Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Moro no Porto num 3º andar. Acontece quando a vizinha do 4º andar faz descarga do autoclismo eu fico sem água na sanita e um cheiro horrivel. De manhã quando acordo tenho esse cheiro, durante o dia quando estou em casa e sinto a descarga do autoclismo da vizinha vou logo puxar o meu. O que pode acontecer?
    Lembro que essa vizinha fez obras e mudou a sanita de local, mexendo nas canalizações.
    Obrigada pela atenção que me possa prestar
  2.  # 2

    Colocado por: kocasLembro que essa vizinha fez obras e mudou a sanita de local, mexendo nas canalizações.


    E isso só começou a acontecer depois das obras?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kocas
  3.  # 3

    O 4ºandar é o último ?

    (se assim for, provavelmente a prumada deixou de estar ligada até à cobertura - para ENTRAR ar na prumada, evitando que a água que desce do 4º andar provoque sucção da água das sanitas nos andares inferiores)
    Concordam com este comentário: eu, j cardoso, AlexMontenegro, Costa53
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kocas
  4.  # 4

    Responderam :

    se assim for, provavelmente a prumada deixou de estar ligada até à cobertura - para ENTRAR ar na prumada, evitando que a água que desce do 4º andar provoque sucção da água das sanitas nos andares inferiores)

    Como posso provocar sucão da água das sanitas nos andares inferiores?
  5.  # 5

    Boa tarde Luis K.W

    Obrigada pelo seu esclarecimento.
    O 4º andar é o último andar.
    Diga-me p-f. diga-me o que é a prumada e como faço para provocar a sucção das águas das sanitas nos andares inferiores?
    Vou ter uma reunião de condominio e queria esclarecer esta situação com os outros condonimos, mas desculpe, não percebo nada disto
    Obrigada
  6.  # 6

    Colocado por: kocasDiga-me p-f. diga-me o que é a prumada e como faço para provocar a sucção das águas das sanitas nos andares inferiores?
    Vou ter uma reunião de condominio e queria esclarecer esta situação com os outros condonimos, mas desculpe, não percebo nada disto


    A prumada de esgoto neste caso é o tubo geral que recebe as águas residuais domésticas das várias fracções.

    Esta prumada deve ter continuação até â cobertura de forma a criar um circuito aberto de respiro.

    Se ela for interrompida no ultimo andar como aconteceu, a pessoa em causa desviou a sua sanita(criou outra casa de banho) não ligando ao tubo que ia até à cobertura deixou de ser ventilada quando se efectua as descargas cria ar fazendo sucção e dai retira água aos sifões e sanitas dos andares abaixo em particular quem está por baixo que neste caso é o seu, onde é mais sentido.

    Não tem que provocar a sucção das águas das sanitas quem lhe está a provocar é o seu vizinho de cima e é ele que está a originar estes maus cheiros.

    Espero que tenha compreendido!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kocas
  7.  # 7

    kokas
    Imagine uma garrafa de gargalo estreitinho cheia de água.
    Se a virar com o gargalo para baixo, a água sai com alguma dificuldade (faz glu-glu-glu porque, para sair água, TEM DE ENTRAR AR).
    Mas se fizer um furo no lado oposto ao gargalo, a água sai com muito maior velocidade.

    No caso dos esgotos, a coluna (ou a "prumada") por onde «caem» os esgotos TEM DE ser prolongada até à cobertura para que entre AR, facilitando a saída dos esgotos.
    Se o seu vizinho do 4º tamponou essa saída até à cobertura, quando ELE puxar o autoclismo a queda da água vai SUGAR a água da SUA sanita.

    Portanto, você NÃO QUER provocar sucção nas sanitas dos andares inferiores.
    O que você quer é que a água da sua sanita não seja sugada. Para isto, é preciso que a prumada a que a sua sanita está ligada seja ventilada (isto é, esteja prolongada até à cobertura, como se fosse uma chaminé).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kocas
  8.  # 8

    Luis desculpe de me ter antecipado! Mas face ao pedido do membro Kokas achei que devia expressar a minha opinião que no fundo são coincidentes.

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kocas
  9.  # 9

    Obrigada a todos, vou falar na reunião de condominio depois digo alguma coisa
  10.  # 10

    Só uma pergunta: porque razão é que o vizinho "tamponou" a saída da coluna de esgotos?

    Se ele mudou a sanita, não tem de ligá-la à mesma à coluna geral de esgotos?
  11.  # 11

    Colocado por: goliverSe ele mudou a sanita, não tem de ligá-la à mesma à coluna geral de esgotos?


    Claro que tem o que aconteceu é que ao cortar a tubagem da prumada existente colocou uma curva para faxedr a puxada para o novo local esquecendo-se ou ignorando que tinha que manter a continuidade da prumada até à cobertura.
  12.  # 12

    Desculpe, não estou a perceber.

    A coluna geral de esgoto até à cobertura não foi mexida, certo?

    O que foi mexido foi a localização da sanita: passou de um lugar para outro dentro da mesma wc. E, com isso, teve de ser feita uma ligação nova desde o novo sítio da sanita até à coluna geral de esgoto.

    O que não estou a perceber é onde foi interrompida a continuidade da prumada até à cobertura.
  13.  # 13

    Colocado por: goliverO que não estou a perceber é onde foi interrompida a continuidade da prumada até à cobertura.


    Imagine que existe um tê que faz a continuidade até á cobertura.

    Ao cortar este tê e ao eliminar colocaram uma curva e fizeram nova tubagem até ao novo local, deixou de estar ligada com a ventilação, dai não haver respiro da prumada!
  14.  # 14

    Estou a ser chato, mas continuo infelizmente sem perceber.

    A coluna geral de esgoto tem uma saída para o wc de cada piso. Se num wc for mudada a localização da sanita, esta terá de ficar sempre ligada à tal saída que referi atrás.

    Logo, onde é que fica interrompida a prumada?
  15.  # 15

    Colocado por: goliverA coluna geral de esgoto tem uma saída para o wc de cada piso. Se num wc for mudada a localização da sanita, esta terá de ficar sempre ligada à tal saída que referi atrás.

    Logo, onde é que fica interrompida a prumada?


    Atenção que este caso só se aplica no ultimo andar!

    O que me permite concluir é que você fez este tipo de trabalho portanto cortou por ex. o canhão de sanita existente e fez um acrecente até ao ponto desejado, neste caso não tem problema manteve-se ligada a respiração da prumada agora ponho é duvidas se na realidade existe respiração de prumada no seu caso,

    Que andar é o seu e será que existe mais andares por cima?
  16.  # 16

    Costa53, este problema não se verifica comigo. Mas sim com a kocas.

    Eu apenas intrometi-me no tópico por curiosidade e para ficar a conhecer possíveis consequências deste tipo de intervenção que possa ocorrer em inquilinos do meu condomínio. Sei que um vizinho meu (quatro andares de cima) mudou a localização da sanita há uns três anos, mas não consta que haja problemas de maus cheiros.
  17.  # 17

    se não tiver ventilação, ou se anularam a prumada que segue ate ao telhado então é so fazer outro tipo de ventilação..... assunto resolvido!
  18.  # 18

    Colocado por: Sergio Rodriguesse não tiver ventilação, ou se anularam a prumada que segue ate ao telhado então é so fazer outro tipo de ventilação..... assunto resolvido!

    E qual é o outro tipo de ventilação possível?
  19.  # 19

    Colocado por: king25
    E qual é o outro tipo de ventilação possível?


    Uma ventilação possível é colocação de uma válvula de admissão de ar ligada ao ramal da sanita do quarto de banho do 4ºandar.
    Essa válvula também pode ser colocada no ramal da sanita do quarto do 3º andar, mas isso obrigaria alguém a fazer obras sem ter qualquer culpa no cartório.
    Isto é um problema grave que o condomínio ter de resolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: king25
  20.  # 20

    exemplo de válvula de admissão de ar:
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
      valvula geberit.jpg
 
0.0200 seg. NEW