Iniciar sessão ou registar-se
    • DCL
    • 19 janeiro 2012 editado

# 61

O mercado regulado vai terminar para o ano mas a ERSE vai manter o visionamento do tarifário bi e tri horário.

http://www.erse.pt/pt/imprensa/comunicados/2012/Comunicados/Tarifa%20bi-hor%C3%A1ria.pdf
  1.  # 62

Colocado por: PBarataEu estou no "mercado liberalizado" à 2 anos...

Não tem a tarifa bi-horária, mas é mais barato.
    A mim compensa, pois acabava por não rentabilizar o bi-horário. Existe por aqui um discussao sobre isso, o bi-horário é bem mais dificil de rentabilizar do que parece e creio que anda muita gente enganada.

Boas,

Se alguém anda enganado, eu não sou de certeza. Cá em casa, consumimos 60% da energia em vazio, sem qualquer dificuldade. Se fizer as contas para um gasto mensal de 400 kW, chego à seguinte conclusão:

Custo do consumo anual à tarifa normal: 4800kw x 0,1393 = 668,64€

Custo do consumo anual no meu caso: 0,6 x 4800 x 0,0833 + 0,4 x 4800 x 0,1551 = 537,7€

Portanto, apesar de poder andar enganado, anualmente poupo 131€ em consumo de energia à EDP, que corresponde a uma poupança de 19,5% face à tarifa normal.

Cump.
    • jmaia

# 63

Colocado por: nunoneiva75

Boas,

Se alguém anda enganado, eu não sou de certeza. Cá em casa, consumimos 60% da energia em vazio, sem qualquer dificuldade. Se fizer as contas para um gasto mensal de 400 kW, chego à seguinte conclusão:

Custo do consumo anual no meu caso: 0,6 x 4800 x 0,0833 + 0,4 x 4800 x 0,1551 = 537,7€

Portanto, apesar de poder andar enganado, anualmente poupo 131€ em consumo de energia à EDP, que corresponde a uma poupança de19,5%face à tarifa normal.

Cump.

Boa Tarde !

Prepare-se que vai pagar mais...
    Acabei de ouvir na rádio que o Governo prepara-se para acabar a tarifa bi e tri horário.
    Como aconteceu com a gasolina, Upa Upa electricidade

JMaia
    • hangas

# 64

Colocado por: jmaiaPrepare-se que vai pagar mais...
    Acabei de ouvir na rádio que o Governo prepara-se para acabar a tarifa bi e tri horário.

Eu vi na SIC exactamente o contrario, que as tarifas multi-horarias vão ficar em fase transitória até 2016.
    Pelo que percebi não poderá haver novas adesões mas os actuais clientes podem manter.
  2.  # 65

Ainda há pouco ligaram-me da endesa que me afirmaram que brevemente vão ter tarifário bi-horário...
  3.  # 66

Colocado por: hangas

Eu vi na SIC exactamente o contrario, que as tarifas multi-horarias vão ficar em fase transitória até 2016.
    Pelo que percebi não poderá haver novas adesões mas os actuais clientes podem manter.

O.K.

Peço desculpa, posso ter interpretado mal...
    Eu como novo consumidor não posso pedir essa tarifa, e isso ?

Cumprimentos,
    J.Maia
  4.  # 67

Colocado por: jmaiao Governo prepara-se para acabar a tarifa bi e tri horário.

Essas tarifas são uma imposição do governo à EDP?
  5.  # 68

Colocado por: jmaia

Boa Tarde !

Prepare-se que vai pagar mais...

JMaia

Troque lá o mais pelo menos se faz favor. Você acredita no que se diz na Rádio? Não me diga que mudou para a Endesa por que ouviu na Rádio que faziam 5% de desconto?

Tarifa liberalizada... como aconteceu na gasolina... está a falar dos clientes da Endesa não está? É que eu espero manter-me até 2015/2016 a poupar muitos €€€ a consumir no período de vazio. Espero que não se venha a arrepender por ter mudado. Boa sorte!

Para quem ainda é cliente da EDP aconselho a ponderarem bem a mudança. Quanto à qualidade do serviço, por exemplo, consultem o Portal da Queixa e façam uma pesquisa por Endesa, depois pesquisem tb por EDP e tirem as vossas conclusões.

Cump.
  6.  # 69

Finalmente consegui o documento oficial para assim conseguir entender como vai funcionar. Aqui fica o link para os curiosos como eu: http://dre.pt/pdf1sdip/2011/08/14600/0408904090.pdf

Uma dúvida que não ficou muito bem esclarecida por aqui (pelo menos para mim) foi o tal "período transitório", se bem que após ler o texto tudo ficou claro;

Durante o período transitório,
    que não deverá exceder três anos, aplicar -se -ão aos
    consumidores que ainda não tenham escolhido o seu
    comercializador de mercado tarifas transitórias a definir
    pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
    (ERSE), que incorporarão um diferencial face ao preço
    de mercado que induza à transição dos consumidores
    para o mercado de forma gradual. Esse período será
    acompanhado pela ERSE, no âmbito das suas competências
    de supervisão dos mercados de electricidade e
    de gás natural, a qual procederá designadamente aos
    acertos periódicos necessários para assegurar o ajuste
    das tarifas transitórias em face da eventual volatilidade
    do mercado.

Logo:
    Tarifas reguladas até 01/01/2013 + Período transitório até 3 anos = 01/01/2016

e Finalmente;
    A adesão à promoção do Continente que traria o tal desconto deixa de ser tão interessante, pois significa uma mudança para o mercado liberalizado com 3 anos de antecedencia ao obrigatório.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dfserra, hangas
  7.  # 70

Caro nelsontiago,

O texto que indica, mostra que tirando a questão do bi ou tri, compensa mudar já para o mercado liberalizado.

O diploma indica claramente que as tarifas reguladas serão sempre superiores às de mercado liberalizado para incentivar a mudança.

Apesar de acreditar que após o final do ano, o continente vá continuar a dar alguma vantagem, é sempre possível passar a qualquer momento para outro operador, que terá sempre tarifas abaixo do mercado regulado.
  8.  # 71

Não se esqueça que no final do ano o preço da electricidade pode dobrar!!

O preço é livre!!

Colocado por: dfserraCaro nelsontiago,

O texto que indica, mostra que tirando a questão do bi ou tri, compensa mudar já para o mercado liberalizado.

O diploma indica claramente que as tarifas reguladas serão sempre superiores às de mercado liberalizado para incentivar a mudança.

Apesar de acreditar que após o final do ano, o continente vá continuar a dar alguma vantagem, é sempre possível passar a qualquer momento para outro operador, que terá sempre tarifas abaixo do mercado regulado.
  9.  # 72

Neste momento quais são as alternativas à EDP em Portugal?

Endesa. (Ainda não tem bi-horário e os outros tarifários são iguais à EDP)
    iberdrola. (Ainda não presta serviço a clientes residenciais)

Ou seja, neste momento é deixar-se estar. E daqui a um ano ou dois analisar a situação, mas o mais certo é acontecer exatamente o mesmo que aconteceu com os combustiveis: os preços estarão alinhados.
  10.  # 73

Olá system32, Poder dobrar pode, mas na minha opinião não vai acontecer.

Actualmente a maior parte das pessoas ainda está no regulado, pelo que todos os comercializadores tem interesse que os clientes passem para o mercado livre. Se aumentassem o preço, então as pessoas mantinham-se no regulado, e os comercializadores acabavam por perder mais do que ganhar com o aumento.

Além disso, este diploma diz que as tarifas reguladas devem incentivar a passagem para o mercado livre, pelo que nessa situação, também dobrariam.

O que acho que vai acontecer, é que até 2015 o regulador vai defenir as tarifas reguladas, com aumentos anuais, e os operadores do mercado livre vão também subindo mas de forma a ficarem sempre abaixo.
    Agora depois de 2016, aí sim, tudo pode acontecer, há semelhança do que aconteceu com os combustíveis, mas com possibilidades de ainda ser pior.
  11.  # 74

Colocado por: nunoneiva75

Boas,

Portanto, apesar de poder andar enganado, anualmente poupo 131€ em consumo de energia à EDP, que corresponde a uma poupança de19,5%face à tarifa normal.

Cump.

Normalmente todas as pessoas que consumam 40% ou menos em periodo vazio não compensa.
    Se consome 60% em vazio, então compensa-lhe o bi-horário, sem dúvida.
    Já agora as contas corretas são:
    4800*0,1299 = 623,52 €
    Logo poupa 85,82 € => 13,76 %
  12.  # 75

"Autoridade da Concorrência investiga Plano EDP Continente

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer saber se o Plano EDP Continente, em que a eléctrica oferece vales de compras de valor equivalente a 10% dos gastos mensais com electricidade, põe em causa o funcionamento do mercado. [....]
    "

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=543483
  13.  # 76

Colocado por: PBarata
    Normalmente todas as pessoas que consumam 40% ou menos em periodo vazio não compensa.
    Se consome 60% em vazio, então compensa-lhe o bi-horário, sem dúvida.
    Já agora as contas corretas são:
    4800*0,1299 = 623,52 €
    Logo poupa 85,82 € => 13,76 %
    Discordam deste comentário:nunoneiva75

Não me parece. Poupo bem mais do que 14%: http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/BTN/Pages/TarifasBTNate20.7kVA.aspx
    • adan
    • 17 abril 2012

# 77

Recebi no email a envio da edp

"Estimado(a) Cliente,

Junto enviamos, no ficheiro anexo, informação relativa ao processo de extinção das tarifas reguladas, de acordo com o Decreto-Lei n.º 75/2012, de 26 de março.

O modelo de extinção das tarifas de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) visa criar condições para que os comercializadores possam atuar num contexto de efetiva concorrência, dinamizando a transição dos clientes para um mercado liberalizado.

O processo de extinção das tarifas reguladas concretiza-se através da eliminação gradual das tarifas de venda a clientes finais em BTN e da introdução de mecanismos regulatórios de incentivo à adesão ao mercado de eletricidade em regime de preços livres.

Neste processo prevê-se a adoção de mecanismos de salvaguarda dos clientes finais economicamente vulneráveis, designadamente, a possibilidade de continuarem a ser fornecidos pela EDP Serviço Universal, o alargamento do prazo de pagamento para 20 dias úteis e a obrigatoriedade de pré-aviso de 15 dias úteis em caos de interrupção na sequência de mora no pagamento.

Com os melhores cumprimentos,

EDP Serviço Universal"
    • adan
    • 17 abril 2012

# 78

Depois em anexo um pdf que diz:

"Caro(a) Cliente,

As tarifas reguladas de venda de energia elétrica a clientes com consumos em Baixa Tensão Normal (BTN) vão ser
    extintas, ficando a respetiva venda submetida ao regime de preços livres.

O processo de extinção das tarifas reguladas concretiza-se através da eliminação das tarifas reguladas de venda de
    eletricidade a clientes finais em BTN, de acordo com o calendário:

a partir de 1 de Julho de 2012, clientes com potência contratada superior ou igual a 10,35 kVA;
    a partir de 1 de Janeiro de 2013, para os clientes com potência contratada inferior a 10,35 kVA.

Os clientes da EDP Serviço Universal com consumos em BTN que não exerçam o seu direito de mudança de
    comercializador continuarão a ser fornecidos de eletricidade pela Empresa, aplicando-se tarifas de venda
    transitórias, fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que incluem um fator de
    agravamento, o qual visa induzir a adesão gradual ao mercado
    , até à data limite de:

para os clientes com potência contratada compreendida entre 10,35 kVA, inclusive, e 41,4 kVA, inclusive,
    até 31 de Dezembro de 2014;
    para os clientes com potência contratada inferior a 10,35 kVA, até 31 de Dezembro de 2015.

Os clientes economicamente vulneráveis (com condições de acesso à tarifa social) mantêm o direito de
    continuarem a ser fornecidos pela EDP Serviço Universal, passando a gozar, a partir de 1 de junho de 2012, dos
    seguintes direitos:

1.
    2.

O prazo de pagamento das faturas é alargado para 20 dias úteis;
    Em caso de mora no pagamento a interrupção do fornecimento de energia só poderá efetivar-se após um
    pré-aviso de 15 dias úteis.

Sem prejuízo da consulta à página na internet da Direção Geral de Energia e Geologia (www.dgge.pt),
    apresentamos de seguida listagem de comercializadores a operar em regime de mercado livre, que em março de
    2012 exerciam a sua atividade em Portugal:

Comercializadores em regime de mercado livre

EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A.

EGL - Energía Iberica S.L.

Endesa Energia Sucursal Portugal

Galp Power, S.A.

Iberdrola, S.A.

Unión Fenosa Comercial Sucursal Portugal, S.L.

Telefone

808 500 808

0034 915947170

800 101 030

21 7240992

808 50 20 50

808 303 132

Site

www.edp.pt

www.egl-espana.com

www.endesa.pt

www.galpenergia.com

www.iberdrola.pt
    www.gasnaturalfenosa.pt

Informação completa sobre o processo de extinção das tarifas reguladas estará disponível na página na internet da
    EDP Serviço Universal (www.edpsu.pt) , bem como na página na internet da ERSE (www.erse.pt), a qual também
    inclui informação sobre as regras de mudança de comercializador (Despacho 2045-B/2006, da ERSE).

Março de 2012

Direção de Vendas e Clientes"
  14.  # 79

Já alguém que aderiu a esta promoção recebeu o vale de desconto?
  15.  # 80

Colocado por: centJá alguém que aderiu a esta promoção recebeu o vale de desconto?

eu já recebi dois. recebo um pdf por email

0.0296 seg. NEW