Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos os foristas,

    Pretendo construir uma moradia num terreno que possuo no Brasil , mais propriamente em Goiânia no estado de Goiás.
    O terreno tem 300m2 e já tenho uma ideia do que pretendo construir, uma casa de 2 pisos com 2 suites e 2 quartos .
    A questão que se coloca é que pretendo contratar uma empresa para a construção da estrutura ( fundações ,pilares e lages) e para isso pretendo enviar o projecto de arquitectura e especialidades daqui para lá.
    Assim procuro de entre todos os que por aqui passam no forum contactos de um bom gabinete de arquitectura ou de um bom profissional que estejam dispostos a me ajudarem na concretização deste meu sonho.
    Desde já agradeço a vossa ajuda e ou qualquer dicas para quem quer construir no Brasil .
    Frederico Oliveira
  2.  # 2

    Caso necessite disponha.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

    E que tal ir até ao Forum da Casa Brasil?
  4.  # 4

    Boa noite:
    Sou de Lisboa (arquitecto, equipa completa), e tenho contactos de amigos no Brasil em condições de tratar de tudo lá (arquitectos, engenheiros,etc).

    Cumprimentos,

    José Raul Caires
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaE que tal ir até aoForum da Casa Brasil?


    Por acaso até andei por lá a pesquisar mas infelizmente o forum de lá não tem conteúdos suficientes para o que pretendo , mas agradeço a sugestão!
    Cump.
    Frederico Oliveira
  6.  # 6

    Boas noites,

    À semelhança do colega jraulcaires, também tenho "pontes" no Brasil, com a diferença que tenho gabinete de arquitectura no Porto.
    Caso necessite, disponha.

    Cumprimentos,
    António Cardoso
  7.  # 7

    Colocado por: jraulcairesBoa noite:
    Sou de Lisboa (arquitecto, equipa completa), e tenho contactos de amigos no Brasil em condições de tratar de tudo lá (arquitectos, engenheiros,etc).

    Cumprimentos,

    José Raul Caires




    Colocado por: RC | ARQBoas noites,

    À semelhança do colega jraulcaires, também tenho "pontes" no Brasil, com a diferença que tenho gabinete de arquitectura no Porto.
    Caso necessite, disponha.

    Cumprimentos,
    António Cardoso


    Agradeço a ambos a rápida resposta.
    Uma das grandes duvidas que tenho é a da apresentação do projecto na Prefeitura (Brasil) e o desconhecimento dos procedimentos , e por isso preferi preparar o projecto por cá e arranjar alguém com possibilidade de o poder apresentar lá .
    Será a minha "estreia" em construção de uma moradia e ainda por cima a esta distância...
    Enviarei MP a ambos com alguns pormenores .
    Obrigado
    Frederico Oliveira
  8.  # 8

    Já agora, para ser mais preciso, (o Brasil é grande) tenho contactos principalmente no Rio e em São Paulo, mas a partir daí...
  9.  # 9

    Colocado por: fredycookAssim procuro de entre todos os que por aqui passam no forum contactos de um bom gabinete de arquitectura ou de um bom profissional que estejam dispostos a me ajudarem na concretização deste meu sonho.


    Bom dia,
    se precisar disponha, tenho gabinete no Porto e ****, distrito da Guarda
    deixo o meu site
    http://www.fernandogabriel.net
    cumprimentos;
    Fernando Gabriel
  10.  # 10

    Olá Fredy

    Sou arquiteto, brasileiro e resido há quase 1 ano em Portugal, sou registrado no conselho de arquitetura do Brasil e conheço bem o Brasil e a legislação brasileira para poder te dar as seguintes informações:

    1- O Brasil é muito extenso e conhecer um gabinete português que faça ponte no Brasil não diz quase nada... tens que conhecer algum escritório de Goiânia... as legislações municipais são diferentes... principalmente no que tange à recuos, taxas de solo natural, aberturas de janelas, dimensões de quartos e etc. No geral as variações são poucas mas existem e são chatas!

    2- Um arquiteto tradicionalmente português dificilmente conseguirá construir uma boa moradia nos trópicos, se seguir o que se constrói aqui será uma casa extremamente desconfortável e quente. Principalmente no clima seco de Goiás. Ou será uma casa caríssima com a manutenção.

    3- A construção lá no Brasil são geralmente mais baratas do que aqui. Já que as construções privilegiam os espaços abertos, a ventilação cruzada e o contato com o exterior. No entanto, neste Boom atual da construção civil lá na minha terrinha, estamos tendo problemas sérios com falta de mão-de-obra especializada... de forma que o gasto com os operários estão mais caros que os materiais de construção lol.

    4- fazer a compatibilidade de um projeto executivo e de especialidades nos moldes de Portugal para o Brasil é trabalho dobrado... é melhor já fazer todo o desenho nos moldes brasileiro para o processo andar mais rápido e não haver embargos nos projetos, inclusive as técnicas construtivas desde fundação (que tem que se conhecer o solo) às estruturas são um pouco diferentes de cá, as estruturas são mais esbeltas por ter uma alvenaria mais leve.

    5 - Porque não aproveita o período para umas férias no Brasil? Carnaval à vista!!!

    espero ter ajudado em alguma coisa não só a você mas a qualquer um que pretende construir no Brasil!


    Qualquer coisa estamos às ordens.

    Arq. João Paulo Lima
    [email protected]
    www.vaolivre.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noves fora
  11.  # 11

    Bom dia, caro João Paulo de Lima:

    Agradeço a informação que disponibilizou, mas, naturalmente, eu já pensei também nessas questões. estou habituado (em concursos, diga-se) a projectar para as paragens mais remotas - como o Ghana, Luanda. Aliás, para Luanda e para moçambique também já colaborei em projecto. E logo aí, levantam-se muitas questões, que não dizem respeito só à legislação, processos construtivos, mas também mas com aspectos ligados à geomorfologia, o clima, mas passa muito também pelo modo de vida, as vivências... - toda uma herança que se poderá considerar "sócio cultural". Precisamente, não tencionava projectar cá, de modo autónomo, desligado do contexto de lá, mas em permanente "feed back" com as pessoas que lá estão. Até, por exemplo, para mim, ficou logo claro, que estimativas de custos e orçamentação tem que ser feito por alguém de lá. Acontece que eu até tenho família no Rio, estão lá mais de 50 anos, volta e meia vêm cá e eu lá. Muito pouco porque não nado em dinheiro. Na verdade só lá fui uma vez. Depois as pessoas que eu conheço lá, estão terreno, a trabalhar, e não são todas portuguesas, também conheço brasileiros que estudaram comigo cá. E contam, mesmo os portugueses que lá estão, com um manancial de experiência já nada negligenciável, muitas delas no terreno e com a pessoas locais: desde os que colaboram nos projectos que têm vindo a ser levados a curso para a reconversão das favelas etc, até ao amigo que eu tenho em São Paulo, que se formou cá comigo na faculdade, é brasileiro e dá aulas numa universidade...

    Nunca me passaria pela cabeça querer construir no Brasil como se constrói cá, o que quer que sesa que isso significa, porque mesmo para cá há muita gente a fazer coisas desadequadas. Como gostaria de ter contacto consigo, se me permite, mando-lhe um mail.

    Cumprimentos,

    J. Raul Caires
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
  12.  # 12

    Também quando falo das "vivências", etc, é preciso ter em conta que se está a projectar para um português para o Brasil. Mas OK.

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: jpdelima
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2012

     # 13

    Nem de propósito, estive a ver casas brasileiras anteontem, e dei com isto, veja se este estilo lhe agrada: http://www.vivareal.com.br/casa-30405735/

    :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RC | ARQ
  13.  # 14

    Olá Raul,

    Concordo com o que dissestes, não é difícil construir no Brasil... aliás é até muito fácil e rápido desde que se saiba que caminho percorrer... no que eu disse antes não levei nem em consideração o modo de viver de um brasileiro visto ser um português. a não ser que a casa seja para arrendamento... vou ler agora o seu e-mail.. e estou sempre às ordens no que precisar!

    Abraços!
  14.  # 15

    Caro Frederico,

    O nosso atelier tem sede em Aveiro e exerce no Brasil com protocolos e parcerias inclusivamente com construtores, claro que a zona pode não se a mesma, mas é um mercado que conhecemos.
    Como sabe um arquitecto Portugal tem alguma dificuldade em exercer profissão no brasil, no entanto esta situação está a mudar e sugundo a nossa Ordem dos Arquitectos isso está para acontecer nos próximos meses.

    Por isso se tiver interesse poderemos reunir connosco por videoconferência ou aqui no atelier, contacte-nos [[email protected] ou 910 002 022]

    Já agora parabens pelo seu sonho e pelo incentivo de levar o projecto daqui de Portugal, acredite que é uma optima escolha.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  15.  # 16

    Se fosse para a zona de Fortaleza / Sobral poderíamos ajudar uma vez que já elaborámos um projecto de loteamento e uma moradia para um construtor português que se radicou entretanto no Brasil e que tem vários contactos na zona.

    www.gabineteop.com
  16.  # 17

    Colocado por: FDNem de propósito, estive a ver casas brasileiras anteontem, e dei com isto, veja se esteestilolhe agrada:http://www.vivareal.com.br/casa-30405735/

    :D


    pela curiosidade estive a fazer o cambio e dá cerca de 6 milhões de euros...
    chamou-me também a atenção as 6 garagens e apenas 4 casas de banho para 2.300m2
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
  17.  # 18

    Boa tarde fredycook,
    Estamos também à sua disposição para o ajudar no que precisar.

    Qualquer coisa... disponha...

    Cumprimentos,

    Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia
  18.  # 19

    Caro João Paulo de Lima,

    1 - As legislações Municipais aqui também são ligeiramente diferentes de Câmara para Câmara. E também são chatas. Brasília (onde tenho 2 amigos arquitectos, Brasileiros) fica a duas horas de viagem de Goiânia. É bastante menos do que Porto-Lisboa (onde vou várias vezes, por necessidades profissionais).

    2 - Não sei o que é um arquitecto tradicionalmente Português, mas supondo que me enquadro nesse "pote", não sei porque é que será tão difícil projectar uma boa moradia nos trópicos. Assim como para um Brasileiro projectar uma boa moradia em Portugal. Que eu saiba, os arquitectos Portugueses são dos mais "Internacionalizados" que há. E não passaria pela cabeça de um arquitecto (a não ser que fosse completamente ignorante) construir da mesma forma "nos trópicos" que se constrói aqui.

    3 - Em Portugal também há zonas em que os projectos apontam "construções que privilegiam os espaços abertos, a ventilação cruzada e o contato com o exterior". Temos também zonas muito quentes, e nas quais chove muito pouco. Tão pouco, que as coberturas são planas mesmo na arquitectura tradicional.

    4 - Sendo as regras diferentes, é lógico que o projecto tem que ser elaborado segundo as Leis do Brasil, e com apoio de gabinetes do Brasil. Tanto na Arquitectura como, obviamente, nas Engenharias.

    5 - Aqui concordo consigo! :)

    Passado o "relambório", fica a nota de que já fiz projectos para Portugueses que estão no Brasil, como para Brasileiros que estão em Portugal. Tenho amigos Portugueses que projectam em várias partes do Mundo, e amigos de várias Nacionalidades que projectam cá. É redutor que no seu discurso pressuponha que as alterações na legislação ou a área geográfica são de alguma forma um impedimento para o que quer que seja.

    Cumps.
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  19.  # 20

    Colocado por: jpdelimaOlá Fredy

    Sou arquiteto, brasileiro e resido há quase 1 ano em Portugal, sou registrado no conselho de arquitetura do Brasil e conheço bem o Brasil e a legislação brasileira para poder te dar as seguintes informações:
    .....
    Qualquer coisa estamos às ordens.

    Arq. João Paulo Lima
    [email protected]
    www.vaolivre.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:noves fora
    Discordam deste comentário:RC | ARQ


    Obrigado pelo contributo e pela confirmação de algumas duvidas que tenho.
    O objectivo desta casa é o "teste" para quem sabe entrar no mercado imobiliário no Brasil.
    Sou de Lisboa e apesar da minha profissão nada ter a ver com construção , sempre tive uma paixão por ela e uma vez que por cá a coisa não está fácil... quem sabe !!
    A minha esposa é brasileira de Goiânia e já la estive várias vezes e gostei do povo e da cidade e assim decidimos comprar um terreno e iniciar este projecto de construção sendo que esta primeira casa servirá de aprendizagem para como anteriormente disse ingressar no ramo da construção no Brasil.

    A minha ideia é contratar uma empresa para a construção da estrutura da moradia e mais tarde terminar a construção conforme os €€€ permitam , e para isso convém ter o projecto e as especialidades entregues na prefeitura.

    Vou enviar MP com alguns pormenores da casa e agradeço todos os conselhos que possa dar.

    Cump.
    Frederico
 
0.0225 seg. NEW