Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Tenho uma moradia numa zona bastante humidade.A casa tem 5 anos e no piso superior onde estão os quartos durante o inverno fico com o tecto cheio de humidade/bolor.
    O meu quarto tem aquecimento e tenho neste momento o tecto todo preto e de manhã as janelas estão cheias de agua devido a condensação.
    A condensação é, penso eu, o quarto esta quente e o exterior estar bastante frio? Apesar de ter portas de vidro duplo? Será que as portas não são de qualidade?
    O tecto, não sei se será da casa no geral ser humidade mas pensei que com o aquecimento não teria problemas de humidade. Poderá ser algum problema de isolamento no tecto ou telhas partidas? O WC do quarto também tem o tecto cheio de humidade/bolor apesar de não tomar banho nesse wc.

Agradecia ideias como posso resolver esta questão ou verificar donde vem o problema.

Obrigado
    •  
      FD
    • 11 janeiro 2012

# 2

O que é que existe por cima do tecto?

Escrevi aqui:

Isso são bolores que se desenvolvem em superfícies húmidas.

Esta humidade acontece de duas formas:
    - superfície mais fria que a circundante o que leva a que os vapores condensem nesse ponto
    - falta de renovação do ar, o ar fica saturado com vapores, levando ao descrito acima

Solução:
    - ventilar (abrir janelas)
    - desumidificar

(...)

Quando dormimos, expelimos vapor de água ao respirar. Uma pessoa expira em média 5% de vapor de água, desta forma, é natural que num quarto fechado, sem ventilação, exista muito vapor de água.
    Se no quarto dormirem duas pessoas, pior. Este vapor fica em suspensão se não encontra uma superfície fria onde condensar. Se essa superfície existir, condensa-se.
    Ao ligar o ar condicionado na função desumidificar quando sair, vai tirar do ar essa água em estado gasoso que se foi acumulando durante o sono, fazendo com que a probabilidade de condensar seja menor porque, se não há água, não há condensação.
    Ao eliminar essa condensação, elimina a humidade, os bolores não têm um sítio ideal para se desenvolverem, e assim, não aparecem essas manchas.
    Esta explicação não está tecnicamente totalmente correcta mas, para perceber, serve. :)

https://forumdacasa.com/discussion/17347/humidade-quarto-tecto-casa-nova-com-fotos/

Normalmente, nestes casos, é falta de isolamento térmico na laje do tecto.
    Resolve assim: https://forumdacasa.com/discussion/21051/melhor-isolamento-termico-para-este-caso/ (leia até ao fim)

A ideia é que:
    - deixe de haver vapor em excesso -> ventilar a casa ou retirar a humidade em excesso (desumidificar)
    - não haja superfícies frias onde o vapor possa condensar -> isolar termicamente de forma a não existirem pontes térmicas (sítios onde a superfície está mais fria porque não está bem isolada do exterior)
    Concordam com este comentário: ze79
  2.  # 3

Obrigado pela resposta detalhada.
    Faz sentido no meu caso, pois durante o inverno tenho um aparelho de acumulador de calor no meu quarto e para não perder o calor mantenho o quarto fechado.
    Terei então de deixar que o quarto respire!
    Relativamente ao outro quarto sem aquecimento e sem um nivel tão elevado de humidade no tecto e uma questão de abrir as janelas um pouco mais....ou pensa que terei que investir no isolamento tecto como sugere?

Obrigado!
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2012

# 4

Colocado por: nunoreismendoncaRelativamente ao outro quarto sem aquecimento e sem um nivel tão elevado de humidade no tecto e uma questão de abrir as janelas um pouco mais....ou pensa que terei que investir no isolamento tecto como sugere?

Comece sempre pelo mais barato/fácil... abra as janelas e vá vendo. Se não resolver, pense no isolamento.

0.0112 seg. NEW