Iniciar sessão ou registar-se
    • azasi
    • 30 dezembro 2011 editado

# 1

Caros membros,
    Para ligar a moradia à rede da EDP o eletricista indicou que se deveria colocar um cabo elétrico de cobre de 35mm ou de alumínio de 50mm (a casa está a cerca de 150mts do ramal). Quais as vantagens e desvantagens de cada um deles? Qual o preço por metro + IVA ? Agradeço desde já toda e qualquer ajuda neste assunto. Aproveito para desejar um excelente ano de 2012.
    Azasi
  1.  # 2

Para ligar a moradia à rede da EDP o eletricista indicou que se deveria colocar um cabo elétrico de cobre de 35mm ou de alumínio de 50mm (
    a ligação é aérea ou subterrânea? o cabo é xs de 35/cobre e precisa também das pinças pois a edp não fornece, custa uma pipa se precisar amanhã dou-lhe o valor pois não tenho aqui as tabelas
  2.  # 3

a ligação é subterrânea. Obrigado. Fico a aguardar pelo valor. Se puder indicar o de alumínio tb agradeço.
  3.  # 4

Na minha requisição de ligação em baixa tensão, é a EDP que especifica as condições técnicas de ligação, não o electricista.
    No meu caso, está claramente definido cabo tipo LSVAV com secção de 16mm2 para uma potência requisitada de 20,70kVA.

cumps
    • eu
    • 31 dezembro 2011

# 5

Ui... prepare-se para gastar uma fortuna...
  4.  # 6

Colocado por: euUi... prepare-se para gastar uma fortuna...

atenção que a potência pedida é só para execução da obra. Depois a potência é ajustada à realidade necessária...

cumps
    • SVM
    • 2 janeiro 2012

# 7

bOAS!
    Não quero ser o portador das más noticias, mas acho que vai ter que falar novamente com o seu instalador se estiver a falar de ligação definitiva...
    O cabo a utilizar está tabelado de acordo com as formulas especificas num esclarecimento da certiel.
    Quem quiser envie-me um email que depois envio uma digitalização.

Assim sendo para a potencia a contratar monofásica e que a portinhola deverá estar em confrontação com a via pública:
    6.9KVA - Distancia 150ml - em cobre= cabo de 70mm2 - em aluminio = 95mm2

não há que enganar para esta e outras potencias a contratar.
    existe uma portinhola no muro de entrada e daí para a frente é responsabilidade do proprietário/instalador que deverá obedecer aos pressupostos da certiel.

se for para quadro de obras, as contas são outras, mas seja como for vai ter que executar a definitiva nalguma fase de obra...
    Abraço e bom ano.
    • eu
    • 2 janeiro 2012

# 8

Colocado por: SVMem cobre= cabo de 70mm2 - em aluminio = 95mm2

Ao preço que o cobre está... Que rombo no orçamento!
    • SVM
    • 2 janeiro 2012 editado

# 9

ao preço actual, tendo em consideração que deve mexer estes dias sendo valores de tabela e sem IVA, que vale o que vale...

2x XV1x70pt - 19.086€/ml
    2x LXV1x95 - 3.572€/ml

ou seja, muita fruta... sem contar com aberturas de vala, tubagens e mão de obra...
    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azasi
    • azasi
    • 2 janeiro 2012 editado

# 10

Obgd. Abç
  5.  # 11

existe uma portinhola
    as portinholas que fala são as caixas p100, e que antigamente se podia fazer com os fusiveis de faca e agora é proibido só de cassete, a p100 e a respectiva ligação é da responsabilidade do dono
  6.  # 12

se for para quadro de obra para não estar com muitas despesas pendure como já noutra discussão que anda por ai, disseram que dá para pendurar, eu tudo o que fiz sempre me obrigaram a fazer a casota com a respectiva caixa cofré do lado de fora,

0.0157 seg. NEW