Pretendia saber com que tipo de situações eu me tenho que preocupar na escolha de um pavimento em madeira. Sei que os pavimentos se dividem em três categorias: - flutuantes (não colados); - colados directamente ao chão; - pregados (quando existe uma estrutura para assentamento).
Preciso saber para cada uma das hipóteses quais as vantagens e desvantagens. Para conseguir opinar da forma mais racional possível. Sei que se colocarmos cortiça por baixo do pavimento, conseguimos ganhos energéticos compensadores, assim como diminuição de ruídos (na casa dos 17dB). Gostava de conhecer as várias soluções que posso ter, tanto em termos estéticos, como funcionais, para que no futuro não venha a ter complicações com a minha escolha. Complicações tais como a madeira expandir ou retrair-se e provocar danos, que poderiam ser evitados, com o processo construtivo e o material correcto.
devo dizer-lhe que o essencial é deixar a madeira, no sitio onde vai ser aplicada, durante algumas semanas mas sem a fixar, apenas para se ambientar. Assim o profissional que a irá aplicar já poderá ver quais as tendencias que a madeira terá estando neste espaço, se terá tendencia a expandir ou não. Quanto ás formas de fixação, acho que a pregada sempre oferece menos problemas mas, independentemente da forma de fixação acho que o mais importante é a folga que tem de ser deixada nas extremidades, entre o fim da madeira do chão e as paredes, esta folga normalmente fica escondida por baixo do rodapé e acredite que é muito importante. A escolha acertada da madeira tambem é importante como é óbvio mas ambientar a madeira ao espaço antes de a aplicar acho o mais importante.
Cumprimentos
Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSA
Acho que está só a considerar a aplicação. Não se esqueça dos materiais e sua composição.
Existe por exemplo a madeira maciça, e o MDF (Medium Density Fiberboard), em que apenas é colada uma folha de madeira sobre um composto de resíduos de madeira, cola e outros constituintes sujeitos a um processo de fabrico a alta pressão e temperatura. Depois, esta folha de madeira pode variar bastante de espessura ou pode simplesmente ser artificial.
Se for madeira maciça tem que se preocupar com as suas propriedades, se é resistente a choques (resistência mecânica, se "amassa"), se se desgasta facilmente, tem que considerar o tratamento frequente (aplicação de verniz), se descolora ou não, qual a sua tolerância à humidade, etc.
Deverá também pensar no formato que vai querer aplicar, nomeadamente o tamanho das pranchas ou se por exemplo, quer tacos.
Não percebo muito disto, mas pela facilidade de aplicação, e consecutivamente o facto de ficar mais barata, penso que a melhor escolha será o flutuante.
Estas pessoas agradeceram este comentário: ASofiaSA
Existem no mercado flutuantes em madeira e laminados estes ultimos completamente artificiais. Melhor opção será empre colado ou pregado o horizonte de vida é sempre maior e pode sempre ser recuperado pelo utente.
Olá ASofiaSA No prédio onde moro, os apartamentos têm tábuas pregadas numa estrutura de assentamento. Devo dizer que é extremamente barulhento quando se caminha pela casa com sapatos de saltos ou com solas (até descalço se ouve). Faz um barulho oco que se ouve de umas casas para as outras. O prédio tem uns 8 anos e com o tempo há certas zonas que ao caminhar se nota a madeira a ranger. As juntas entre as tábuas com o tempo abriram fendas, porque o material que as une foi desaparecendo em alguns sítios. Cumps.