Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,

Quero efectuar o aquecimento de água na minha moradia isolada, não tem abastecimento de gás natural por enquanto, resido em oliveira de Azeméis - Aveiro e gostava de localizar o eventual reservatório ou reservatórios que fossem necessários no telhado/sótão possível nas Garagens independentes da casa em cerca de 5 a 6 metros de distancia da mesma.
    Ou existe inconveniente em não ser no telhado/sótão da casa.?
    Gostava que o sistema tivesse uma recuperação/capacidade que permitisse no mínimo três duches seguidos ( caso necessitasse), e ainda algum coeficiente de simultaneidade (2 duches a funcionar em simultâneo).
    Possibilidade de 4 pessoas na casa (casa térrea com 2 casas de banho).
    Qual é o sistema mais adequado?
    Qual é o mais económico?
    Fornecedores/instaladores na zona de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro?
  2.  # 2

Colocado por: SILVA1252Qual é o sistema mais adequado?

É o de circulação forçada, permite instalar o depósito(acumulador) quer no sotão quer na garagem, tem que ter atenção às sombras, os painéis tem que estar orientados para Sul portanto se verificar que na garagem tem esta possibilidade instale tambem os paineis por cima da garagem porque convem os paineis estarem o mais perto possivel do deposito devido às perdas térmicas. O sistema para as suas necessidades convem ser de 300 lts com 2 paineis selectivos de alto rendimento paineis com fundo azulado em oxido de titanio.

Sobre instaladores pode ser que aqui no forum haja interessados, se fosse no distrito de Lisboa, poderia oferecer os meus, tenha atenção que o instalador tem que ter o CAP, só assim poderá efectuar a instalação e dar-lhe o termo de responsabilidade.
  3.  # 3

Boa Noite,

Acrescento ao tópico mais um sistema que vi e li e achei interessante, em termos de eficácia e mesmo em termos económicos, trata-se de uma bomba de calor que existe em dois sistemas com evaporador incorporado e Bomba de calor com Painel solar evaporativo. ( os que vi foi no site da TERMOBRASA - existe o "termobrasa AP e o termobrasa SP"
    Toda informação também existe no site deste link - http://www.sunproject.pt/solucoes/aquecimento-aguas-sanitarias/
    Gostaria que me dissessem se este último sistema ´mesmo bom e relativamente como o termossifão e o de circulação forçada, qual é o melhor em termos de eficiência, preço do sistema e economia geral numa habitação.?
  4.  # 4

se tem bomba de calor incorporada, em termos de eficiência é muito bom. Barato não será concerteza.
    agora se pensar que com um sistema solar térmico de circulação forçada normalissimo, apenas vai necessitar de apoio durante cerca de 3 meses por ano, não sei se o investimento compensa...
    agora se me disser que também vai meter aquecimento ambiente na casa, fará todo o sentido meter uma bomba de calor que fará aquecimento ambiente e dará apoio ao sistema solar no inverno... ou sistema solar complementado com apoio de caldeira a lenha / biomassa, etc... há tantas opções disponíveis...
    deverá sempre ter em atenção ao custo do investimento inicial, e ao custo de exploração do sistema, onde entram as variáveis Rendimento do Sistema, e custo da energia associada ao sistema.
    se for obra nova, certamente tem um cálculo térmico. é o melhor ponto de partida, se estiver bem Feito. é só "agarrar" nos valores das necessidades de energia para aquecimento ambiente e de águas quentes sanitárias / juntar o Rendimento do Sistema, e o valor do Custo da energia associada... meter tudo numa folha de cálculo, e simular as várias hipóteses. terá concerteza situações em que o custo inicial é mais elevado, mas como tem custos de exploração mais baixos, ao fim de poucos anos compensa o investimento.
    pelo menos não lhe acontece como muitas pessoas que instalaram caldeiras a gasóleo, e agora têm-nas paradas porque não têm dinheiro para o combustivel... :)
  5.  # 5

Concordo com o dever ser CF, mas ter uma Bomba de calor para utilização esporádica parece-me mau negocio. Mais vale um esquentador ou na falta de gás: a tradicional resistência.

Não espere milagres com instalações de aquecimento central solares. Fica caro e requer um bom isolamento e muita inercia na construção (Só existe sol durante o dia, mas à noite é que a casa arrefece mais).
  6.  # 6

Colocado por: system32Não espere milagres com instalações de aquecimento central solares. Fica caro e requer um bom isolamento e muita inercia na construção (Só existe sol durante o dia, mas à noite é que a casa arrefece mais).

Já ouviu falar no sistema plug and play através de um permutador de placas e com depósito de inercia de apoio a um sistema de aquecimento!
  7.  # 7

Não disse não funciona, o que disse é que a captação solar tem de ser muito grande e por isso fica muito cara.
    E pode ter a inercia mais do lado da construção e assim não necessita de um deposito de inercia enorme!

Mas havendo €€é de avançar!!
  8.  # 8

Tudo muito certo, eu tb antes estava virado para sistema de circulação forçada e ainda estou apesar de que esta Bomba de CaloR pelo que já vi e li parece ser uma óptima opção somente a Bomba de calor na minha futura casa, se não vejamos: ( retirado site http://www.sunproject.pt/solucoes/aquecimento-aguas-sanitarias/)
    - Bomba de calor com painel - SISTEMA SP

-De fabrico nacional, um princípio simples e uma eficiente utilização da energia presente no sol, no vento e na chuva.
    FUNCIONAMENTO
    - O sistema SP funciona tendo como base o princípio termodinâmico através da utilização de um painel evaporador externo. Este capta a energia gratuita existente na radiação solar directa e difusa, na chuva e no vento. Essa energia é transferida para um permutador de calor existente no depósito, aquecendo a água no seu interior a um custo aproximadamente cinco vezes inferior ao dos sistemas tradicionais.
    CONSUMO
    - Com um consumo de apenas 390W, este sistema consegue obter água quente entre os 55ºC e os 60ºC, durante todo o ano, 24 horas por dia, mesmo nos dias chuvosos de Inverno, sem nunca recorrer a resistências eléctricas. Tendo em conta que a maior parte da energia é extraída do meio ambiente, 80% de toda a água quente obtida é gratuita, o que diminuirá significativamente a sua factura energética.

- VANTAGENS
    Baixos consumos mensais (aproximadamente 8 €/mês);
    IVA à taxa de 13% e dedução no IRS;
    Qualidade certificada (CE);
    Não necessita de resistência eléctrica;
    COP certificado;
    Possibilidade de integrar serpentina para painel solar.
    Concordam com este comentário: jokersmile
  9.  # 9

ou o sistema -Bomba de calor com evaporador incorporado - SISTEMA AP

Um princípio simples e uma eficiente utilização da energia presente no ar ambiente…o único exclusivamente de fabrico nacional!
    FUNCIONAMENTO
    O sistema Termobrasa AP funciona tendo como base o princípio termodinâmico no qual o painel exterior é substituído por um evaporador incorporado no equipamento. Este capta a energia calorífica presente no ar ambiente, desumidificando-o, e transfere-a para o permutador de calor existente no depósito. Consegue-se assim o aquecimento da água a um custo aproximadamente quatro vezes inferior ao dos sistemas tradicionais.
    CONSUMO
    Com um consumo de apenas 455W, este sistema consegue obter água quente entre os 55ºC e os 60ºC, durante todo o ano, 24 horas por dia, mesmo nos dias de Inverno, sem nunca recorrer a resistências eléctricas. Tendo em conta que a maior parte da energia é extraída do meio ambiente, 75% de toda a água quente obtida é gratuita, o que diminuirá significativamente a sua factura energética.

VANTAGENS

Baixos consumos mensais (aproximadamente 9 €/mês);
    Fácil e rápida instalação;
    COP certificado
    Desumidifica o ar ambiente.

O melhor preço para um sistema Termobrasa AP 300 litros em aço inoxidável é:

- Com IVA e com entrega incluídos, mas sem instalação: 2.500€

- Com IVA, com entrega e com instalação incluídos (caso os pontos de água fria, água quente e tomada estejam juntos ao local onde ficará o acumulador): 2.625€

QUE ME DIZEM DE AMBOS OS SISTEMAS?
  10.  # 10

Porque escreve a mesma coisa em dias discussões??

Colocado por: SILVA1252ou o sistema -Bomba de calor com evaporador incorporado - SISTEMA AP

Um princípio simples e uma eficiente utilização da energia presente no ar ambiente…o único exclusivamente de fabrico nacional!
    FUNCIONAMENTO
    O sistema Termobrasa AP funciona tendo como base o princípio termodinâmico no qual o painel exterior é substituído por um evaporador incorporado no equipamento. Este capta a energia calorífica presente no ar ambiente, desumidificando-o, e transfere-a para o permutador de calor existente no depósito. Consegue-se assim o aquecimento da água a um custo aproximadamente quatro vezes inferior ao dos sistemas tradicionais.
    CONSUMO
    Com um consumo de apenas 455W, este sistema consegue obter água quente entre os 55ºC e os 60ºC, durante todo o ano, 24 horas por dia, mesmo nos dias de Inverno, sem nunca recorrer a resistências eléctricas. Tendo em conta que a maior parte da energia é extraída do meio ambiente, 75% de toda a água quente obtida é gratuita, o que diminuirá significativamente a sua factura energética.

VANTAGENS

COP certificado

- Com IVA, com entrega e com instalação incluídos (caso os pontos de água fria, água quente e tomada estejam juntos ao local onde ficará o acumulador): 2.625€

11.  # 11

Colocado por: SILVA1252IVA à taxa de 13% e dedução no IRS;

Isso era "d'antes"!
  12.  # 12

Sim mas mesmo assim que me dizem das duas versões uma com painel e outra sem?
  13.  # 13

Colocado por: SILVA1252IVA à taxa de 13% e dedução no IRS;

Sim mas mesmo assim que me dizem das duas versões uma com painel e outra sem?

Sr. Silva1252, se quer poupar no aquecimento das AQS não dificulte a sua vida e não se deixe enganar por sistemas XPTO, uma circulação forçada 300 litros com resistencia elétrica garante-lhe excelentes poupanças anuais, veja no caso do System32.
    É quanto baste.
  14.  # 14

Eu não tenho resistência: uma caldeira de apoio com uma garrafa de gás dedicada instalada à um ano!! ( e ainda tem gás)

A caldeira/Esquentador é mais cara na compra , mas apenas aquece a agua necessária e na proporção necessária.

Consume bem menos energia que a resistência, tudo depende agora é o custo por KW de cada tipo de energia. (Lembrem-se que o IVA subiu para 23% na electricidade e no GN, mas o butano e propano já pagavam 23% antes). Isto vai variando com o tempo e os interesses do governo.

Para quem não queria gás em casa: a resistência relógio e ( por enquanto) com bi-horaria também serve bem.

Colocado por: Energia Livre

Sr. Silva1252, se quer poupar no aquecimento das AQS não dificulte a sua vida e não se deixe enganar por sistemas XPTO, uma circulação forçada 300 litros com resistencia elétrica garante-lhe excelentes poupanças anuais, veja no caso do System32.
    É quanto baste.
    Concordam com este comentário: SILVA1252, Energia Livre
  15.  # 15

Colocado por: SILVA1252ou o sistema -Bomba de calor com evaporador incorporado - SISTEMA AP

FUNCIONAMENTO
    CONSUMO

VANTAGENS

COP certificado

Bomba de calor sem dúvida!!!E essa que fala da termobrasa é exclelente!!!Com evaporador integrado e possibilidade de ter painel para suporte!!Força!!!
  16.  # 16

Boa noite sr silva

Se está interessado num bom sistema solar opte por sistemas viessmann.
    São os melhores no mercado e tem um preço competitivo.
    Não se deixe enganar pelo preço/qualidade..
    • eu
    • 12 abril 2012

# 17

Colocado por: system32a resistência relógio e ( por enquanto) com bi-horaria também serve bem.

Eu tenho resistência e desde o verão passado gastei cerca de 60 euros de electricidade na resistências.

Mas cá em casa somos 4 e gastamos imensa água quente e tomamos longos duches...
  17.  # 18

Já faltava a gracinha do costume. Realmente com o inverno que tivemos (pelo menos no centro/sul) não é suposte ter grandes necessidades de apoio sequer: por cá a caldeira de apoio não é ligada desde Novembro e mesmo estes dias tem dado para o gasto (por pouco!!). Tem estado desligada graças ao rendimento dos painéis que você tanto detesta!!!
    Tenho agora mesmo mais de 100l (sonda a 2/3) a mais de 42º. Por cá chega!!

Infelizmente à gente que não percebe! Está a perceber?? Não pois não!! Pois ... temos pena!! Que se vá instruir!!

Colocado por: TROLHA...
    ui...não quis fazer como o seu amigo???...que gasta 3kg de BUTANO por ano para 4 adultos!

(ele diz)
  18.  # 19

Boa tarde Silva 1252;

Pelo que li do tópico, está tudo a recomendar um sistema solar térmico, com apoio (resistência, caldeira, etc.). Nada contra e partilho da mesma opinião.

Mas, como não tem gás (canalizado), já pensou numa caldeira a biomassa (pellets)?
    Sozinha ou como apoio a sistema solar.
    O conveniente é que gasta metade dos €€ em combustível, em comparação com uma caldeira a gás natural.
    Inconveniente, é que tem carregar o alimentador (+- 1x p/ semana), e comprar pellets.

Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SILVA1252

0.0265 seg. NEW