Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, sei que vão pensar que fui enganado, ou que roubado, ou outras coisas mais, mas agora o que eu preciso é resolver este problema.
    Tenho um AC apenas para um apartamento t2 de 90m2 na zona do hall da entrada o que me obriga a ter as portas abertas para que espalhe pela casa toda, mas o mal é que nem isso acontece isto porque é apenas 12000 btus para uma casa, e além disso a máquina é das mais fracas.
    Conforme podem ver em anexo a foto é da planta da casa e eu preciso resolver ou aumentando a capacidade do AC, ou colocando emissores térmicos, na Sala, Suite e Casa de Banho, infelizmente acaba por ao longo do tempo ficar mais caro pq o cop é apenas de 1, quando o AC gastava menos e sempre dá frio no verão.
    Estava a ver umas opções para 18000 btus, se calhar 24000 era o ideal, mas n tenho guito e quero que seja inverter.
    Que ajudas me podem dar, opiniões, visto que ando a rapar algum frio pq os 12000 btus n chega pra festa.
    Já agora sou do Porto.
      Casa.jpg
  2.  # 2

    infelizmente tambem me deparo com o mesmo problema, tenho 170m e só duas máquinas de 12 000btus, vejo que é pouco, mesmo que programe para 26 graus o máximo que consigo nas outras divisões é 18/19
    para alem das correntes de ar que me desagradam um pouco, penso que foi mal instalado tambem
  3.  # 3

    O que voçê tem é uma insta~lação inadquada, pois com todas essas divisões, não pode pensar em ter só uma máquina, mesmo que muito potente.

    Deverá ter sim máquinas individuais por compartimento (dimendionadas na potência) ou em alternativa possivelmente mais cara, uma unidade exterior unica, com diversas saídas, 1 para cada divisão a climatizar.

    No seu caso apenas deve ter o corredor e o hall quente e pouco mais, ou não?
    Concordam com este comentário: noves fora
  4.  # 4

    Normalmente costuma-se instalar uma máquina interna de ar condicionado pelo menos na sala e em cada quarto.
    Depois com as portas abertas consegue-se ter o resto da casa a uma temperatura razoável. Agora instalar uma ou duas máquinas para casas com muitas divisões normalmente não é suficiente, nunca se consegue ter a mesma temperatura em toda a casa para além da potência poder não ser suficiente. Com esta solução apenas se consegue algum conforto com o ar condicionado ligado 24h /dia e bom isolamento.
  5.  # 5

    o meu exemplo: na sala que tenho, que tem cerca de 60m2, tenho 2x12000 btu.
    grosso modo, pq há mais variáveis, 12000btu climatizam 25m2.
    e a distância que tem entre a máquina exterior e interior não ajudam nada à eficiência do sistema...
    Concordam com este comentário: speedsteer
  6.  # 6

    Fui ao Leroy e eles vão mandar um técnico lá para estudar a hipótese de virar a máquina actual para a sala. e montar mais duas em cada quarto uma 9000 btus no do meio e uma 12000 na suite.
    metendo a máquina na varanda e os tubos por teto falso....
    que acham disto?
  7.  # 7

    Procure empresas especializadas em AC, não se meta com grandes superficies.
    No Porto tem bastantes empresas deste tipo. Basta pesquisar no google.
  8.  # 8

    O Técnico que lá vai é de uma casa especializada, o Leroy ganha é venda de produtos e possivelmente alguma comissão no serviço. isso já n sei ao certo.
    Pelo menos foram rápidos, e bastante esclarecedores, desculpem os profissionais da área, mas recomendo por ter sido pelo menos bem esclarecido.
    Digo já também que o homem que vai lá, deve chegar dentro de 15 minutos, ligou agora, e n vou pagar nada por ele ir lá ver no local o que se pode fazer.
    Vamos lá ver se isto se resolve bem, ou se ainda vou ter de meter os emissores térmicos nos quartos pelo menos!
    Uma Coisa está certa aquele AC ali no corredor não está a fazer nada...
  9.  # 9

    tem tectos falsos na casa toda?
  10.  # 10

    Antes de avançar, verifique o ruido que fazem essas unidades internas, nomeadamente a de 12 btu's, creio não ser silenciosa para um quarto, pelo menos para a minha sensibilidade. Tenha também atenção aos COP's, com o cada vez maior preço da electricidade, esse factor é cada vez mais importante.
  11.  # 11

    Pois ai eu posso discordar!!

    Teem o AC ligado o dia inteiro?? ou só liga quando chega a casa durente 2 ou 3 horas??

    É que eu tenho um AC 12.000BTU a aquecer um andar inteiro ( Sala+ Cozinha+Casa de jantar + WC +a Hall e escada) e funciona, tem é que dar tempo para aquecer a casa toda, e claro ter as portas abertas. Talvez eu tenha espaços mais abertos que facilite, mas a área total aquecida são mais de 100m2.
    E antes nem tinha grande isolamento, por isso tinha o AC ( inverter ) ligado 24/24 nos meses piores, mas na velocidade media.
    Agora com ETICS, só ligo no bi-horario (22-8h) para ter 20º, com zonas, no limite, com -2 graus.

    Por ventura deverá colocar mais, mas tente não partir para a solução 1 AC por divisão, se puder ter as portas abertas.

    Até sugeria que deixasse o AC ligado 24/24 na velocidade média durante uma semana para ver o efeito!!
  12.  # 12

    system32

    eu tenho 2 ac de 12 000btus e não consigo esses valores...talvez por abrir as janelas todos dias para arejar ventilar...não costuma abrir as janelas nesse caso?
    obrigada
  13.  # 13

    Todos os dias não, e apenas abro nas horas de maior calor (ou menos frio).
    Mesmo assim a ideia de ter 24/24h é criar alguma inercia na casa sendo que assim depois de fechar as janelas a própria casa vai aquecer o ar novo.
    Agora se se liga o AC para aquecer apenas o ar, quando se muda o ar , lá se vai todo o calor.

    A ventilação é importante, mas no inverno pode ser demais, repare que o ar vem com muita humidade e quando aquecer o ar este pode condensar.

    Eu sei que o meu caso (areas amplas, boa circulação de ar e bom isolamento) não é o mais corrente, mas é apenas pare perceberem que é possível fazer muito melhor e não caírem nas soluções standards só porque acham que tem de ser assim.

    Por exemp+o como são as suas caixas de estores? São isoladas? entra ar frio pelas juntas e pela fita?

    E as suas janelas ?? Deixam passar o vento exterior?? Fecha os estores à noite para ajudar a aquecer a casa??

    As vezes bastam os muitos pequenos pormenores que ajuda muito!



    Colocado por: francisca74system32

    eu tenho 2 ac de 12 000btus e não consigo esses valores...talvez por abrir as janelas todos dias para arejar ventilar...não costuma abrir as janelas nesse caso?
    obrigada
  14.  # 14

    Boas, ora cá estamos um pouco de volta ao ponto de partida, o pessoal recomendado pelo Leroy foi lá a casa, e pelos vistos para evitar as bombas que empurram a água para p exterior uma vez que assim evitava-se calhas por eles foram postas de parte por serem caras. A Solução era por calha, ou seja instalava-se uma bomba na varanda e passava calha pelo rodapé da sala passava a parede do primeiro quarto com calha também pelo chão e subia pela parede meias com o suite onde ficava instalado um ac para cada um dos quartos. Ora resumidamente não me agradou lá muito a Solução... Depois vem os custos... Instalação, tubos extra e Gás extra ficava por algo como 700€... mais os equipamentos parece-me um estouro grande. Basicamente penso que vou ficar por virar o AC para a Sala o que vai ter logo outro rendimento, e instalar um emissor térmico cerámico, pedra ou de ferro fundido (estes são caríssimos) para criar conforto no quarto entre as 22h e as 08 que é quando estamos lá. um dia mais tarde talvez comprasse outro para quarto do meio. Sei que não são propriamente económicos porém o serviço é limpo e não gasto dinheiro numa instalação que não me agrada.
    Que pensam disto?
    •  
      FD
    • 6 janeiro 2012

     # 15

    Colocado por: whitemane instalar um emissor térmico cerámico, pedra ou de ferro fundido (estes são caríssimos) para criar conforto no quarto entre as 22h e as 08 que é quando estamos lá. um dia mais tarde talvez comprasse outro para quarto do meio. Sei que não são propriamente económicos porém o serviço é limpo e não gasto dinheiro numa instalação que não me agrada.
    Que pensam disto?

    Para isso, compre um radiador a óleo. É portátil, coloca onde quiser, no futuro até o pode doar e é barato.
    Concordam com este comentário: noves fora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: whiteman
  15.  # 16

    Agrade

    Colocado por: FD
    Para isso, compre um radiador a óleo. É portátil, coloca onde quiser, no futuro até o pode doar e é barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:whiteman


    Agradeço o seu comentário, porém não é isso que procuro pois já tinha pensado nisso antes. e não me digam que meter um programador para ligar e desligar vai dar ao mesmo. Porque não tem termostato etc. Aqui defende-se muito o AC, porém há pessoas que n vêm que nem sempre é possível ou é a solução esteticamente procurada, e quando se contraria essas pessoas começam a disparar comentários Parvos e Básicos, eu gostava de ver comentários construtivos e que de facto dessem informações a quem as procura.
    Emissores Secos Normais?
    Emissores com Inércia?
    a Diferença de preço justifica realmente?

    Obrigado
  16.  # 17

    hã?
    o aquecedor a óleo tem termostato... o programador permite que se ligue apenas no horário económico.
    é um emissor como os outros, com a diferença que é muito mais barato, portátil, etc etc..
  17.  # 18

    A nível de consumo não é a mesma coisa, pelo menos o que me levam a pensar é que o Aquecedor a óleo está sempre a disparar, não acumula o calor para que esteja em repouso mais tempo, logo esteja a ser mais económico. Não me façam crer, nem sejam obcecados ao ponto de achar que uma coisa que custa 39€ faz o mesmo que uma que custa 399€. Por muito que digam que sim, sabemos todos que não é a mesma coisa.
  18.  # 19

    Colocado por: whitemanA nível de consumo não é a mesma coisa, pelo menos o que me levam a pensar é que o Aquecedor a óleo está sempre a disparar, não acumula o calor para que esteja em repouso mais tempo, logo esteja a ser mais económico. Não me façam crer, nem sejam obcecados ao ponto de achar que uma coisa que custa 39€ faz o mesmo que uma que custa 399€. Por muito que digam que sim, sabemos todos que não é a mesma coisa.


    Depende...
    •  
      FD
    • 6 janeiro 2012 editado

     # 20

    Colocado por: whitemanNão me façam crer, nem sejam obcecados ao ponto de achar que uma coisa que custa 39€ faz o mesmo que uma que custa 399€.

    Sabe o que é o marketing na sua génese? Pode ser, para que possa entender, duas coisas:
    - a satisfação de uma necessidade
    - a criação de uma necessidade

    Alguém tem necessidade de encontrar um aquecimento que seja eficiente, ecológico e económico. Já experimentou a solução A e não ficou satisfeito.
    O que me impede de "inventar" a solução B, C, D, E, mostrando-a como novidade, o último grito em tecnologia e publicitar esses palavrões...? Nada.

    Se não entender o que quis dizer, não interessa, o problema também não é meu.
    Concordam com este comentário: Kaux
 
0.0231 seg. NEW