Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Você tem trauma de professor.. gosta de fazer perguntas do que já sabe, mas nós não estamos aqui para o entreter!

Colocado por: TROLHA...
    eu também...por isso pergunto aos ditos entendidos como se faz com os PAINÉIS de vácuo,sejam eles horizontais ou verticais??

quero saber o que sabe ou sabem!!!
  2.  # 22

Estamos a falar dos planos que é o que temos.

Bom e barato. Por aqui, nada de tecnologia extra-terrestre!

Colocado por: TROLHA...Ou então nos vossos manuais não vem nada sobre os ditos..Ou..Para vocês painéis só mesmo os planos.
  3.  # 23

Não percebo nada disto mas encontrei o seguinte:

http://rrenergy.pt/index_ficheiros/P%20Solaresinf%20geral.pdf

Colectores de tubos de fluxo-directo podem ser montados horizontalmente num
    telhado plano, providenciando menores perdas térmicas, devido ao vento e menores custos
    de instalação evitando-se a remoção de material do telhado e mantendo a sua estrutura
    intacta;
  4.  # 24

Colocado por: TROLHA...e se forem tubos...como fazem??

tubos horizontais ou verticais??

como fazem??

vou-me deitar a adivinhar!!! mas eu diria que entre os 15º e os 90º...
  5.  # 25

Colocado por: TROLHA...2º e os 90º

Todos sabiam que o trolha sabia.
  6.  # 26

Colocado por: TROLHA...porque não diz que os de VÁCUO são mais versáteis em todos os sentidos

de facto o artigo diz que os painéis de tubos de vácuo têm muitas vantagens, uma delas é funcionarem melhor no inverno.
  7.  # 27

Colocado por: TROLHA...e você sabia??

Eu não :))
  8.  # 28

Não é?? Quer fazer uma estatisticazinha pelos nossos telhados??

Nem sei se me lembro de ter visto algum nos telhados por cá! Mas existem sim , mas poucos , muito poucos!

E Porquê ?? Porque somos todos estúpidos pois a sabedoria foi toda para o trolha???

Não, porque são mais baratos e chegam perfeitamente para 80 ou 90% do territorio nacional!

Se tivessem ao mesmo preço não tinha problemas com eles pois tambem sei qye são melhores. Mas como tudo na vida o preço também condiciona

Não acredita que os paineis planos chegam??? Quer que eu vá pesar a minha garrafa de 13Kg ligada à 1 ano??? Pois .. devo ser eu o extra terrestre!!

Colocado por: TROLHA...
    tretas!!

tretas outra vez!!..porque não diz que os de VÁCUO são mais versáteis em todos os sentidos,até na orientação,do que os PLANOS.

porque não diz que conhece só os planos??

Sei mais dos planos , mas também sei que os tubos são mais versáteis podendo até ser instalados nas fachadas dos prédios (90º) ai são úteis por exemplo.

Agora você nunca negou que uns colectores planos são mais baratos que uns tubos para o mesmo serviço! Portanto...

É bom saber que existem outras soluções, mas não vale a pena gastar dinheiro à toa se o mais barato faz o serviço!
    •  
      FD
    • 9 janeiro 2012

# 29

Calma com os ataques pessoais.
    Obrigado.
    Concordam com este comentário: danobrega
  9.  # 30

Colocado por: system32É bom saber que existem outras soluções, mas não vale a pena gastar dinheiro à toa se o mais barato faz o serviço!

Concordo. Daí insistir. como já disse noutra discussão, que o que importa é saber calcular o custo total de propriedade a X anos.
    Concordam com este comentário: eu, system32
  10.  # 31

Colocado por: TROLHA...lá estão vocês com os retornos....isso não existe!!!!

Retorno? Que quer dizer com retorno? Está a falar do custo total de propriedade? É uma conta possível de fazer, envolvendo os parâmetros que conseguir calcular e estimar, para conseguir calcular o custo de qualquer coisa ao longo de um período de tempo. Não faz sentido comparar sistemas diferentes sem conseguir calcular este valor (que pode ter margens de erro e grau de certeza).

No exemplo anterior, se os dois painéis cumprem o requisito inicial e têm o mesmo valor estimado de manutenção só faz sentido investir no que for mais barato, já que necessariamente o CTP vai ser menor.

Diria mais, qualquer profissional que não conseguir fazer um cálculo destes para um sistema que queira vender é tudo menos profissional. :P

Colocado por: TROLHA...tretas e mais tretas....é só tretas!!!..não sei porque não vive numa tenda,é igual e muito mais barato!!

O Sr. TROLHA está a confundir as coisas. Quem está a falar em tendas? O requisito é simples, ter um sistema de AQS que minimize o custo total de propriedade. Se um isqueiro cumprir esse requisito, está feito.
    • eu
    • 9 janeiro 2012

# 32

Colocado por: danobregaDiria mais, qualquer profissional que não conseguir fazer um cálculo destes para um sistema que queira vender é tudo menos profissional. :P

É muito mais fácil vender a solução tecnicamente melhor e claro, mais cara.
    • Kaux
    • 9 janeiro 2012

# 33

Colocado por: danobrega

Retorno? Que quer dizer com retorno? Está a falar do custo total de propriedade? É uma conta possível de fazer, envolvendo os parâmetros que conseguir calcular e estimar, para conseguir calcular o custo de qualquer coisa ao longo de um período de tempo. Não faz sentido comparar sistemas diferentes sem conseguir calcular este valor (que pode ter margens de erro e grau de certeza).

No exemplo anterior, se os dois painéis cumprem o requisito inicial e têm o mesmo valor estimado de manutenção só faz sentido investir no que for mais barato, já que necessariamente o CTP vai ser menor.

Diria mais, qualquer profissional que não conseguir fazer um cálculo destes para um sistema que queira vender é tudo menos profissional. :P

O Sr. TROLHA está a confundir as coisas. Quem está a falar em tendas? O requisito é simples, ter um sistema de AQS que minimize o custo total de propriedade. Se um isqueiro cumprir esse requisito, está feito.

Este comentário é uma falácia,

O que temos que ver é a relação entre o dinheiro disponível, rentabilidade do sistema e custo de oportunidade.

Abraços.
  11.  # 34

Isso diz-se muito por ai ,mas muitas vezes é ignorância de quem escreveu!
    Já foi demonstrado que a eficiência do painel no inverno é a diferença entre estar autonumo e necessitar de energia de apoio.

Os livros falam em rendimentos anuais e isso não interessa nada. Já expliquei isso a vários técnicos solares e eles entenderam isso e passaram a fazer assim.

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

system32

Você e a sua mania de sabichão e dono da verdade...perdoe-me a sinceridade.
  12.  # 35

Colocado por: TROLHA...e a logística não tem custo??
    e a montagem não tem custo??
    e a manutenção não tem custo??

Tem! E esses custos entram no calculo do custo total de propriedade! O custo total de propriedade a digamos 10 anos, de grosso modo será algo do género:

Custo de aquisição + Custo Estimado de Manutenção por Ano x 10 (+/- margem de erro) + Custo Estimado de Utilização (energia) (+/- margem de erro).
  13.  # 36

Quantos posts vão ser apagados ? :)
  14.  # 37

Colocado por: TROLHA...sendo assim a Tenda faz o mesmo que uma casa!

Não faz o mesmo que uma casa se o requisito de quem quer a casa for ter conforto, assim como milhares do outros requisitos que uma "casa" cumpre que uma tenda não cumpre.

Se eu quiser enviar um pacote de arroz para a Inglaterra não preciso de a enviar juntamente com um mordomo em 1ª classe.
  15.  # 38

Colocado por: TROLHA...se calhar ainda não viu o tópico dos "partinhos"....eu queria ver se você fosse dono de um daqueles sistemas,dos mais baratos do mercado,que fazem o mesmo que os outros...dizem vocês!!!

Mais uma vez, custo total de propriedade. Se o custo de manutenção for ter de substituir o painel todos os anos com certeza que essa solução fica mais cara.
    • eu
    • 10 janeiro 2012

# 39

Colocado por: TROLHA...eu

qual é a inclinação dos seu painéis??

O que é que isso interessa para a discussão? Que mania de personalizar as coisas...
  16.  # 40

Boas,

Na minha opinião, é tão simples quanto isto: Eu preciso de água quente no Inverno. No Verão até a dispenso pois tomo banho de água fria, logo devem ser instalados de forma a otimizar o seu funcionamento no Inverno.

No meu caso foram instalados entre 55º a 60º e apesar de serem daquela marca ranhosa que não vale nada com um rendimento duvidoso, num dia de céu limpo com temperaturas exteriores abaixo dos 10ºc, conseguem aquecer os 300L do depósito, dos 40ºc aos 80ºc.

Cump.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, system32

0.0231 seg. NEW