Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Peço a vossa ajuda para me esclarecerem a seguinte questão:

Há cerca de 2 meses assinei, como compradora, um contrato de promessa de compra e venda de um imóvel sendo que o paguei na totalidade, em dinheiro, sem ter recorrido à banca.
    Agora tenho de fazer a escritura do mesmo mas queria gastar o menos possível com escrituras, registos, etc. Sei que há a modalidade de casa pronta, balcão único, etc. mas todos eles têm vantagens e desvantagens, Já alguém passou por uma situação semelhante?

Eu própria desconheço o procedimento, ou seja, as várias etapas que devo percorrer para tratar de tudo de forma eficiente (poupando tempo e dinheiro).

Se me conseguissem ajudar ficaria muito grata.

Cumprimentos,
    IL
  2.  # 2

Na Casa Pronta é o local ideal. Mais barato, rápido e tudo tratado no mesmo balcão. Fiz há pouco uma escritura, os valores variam conforme o valor do imóvel.
    Encontra aqui toda a informação:
    http://www.casapronta.pt/CasaPronta/conteudos/faq.jsp
    • Kroko
    • 3 janeiro 2012 editado

# 3

Eu fiz uma escritura há pouco tempo e fiz pela casa pronta, mas informei-me também num notário e o preço era muito parecido, mas na casa pronta não precisei de ir as finanças para pedir a isenção fiscal do EMI e de alterar a minha morada fiscal eles tratam de tudo.
  3.  # 4

Obrigada pelas respostas.

Diga-me só mais uma coisa? É sempre necessário fazer registos provisórios? Estou mesmo à nora com isto.... Também tenho de pagar o IMT antes de efectuar a escritura?

Cumprimentos,

Ilopes
  4.  # 5

Colocado por: ilopesEstou mesmo à nora com isto....

Diga-nos:

Valor da escritura?
    Ano de construção do Imóvel?
    O imóvel tem hipoteca?
    O vendedor já tem o certificado energético?
    Quem é o responsável pela marcação da escritura? o comprador ou o vendedor?

Colocado por: ilopessendo que o paguei na totalidade, em dinheiro,

Pagou a totalidade antes de fazer a escritura?
    •  
      FD
    • 4 janeiro 2012

# 6

Colocado por: ilopesÉ sempre necessário fazer registos provisórios?

Não mas, no seu interesse, deve fazê-lo quanto antes. É isso que lhe dá vantagem no caso do vendedor voltar a vender o imóvel e fugir para o Brasil com o dinheiro de duas ou mais vendas...

Colocado por: PicaretaPagou a totalidade antes de fazer a escritura?

Também estou pasmo - para quem nos lê, isto é algo que NUNCA se deve fazer.

Um conselho: vá a um balcão casa pronta quanto antes.

Não conheço os trâmites do negócio mas, a diferença entre os diversos métodos é risível face ao esforço para comprar um qualquer imóvel sem recurso a crédito.
    O que tem menos burocracia é, sem margem para dúvidas, o balcão Casa Pronta.
    Não adie é muito mais essa escritura.
    •  
      GF
    • 5 janeiro 2012

# 7

Dar qualquer valor no CPCV é sempre arriscado pelas razões que mencionou o FD, entre outras, sendo que dar a totalidade é ainda pior....
    Registos provisórios já não se usam quando é feita a "escritura" através do casa pronta, mas pode sempre fazê-los para sua protecção....
    Contudo relembro que o proprietário terá de estar presente ou levar o documento por ele assinado e autenticado por notário ou advogado....
    Contudo o registo provisório apenas garante que o proprietário nao vende a casa a mais ninguem durante 6 meses...
    Melhor mesmo é marcar a escritura quanto antes, seja no notário ou no casa pronta.
    • ilopes
    • 6 janeiro 2012 editado

# 8

Muito obrigada pela ajuda de todos vós.

A senhora que me vendeu a casa é de confiança e muito honesta. Embora devamos estar sempre com o pé atrás eu estou em crer que felizmente estou a negociar com uma pessoa como já há poucas! De qualquer forma muito obrigada pela vossa chamada de atenção, vou ter em consideração isso em negócios futuros... de facto desconhecia que era assim tão arriscado.

Liguei agora para a conservatória do registo predial onde me informei acerca do custo de formalizar a escritura e a burocracia envolvida. A pessoa que me atendeu informou-me que tenho de pedir uma certidão online que tem a ver com o direito de preferência e demora 10 dias a ??? ficar disponível????. Só depois disto é que posso ecriturar o imóvel. Ja entrei no portal da casa pronta e vou ter de pedir eu a certidão porque a tal senhora não se "entende com a internet".
    A operação tem um custo de 325€ ao qual será abatido o valor da tal certidão 15€, totalizando assim 310€, acho que foi isto que ela quis dizer... Será?

Colocado por: Picareta
    Diga-nos:

Valor da escritura?
    Ano de construção do Imóvel?
    O imóvel tem hipoteca?
    O vendedor já tem o certificado energético?
    Quem é o responsável pela marcação da escritura? o comprador ou o vendedor?

Pagou a totalidade antes de fazer a escritura?

Em resposta às suas questões:
    O valor da escritura são 20.000€
    O ano de construção é anterior a 1951, acho que a casa é de 1925.
    Não tem hipoteca
    Não necessita de certificado energético
    Vou ser eu a responsável pela marcação da escritura.

Bem.. à partida, os custos que terei de suportar são os seguintes: Escritura (325€) + Certidão online (15€) + Imposto selo 0,8% (160€) + IMT (200€) e posso pagar tudo na conservatória.

É isto não é????

Muito obrigada a todos vós!
  5.  # 9

Colocado por: ilopesÉ isto não é????

É...se não for para habitação própria e permanente, caso fosse não pagava IMT

Colocado por: ilopesNão necessita de certificado energético

Quem disse? será por ser anterior a 1951?
    •  
      FD
    • 6 janeiro 2012

# 10

Colocado por: ilopesacho que foi isto que ela quis dizer... Será?

Sim, parecem-me ser os valores correctos.

Colocado por: ilopesO ano de construção é anterior a 1951, acho que a casa é de 1925.

Direito de preferência? É uma casa arrendada? Ou está numa zona histórica/de interesse municipal?

Colocado por: ilopesNão necessita de certificado energético

Tem a certeza disto? Está em ruínas ou inabitável?
    • ilopes
    • 6 janeiro 2012 editado

# 11

Colocado por: Picareta
    É...se não for para habitação própria e permanente, caso fosse não pagava IMT

Quem disse? será por ser anterior a 1951?

Pois não sei se será, deduzo que sim.. sei lá!
    Penso que não seja necessário porque as casas anteriores a Agosto de 1951 já não necessitam de licença de habitação, logo também não necessitam de certif. energético.
    Lol, nem queria imaginar se fosse necessário ahahaha. Estou a falar de uma casa em elevado estado de degradação e o seu final vai ser a demolição da mesma. Enfim, só me interessa o terreno. :)

Acabei de ler as FAQ's do site Casa Pronta e está lá a resposta a todas as minhas questões... passo a citar alguns dos esclarecimentos que constam no site:
    Os passos a dar através do sítio www.casapronta.mj.pt são os seguintes:

1.º passo – Colocar informação no sítio www.casapronta.mj.pt relativamente ao prédio que se pretende vender (identificação do vendedor, do comprador, do imóvel e indicação do preço);

2.º passo – Pagar 15€, por Multibanco ou homebanking, que serão integralmente descontados no preço do Casa Pronta;

3.º passo – Aguardar 10 dias úteis, no máximo e, depois consultar o sítio. Se nada tiver sido assinalado por entidades públicas que possam exercer o direito de preferência, isso significa que não o querem exercer e que a venda se pode realizar.

4.º passo – Realizar a compra e venda no balcão Casa Pronta.

:)
    • ilopes
    • 6 janeiro 2012 editado

# 12

Colocado por: FD
    Sim, parecem-me ser os valores correctos.

Direito de preferência? É uma casa arrendada? Ou está numa zona histórica/de interesse municipal?

Não está numa zona histórica nem de interesse municipal, acho eu! Pelo menos nunca ninguém manifestou interesse nela anteriormente, segundo a proprietária.
    (É estranho dizer isto pois eu já a paguei na totalidade e a "proprietária" já me deu a chave)

Tem a certeza disto? Está em ruínas ou inabitável?

A casa não está dada como devoluta nem em ruínas, mas está inabitável sim... não reúne as mínimas condições de habitabilidade. O que me interessa é o terreno mas como está lá o "mamarracho" implantado tenho de escriturá-la como HPS (o que para mim até é melhor certo? Tenho mais vantagens em comprar como HPS do que como terreno).
    •  
      FD
    • 6 janeiro 2012

# 13

Então confirme com todas as certezas que o/a conservador/a não a vai chatear no dia da escritura por causa do certificado energético.
    É que é comum cancelarem-se escrituras por causa disso...
  6.  # 14

Escriturei uma casa anterior a 1951 em Setembro do ano passado e foi necessário a apresentação do Certificado Energético.
    A licença de Habitação é que está "isento".

0.0191 seg. NEW