Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Quero construir uma casa de férias, pequena, com um ponto comum a todo o projecto: a construção e a manutenção a curto e longo prazo terão de ter um custo reduzido.

Após algum tempo a pesquisar, sei que construir subterraneamente me permite reduzir custos em termos térmicos.
    Após ter esse ponto de partida, comecei a desenhar mentalmente o meu projecto. Decidi, portanto, que queria construir a estrutura subterraneamente, com excepção de uma ou outra parte.

A minha grande dúvida prende-se aqui: é mais caro construir subterraneamente?
    Para além disso, para criar as paredes de sustentação, terei de usar betão, certo?

Não quero construir nada em tijolo, quero que toda a casa tenha as paredes de betão, com um estilo "industrial" e "tosco".
    Fazer isso sai mais caro que usar tijolo ou nem por isso?

Estas são as primeiras dúvidas, que aprofundarei ao longo da discussão.

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: nunocoelhoBoa noite.

Quero construir uma casa de férias, pequena, com um ponto comum a todo o projecto: a construção e a manutenção a curto e longo prazo terão de ter um custo reduzido.

Após algum tempo a pesquisar, sei que construir subterraneamente me permite reduzir custos em termos térmicos.
    Após ter esse ponto de partida, comecei a desenhar mentalmente o meu projecto. Decidi, portanto, que queria construir a estrutura subterraneamente, com excepção de uma ou outra parte.

A minha grande dúvida prende-se aqui: é mais caro construir subterraneamente?
    Para além disso, para criar as paredes de sustentação, terei de usar betão, certo?

Não quero construir nada em tijolo, quero que toda a casa tenha as paredes de betão, com um estilo "industrial" e "tosco".
    Fazer isso sai mais caro que usar tijolo ou nem por isso?

Estas são as primeiras dúvidas, que aprofundarei ao longo da discussão.

Obrigado.

Boas... na prática em Betão será bem mais caro... e como estou a supor que quererá betão aparente algures na casa é bom que arranje uma empresa habituada a trabalhar com betão aparente senão o resultado final pode ser um desastre !!!
    Já agora só por curiosidade o que é que quer dizer com construir subterraneamente ????
  3.  # 3

Colocado por: nunocoelhoé mais caro construir subterraneamente?

Bastante

Colocado por: nunocoelhoPara além disso, para criar as paredes de sustentação, terei de usar betão, certo?

Certo

Colocado por: nunocoelhoFazer isso sai mais caro que usar tijolo ou nem por isso?

Nada mesmo,
    uma parede de tijolo de 15 custa 15€/m2
    Uma parede de betão com 15cm custa 50€/m2

Quer um conselho? não se meta nisso, se tem restrições financeiras, reduza a área de construção
  4.  # 4

Colocado por: Joao Dias
    Boas... na prática em Betão será bem mais caro... e como estou a supor que quererá betão aparente algures na casa é bom que arranje uma empresa habituada a trabalhar com betão aparente senão o resultado final pode ser um desastre !!!
    Já agora só por curiosidade o que é que quer dizer com construir subterraneamente ????

Obrigado pela dica.
    A minha ideia é diferente do comum.

Fiz um esquema rápido: http://dl.dropbox.com/u/7149715/maqueta.png
    A entrada na habitação fazer-se-ia por um cubículo, sendo que se descem umas escadas, passa-se por um "túnel" que tem no entanto 2 divisões ao longo do seu comprimento, sendo que se volta a subir para uma sala comum (as escadas para voltar a subir não as desenhei).

Obrigado também ao Paulo.
  5.  # 5

Colocado por: nunocoelho

Obrigado pela dica.
    A minha ideia é diferente do comum.

Fiz um esquema rápido:http://dl.dropbox.com/u/7149715/maqueta.png
    A entrada na habitação fazer-se-ia por um cubículo, sendo que se descem umas escadas, passa-se por um "túnel" que tem no entanto 2 divisões ao longo do seu comprimento, sendo que se volta a subir para uma sala comum (as escadas para voltar a subir não as desenhei).

Obrigado também ao Paulo.

Ora boas,
    não sendo profissional da área da construção e para leigos, do pouco que tenho visto ao longo das minhas investigações como futuro dono de obra, já lhe digo que isso é coisa para ficar bem mais cara do que aquilo que o Nuno imagina... de certezinha !! Isso parece obrigar a uma logistica de obra desgraçada. Já para não dizer que só em especialidades leva ai uma fortuna... arquitecto, projectos de estabilidade, etc, etc
    Mas deixe lá vir os profissionais que eles já lhe dizem.
  6.  # 6

Colocado por: nunocoelhoQuero construir uma casa de férias

Colocado por: PauloCorreiase tem restrições financeiras, reduza a área de construção

Alugue que fica muito mais barato....ou então fale comigo que tenho uma para venda :))
  7.  # 7

Colocado por: nunocoelhoA minha grande dúvida prende-se aqui: é mais caro construir subterraneamente?

Colocado por: nunocoelhoA entrada na habitação fazer-se-ia por um cubículo, sendo que se descem umas escadas, passa-se por um "túnel" que tem no entanto 2 divisões ao longo do seu comprimento, sendo que se volta a subir para uma sala comum (as escadas para

Mais isto é uma habitação ou é um bunker, deve ser para prevenir a chegada dos talibans!...
  8.  # 8

Ora boas,
    não sendo profissional da área da construção e para leigos, do pouco que tenho visto ao longo das minhas investigações como futuro dono de obra, já lhe digo que isso é coisa para ficar bem mais cara do que aquilo que o Nuno imagina... de certezinha !! Isso parece obrigar a uma logistica de obra desgraçada. Já para não dizer que só em especialidades leva ai uma fortuna... arquitecto, projectos de estabilidade, etc, etc
    Mas deixe lá vir os profissionais que eles já lhe dizem.

Sim, acredito que obrigue a processos complexos, daí ter vindo pedir ajuda, para saber o que devo fazer para tentar reduzir ao máximo os custos da obra, que sei que será cara :)

Colocado por: Picareta
    Alugue que fica muito mais barato....ou então fale comigo que tenho uma para venda :))

Não é o meu objectivo, obrigado.
  9.  # 9

Agora a sério, se quer poupar evite as construções "subterrâneas".
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  10.  # 10

Colocado por: PicaretaAgora a sério, se quer poupar evite as construções "subterrâneas".
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Eu não quero poupar, não quero é gastar desnecessariamente :)

Se alguém quiser deitar para o ar um valor para esta obra, que esteja à vontade, para ter como referência na comparação com os meus orçamentos.
  11.  # 11

Olá,

Deixo aqui um exemplo de uma obra "Quinta de Bouçós" do Arquitecto Nuno Brandão Costa. Tem uma parte construída como o Nuno Coelho deseja:
    http://www.e-architect.co.uk/portugal/quinta_de_boucos.htm

Cumprimentos,
    http://pedroresendearq.blogspot.com/
  12.  # 12

Colocado por: nunocoelho
    Eu não quero poupar, não quero é gastar desnecessariamente :)

Concordo piamente com esta maneira de ver as coisas. Para mim é já meio caminho andado. Convem ter a consciencia de que para ser fazer uma obra com qualidade tem sempre de se gastar algum dinheiro mais !!
    Boa sorte.
  13.  # 13

Colocado por: PedroResendeOlá,

Deixo aqui um exemplo de uma obra "Quinta de Bouçós" do Arquitecto Nuno Brandão Costa. Tem uma parte construída como o Nuno Coelho deseja:
    http://www.e-architect.co.uk/portugal/quinta_de_boucos.htm

Cumprimentos,
    http://pedroresendearq.blogspot.com/

Obrigado Pedro.

Concordo piamente com esta maneira de ver as coisas. Para mim é já meio caminho andado. Convem ter a consciencia de que para ser fazer uma obra com qualidade tem sempre de se gastar algum dinheiro mais !!
    Boa sorte.

Correcto. Não tenho pressa para concluir a obra, quero fazer as coisas com calma e com tempo.
  14.  # 14

Vamos a isto:- Custos? Muito mais elevados que a construção tradicional. Referindo-me apenas à estrutura, arrisco-me a dizer que com o preço de uma dessas faço duas das outras.
    - Se bem entendo a que se refere pode ter dificuldades para cumprir a obrigatoriedade de abrir janelas para o exterior nas condições regulamentares, para não falar que pode correr o risco de ter compartimentos sem sol.
  15.  # 15

Fale com o Trolha que ele é um fã das casas em betão.

E já agora passe por este tópico:

https://forumdacasa.com/discussion/20302/1/betao-a-vista-imagens-ideias-numeros-opinioes/
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 16

ao construir debaixo de terra ou semi enterrado, os custos serão mais elevados pela utilização de betão, assim como da drenagem que terá de fazer.
    reduz custos de acabamentos exteriores mas tem os atrás mencionados.
    é bom termicamente, mas o resto...no final penso que não compensa.
    se quiser pode utilizar um sistema geotermico no aquecimento e arrefecimento da casa.
  17.  # 17

E em Portugal vale a pena usar um sistema desses? É que já ouvi várias pessoas a dizerem que não na zona da grande Lisboa não é rentável.
  18.  # 18

geotermico? a médio/longo prazo deve compensar, sinceramente não sei a que preços ronda o sistema.
    em termos de temperatura compensa sempre, a temperatura abaixo solo é bastante constante e temperada, agora custos não sei.

0.0237 seg. NEW