Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bons dias!

tenho um problema, estou a tentar instalar umas novas tomadas e preciso de ajuda.

a) 2 fios pretos, 2 azuis, 1 amarelo e 1 verde com lista amarela
    b) 1 fio preto, 1 azul e 1 amarelo
    c) 2 fios pretos, 2 azuis, 1 verde com lista amarela

as tomadas que comprei têm 4 buracos (2 buracos 2 a 2).

como tenho de agrupar os fios?

Obrigado!
  2.  # 2

embora não sendo electricista, penso que a opção é a b) - um positivo, um negativo e o amarelo (terra)
    • eu
    • 28 dezembro 2011

# 3

Uma vez que é completamente leigo neste assunto, o melhor é deixar esse trabalho para um profissional.

Uma tomada mal ligada pode MATAR! (por exemplo, se ligar a fase ao terminal de Terra da tomada).
  3.  # 4

a) 2 fios pretos, 2 azuis, 1 amarelo e 1 verde com lista amarela
    b) 1 fio preto, 1 azul e 1 amarelo
    c) 2 fios pretos, 2 azuis, 1 verde com lista amarela
    isto é o quê? as hipoteses?

nas tomadas são ligados 3 fios:
    1 preto-fase
    1 azul-neutro
    1 verde/amarelo-terra
  4.  # 5

Colocado por: pdavidmarquesnas tomadas são ligados 3 fios:
    1 preto-fase
    1 azul-neutro
    1 verde/amarelo-terra

Mas convém que sejam ligados no sitio certo.
  5.  # 6

Nessa situação, julgo que terá 2 conjuntos de fios porque provavelmente irão alimentar outra tomada na mesma divisão. Portanto se não ligar os fios todos, provavelmente ficará sem electricidade em outras tomadas.

Já agora, não se esqueça de desligar o quadro antes de fazer a operação... e convém saber onde os está a "enfiar" conforme dito pelo Picareta....

; )
      images3.jpg
  6.  # 7

Colocado por: euUma vez que é completamente leigo neste assunto, o melhor é deixar esse trabalho para um profissional.

Se o mestrec for uma senhora concordo que chame um profissional ou o vizinho do 2º Esq, agora se for homem, macho, tem de instalar a tomada nem que seja à cabeçada : ) rsrsrs

Quem nunca apanhou um choque que atire a 1ª pedra (Atenção que choques a brincar com as "luzinhas" de Natal não contam....)
  7.  # 8

Já agora, não se esqueça de desligar o quadro antes de fazer a operação
    não precisará de chegar a tanto, basta identificar o unipolar e desligar o mesmo, cuidado que a terra com o neutro não pica mas faz disparar o diferencial
  8.  # 9

Colocado por: pdavidmarquesnão precisará de chegar a tanto, basta identificar o unipolar e desligar o mesmo, cuidado que a terra com o neutro não pica mas faz disparar o diferencial

Eu sei que a sua intenção é boa, mas suspeito que o "requerente" não percebeu patavina do que acabou de escrever....
    Concordam com este comentário: mestrec
  9.  # 10

obrigado a todos.

na minha cozinha tenho 3 buracos para tomadas assim:

1º Tomada) 2 fios pretos, 2 azuis, 1 amarelo e 1 verde com lista amarela
    2º Tomada) 1 fio preto, 1 azul e 1 amarelo
    3º Tomada) 2 fios pretos, 2 azuis, 1 verde com lista amarela

as tomadas que tenho têm 4 buracos ... queria que alguém me pudesse indicar como que fios devem ficar juntos.

por exemplo na 2º tomada posso deixar o fio preto no buraco da esquerda e o azul e amarelo juntos nos buracos da direito?

obrigado
  10.  # 11

não, tem de ligar como eu disse, se tiver cores de fios a dobrar é como o quintinha lhe disse junta cor com cor e liga, não invente as suas tomadas pode dar-me a marca e serie? mas por norma as tomadas estão identificadas a terra fio verde/amarelo liga onde tem o simbolo com risquinhos as outras cores da esquerda para a direita ou vice versa é igual, mande ai se puder o que lhe pedi
  11.  # 12

a marca é schneider (a serie tenho de ver), estou a ver se vejo na net alguma fotografias mas não encontro ... amanhã assim que puder meto uma foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques

0.0097 seg. NEW