Iniciar sessão ou registar-se
    • M.H.
    • 28 dezembro 2011

     # 1

    boas
    tenho ponderado adquirir uma salamandra,contudo ,nas opções estéticas estou limitado aos euros e na casa de valores de 250e a 350e nao encontrei com as medidas que pretendo.
    vi no entanto recuperadores vários nessa ordem de valores.
    a minha pergunta é :posso eu utilizar o recuperador como se fosse uma salamandra?
    a ideia era ter um único tubo de saída de fumos na parte de cima, na vertical e directo ao tecto,tal como a salamandra.
    com a excepção do isolamento que seria necessário no caso do recuperador ,que mais factores tenho de ter em conta?
    a base em cimento refractário chega ou tenho de fazer uma caixa no fundo com saída/entrada de ar?

    obrigado a quem puder esclarecer e boas festas
    abraço
  1.  # 2

    no final se calhar fica mais caro do que uma salamandra...
    • M.H.
    • 28 dezembro 2011

     # 3

    Colocado por: pirikano final se calhar fica mais caro do que uma salamandra...

    nos custos n tenho grandes duvidas...a minha duvida e´na viabilidade de execução.
    no que diz respeito a custos :

    salamandra com as medidas +- do recuperador: 600e

    recuperador: 250e + lá de rocha + cimento + pladur/massa de acabamento + 3m tubo
    não chega de certeza a 400e na totalidade

    suposta poupança de 200e...digo eu:)
    abraço
  2.  # 4

    recuperador: 250e + lá de rocha + cimento + pladur/massa de acabamento + 3m tubo
    não chega de certeza a 400e na totalidade
    claro que não chega, passa e um bom bocado, só o tubo em inox falamos 24€ mais iva cada mt
    • eu
    • 29 dezembro 2011

     # 5

    Mais vale comprar a salamandra...
    • M.H.
    • 30 dezembro 2011

     # 6

    agradeço as dicas dadas nos custos!

    contudo ,afim de tomar uma decisão final,gostaria de apurar alguns factos ao nível da execução.
    posso ou não montar o recuperador como de uma salamandra se trata-se?
    posso abdicar da ventilação inferior e colocar apenas a conduta de fumos assim como na salamandra?

    a intenção era essa,isolar o recuperador dos lados e por cima,mas de resto fazer tal e qual como se de uma salamandra se trata-se.

    desde já o meu obrigado.
    • eu
    • 30 dezembro 2011

     # 7

    Colocado por: M.H.a intenção era essa,isolar o recuperador dos lados e por cima,mas de resto fazer tal e qual como se de uma salamandra se trata-se.

    Nem tem que o isolar... pode só colocar o tubo de exaustão e já está!
    • M.H.
    • 30 dezembro 2011

     # 8

    Colocado por: eu
    Nem tem que o isolar... pode só colocar o tubo de exaustão e já está!


    o modelo de recuperador que vi na casa dos 250e tem uma abertura na parte inferior a´porta(grelha),que julgo tratar-se de ventilação uma vez que trabalha fechado deve servir para ajudar na combustão...poderei anular isso? ou terei que fazer a tal caixa por baixo da parte inferior afim de passar o tubo para a rua?

    abraço
  3.  # 9

    Boas
    Penso que não deve tratar o recuperador como uma salamandra pois embora o fim a que se destinam seja idêntico, nunca poderá tirar o máximo rendimento se optar por o fazer.
 
0.0144 seg. NEW