Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: j cardoso
    A duplicação do isolamento; é uma redundância que apenas aumenta o custo.

    Começo a concordar e vou ter em linha de conta...

    Colocado por: j cardoso
    Há outros aspectos sobre os quais tenho muita curiosidade mas está visto que não vai ser satisfeita.

    Quais ??? Se souber ou puder respondo-lhe...

    Colocado por: j cardoso
    - Discuta com o autor da rede de águas e esgotos a questão do coeficiente de simultaneidade, dê-lhe as informações que ele necessita para que a instalação seja a adequada à sua família e aos seus hábitos de consumo de água.
    - Exiga que o traçado e diâmetro da rede seja cumprido, a esmagadora maioria dos instaladores não faz ideia a que velocidade ou pressão (e suas variações) deve a água circular e tem a mania de aplicar os diâmetros que lhes dão jeito e o traçado que lhes "parece" mais lógico.

    - Creio que não irá instalar sifões de pavimento (eu faria o mesmo mas apenas por achar inestético, nada mais). Passe essa informação ao autor do projecto e faça com que o instalador respeite as indicações antes que este se lembre fazer alterações sem ter em conta as condições exigidas neste caso (a esmagadora maioria dos instaladores não fazem a mínima ideia de como conjugar cumprimentos dos ramais de descarga com taxas de ocupação, que desconhecem o que seja).

    Foi amplamente discutido numa primeira instância entre mim e o canalisador (que por esta altura já percebeu quem vai ser suponho). Expliquei como é que a nossa familia funciona e quais as nossas necessidades diárias. A partir dai elaborou-se o "projecto" da canalisação e discutiu-se com o projectista justamente como é que a mesma vai ser efectuada. Nada a apontar por isso deduzo que tudo correrá como eu gostaria.
    Neste ponto, gostaria só de salientar que confio inteiramente na pessoa que me vai executar a canalização. Até prova em contrário a sua experiência será mais do que suficiente para que tudo corra bem. Algures no tempo tenho de confiar nas pessoas e decidi (já á muito tempo) confiar neste profissional !!!

    Colocado por: j cardoso Não parece, ao que diz a espessura do isolamento que vai aplicar não foi decida por quem avalia as condições específicas da sua construção mas sim pelo Anonimo16062021. Com todo o respeito pelo Anonimo16062021, que sabe ele do comportamento térmico dos edifícios? Alguma vez pensou em pedir para ele quantificar essa diferença? Saberá ele fazê-lo?

    Errado caro amigo, a espessura do isolamento foi decidida por mim e será sempre entre 6/8cm... No fim sem duvida nenhuma que prevalecerá a opinião do Anonimo16062021 e de outros profissionais que me teem aconselhado. Se fosse de acordo com quem avalia as condições especificas da minha construção então a minha casa seria mais uma chapa 5... se nem do Etics ouviram falar lá para os meus lados... enfim ésta é a minha vontade e a minha escolha. Não lhe vou dizer que o Anonimo16062021 e outros não tiveram influencia mas tambem lhe garanto que a principal "embirrância" em fazer o isolamento pelo exterior é minha !!!!

    Colocado por: j cardoso
    Compreende onde quero chegar?

    Compreendo e agradeço a sua sincera chamada de atenção !!

    Colocado por: j cardoso
    PS: em que pontos o seu projectista discorda do que aqui é dito?

    Por exemplo... ainda ontem me deram a tal ideia de fazer Bloco Térmico de 30 + etics de 8cm e depois somente gesso projectado para o interior... o meu projectista não gosta da ideia e diz que prefere que exista sempre uma caixa de ar, nem que seja a do gesso cartonado !!!
    Canalização... não gosta da ideia de não haver sifões de pavimento mas percebeu que o canalizador sabe do que está a falar e que éra esse o meu desejo, não concorda mas tambem não se opôs... havendo possibilidade legal (a fiscalização é muito picuinhas na minha zona) será feito como o canalizador e EU queremos !!
    Lá está, eu dou ouvidos a toda a gente e parto do principio de que serão todos bons profissionais, agora no fim, a minha cabeçinha tambem tem de mandar alguma coisa. Basicamente aceito e considero TODOS os conselhos que me dão mas as escolhas serão sempre só minhas conscientes ou inconscientes serão minhas... não quero dar essa responsabilidade a ninguem !!
  2.  # 122

    Compreendo e agradeço

    Não, acho mesmo que não compreendeu. A culpa será minha que não me expliquei bem, mas não compreendeu.
  3.  # 123

    Colocado por: j cardoso
    Não, acho mesmo que não compreendeu.

    Caro amigo... MP a caminho
    Obrigado
  4.  # 124

    João, qual foi a justificação que o projectista lhe deu , para que no entender dele, prefira sempre uma caixa de ar...
    Comeco a pensar que alguns projetistas, não contentes com os sistemas existentes, têem tendencia para inventar mais alguns...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, ze79, TROLHA...
  5.  # 125

    Colocado por: nbastosJoão, qual foi a justificação que o projectista lhe deu , para que no entender dele, prefira sempre uma caixa de ar...
    Comeco a pensar que alguns projetistas, não contentes com os sistemas existentes, têem tendencia para inventar mais alguns...

    No meu caso em concreto a explicação é muito simples.
    Uma vez que vou ter isolamento Etics, se algum dia acontecer alguma coisa em que o mesmo fique ferido/ou mal aplicado (não será o caso mas tambem só não erra quem nada faz), sem a caixa de ar e optando somente pela solução do gesso projectado directamente ao bloco térmico, qualquer infiltração/humidade o que quer que seja entraria directamente para dentro de casa. È mais por uma questão de segurança que outra coisa. Basicamente é uma defesa segundo entendi.
    São estes detalhes que eu tenho de levar em linha de conta. Mas oiça, isto no fim não há ilusões... o que manda são os euros. Por isso eu digo que é preciso receber os orçamentos todos primeiro para depois se voltar a discutir as soluções e chegar a uma conclusão.
  6.  # 126

    Boa tarde a todos

    Um argumento que já me deram para usar essa "caixa de ar do gesso cartonado" é para passar lá todas as tubagem sem haver a necessidade de abrir roços nas paredes exteriores, ou pelo menos abrir o menos possível. Faz algum sentido, em termos de isolamento?

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 127

    Na minha opinião faz, quanto mais não seja evita as pontes térmicas lineares que constituiriam os roços das tubagens.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  8.  # 128

    Concordo com o argumento do Pedro Macedo já não concordo tanto com o do projectista do João.
    Se algum dia acontecer alguma coisa ao ETICs de forma a que possam haver infiltrações isso deverse-á basicamente a 2 causa.
    Acidente e neste caso a situação será logo reparada
    Falhas estruturais (assentamentos e outras causas) e neste caso eu prefiro que a agua me entre na parede e eu veja logo e vou reparar do que ele entre na mesma mas fique escondida pela caixa de ar e só passado algum tempo eu venha a descobrir.
  9.  # 129

    João, desculpe-me a sinceridade, mas se for a pensar dessa forma, começa a meter-se numa grande alhada, porque a seguir ao isolamento aparece por ex, os vidros da caixilharia e o joao só precisa por mera hipotese de laminado 3+3, e a precaver qualquer problema vai colocar 5+5, o que eu quero dizer é se parte do principio que pode haver problemas ( e eles acontecem) , no caso do isolamento não é por levar uma cx de ar que os vai evitar, até porque se tiver uma infiltracao não é a caixa de ar , muito menos o gesso cartonado que a detem....
    Se essa foi a explicacão do projectista , parece-me muito mal fundamentada....
  10.  # 130

    Colocado por: j cardosoNa minha opinião faz, quanto mais não seja evita as pontes térmicas lineares que constituiriam os roços das tubagens.


    Pois, também achei que poderia ter alguma influencia.
    No entanto optei por estuque directamente na alvenaria (em tijolo térmico) uma vez que entendi que o acréscimo, em termo de custo, não seria compensado pelo benefício em termos de isolamento...
  11.  # 131

    Estava a escrever, e só agora li, os outros comentários....
    Concordo com a parte de passar os tubos, penso até que assim era capaz de poupar uns trocos....
    Principalmente em mão de obra...
    Concordam com este comentário: two-rok, Joao Dias
  12.  # 132

    boa sorte!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  13.  # 133

    Anonimo18072022A eu na casa que resido agora, tenho HR de 74% a 80% (no quarto onde durmo). É só condensações nas janelas... e também nos cantos do tecto aparecem zonas a escurecer,por causa da humidade...
  14.  # 134

    E, que mauzinho....
    •  
      alv
    • 27 dezembro 2011 editado

     # 135

    Vivam!
    Só agora me sentei aqui um bocado e por um bocado!
    Tanto se diz, tanto se fala e pouco se conclui.
    Em resumo, na minha opinião também não sou adepto do duplo isolamento. A fazê-lo, como faço, aplicá-lo-ia pelo interior, não vou voltar aqui a discutir isso, atento apenas ao facto da diferença de custos, para uma mesma espessura de isolamento, quando aplicada pelo interior vs quando aplicada pelo exterior, mas isso são contas de outro rosário.
    Analisando todas as opiniões apenas discordo do Anonimo18072022A que não considerou na sua análise a existência de uma barreira pára vapor ou uma coisa do tipo CI (continuous insulation) pelo interior exactamente para evitar a possibilidade de condensados na transição do isolamento para o tijolo ou bloco. Mais essa condensação, teoricamente, a haver seria canalizada par o sistema de descarga de condensados. Esse sistema, que até é muito rudimentar e que os bons executantes têm o cuidado de deixar não deixa de ser por descargo de consciência porque efectivamente só em casos excepcionais e extremos é que poderia acontecer.
    Continuo a afirmar que a duplicação do isolamento ou mesmo apenas a sua aplicação tem a ver com o baixissímo custo em função do enorme benefício, pelo que se se vai (se chegar a optar) optar pelo revestimento interior com SCPGL, se se optar por aplicar estrutura auto portante para aplicação de infra estruturas, então, em minha opinião é disparate não reforçar esse isolamento por tão pouco dinheiro.


    Finalmente um factor que ninguém referiu, e era esse o principal objectiva da minha intervenção, como diriam os políticos, já longa: Se o João está decidido a fazer as compartimentação interior com SCPGL, então o reboco ou esboço ou estuque, ou lá o que for no revestimento das paredes exteriores é um disparate pelo simples facto de serem superfícies com características muito diferentes em questões tão básicas como temperaturas superficiais, regulação higroscópica, logo capacidades de absorver e expelir humidades relativas entretanto absorvidas ou existentes no ar interior.
    Pelo exposto é sempre muito mais razoável que as superfícies das paredes e tecto da divisão sejam de algum modo homogéneas.
    Não sei se baralhei, mas é assim.
    Seguem duas fotos: A primeira em que se vê o caminho dos revestimentos À cota final com a caleira de condensados; A segunda em que se vê claramente a barreira continua do isolamento (CI- vejam a literatura Americana em sistemas construtivos leves com Etics pelo exterior e isolamento, duplicado, triplicado até, pelo interior) composto por um painel em XPS complementado por tela termorefletora, que aqui só funciona como termo e não reflectora aplicada em zonas de em que a espessura do XPS pode ter influência. Tudo isto antes de mais uma camada de MLV.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
      CIMG2486 (Small).JPG
      CIMG2503 (Small).JPG
  15.  # 136

    O Dias não aceita que digam que não tem conhecimentos de comportamento térmico de edifícios. É um direito que lhe assiste mas não é por não o admitir que não deixa de ser verdade. É um assunto que não se esgota no isolamento e em que há toda uma série de factores que devem ser avaliados em conjunto. O Anonimo16062021 acha que por ser aplicador e estudioso do ETICS isso faz dele um conhecedor de tudo o resto.

    Ai agora as pontes térmicas lineares já são relevantes'?

    Acha que as pontes térmicas têm todas a mesma relevância? Indo directo ao assunto: é capaz, perante uma ponte térmica, de quantificar o seu efeito de maneira a decidir da sua relevância?

    Depois como iam os senhores dos gessos cartonados e dos isolamentos pelo interior sobreviver com toda essa crise que já anda por ai?

    Depois dá nisto, se alguém não está de acordo é porque está a defender alguma coisa, seja o gesso laminado ou lá o que for, como se o Alv, por exemplo, não tivesse
    já dado provas de ser independente e fundamentado nas opiniões que dá, o que está longe de ser o caso do Anonimo16062021 por mais simpatia que me possa merecer.
  16.  # 137

    Boas pessoal,
    Antes de mais as minhas desculpas pela ausência repentina mas foi inevitavel.
    Posto isto queria antes de mais agradecer a todos a participação que para mim está a ser extremamente util.
    Um pequeno favor a titulo pessoal... não se aborreçam, da minha parte tenho-vos a todos na mais alta das considerações e estou contentissimo pois tenho tido o previlégio de receber comentários neste tópico de grande parte dos excelentes profissionais aqui presentes e que eu tanto admiro. Obrigado.

    PS: Se as coisas me correrem bem alguns de vós ainda vão trabalhar na minha casa e depois tem de comer uns com os outros para castigo :):):)
  17.  # 138

    Colocado por: TROLHA...aproveitem e depois dêem um salto à obra

    Onde, onde???
  18.  # 139

    Colocado por: TROLHA...acabei de chegar do parque..

    ? TND?
  19.  # 140

    Colocado por: TROLHA...já treinou os escantilhões???

    Para isso tenho ainda tempo. Quando rebocarem as paredes, depois debruço-me sobre isso.
    Ando agora à volta da parte eléctrica.
    Mas os materiais necessários, já os encomendei (para o mepla).
 
0.0565 seg. NEW