Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a pensar colocar os seguintes equipamentos de ar condicionado (mitsubishi) no meu apartamento:
    2 unidades exteriores : MXZ-4C80
    3 unidades interiores : MSZ-GE 25
    1 unidade interior : MSZ-GE 50
    1 unidade interior : MSZ-GE 22
    1 unidade interior : MSZ-GE 35
    1 unidade interior : MFZ-KA 25

    O meu apartamento é de 1988 e tem 6,9Kva de potência instalada e quadro monofásico.
    Fui informado, por um construtor, que ao colocar o AC teria que mudar de quadro eléctrico o que implicaria a visita da CERTIEL e provavelmente a colocação de instalação eléctrica nova em lugar da existente. Será mesmo assim?

    Agradecendo desde já os Vossos esclarecimentos,
    Pedro
  2.  # 2

    Colocado por: PedroRodriguesFui informado, por um construtor, que ao colocar o AC teria que mudar de quadro eléctrico

    pode não ser exactamente assim, e deduzindo que se esta a falar de uma habitação (grande por sinal) as maquinas correspondem a uma por divisão, logo raramente estarão TODAS a funcionar ao MESMO TEMPO,
    o problema vai surgir quando adicionar os restantes consumos da casa e aí vai ficar muito apertado de gerir, mas se tiver poucos aparelhos de grande consumo pode ser que dê,

    pode tentar pedir o aumento de potencia somente para os 10,35Kva e pode ser que lho aceitem sem fazer um aumento de potencia para trifasico, e se lho aceitassem não precisava de fazer mais nada,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroRodrigues
  3.  # 3

    tenho 5 ac no meu apartamento com 6,9 kva.
    ainda há pouco tinha 4 ligados + forno e, provavelmente cilindro. 2tv+2meo tb ligados, para além da iluminação, se bem que sejam todas lâmpadas economizadoras.
  4.  # 4

    Os meus AC ME (9000 BTU) a manter temperaturas gastam cerca de 300w. Desde que não arranquem todos e não coincida com o funcionamento das maquina pesada até deve dar, mas realmente era melhor meter 10,35Kva.
  5.  # 5

    E têm várias unidades exteriores ou apenas uma?
  6.  # 6

    Tenho ME, MHE e Daikin:
    Tenho 4 Splits simples ( 2x9000 + 2x12000) e uma multisplit (18.000). O teste que fiz foi com uma ME de 9000.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge1970
  7.  # 7

    As unidades externas que refere gastam cada uma com as 4 unidades em funcionamento entre 500 w e 3400 w. Significa que com as duas unidades no máximo esgotam quase a potência disponível. Contudo como o sistem32 refere, a mamnter a temperatura as unidades de 9 e 12 gastam entre 200 a 400 w, e podem não estar todas ligadas ao mesmo tempo.

    Agora tudo vai depender dos outros electrodomésticos que possui, e da forma como vai usar o ar condicionado.
    De todo o modo se pudesse passar para 10,35 monofásico era o melhor. Mesmo que tenha de requerer nova inspecção é mais simples cumprir as regras se mantiver o monofásico do que ter de passar para trifásico.
  8.  # 8

    As unidades estão sempre na velocidade mínima menos uma do muitisplit de 12000BTU que está sempre no médio. Por isso nunca estou a puxar pelas unidades.
    Rapidamente entram em modo de manutenção (diferença de temperatura < 2º)


    Colocado por: dfserraAs unidades externas que refere gastam cada uma com as 4 unidades em funcionamento entre 500 w e 3400 w. Significa que com as duas unidades no máximo esgotam quase a potência disponível. Contudo como o sistem32 refere, a mamnter a temperatura as unidades de 9 e 12 gastam entre 200 a 400 w, e podem não estar todas ligadas ao mesmo tempo.

    Agora tudo vai depender dos outros electrodomésticos que possui, e da forma como vai usar o ar condicionado.
    De todo o modo se pudesse passar para 10,35 monofásico era o melhor. Mesmo que tenha de requerer nova inspecção é mais simples cumprir as regras se mantiver o monofásico do que ter de passar para trifásico.
  9.  # 9

    Boa noite,

    Antes de mais, muito obrigado pelos comentários/esclarecimentos.

    Com base no orçamento fornecido pelo instalador de AC tenho as seguintes potências nos equipamentos:

    3 unidades interiores : MSZ-GE 25 ; Potência arref. = 2,5 Kw ; Potência aquec. = 3,20 Kw
    1 unidade interior : MSZ-GE 50; Potência arref. = 5 Kw ; Potência aquec. = 5.80 Kw
    1 unidade interior : MSZ-GE 22; Potência arref. = 2,20 Kw ; Potência aquec. = 2,50 Kw
    1 unidade interior : MSZ-GE 35; Potência arref. = 3,5 Kw ; Potência aquec. = 4 Kw
    1 unidade interior : MFZ-KA 25; Potência arref. = 2,50 Kw ; Potência aquec. = 3,40 Kw

    Assim e considerando o caso mais desfavorável (aquecimento) teria um total de 25,3 Kw (sem contar com as duas unidades exteriores cuja potência desconheço).
    Após pesquisar na net verifiquei que a potência instalada no meu apartamento, 6,9 Kva, corresponde a apenas 5,52 Kw (bem inferior a 25,3 Kw).
    Como já referiram os equipamentos não deverão estar todos ligados ao mesmo tempo, mas, só o MSZ-GE 50 tem de potência 5.8 Kw (superior a 5,52 Kw)...
    Deve estar algo errado nos meus cálculos?

    Tenho frigorifico, maquina de lavar loiça, maquina de lavar roupa, microndas, maquina de café, torradeira, forno eléctrico e no futuro uma placa de indução.
    Com apenas 6,9 Kva quantos aparelhos (aproximadamente) de AC poderei ter ligados, tendo em conta que poderão estar 2 ou 3 dos electrodomesticos referidos a funcionar?

    Uma vez que vou fazer obras em casa e vou abrir roços para a passagem dos cabos do AC não seria melhor mudar a instalação electrica primeiro e só depois pedir à EDP o aumento de potência de 6,9 Kva para 10,35Kva?
    E quanto poderá custar a mudança de toda a instalação eléctrica? O montante mensal a pagar à EDP pelo aumento de potência (6,9 para 10, 35 Kva) é significativo ?

    Mais uma vez agradeço os Vossos comentários que têm sido bastante úteis.
    Pedro
  10.  # 10

    isso é potência de aquecimento. não está relacionado com o consumo do aparelho...
  11.  # 11

    Então qual será o consumo dos aparelhos?

    Obrigado
  12.  # 12

    veja na etiqueta que vem colada em cada aparelho ou pesquise no site do fabricante, no manual de cada referência.
  13.  # 13

    Colocado por: PedroRodriguesEntão qual será o consumo dos aparelhos?

    está definido na tabela de potencias das unidades exteriores e está relacionado com o numero e potencia das unidades interiores a FUNCIONAR, e somente esta é que consome energia, o consumo intrínseco das unidades interiores é irrisório.
    Concordam com este comentário: noves fora
  14.  # 14

    Boas,

    O que compensa mais em termos energéticos, ter uma Multisplit para várias unidades interiores, ou ter tudo em Monosplit?

    No meu caso preciso de um de 12000 btus para sala no r/c + 3 interiores de 7000 para tres quartos no primeiro piso. Tenho uma parede "morta" que comporta varios monos, pelo que o aspecto nao será um problema... mas pergunto-me se haverá mais barulho exterior por causa de varios monos. O que acham?
  15.  # 15

    Colocado por: deinhacmas pergunto-me se haverá mais barulho exterior por causa de varios monos.

    sim,
 
0.0173 seg. NEW