Iniciar sessão ou registar-se
    • FMI
    • 11 novembro 2008

# 1

Caros,
    Estou construindo uma moradia chave na mão. O empreiteiro, segundo o contrato, deve apenas facturar conforme evolução da obra e assim tem feito.
    A mim parece-me que me está debitando acima do construido mas, tenho dúvidas e gostaria fazer uma auditoria à obra.
    Por acaso alguém me poderia indicar um Engº experiente em construção de moradias que me possa ajudar nesta matéria? Construção zona de Óbidos.
    Cpts,
    FMI
  1.  # 2

Colocado por: FMIPor acaso alguém me poderia indicar um Engº experiente em construção de moradias que me possa ajudar nesta matéria? Construção zona de Óbidos.

Não é necessárioser experiente na construção de moradias, mas experiente na execução de autos de medição

Colocado por: FMIA mim parece-me que me está debitando acima do construido mas, tenho dúvidas e gostaria fazer uma auditoria à obra.

Se o empreiteiro não tentar fazer uma sobre facturação, quem estiver à frente da obra, merece levar nas orelhas e quem deixar sobre facturar merece levar nas orelhas. É um jogo muito importante

Têm orçamento descriminado ou por valor global? Se me puder enviar o orçamento que têm, posso ver a melhor maneira. Não sou é engenheiro, é que se arranja :)

Óbidos? Ganhei lá uma data de provas de remo, Boa zona
    • FMI
    • 12 novembro 2008

# 3

Valor global é o que tenho. A obra está andando mas, tenho duvidas se o que está efectivamente feito corresponde ao facturado. Na minha opinião e opiniões de amigos estarei pagando 10 a 15% acima do devido mas, tudo isto é muito vago.
    Tive uma reunião com o construtor, diálogo de surdos. Eu dizia que a obra não justifica o facturado, ele diz que o facturado é o que está feito. Como sair desta embrulhada? Só uma entidade externa que atravez de calculos e mediçoes prove preto no branco.

Cpts,
    FMI
    • ns03
    • 12 novembro 2008

# 4

Permita-me que tire uma ilação, está a trabalhar na base da desconfiança!
    Eu também estou a construir, sou dono da obra e como até agora o empreiteiro não deu qualquer motivo para não confiar nele as coisas têm corrido bem.
    Mas também bem sei que o seguro morreu de velho...

http://new-life-inn.blogspot.com
  2.  # 5

Colocado por: FMIValor global é o que tenho.

perdoe-me um desabafo. nunca mais aprendem? Preço global? Agora aguentem-se

Colocado por: FMINa minha opinião e opiniões de amigos estarei pagando 10 a 15% acima do devido mas, tudo isto é muito vago.

E baseiam-se em quê para acreditar nisso? Em que fase da obra está? Um bom referencial é o seguinte: Quando a estrutura estiver pronta, deverá ter pago cerca de 1/3 do orçamento.

Colocado por: FMIomo sair desta embrulhada? Só uma entidade externa que atravez de cálculos e mediçoes prove preto no branco.

Isso é fácil. Manda fazer um mapa de quantidades de trabalho, orçamenta-o e depois faz um auto de trabalhos. Mas pergunto eu, e se dai resultar que está ser enganado (e deve estar pela resposta que o construtor deu)? Está preparado para a guerra e eventualmente correr come ele, quando se descobrir que o seu orçamento é baixo e não dá para ele acabar?
  3.  # 6

Colocado por: PauloCorreiaQuando a estrutura estiver pronta, deverá ter pago cerca de 1/3 do orçamento.

Sr. Paulo, apenas uma pergunta "básica":
    Estrutura pronta é lajes e pilares apenas, ou já inclui levantamento de paredes?
    Isto quem não sabe... ;)

Cump.
  4.  # 7

Colocado por: Pedro Azevedo78Estrutura pronta é lajes e pilares apenas, ou já inclui levantamento de paredes?

Sem paredes levantadas
    • FMI
    • 14 novembro 2008

# 8

Caro Paulo Correia.
    Concluidos - fundações (tem uma garagem na cave que ocupa 1/3 da construção, todo o resto é térreo); betão; alvenaria revestindo todo o betão; alvenaria nas divisões internas; rebocada por fora; tubagens de água e aquecimento lançados no chão.

Esta é a situação da casa. Que percentagem do custo total estará feita? Não sei se poderá ter uma ideia aproximada.

Cpts,

FMI
  5.  # 9

Sr. FMI

Diga-me qual é a área de construção em cave e em habitação, qual o tipo de acabamentos baixo, médio ou alto.
    Se possível o orçamento do empreiteiro, para avaliar melhor a situação.
    Pelo que vejo, tem a estrutura pronta. Estrutura do telhado também? Alvenaria revestindo o betão não entendo o que é?
    A cave como está? O piso térreo da cave está feito?
    Se tiver fotos ajudaria.
    Mas posso adiantar que 1/3 para a estrutura é muito, daí a ter a casa pronta vai um passo muito grande.
    • FMI
    • 16 novembro 2008

# 10

Caro Francisco, obrigado pela ajuda, então aqui ficam os dados:
    Arae construção: 336 m2
    Area abaixo do solo: 87 m2
    Pateos não cobertos: 35,3m2
    Acabamento: medio/alto
    Orçamento cahve na mão s/cozinha é: 285.000 EUR
    Pronto:
    1- movimentação de terras.
    2- armaduras
    3- betão (toda tem estructura em betão, revestida exteriormente com tijolo e caixa de ar no meio.
    4- alvenaria que reveste todas as paredes em betão.
    5- isolamentos só os da caixa de ar no interior das paredes.
    6- todas as divisões ja estão feitas em tijolo.
    7- tem lanaçados no chaõa as tubagens de agua e aquecimento.
    8- a cave já está rebocada por dentro (creio que é rebocado que se diz, está revestida a cimento e pronta a ser pintada).
    9- toda a casa esta rebocada por fora.
    Nota: tem a placa concluida, não terá telhado, apenas placa de betão isolada.
    Aguardo, obrigado.FMI
  6.  # 11

Photobucket

Os valores da esquerda são para uma vivenda de 400m2 sem cave e de cobertura plana. Extrapolando, daria os seguintes valores no quadro da direita.

Como tudo, vale o que vale
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
    • FMI
    • 16 novembro 2008

# 12

Caro Paulo Correia,
    Obrigado, serve-me bastante.

FMI
  7.  # 13

Bem

este post é antigo, mas o assunto é muito actual, como será que esta a situacao agora?

FMI algum desenvolvimento? Quando escolheu o empreiteiro nao tinha referencias dele?

0.0160 seg. NEW