Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: migabcEscolhi a serie E22 da Gira sobretudo pelo design e domotica KNX.
    Ainda não tenho o material instalado mas tenho umas amostras e parece-me bom mas não sei se com os anos não terei problemas. Neste momento só tenho experiência com Legrand e Efapel.
    A qualidade da Legrand é boa. Da Efapel gosto do design mas a qualidade dos materiais é inferior à Legrand.

E preços têm?
  2.  # 62

Eu faço instalações com material da marca Gira e estou satisfeito em qualidade e design.
  3.  # 63

Viva, eu tenho interruptores, comutadores e tomadas da ABB série stylo.

De um modo geral estou satisfeito com o material, pois o plástico é robusto assim como o seu miolo. Em tempos tive que comprar um interruptor de intensidade (pressão) que me custou 43€, não sei o preço desta peça em outras marcas, mas que achei caro, achei...
    • civismo
    • 20 fevereiro 2012 editado

# 64

Esta é daquelas coisas em que quero bom bonito e barato.
    É final da obra, estou teso, e o apartamento é um apartamento economico, por isso não vou meter aparelhagem muito cara.
    Mas se fosse uma vivenda de categoria equacionava até esses da ABB ou Gira

No caso do meu apartamento, vou para efapel ou então marca branca de supermecado.

Conselho: Independente da marca que comprem, comprem sempre 2 ou 3 a mais, para ficar de reserva, pois quando daqui a uns anos algum partir-se, levar uma pancada, avariar, poderá ser muito dificil / impossivel arranjar igual

Se for material ordinário, comprem mais ainda, a fazer conta que poderão mesmo avariar

edit: se um dia avariar e não conseguirem arranjar igual, podem sempre trocar por uma que esteja num sitio menos visivel
    • civismo

# 65

Outra coisa: Tenho ali umas quantas tomadas , umas novas, outras seminovas... se calhar vou aproveita-las para situações pouco visiveis, tipo dispensa, atras do frigorifico e maquina de lavar, placa de indução, etc.

Costumam fazer isto ? Aproveitar tomadas diferentes para sitios pouco visiveis, ou metem sempre todas iguais ?
  4.  # 66

Tenho o trolha a pintar lá em casa.. tenho que ir comprar tampas para as caixas de derivação do corredor !!!!

Normalmente quando se pinta, é suposto as tampas das caixas ja estarem colocadas, certo ?

São todas iguais, ou há mais jeitosas do que as classicas, tipo esta da imagem ?
      pop_C102-Ta[1].jpg
    • eu
    • 20 fevereiro 2012

# 67

Fuja das séries brancas dos AKIs e companhia...

A Legrand tem uma série económica: Suno.
  5.  # 68

Colocado por: euFuja das séries brancas dos AKIs e companhia...

A Legrand tem uma série económica: Suno.

Ja falamos na pagina 1 deste topico da serie suno... sinceramente tenho traumas com essa serie, e não gosto e não quero !

Já experiementou a Clarys (linha branca ) do aki ?

E o que acha da efapel ?
    • eu
    • 20 fevereiro 2012

# 69

Colocado por: civismoJá experiementou a Clarys (linha branca ) do aki ?

Não, mas tudo o que tenho comprado de marca branca/chinesa em AKIs e Bricomarchès, etc, é tudo de qualidade inferior... para algumas utilizações não faz muita diferença, mas para aparelhagem eléctrica, principalmente tomadas, eu não compraria...

E o que acha da efapel ?

Parece-me material frágil, mas nunca usei, por isso não opino. Mas já li opiniões muito favoráveis...
  6.  # 70

Meta as tampas nas caixas de derivação antes do pintor passar... fica com outro aspecto final.

Não se esqueça é de fazer as devidas ligações dentro dessas caixas!!
  7.  # 71

Colocado por: treladocaoMeta as tampas nas caixas de derivação antes do pintor passar... fica com outro aspecto final.

Não se esqueça é de fazer as devidas ligações dentro dessas caixas!!

Ja resolvi o assunto ! chumbei as caixas de derivação com cimento , ficou imperceptivel :P
    • eu
    • 20 fevereiro 2012

# 72

Colocado por: civismochumbei as caixas de derivação com cimento

Tapaste-as ?
  8.  # 73

Colocado por: eu
    Tapaste-as ?

Sim, chumbei com cimento e depois usei um pouco de massa de estuque para o acabamento. Depois passei lixa e ficou bacano!

Como usei ligadores wago, nao tenho nada a temer, certo ?
    • eu
    • 20 fevereiro 2012

# 74

Colocado por: civismoComo usei ligadores wago, nao tenho nada a temer, certo ?

Sim, mas... é sempre má prática...
  9.  # 75

Colocado por: eu
    Sim, mas... é sempre má prática...

Estava a brincar :D
  10.  # 76

@civismo, até fiquei assustado com esses comentários.

O que costumo fazer é colocar as tampas das caixas de derivação no local com os parafusos e depois passar massa entre as tampas e as paredes e só depois pintar, ficam five stars.

Cumps.
  11.  # 77

Vou aproveitar umas tampas que já ali tenho . Vou monta-las logo à noite
      DSCF6123.JPG
  12.  # 78

Ja nao vou e a tempo da primeira demao:
      DSCF6138.JPG
    • civismo

# 79

Impressão minha, ou estes interruptores da JSL mantêm-se inalterados há uns 20 anos ?
    http://www.jsl-online.net/Imgs/content/page_268/catalogue_jsl_2012.pdf (pagina 148 do PDF)

Ou aqui : http://www.jsl-online.net/engine.php?cat=49&area=49
  13.  # 80

Colocado por: civismoou estes interruptores da JSL mantêm-se inalterados há uns 20 anos ?

pensava que já não existiam.

0.0330 seg. NEW