Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma casa com aproximadamente 150 anos, cujas paredes exteriores são em granito. Tem r/c (40 m2) e 1ºandar (60 m2).
    No interior da casa as paredes são em madeira (pouca espessa) e soalho também em madeira. Devido ao mau estado do soalho e das paredes, o construtor aconselhou-nos a deitar tudo a baixo, conservando só as paredes exteriores em granito e a por a placa de cimento a dividir o r/c do 1ºandar. Depois seria necessário dividir o interior com paredes em tijolo e cimento.
    Pretende-se fazer 2 quartos e wc completo no r/c e cozinha com sala comum, wc simples e outro quarto no 1ºandar.
    Terá de haver umas escadas a ligar o r/c com o 1ºandar. O telhado também será novo. Uma dúvida que tenho é se tenho alguma alternativa, relativamente a placa de cimento do tecto do 1ºandar. Procuro uma alternativa menos dispendiosa...talvez um tecto falso. Tenho algum receio porque este sítio é frio e chuvoso no inverno. Será uma boa opção?
    Convem esclarecer que no 1ºandar, há uma galeria com aproximadamente 15 m2, cujas paredes exteriores são em madeira que terão de ser substituidas por cimento e tijolo e o próprio soalho em madeira será substituido pela placa de cimento já referida anteriormente.
    Procuro também uma solução para que a casa isole bem do frio no inverno ou do calor no verão.
    Será que alguém me pode tirar estas dúvidas e dar-me uma ideia do investimento total aproximado? O projecto de arquitectura poderá custar quanto?

Obrigado a todos!
    Rui Cardoso
  2.  # 2

Há soluções melhores, a construção em betão armado (não é só meter uma laje, se meter uma laje vai ter que a apoiar) não tem nada a ver com desempenho térmico e com o isolamento. Mas, para propor soluções adequadas teria que ter uma percepção mais aprofundada da natureza e estado de conservação do edificado. Se pudesse colocar umas fotografias era óptimo.

Cumprimentos.
  3.  # 3

Estrutura de madeira e novamente soalho..., bonito, eficaz e "dá a cara com a careta" face à idade da casa.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  4.  # 4

Caro Rui,

A solução que lhe proporam pode não ser a melhor, mas compreendo que lhe tenham aconselhado.

Pode como já disseram usar novamente a madeira, estrutura em aço, etc.

Quanto ao projecto de Arquitectura depende de muitos factores e teria de se ver a casa para lhe conseguir dizer algum preço ainda que aproximado. Mas como já lhe pediram se tiver fotos coloque aqui.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  5.  # 5

Colocado por: ruicshNo interior da casa as paredes são em madeira (pouca espessa) e soalho também em madeira. Devido ao mau estado do soalho e das paredes, o construtor aconselhou-nos a deitar tudo a baixo, conservando só as paredes exteriores em granito e a por a placa de cimento a dividir o r/c do 1ºandar. Depois seria necessário dividir o interior com paredes em tijolo e cimento.

em geral é o que se faz, quanto às paredes esqueça, só se forem de gaiola mas presumo que sejam em tabique, soalho depende do seu estado, mas generalizando é difícil manter soalhos em casas com essa idade sem que se tenha de gastar bastante em reforços da estrutura.

Colocado por: ruicshUma dúvida que tenho é se tenho alguma alternativa, relativamente a placa de cimento do tecto do 1ºandar. Procuro uma alternativa menos dispendiosa...talvez um tecto falso. Tenho algum receio porque este sítio é frio e chuvoso no inverno. Será uma boa opção?

sim perfeitamente e fica mais em conta sim, até a estrutura não precisa de ser pesada, ao fazer tecto falso não precisará de levar os pilares até à cobertura o que poupa bastante e dá-lhe mais espaço interior,
    pode ser um tecto falso, tem é de ter em mente que depois não poderá utilizar o sótão""/desvão.

Colocado por: ruicshProcuro também uma solução para que a casa isole bem do frio no inverno ou do calor no verão.

onde é a casa? se for interior norte terá mesmo de a isolar mesmo muito bem, a única solução viável deixando as paredes de granito à vista, é isolar interiormente fazendo dupla parede.

Colocado por: ruicshSerá que alguém me pode tirar estas dúvidas e dar-me uma ideia do investimento total aproximado? O projecto de arquitectura poderá custar quanto?

o investimento depende muito do existente, das paredes existentes e do que se vai mexer e ampliar se preciso, em todo o caso, dados que tenho de algo parecido, cerca de 50/60 mil
    quanto ao programa à primeira vista será apertado, parece-me um quarto a mais, em todo o caso poderá ampliar se tiver terreno para tal.
    custos de projectos depende do arquitecto/gabinete a quem pedir, e depende dos serviços que pretende, se é com assistência técnica ou projecto de execução, se precisar e for do norte/centro posso lhe dar um orçamento para tal.

0.0131 seg. NEW