térmico de 24cm + Etics de 6cm... assim já dava os 30cm !!
    Alguma ideia para isto???
    Obrigado


    e no seu projecto o que esta definido como isolamento e paredes e afins?
  17.  # 320

    Colocado por: j cardosoJá tem o projecto de estabilidade?

    Sim... para o projecto inicial sim... aparentemente segundo info que recebi dá para as alterações que quero fazer pois só vou alterar disposições interiores. As paredes exteriores/estrutura da casa mantem-se na mesma. Porquê ??
 
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