Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes, e antes de mais obrigado a quem nos puder ajudar a clarificar algumas duvidas.

Após um pequeno incidente na nossa sala de estar (que já relatei neste forum nos últimos dias) decidimos adquirir um ar condicionado barato que nos ajude a suportar o resto do inverno com algum conforto e já agora refresque a casa no verão. Vivemos num apartamento de 3º andar, ultimo piso, casa com 20 anos, ultimo apartamento do prédio - ou seja, a nossa parede da sala, wc e um dos quartos está virada a ESTE.

Disposição geral:

casa

Disposição da Sala onde vai ficar o Ar Condicionado, assinalado a X:

sala

O aparelho é um BECKEN da Worten, inverter, 12000 BTU, preço 420€.

Algumas perguntas iniciais, uma vez que a compra está feita e a instalação será feita na próxima terça-feira durante a manhã:

1 - Este local, assinalado a X, serve o propósito de deixar sair ar quente pela porta para o resto da casa?
    2 - Teremos problemas nessa parede exterior uma vez que é a ultima parede do prédio - logo apanha toda a chuva, vento e frio?

Muito obrigado pela informação e sugestoes que nos possam indicar, uma vez que este é o 1º AC que adquirimos e desejamos colocá-lo no melhor local possivel (desde que não seja em cima dos sofás) tirando partido do calor que possa emanar para a restante casa.
  2.  # 2

Outra das duvidas que temos é esta:

As equipas que fazem este serviço de instalação em nome da Worten (pelos vistos esta é de Tomar) trabalham bem?
    Colocam calhas etc, e fazem um bom isolamento dos buracos para a parede exterior?

Alguém tem experiências anteriores?
  3.  # 3

Desculpem o bump, mas uma vez que a instalação é já dentro de 48 horas, se alguém nos puder dar uns conselhos ficavamos agradecidos.

Obrigado!
  4.  # 4

Colocado por: santiago40Colocam calhas etc, e fazem um bom isolamento dos buracos para a parede exterior?

depende daquilo que contratou, no contracto de fornecimento ou proposta tem que estar especificado tudo o que constitui a instalação do equipamento, em ultimo caso deve ser aquilo que está defenido pelo fabricante do mesmo e inscrito no manual de instalação que acompanha o equipamento,

Colocado por: santiago40Alguém tem experiências anteriores?

nos últimos tempos, não, como são instaladores autónomos á Worten, peça com jeito que eles podem fazer bem o trabalho (se souberem).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  5.  # 5

Bom dia Jorge, Obrigado.

De facto estive a ler a documentação que vem com a factura e vem lá referido que eles fazem certas coisas, mas em nenhum ponto falam em calhas a tapar cabos, ou no fecho do buraco exterior (só falam na abertura do mesmo).

Eu pergunto porque vizinhos meus têm os cabos pretos a passar do telhado para as paredes e num dos casos a equipa que montou aquilo (NÃO era Worten) deixou o buraco exterior aberto, a entrar frio e humidade.

Ah e obrigado pela dica! ;)
  6.  # 6

Update!!

A empresa que vem fazer a instalação ligou. Afinal só podem vir Quarta-feira de manhã - mas o acordado era Terça. Aproveitei para questionar sobre a questão dos isolamentos dos buracos e da colocação das calhas e foi-me dito que sim, que tratam disso tudo - o que deve ser normal, digo eu :))).

Agora é aguardar até Quarta-feira para atualizar este tópico com as fotos e primeiras impressões.

Em todo o caso, alguma dica sobre o posicionamento do AC, conforme a imagem que pus lá em cima?
  7.  # 7

E neste momento o AC já está a ser instalado. :))

A dupla que veio fazer a instalação parece-me bem informada, acessível e profissional. Pensqo eu daqui por uma horita a coisa deve estar pronta e venho aqui fazer um update.

Para já um senão: queria mesmo que o AC ficasse por cima da janela da sala, exactamente a meio da sala, mas tal não é possivel por causa da caixa dos estores... Mas pronto. Também fica bem mais ao lado a varrer toda a sala.

Até já!
  8.  # 8

Fotos do dito:

ar condicionado

e esta que mostra um pequeno problema: os tipos não isolaram o buraco que leva a tubagem para a rua ???????

ac

Eu sei que não se vê bem, mas este buraco está aberto sem isolamento - aliás, até se ouve o ruido da rua.

A equipa de instalação não deveria ter isolado isto?
  9.  # 9

Dever deviam, mas é para despachar!!

E O AC está um bocado no canto, demais para o meu gosto!!

Colocado por: santiago40Fotos do dito:

ar condicionado

e esta que mostra um pequeno problema: os tiposnão isolaramo buraco que leva a tubagem para a rua ???????

ac

Eu sei que não se vê bem, mas este buraco está aberto sem isolamento - aliás, até se ouve o ruido da rua.

A equipa de instalação não deveria ter isolado isto?
    •  
      FD
    • 16 janeiro 2012

# 10

Meta espuma de poliuretano nisso ou então, ralhe com eles.
  10.  # 11

Eles que a metam!!

Colocado por: FDMeta espuma de poliuretano nisso ou então, ralhe com eles.
  11.  # 12

Colocado por: system32Eles que a metam!! E também por fora!!

12.  # 13

Colocado por: santiago40A equipa de instalação não deveria ter isolado isto?

é obrigatório, até porque seria muito desagradável ter aí um ninho de vespas que lhe invadi-se a casa (caricato mas já aconteceu num local onde aonde fui chamado), se o buraco for de grande dimensão deve ser calafetado com espuma de poliuretano e pelo exterior deve ser aplicado um qualquer selante tipo silicone ou idêntico, não deve ficar o poliuretano directamente à vista, pois com o tempo "desfaz-se".
    se o espaço deixado em aberto é pequeno, basta tapar com o selante tipo silicone ou idêntico.
    Concordam com este comentário: system32
  13.  # 14

Obrigado pelos avisos e sugestões.

Existe uma forma correcta de retirar o split da parece para vedar aquele buraco? Tenho aqui um vedante "cola e veda" branco - isto é indicado para o buraco interior?

No de fora nem vou mexer, os tipos que fizeram a instalação andaram pendurados na janela a fazer o trabalho e nem sei se está vedado ou não, mas não me vou armar em macaco para ir ver, até porque está coberto com calha - e a uma altura de 3º andar...
  14.  # 15

corecta ??

Desligar os tubos de gás!!

Nada que possa ser feito pelo "handy-man" da casa!!

Pode tentar afastar um pouco enquanto outra pessoa sela o buraco, mas isso é arriscar teilhar os tubos e mandar o AC para o aglheiro e sem garantia!!

Chame os homens. E se se fizerem de finos faça reclame por escrito onde comprou o AC.

Colocado por: santiago40Obrigado pelos avisos e sugestões.

Existe uma forma correcta de retirar o split da parece para vedar aquele buraco? Tenho aqui um vedante "cola e veda" branco - isto é indicado para o buraco interior?

No de fora nem vou mexer, os tipos que fizeram a instalação andaram pendurados na janela a fazer o trabalho e nem sei se está vedado ou não, mas não me vou armar em macaco para ir ver, até porque está coberto com calha - e a uma altura de 3º andar...
  15.  # 16

Colocado por: santiago40Para já um senão: queria mesmo que o AC ficasse por cima da janela da sala, exactamente a meio da sala, mas tal não é possivel por causa da caixa dos estores...

eu pouco ou nada entendo de AC's mas esta pergunta é para o jorgealves, a maquina não poderia ser colocada no centro da sala e depois a tubagem entrar pela lateral do aparelho? logico que era necessario uma calha mas era possivel certo?
  16.  # 17

Amanhã lá estarei a caminho da Worten para pedir uma visita dos instaladores. :))

Sérgio, provavelmente sim, mas a calha à vista não estava nos meus planos - se bem que olhando em retrospetiva teria sido o ideal... Nada que não modifique quando mandar colocar mais 2 aparelhos dentro de algumas semanas/meses (assim a carteira o permita).

Ah e outra coisa, mesmo com a temperatura a 23º e porta da sala fechada, acho que nunca vi o compressor a desligar para poupar energia. NUNCA. Não era suposto o mesmo desligar a luz de indicação no split de que o compressor está a trabalhar? Os tecnicos assim nos disseram, mas a verdade é que o AC pode estar a trabalhar 4 horas e a luz nunca se apaga e está nitidamente o compressor a bombar...

Ai ai ai
  17.  # 18

Colocado por: Sergio Rodriguesa maquina não poderia ser colocada no centro da sala e depois a tubagem entrar pela lateral do aparelho?

sim é possível, mas obrigava a uma calha e sem ela fica mais agradável, e o facto de não ficar centrada com a sala não terá assim tanta influencia como pode parecer porque a maquina tem deflectores que permitem dirigir o ar para onde se deseja.

Colocado por: santiago40Tenho aqui um vedante "cola e veda" branco - isto é indicado para o buraco interior?

não use isso, em primeiro lugar deve ser terminada a instalação com a vedação do orifício de passagem das tubagens pelos "tecnicos" que fizeram a instalação,

se pretender fazer por si próprio, use uma embalagem de poliuretano e usando o tubo que acompanha a embalagem despeje uma parte para dentro do orifício SEM desmontar a maquina interior, NEM a afastar da parede.
  18.  # 19

Colocado por: santiago40mesmo com a temperatura a 23º e porta da sala fechada, acho que nunca vi o compressor a desligar para poupar energia

em primeiro lugar 23º é exagerado, e como a maquina é justa para o espaço, nunca chega a atingir a temperatura solicitada, pelo que o compressor não desliga,
    em segundo lugar quando a temperatura seleccionada é atingida, o compressor desliga deixando de consumir energia, não é para poupar mas sim por funcionamento normal de qualquer equipamento térmico.

>luz nunca se apaga e está nitidamente o compressor a bombar...

Ai ai ai

Ai ai a, a conta da luz.
  19.  # 20

Obrigado Jorge, quer dizer que não é necessário um enchimento até à boca do buraco interior? Basta encher "lá dentro"? Correto?

0.0220 seg. NEW