Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Antes de mais gostaria de saludar o Forúm que é colossal em termos de informação e partilha de vivências e a todos aqueles que intervêm para ajudar.

    Tenho um projecto em execução e um outro que terá inicio em meados de Fevereiro/Março de 2009.
    Uma das questões é na elaboração das paredes exteriores (querendo colocar 2 paredes em que uma delas irá levar com o tijolo deitado) onde se coloca o tijolo deitado? Na parede de fora ou na de dentro?
    Valerá a pena fazer isto ou i.e. colocar na parede interior 2 tijolos colados??

    Nota: o 1º projecto em execução está precisamente nessa fase e optamos por começar por colocar o tijolo da parede interior, depois o isolamento e finalmente levantar a parede exterior e o empreiteiro vai pôr as paredes exteriores com o tijolo deitado - e eu acho que n deveria ser assim.... tenho de decidir rapidamente... :)

    Alguém me sabe explicar qual a melhor forma e porquê? ou as vantagens e desvantagens das opções possiveis?

    Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos,
  2.  # 2

    tijolo deitado? que tijolo? efectivamente qualquer tijolo mesmo o maciço por norma a sua maior dimensão é "posta" na horizontal.
    E o seu projectista não diz nada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  3.  # 3

    Amiga Raquel.
    As paredes exteriores devem ser dimensionadas pelo técnico da acústica e da térmica.
    Mas se construir uma parede dupla com dois panos de 11 cm, com uma caixa de ar de 6 cm, parcialmente preenchida por lã mineral com 4 cm, aderente á parede interior, vai ter uma boa parede. ( Lã mineral porque tem melhor comportamento acústico que o wallmate ou o chamado esferovite que não deve utilizar)
    O pano exterior deve ficar saliente da estrutura de betão cerca de 3 cm, para posteriormente, forrar a estrutura com uma capa de tijolo.
    Entre os dois panos deve haver uma caleira com inclinação, na parte mais baixa deve aplicar um tubo para eventual saída de humidades de condensação, ou até uma infiltração pelo exterior.
    O pano exterior deve ser rebocado com reboco hidrófugo, posteriormente deve aplicar uma tinta flexivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  4.  # 4

    Esqueci-me de dizer se o tijolo for deitado, fica na maior dimensão, por isso deve ser a parede interior, porque tem maior inércia térmica, além dos roços para canalizações que é necessario abrir no interior.
  5.  # 5

    Relativamente á obra, está a ser com empreitada directa. O que é cumprido nas especialidades são os pilares, vigas, etc, o importante a nível de construcção da casa, seguindo o projecto de especialidade elaborado por uma Engª do gabineto de Arquitectura.

    O problema é que as 2 casas a elaborar são co-financiadas pelo meu sogro e ele implica com determinadas coisas a nivel da construção, ou seja: "arma-se" em constructor, o que até dá jeito em maoiria das vezes, porque não larga a obra.

    Nós temos um empreiteiro que deu orçamento, sem quaisquer materiais, alguns dos trolhas que lá estão a colocar tijolo, ou a fazer as paredes exteriores e interiores, foram contratados por nós (nossos assalariados)..... conclusão: o empreiteiro nem queria fazer as paredes como dissemos: começar pela interior, colocar o isolamento e depois fazer a parede exterior, porque dizia que ninguém fazia... lá acabou por fazer. Mas o meu sogro insiste com a parede exterior com o tijolo deitado, para ser mais grossa... ;)

    Obrigado Francisco pela ajuda: vou dar essas instruções e/ou ver se é esse material que vão utilizar no interior e respeitar as medidas, assim como as outras indicações. Porque um orçamento de pedreiro para uma casa de 700m2 de 80.000Eur é de alguma forma suspeito e temos de saber mais e melhor para andar em cima deles.... senão acaba numa "habitação social".

    Cumprimentos e se tiverem mais ideias de coisas importantes por favor queiram referir.
  6.  # 6

    Colocado por: francisco2Esqueci-me de dizer se o tijolo for deitado, fica na maior dimensão, por isso deve ser a parede interior, porque tem maior inércia térmica, além dos roços para canalizações que é necessario abrir no interior.


    Caro Franciso,

    Mas acha melhor colocar o tijolo deitado? E na tal abertura dos roços não se "escaqueira" muito mais o tijolo? è vantajoso na totalidade ou não relativamente ao tijolo posto convencionalmente? Muito obrigado.

    Nota: este forúm é sem duvida maravilhoso.... se nós fóssemos todos assim, Portugal seria um País mais forte economicamente e portanto melhor a todos os niveis.
  7.  # 7

    As dimensões dos tijolos são por norma 30x20x7; 30x20x9; 30x20x11: 30x20x22, portanto quando o tijolo fica deitado fica com 20 cm de espessura sempre, a altura depende do tijolo selecionado. Devido á geometria interior do tijolo não há problema em estar deitado, devido aos roços.
    Antigamente era prática comum por o tijolo maior no exterior, mas sem qualquer fundamentação cientifica.
    Isso também depende se a caixa de ar vai ser ou não ventilada.
    Actualmente o tijolo maior fica no interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  8.  # 8

    Colocado por: francisco2
    O pano exterior deve ficar saliente da estrutura de betão cerca de 3 cm, para posteriormente, forrar a estrutura com uma capa de tijolo.
    Entre os dois panos deve haver uma caleira com inclinação, na parte mais baixa deve aplicar um tubo para eventual saída de humidades de condensação, ou até uma infiltração pelo exterior.
    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:raquel.jma


    Caro Francisco,

    Desculpe o abuso, mas será que me podia "traduzir" estes 2 comandos?
    Muito obrigado
    Cumprimentos,
  9.  # 9

    Pode sempre usar tijolo de 11 no exterior e no pano interior colocar de 15 forrando todo o betão pelo lado interior, para isolamento termico nada melhor que espuma projectada de poliuretano...
    •  
      alv
    • 13 novembro 2008

     # 10

    Vivam!
    Aqui também meto colherada.
    Embora a tendencia actual seja a de colocar o pano mais espesso pelo interior dado que o RCCTE valoriza a inércia e os técnicos usam-na para conseguir melhores classificações, por mim continuo a optar pela parede mais espessa pelo exteior para poder passar com um furo de tijolo a revestir a estrutura.
    Virão a seguir falar das fissuras, das ligaçõoes nas zonas de betão em pilares e vigas, das dilatações, etc, etc, mas continuo a achar um bom sistema, desde que bem executado, e tenho casas com cerca de vinte anos feitas asim sem qualquer problema. Quanto ao pano interior ter um pouco menos de espessura, dado o "peso" relativo dos isolamentos na verificação dos valores do RCCTE e da respectiva classificação energética, tem pouca influencia nesse cálculo. Pelo interior poderá até ser toda em Pladur com muitos isolamentos, quase sem inércia, que só vai condicionar alguma coisa a nivel de envidraçados e suas protecções.
    Só vim baralhar, mas é mais uma opinião.
    "Fassam" parte.
  10.  # 11

    Olá Raquel,

    Posso traduzir mas não entendo o que pretende, ou seja o que não entende.

    Cumprimentos
    • Mac
    • 13 novembro 2008

     # 12

    Sobre paredes duplas aconselho a leitura deste trabalho:
    http://www.dec.fct.unl.pt/seccoes/smtc/pub8.pdf
    Cumprimentos
  11.  # 13

    Colocado por: alvVivam!
    Aqui também meto colherada.
    Embora a tendencia actual seja a de colocar o pano mais espesso pelo interior dado que o RCCTE valoriza a inércia e os técnicos usam-na para conseguir melhores classificações, por mim continuo a optar pela parede mais espessa pelo exteior para poder passar com um furo de tijolo a revestir a estrutura.
    Virão a seguir falar das fissuras, das ligaçõoes nas zonas de betão em pilares e vigas, das dilatações, etc, etc, mas continuo a achar um bom sistema, desde que bem executado, e tenho casas com cerca de vinte anos feitas asim sem qualquer problema. Quanto ao pano interior ter um pouco menos de espessura, dado o "peso" relativo dos isolamentos na verificação dos valores do RCCTE e da respectiva classificação energética, tem pouca influencia nesse cálculo. Pelo interior poderá até ser toda em Pladur com muitos isolamentos, quase sem inércia, que só vai condicionar alguma coisa a nivel de envidraçados e suas protecções.
    Só vim baralhar, mas é mais uma opinião.
    "Fassam" parte.


    Também creio que seja uma das melhores opções, pelo menos foi assim recomendado pelo meu amigo Engenheiro e pelo empreiteiro. Tijolo de 15 por fora, com um furo balanceado para fora, de forma a que seja aplicada uma forra de tijola de 3 ou 4 no betão que existe exposto.

    No meu blog tenho lá umas fotos disto.

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    •  
      alv
    • 13 novembro 2008

     # 14

    Vivam!
    Parabéns pela casa. É sempre um sonho que se concretiza. O meu, começou quando comecei a fazer projectos e casas para os outros e tentar saber o que poderia aproveitar com tudo o que tinha feito de bom e de mau. Começou pelo projecto - o mais dificil que alguma vez fiz, por ser o meu; Depois o dinheiro - optimizar ao máximo o espaço e as soluções, sempre no limite; Por fim a construção: Fazer para nós é bem mais fácil que para outros, pois reparei que para nós sai sempre á primeira, não há margem para erros.
    Quanto á solução pelo interior, optei por construir integralmente em Pladur, e até hoje, com cerca de 12 anos não me arrependi, pelo contrário, quanto mais construo segundo projectos dos outros, mais gosto do sistema que adoptei.
    Parabéns uma vez mais e que a goze!!!
    "Fassam" parte.
  12.  # 15

    Colocado por: francisco2Olá Raquel,

    Posso traduzir mas não entendo o que pretende, ou seja o que não entende.

    Cumprimentos


    Boa noite Francisco,
    Quando diz: O pano exterior deve ficar saliente da estrutura de betão cerca de 3 cm, para posteriormente, forrar a estrutura com uma capa de tijolo. - o pano exterior é a parede de fora? E "forrar" com uma capa de tijolo, como assim?

    E quando diz: Entre os dois panos deve haver uma caleira com inclinação, na parte mais baixa deve aplicar um tubo para eventual saída de humidades de condensação, ou até uma infiltração pelo exterior. - entre os 2 panos? significa as 2 paredes? E o tubo, seria tipo uma calha? Coloca-se na placa ou posteriormente?

    Obrigado pela ajuda.
  13.  # 16

    Uma parede é constituida por dois panos de tijolo, o pano interior e o exterior.
    Capa de tijolo seria uma opção barata, partindo os tijolos ficamos com vários pedaços que seriam aproveitados. Mas existem forras cerâmicas apropriadas.
    O tubo seria em PVC que os electricistas usam, com 2 cm de diâmetro, é colocado no fundo da caleira perpendicularmente à mesma. Não se coloca na placa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
 
0.0173 seg. NEW