Colocado por: carvidal- Existirá empresas dedicadas à gestão de arrendamentos?
Colocado por: carvidal- Poderei nomear uma pessoa de confiança para ser meu representante e poderá ele resolver qualquer tipo de problema relativo ao arrendamento?
Colocado por: carvidal- Será um banal Contrato de Arrendamento o adequado, ou haverá algum outro tipo de Contrato mais ajustado para quem permanece longos períodos no estrangeiro?
Colocado por: carvidalQualquer informação relevante, chutem que será bem vinda!
- Existirá empresas dedicadas à gestão de arrendamentos?
- Poderei nomear uma pessoa de confiança para ser meu representante e poderá ele resolver qualquer tipo de problema relativo ao arrendamento?
- Será um banal Contrato de Arrendamento o adequado, ou haverá algum outro tipo de Contrato mais ajustado para quem permanece longos períodos no estrangeiro?
Colocado por: luisvvSim - empresas de gestão de imóveis (a maioria dedica-se aos condomínios, mas algumas acumulam) e instituições de utilidade pública como a Associação Lisbonense de Proprietários e a Associação de Inquilinos Lisbonenses.
Colocado por: carvidalOlá a todos!
Sou proprietário de 2 casas, a pagar ao banco em regime geral, e estou a ponderar emigrar para um país longínquo, arrendando os dois T2, mobilados e equipados.
Tenho lido algumas discussões sobre arrendamento de imóveis e eu próprio já tive a experiência de arrendar uma casa, há cerca de 2 anos, tendo noção dos riscos inerentes.
Tendo em conta as circunstancias actuais, seria ideal dar este passo de uma forma "à prova de malandros". Agradecia muito que me ajudassem a clarificar e encontrar soluções, para que possa partir para a aventura da emigração com a cabeça o mais livre possível de problemas. Deixo alguns tópicos de arranque:
- Existirá empresas dedicadas à gestão de arrendamentos?
- Poderei nomear uma pessoa de confiança para ser meu representante e poderá ele resolver qualquer tipo de problema relativo ao arrendamento?
- Será um banal Contrato de Arrendamento o adequado, ou haverá algum outro tipo de Contrato mais ajustado para quem permanece longos períodos no estrangeiro?
Enfim... não me lembro de mais perguntas. Qualquer informação relevante, chutem que será bem vinda!
Muito Obrigado... em antecipação!
Como se procede para colocar alguém da minha confiança como meu representante, podendo este assinar documentos em meu nome? Não bastará uma declaração assinada por mim, ou basta isso?
Imobiliárias sinceramente e baseado em experiências próprias, não acho que façam algo mais que eu próprio possa fazer até melhor. Mas este tipo de empresas/entidades que refere serão de confiança acrescida? Se alguém tiver experiências com estas, pf pronuncie-se.
Colocado por: carvidalSe alguém tiver experiências com estas, pf pronuncie-se.
Colocado por: carlosj39Investigue também se o banco não lhe altera o spread nalguma das casas, isto porque há pouco tempo tempo fui-me informar ao meu banco que caso quisesse arrendar a casa onde agora habito e que tem hipoteca bancária, o spread se alteraria, ipso facto, isto é só por passar de "emprestimo para habitação propria" para "emprestimo habitação para arrendamento", de 0.8 para ...o mínimo de 3.5
Investigue também se o banco não lhe altera o spread nalguma das casas, isto porque há pouco tempo tempo fui-me informar ao meu banco que caso quisesse arrendar a casa onde agora habito e que tem hipoteca bancária, o spread se alteraria, ipso facto, isto é só por passar de "emprestimo para habitação propria" para "emprestimo habitação para arrendamento", de 0.8 para ...o mínimo de 3.5 ( e depois, tal como já o disse noutro tópico,os bancos não são nadinha gulosos, pois não lvv?).
Colocado por: luisvv
O Carlos não leu o contrato que assinou quando pediu o crédito? Não sabe que se for ao banco pedir crédito para outro fim que não habitação própria e permanente, as condições são diferentes? Certamente compreende que um imóvel arrendado comporta um risco para o credor hipotecário superior ao de um imóvel para Hpp ?
Colocado por: luisvv
O Carlos não leu o contrato que assinou quando pediu o crédito? Não sabe que se for ao banco pedir crédito para outro fim que não habitação própria e permanente, as condições são diferentes? Certamente compreende que um imóvel arrendado comporta um risco para o credor hipotecário superior ao de um imóvel para Hpp ?
Colocado por: luisvv
O Carlos não leu o contrato que assinou quando pediu o crédito? Não sabe que se for ao banco pedir crédito para outro fim que não habitação própria e permanente, as condições são diferentes? Certamente compreende que um imóvel arrendado comporta um risco para o credor hipotecário superior ao de um imóvel para Hpp ?
Colocado por: carlosj39Aconselho-o e esperar mais uma semana ou duas - dado que a nova lei do arrendamento está prestes a sair- antes de arrendar.
Colocado por: luisvvPara o representar perante terceiros (arrendatários ou entidades terceiras) é necessária uma procuração.
Colocado por: PicaretaPara avançar para uma solução destas só para empresas recomendadas por alguém que as conhece bem. Se for em Coimbra tenho uma empresa que posso recomendar.
Colocado por: de jesus mendesa melhor soluçao ai nesse Pais é um avogado que receba as rendas..se vai para essas empresas ou Associaçao de proprietarios isso nao vale nada.
Colocado por: carvidalComo se procede para colocar alguém da minha confiança como meu representante, podendo este assinar documentos em meu nome? Não bastará uma declaração assinada por mim, ou basta isso?
Colocado por: carvidalQualquer informação relevante, chutem que será bem vinda
Colocado por: DianeNão é muito fácil, porque para alguns, quem vive fora do país é sinónimo de emigrante “bronco”, mas enganam-se.
Colocado por: DianeInfelizmente, vai certamente precisar de recorrer algumas vezes aos serviços dum advogado.
Li bem e no contrato nenhum item relativo ao spread se alteraria pelo facto de mudar de HPP para HArrendamento.
Quanto ao risco aumentar, discordo, um bom contrato de arrendamento, sob o NRAU, com um bom fiador, significa obviamente uma capacidade financeira de pagamento acrescida do mutuario, pelo que o spread, numa analise de risco objectiva, deveria era baixar.
De qquer forma, se fosse pelo seu raciocício, sempre lhe digo que quando perguntei no banco se arrendasse esta casa (minha actual HPP), e fosse morar para outra (onde tenho tb. emprestimo para arrendamento, do mesmo banco, esta com spread de quase 3%)em que a tenho quase disponível (pois tenho-a arrendada a estudantes), o spread neste caso tb, subiria para - pelo menos - os mesmos 3.5...
Por acaso estou agora a lembrar-me que a Sra. a quem comprei uma das casas tinha uma advogada que lhe tratava de tudo. Era uma espécie de braço direito. E como ela tinha uma dezena ou mais de casas arrendadas, era bem capaz de usar essa técnica. Portanto, só para ver se entendi o esquema, o inquilino faz a transferência do valor total da renda para o advogado, que por sua vez faz a transferência do valor remanescente (tirando o pagamento pelos serviços do advogado) para o senhorio. É isso?...
E sim, concordo que no aspecto do "respeitinho que é advogado", é capaz de fazer diferença o inquilino fazer os pagamentos das rendas para o senhorio ou para um advogado, que se falhar, sabe que o tem à perna na hora!
Obrigado pela dica!
Tem ideia de quanto é costume cobrarem? Será à percentagem ou valor fixo por habitação?