Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite caros foristas.
    Agradeço a vossa ajuda e opinião, já li e reli sobre o assunto no entanto continuo com dúvidas!

    Vivo numa moradia rés do chão que vou compondo consoante as economias (poucas infelizmente). A moradia já tem 40 anos e sem isolamento (tem apenas paredes de bloco antigo, que mais parece pedra). MAndei aplicar novas janelas e portas em pvc e colocar aquecimento na casa. O problema é que mesmo assim a mesma me cria humidades nos quartos, criando pontinhos negros que tenho de limpar constantemente... nos moveis tb com o mesmo problema :-(. A minha dúvida é, como eliminar estes problemas já que tenho uma criança a caminho. assusta-me o facto da criança vir a adoecer.

    Pensei em isolar a casa por dentro (por fora torna-se complicado pq a parte de cima da moradia não é minha), colocar pladur com isolamento de lã de rocha? quanto espaço perderia em cada parede? A casa é pequena e não pretendia perder muito espaço.
    Pensei também em meter flutuante por cima dos mosaicos nos quartos para não serem tão frios,será boa opção?
    • naar
    • 27 dezembro 2011

     # 2

    Colocado por: Ruijl
    Pensei em isolar a casa por dentro (por fora torna-se complicado pq a parte de cima da moradia não é minha), colocar pladur com isolamento de lã de rocha? quanto espaço perderia em cada parede? A casa é pequena e não pretendia perder muito espaço.
    Pensei também em meter flutuante por cima dos mosaicos nos quartos para não serem tão frios,será boa opção?


    Se não consegue chegar a acordo com o proprietário do 1º piso para fazerem o isolamento exterior a "meias" (solução mais vantajosa para uma casa habitada) terá realmente que partir para a solução de isolamento interior.

    Quanto ao espaço penso que 7,5cm (até chegar o "nosso" alv:)), não se esqueça também dos tectos.

    Quanto ao pavimento flutuante, tudo ajuda!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    •  
      alv
    • 27 dezembro 2011

     # 3

    Vivam!
    Cheguei!
    Realmente, Rui, O seu problema é mesmo o isolamento, ou a falta dele.
    Já percebeu que o que interessa mesmo é colocá-lo. Não sou fundamentalista, embora trabalhe com os do interior e os prefira, o que não vem aqui ao caso, realmente se tem a casa habitada, e tratando-se de uma casa, a solução menos incomodativa é mesmo pelo exterior.
    Se tem problemas e não consegue acertar-se com o vizinho de cima, a solução é mesmo pelo interior e aí poderia dar-lhe um rol de motivos par o fazer com vantagens ou não, mas não vale a pena porque senão começamos para aqui a divagar e não vale a pena e a paciência também tem limites.
    Voltemos a si. Uma das vantagens de fazer o isolamento pelo interior é que pode começar por uma simples divisão, avaliar o funcionamento e depois continuar na medida das suas posses económicas.
    Quanto a espaços necessários, depende do sistema utilizado, que pode começar nos 5, 6cm se utar um sistema de revestimento directo, isto é, a colagem directa de placas do Tipo Pladurterm de, por exemplo 10+40mm, no caso dos rebocos das paredes estiverem bons, passando pelos 6.5cm se usar um sistema de estrutura auto portante com apenas uma placa e MLV entre as estruturas, continuando num outro sistema muito bom em que entre a estrutura e os perfis é interposto um isolamento continuo em XPS de 30 ou 40mm e só depois o sistema anterior e esse já gasta na ordem dos 10cm e por aí fora. Não esqueça também os tectos que são importantes, mas que também podem ser feitos noutra fase e sim o pavimento, se se tratar de uma envolvente exterior.
    No seu caso uma das vantagens de trabalhar o isolamento pelo interior é mesmo o facto de poder fazer por fases.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luismgh
  2.  # 4

    Colocado por: RuijlBoa noite caros foristas.
    Agradeço a vossa ajuda e opinião, já li e reli sobre o assunto no entanto continuo com dúvidas!

    Vivo numa moradia rés do chão que vou compondo consoante as economias (poucas infelizmente). A moradia já tem 40 anos e sem isolamento (tem apenas paredes de bloco antigo, que mais parece pedra). MAndei aplicar novas janelas e portas em pvc e colocar aquecimento na casa. O problema é que mesmo assim a mesma me cria humidades nos quartos, criando pontinhos negros que tenho de limpar constantemente... nos moveis tb com o mesmo problema :-(. A minha dúvida é, como eliminar estes problemas já que tenho uma criança a caminho. assusta-me o facto da criança vir a adoecer.

    Pensei em isolar a casa por dentro (por fora torna-se complicado pq a parte de cima da moradia não é minha), colocar pladur com isolamento de lã de rocha? quanto espaço perderia em cada parede? A casa é pequena e não pretendia perder muito espaço.
    Pensei também em meter flutuante por cima dos mosaicos nos quartos para não serem tão frios,será boa opção?

    Que vidro mandou colocar nas janelas?De que série são?
  3.  # 5

    Viva Alv e naar

    Agradeço imenso as vossas respostas e ajudas.

    Alv, o que refere é mesmo o que pretendo "No seu caso uma das vantagens de trabalhar o isolamento pelo interior é mesmo o facto de poder fazer por fases." Isto se resultar avanço para as divisões seguintes. No wall qd adquiri a moradia consegui fazer obras e fiz o isolamento devido com parede dupla e roofmate (penso ser assim q se diz)
    Desculpe é a ignorancia, qd refere aplicar o pladuterm trata-se das plcas de gesso cartonado colados directamente na parede?
    O que me pareceu +/-fiável e estava a pensar seria aplicar estrutura metalica nessa estrutura aplicar a la de rocha e aplicar o pladur por cima da estrutura. o ideal seria perder só 5cms e continuar com um quarto aceitavel.

    Não sei é se tenho humidade pelo chão... se tiver n é mt... mas alguns moveis aglomerados criam mofo... tive a ideia (se calhar sem sentido) de colocar poliuretano ou cortinha por cima do mosaico e dps flutuante por cima. Será disparata?
  4.  # 6

    Boa noite Jorge Rocha

    A série é da Kommerling Eurofutur vidros da focolit
  5.  # 7

    focolit?Que é isso?Alguma marca de vidro?A composição do vidro tem caixa entre vidros de quanto?Não são vidros de baixo emissivo?
  6.  # 8

    Sim é a marca de vidro. a caixa é de 70mm se não estou em erro só poderei confirmar dps de ver o orçamento q se encontrao mail da empresa :-(
  7.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021
    Pois,mas tem que ter em conta em proteger a MLV da humidade vinda do exterior,caso não o faça dentro de pouco tempo lá se vai o isolamento e volta outra vez o mesmo

    Era o prisma que temia... as paredes q tenho são areadas com macofino por cima mas sendo que aplicar o isolamento directo na parede não seria fiável,
    O ideal seria placa de gesso, mlv e placa de gesso de novo?
  8.  # 10

    Eu refería-me à caixa entre o vidro duplo...
    Por exemplo um vidro de 4mm.com uma cx.14mm.e um vidro de 6mm.?
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

     # 11

    Vivam!


    Colocado por: Ruijl
    Era o prisma que temia... as paredes q tenho são areadas com macofino por cima mas sendo que aplicar o isolamento directo na parede não seria fiável,
    O ideal seria placa de gesso, mlv e placa de gesso de novo?


    Nada disso. O seu problema é falta de isolamento, falta essa que lhe provoca condensados quando aquece a casa.
    Muito dificilmente terá infiltrações, logo pode isolar à vontade com estrutura metálica, uma ou duas placas de gesso e no interior manta de lã de vidro com papel kraft virado para o interior e garantidamente que não tem nenhum problema da humidade passar para o interior com tempo.
    Se duvidar poderá utilizar entre a estrutura e a parede existente outro isolamento fazendo uma barreira continua. Esse isolamento, preferencialmente deverá ser um XPS, com 3cm mas também pode ser uma tela tipo tripolux e assim afasta a falta de confiança em relação à humidade. Pode até aproveitar a tela para utilizar como junta de estanqueidade.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruijl
  9.  # 12

    Colocado por: Jorge RochaEu refería-me à caixa entre o vidro duplo...
    Por exemplo um vidro de 4mm.com uma cx.14mm.e um vidro de 6mm.?

    Esqueça o que disse anteriormente. penso que é 4-16-6
    mas n tenho problemas com janelas e portas... alias foi a melhor compra q fiz.
  10.  # 13

    Colocado por: alvVivam!




    Nada disso. O seu problema é falta de isolamento, falta essa que lhe provoca condensados quando aquece a casa.
    Muito dificilmente terá infiltrações, logo pode isolar à vontade com estrutura metálica, uma ou duas placas de gesso e no interior manta de lã de vidro com papel kraft virado para o interior e garantidamente que não tem nenhum problema da humidade passar para o interior com tempo.
    Se duvidar poderá utilizar entre a estrutura e a parede existente outro isolamento fazendo uma barreira continua. Esse isolamento, preferencialmente deverá ser um XPS, com 3cm mas também pode ser uma tela tipo tripolux e assim afasta a falta de confiança em relação à humidade. Pode até aproveitar a tela para utilizar como junta de estanqueidade.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruijl


    Muito Obrigado. vou pedir orçamentos para o efeito
    •  
      alv
    • 28 dezembro 2011

     # 14

    Vivam!

    Colocado por: Anonimo16062021
    Palavras para que?



    O que é que eu posso dizer mais?
    "Fassam" parte.
  11.  # 15

    Colocado por: fabio jose beirãoconvinha mesmo aplicar lã de rocha para isolar da humidade


    Ó homem deixe de ser bronco distraído. Então a lã de rocha isola a humidade?

    Cumprimentos.
  12.  # 16

    Mas vocês acham que a diferença entre os vidros é assim tanta que torna uma casa fria em quente e vice versa??
    Se me falarem na existências de estores ou portadas exteriores devidamente fechadas à noite...

    Por melhores que sejam os vidros, o homem tem sérios problemas de isolamento na casa e não éra vidro nenhum que resolve.

    Etics por fora se se entender com o vizinho, ou isole por dentro, incluindo tectos. (e o chão??!!!)


    Colocado por: Jorge RochaEu refería-me à caixa entre o vidro duplo...
    Por exemplo um vidro de 4mm.com uma cx.14mm.e um vidro de 6mm.?
    • pehp
    • 30 dezembro 2011

     # 17

    Boas a todos,

    A minha habitação é antiga,já restaurada mas(como nova) sem isolamento e só se está bem dentro dela com aquecimento. Parando o aquecimento já se sente algum desconforto, basta parar ou tendo a temp. pretendida.
    Estou então a ponderar o seguinte: revestir todo o seu interior(paredes e tetos.O chão não sei o que posso fazer?) com isolamento e pladur(soluções apresentadas aqui no forum). Outra situação é pelo exterior mas não quero desfazer do azulejo antigo...

    A casa é voltada a Norte e não tem qualquer janela voltada a Sul, ao sol e ainda tem a agravante de ter um muro alto(3m) de uma quinta, nas costas,encostado na casa(lado sul). Tem janelas voltadas a nascente a sul nada.

    O que pergunto é o seguinte: A localização de uma casa é importante. Neste caso de uma casa com 170m2, arranjando-a termicamente mas localizada voltada para o sol é viavel o arranjo ou mais vale fazer uma?

    Ajuda... obrigado.

    pehp
  13.  # 18

    Colocado por: system32Mas vocês acham que a diferença entre os vidros é assim tanta que torna uma casa fria em quente e vice versa??
    Se me falarem na existências de estores ou portadas exteriores devidamente fechadas à noite...

    Por melhores que sejam os vidros, o homem tem sérios problemas de isolamento na casa e não éra vidro nenhum que resolve.

    Etics por fora se se entender com o vizinho, ou isole por dentro, incluindo tectos. (e o chão??!!!)




    Se soubesse o que diz...não iria concordar com suas próprias palavras!

    Observe um vidro de valor ug 1,4......e perfil uf 1,3....

    Rocha
  14.  # 19

    Sabendo que havia um diferencial de temperatura do exterior para o interior de cerca 25º

    Rocha
    •  
      alv
    • 30 dezembro 2011

     # 20

    Vivam!
    pehp, o melhor que tem a fazer é rodar a casa:)
    ou deitar o muro do sul a baixo e abrir umas janelas a sul:)

    Agora mais a sério. Repare que por muito que isole, esse isolamento por si só não lhe vai aquecer a casa. Só lhe atrasa as trocar térmicas e a percas pela envolvente.
    Quanto ao valer a pena , certamente que se a casa é boa, bem localizada e se se sente bem aí, fica, certamente incomparávelmente mais barato tratá-la.
    Como eu sempre digo e repito, pode sempre tratar apenas uma divisão, bem isolada e depois verificar o funcionamento e se valer a pena fazer no resto da casa.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pehp
 
0.0224 seg. NEW