Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho por este meio pedir a vossa opinião ao esboço da minha futura casa aos ilustres foristas, cujos desenhos remeto em anexo.

    De salientar que existia/existe uma casa no local, pelo que foi pedido para se tentar aproveitar algumas das paredes. As paredes aproveitadas são as mais espessas representadas no rés-do-chão (60cm) e a ideia é para as exteriores isolar com Capotto e rebocar por dentro picando o reboco existente e para a parede interior entre a cozinha/corredor e a sala deixar a pedra à vista no lado da sala.
    Outro aspecto é a existência de um enorme carvalho que se encontra marcado na implantação.

    Desde já agradeço as vossas opiniões!
  2.  # 2

    rés do chão
  3.  # 3

    piso 1
  4.  # 4

    eu aumentaria a largura da janela da Sala (rés do Chão orientação a SUL) de forma a obter + ganhos solares no inverno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mookiejam
  5.  # 5

    Boas,
    Antes de mais parabens pelas áreas da casa que são francamente generosas.
    Na minha modesta opinião poderia eliminar a parede que divide a cozinha da despensa transportando tudo para o mesmo espaço. A cozinha juntamente com a área da despensa poderia ficar fabulosa se conseguisse incorporar um despenseiro moderno e funcional na mesma dando-lhe assim um toque de modernidade que eu pessoalmente gosto.
    Gostaria de salientar tambem que a IS do r/c é para mim exagerada. Com 6m2 ou 7m2 conseguiria a meu ver dar outro aproveitamento á mesma tornando-a assim mais acolhedora.
    Como nota gostaria tambem de lhe dizer que uma vez que todas as IS's e cozinha são de áreas grandes (a meu ver bem maiores do que o normal) é preciso ter em linha de conta que gastará tambem muito mais dinheiro para as compor.

    Boa sorte para a sua reconstrução e dependendo da zona recomendo-lhe vivamente que invista num bom sistema de isolamento (eu gosto da opção do Etics) pois essa casa terá certamente uma manutenção dispendiosa dado o tamanho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mookiejam
  6.  # 6

    Outro detalhe... atenção á colocação das banheiras debaixo das janelas. Não me parece que tenha essa necessidade uma vez que metragem quadrada tem de sobra para reconfigurar as Is's.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mookiejam
  7.  # 7

    Veja se ao subir as escadas do R/Chão para o 1ª piso tem altura suficiente para não bater com a cabeça na lage do 1ª piso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mookiejam
  8.  # 8

    Eu gosto mas concordo com os comentários acima.

    Julgo que com essas áreas todas, a casa merecia uns vãos envidraçados maiores, principalmente na sala.

    O WC do piso 0 tb me parece exagerado. Compreendo deixar o chuveiro para uma eventual necessidade de transformar o escritorio em quarto, mas se calhar deixava tudo preparado para meter o chuveiro.

    No piso 1, eu aproveitava para fazer um grande terraço.

    Boa reconstrução ! E atençao ao isolamento !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mookiejam
  9.  # 9

    Mookiejam

    peço desculpa por ser mau, mas tambem por não ter mais disponibilidade para responder melhor ao seu pedido, assim digo-lhe frontalmente que devia falar com um arquitecto, essas plantas estão muito mal engendradas e era possivel meter isso tudo e melhor com menos área e mais funcional ou seja o que iria poupar com um melhor projecto dava perfeitamente para pagar ao arquitecto.
    Concordam com este comentário: ArqCastro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mookiejam
  10.  # 10

    A/C

    Marco1, isto ainda é apenas o esboço que recebi, de acordo com as indicações que eu e a minha mulher transmitimos. Concordo com alguns comentários acima de que tem áreas grandes, mas algumas vão de encontro aos nossos requisitos, por exemplo a cozinha e sala de estar/jantar. Uma vez que moramos num apartamento, queremos algumas divisões com áreas generosas na nossa casa, sobretudo cozinha e sala, no entanto a questão que refere das plantas "mal engendradas" poderá ter a ver com a tentativa de aproveitamento de algumas paredes de alvenaria existente, que limita e condiciona certos aspectos.
  11.  # 11

    A/C
    Marco1, respeito a sua opinião, mas gostaria, se tal fosse possível, uma vez que considera tudo mal, a referência a um ou outro ponto que na sua opinião são prejudiciais.
  12.  # 12

    Colocado por: MookiejamA/C

    Marco1, isto ainda é apenas o esboço que recebi, de acordo com as indicações que eu e a minha mulher transmitimos. Concordo com alguns comentários acima de que tem áreas grandes, mas algumas vão de encontro aos nossos requisitos, por exemplo a cozinha e sala de estar/jantar. Uma vez que moramos num apartamento, queremos algumas divisões com áreas generosas na nossa casa, sobretudo cozinha e sala, no entanto a questão que refere das plantas "mal engendradas" poderá ter a ver com a tentativa de aproveitamento de algumas paredes de alvenaria existente, que limita e condiciona certos aspectos.

    Fora de brincadeiras... tem empregada??? È que se não tem olhe que num instante ficará "escravo" dessa casa. Atenção que eu contra mim falo pois tanbem gosto de áreas generosas... agora honestamente eu tentaria redimensionar a casa pois parece-me efectivamente muito grande. Tenho tambem algum receio que na prática e na vivência do dia á dia se torne impessoal.
    Já pensou abrir um pouco mais a parede que liga a cozinha á sala ???
  13.  # 13

    olhe, realmente não tenho muita disponibilidade mas por exemplo, já reparou que o volume do 1º andar devia estar mais chegado a norte possibilitando uma generoso terraço a sul a servir os quartos??

    o facto de se tentar aproveitar algo do existente e cumprir com o vosso programa funcional para a casa não implica fazer algo digamos que... um pouco fraco.

    tem ai um projecto fraco, desculpe-me a frontalidade, mas tambem acaba por ser um contributo.
    Concordam com este comentário: ArqCastro
  14.  # 14

    Boas,

    Desculpando a frontalidade, tenho que concordar com o que diz o marco1, pelo menos em alguns aspectos.
    Quanto à casa ser grande, se eu fizesse uma para mim e pudesse, também a fazia grande (deve ser o estigma de quem morou sempre em apartamentos pequenos...). Quanto ao WC no piso 0 ser daquela dimensão, como alertaram alguns foristas, pode dever-se ao facto da Câmara em questão o exigir (mais um quarto, que aí está chamado de escritório) por causa do DL 163 (Acessibilidades).
    Agora ao que não acho que esteja bem, assim rapidamente:
    1 - As aberturas. Vai ter uma sala quase sempre na penumbra, em grande parte, o que para uma casa nova (mesmo considerando que é uma ampliação de uma casa existente) é no mínimo absurdo.
    2 - Entra para um corredor por debaixo de uma escada. Não é por causa de nenhuma superstição, é porque nem é bonito nem é confortável.
    3 - Aquele labirinto corredor no andar não está nada bem.
    Há outras coisas mais, como achar que com esse terreno todo podia ser agradável um terraço ou uma zona coberta em frente à sala, não achar a melhor opção janelas junto à banheira da mesma dimensão das janelas da cozinha, entre outras coisas. Acho que falta aí muito trabalho, porque digo-lhe já que o projecto é algo fraco, e com esse espaço todo, há obrigação de ficar muito melhor servido.

    Diga ao arquitecto que tem um fim-de-semana longo pela frente, e vá dando notícias.

    Boa sorte.
    Cumps.
    Concordam com este comentário: ArqCastro, Italiano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mookiejam
  15.  # 15

    Olá Mookiejam,

    O arquitecto tem noção de quanto quer gastar na construção da casa? Ou está a projectar apenas as divisões com as dimensões que lhe pediu? As áreas parecem realmente grandes.
  16.  # 16

    Colocado por: marco1tem ai um projecto fraco

    Concordo. Áreas muito grandes, muitos corredores, e no global um desenho que não entusiasma....no entanto dou-lhe os parabéns, pois já há muito tempo que ninguém apresentava um projecto para apreciação aqui nesta "Câmara", ou tem medo de "apanhar nas orelhas", ou é um sinal da crise.
    Concordam com este comentário: RC | ARQ, Italiano
  17.  # 17

    Implantação:
    porque é que está a aproximar a habitação dos anexos com tanto terreno disponível?, isto se estou a ler bem a implantação.
    e porque é que a casa não tem nenhum alinhamento certo com algo existente como via publica? ou seja simplificando está torta"" em relação ao que existe.
    qual é a razão de ela estar ali implantada? tem de haver sempre um motivo claro.

    R/C:
    porque é que a escada tem um patamar logo no inicio? não é pratico
    precisa de uma casa de banho tão grande no r/c? sem quarto nenhum no r/c?
    porque é que a despensa não tem ligação directa com a cozinha? tem de se sair da cozinha para ir à dispensa
    porque é que a lavandaria está ali? não tem grande nexo, a lavandaria estar tão perto da distribuição principal.
    porque é que existe um corredor que é desnecessário? é possível não existir! corredor entre o hall e a cozinha?
    porque uma sala e cozinha tão grandes?
    a sala tem pouca luz para o tamanho da mesma, assim como parece-me mal localizada a janela maior...no canto?

    1º PISO
    porque é que tenho umas escadas a darem para uma parede seguidas de curva contra curva e um corredor enorme?
    porque é que não se tem luz no hall dos quartos?
    porque é que se tem tantos recuos e não se aproveita para terraços? nem janelas tem para esses corredores serpentianos

    resumindo, contrate um arquitecto, isso está mau, muito mau e ainda não se viu alçados
  18.  # 18

    Bons dias;

    Em primeiro quero agradecer o tempo que perderam para opinar sobre o projecto da minha casa.

    Depois esclarecer que o projecto de arquitectura está a ser feito por um engenheiro civil (já com muitos anos de projectos de arquitectura), conforme alguns foristas já desconfiaram.

    Bem sei que os arquitectos me vão cair em cima, e se calhar deveria ter omitido essa informação.

    No entanto quando comecei a procurar, andei a ver arquitectos, no entanto limitei-me à minha área de residência (embora não tenha nada a ver eu sei!), e dos 3 que consultei na altura, não gostei do que vi, à semelhança do que dizem do meu, os portfolios que vi pareceram-me também impessoais (muitos caixotes), e nem se criou aquela confiança e empatia que julgo ser necessária, apesar de ser uma relação meramente profissional.

    Por isso segui o caminho mais fácil que foi ir ter com o "despachador de projectos" cá do burgo... Com todas as vossas opiniões, neste momento interrogo-me se solicitarei um projecto praticamente novo, correndo o risco de ficar com outro projecto "assim-assim", ou se vou alargar os meus horizontes e procurar um arquitecto que seja "arquitecto".

    respondendo a algumas duvidas colocadas pelo Fernando Gabriel:

    Em termos de implantação já existe nesse local uma casa existente, e achei que era boa ideia tentar aproveitar algumas das paredes em alvenaria, provavelmente daí a implantação menos bem conseguida sem alinhamento com a via pública, embora esse aspecto ainda possa vir a ser corrigido.
    A sala grande é porque a nossa familia com irmãos e tios é numerosa e como gostamos de reunir toda a gente, queríamos ter espaço para fazer umas jantaradas sem estarmos todos apertados daí também querermos sala de jantar/sala de estar. A cozinha é porque a minha mulher vê a mãe com uma cozinha grande dorrada a armários e no entanto os armários estão todos atafulhados de panelas, tachos, loiça, tupperwares..etc etc e por isso também quer uma cozinha com muita arrumação.
  19.  # 19

    Mookiejam

    Eu perguntei-lhe se deu um orçamento para o "arquitecto" trabalhar porque para essas dimensões a casa vai ficar cara. Se vai ficar cara penso que podia fazer uma casa muito melhor. Se precisa de uma casa mais barata é melhor repensar a casa.

    Repare que se ficar com o projecto feito mas depois não conseguir que lhe façam a casa pelo valor com que consegue trabalhar vai deitar o projecto fora... ou emendar que ainda é pior.

    Quanto a não conseguir encontrar um arquitecto com que se identifique, pense assim, isto é o investimento da sua vida. Se não investir o seu tempo agora a descobrir um bom profissional que goste e lhe crie um projecto que vá de acordo com o que quer corre o risco de desperdiçar o investimento da sua vida!

    A minha opinião é recomece do início, procure um arquitecto, entreviste até encontrar um que goste. Use a internet, revistas de arquitectura, etc. Marque reuniões, vá conhecer o trabalho deles.

    Já agora, alguém me explica se a parede no meio do RC é daquela grossura por alguma razão "normal"? (eu não entendo nada disto).
    Concordam com este comentário: gugas
  20.  # 20

    Colocado por: Mookiejamneste momento interrogo-me se solicitarei um projecto praticamente novo, correndo o risco de ficar com outro projecto "assim-assim", ou se vou alargar os meus horizontes e procurar um arquitecto que seja "arquitecto".

    nem devia pensar muito mais, tem ai a resposta, o único caminho que pode dar bons frutos é esse...o de contratar um arquitecto e fazer um projecto novo, agora escolha com calma e discernimento.
    olhe que a cozinha mesmo com a sua explicação é mesmo muito grande, cortar uns metros quadrados(€) não tira essa intenção de cozinha grande.
    a sala é subjectivo, entendo a sua pretensão.
    Concordam com este comentário: ArqCastro
 
0.0285 seg. NEW