Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    não conhecia fiquei contente em conhecer!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
    • PatSil
    • 12 janeiro 2012 editado

     # 122

    Colocado por: system32Repare que não fui eu que afirmei que a Boltherm era material chinês.


    Reparei! Claro que reparei!! E você..?? "REPAROU" que não foi o TROLHA que disse isso???

    Colocado por: Energia Livre

    Esses painéis são made in China


    Colocado por: system32O problema é que pelos vistos o trolha acha que são bons! Até instala estes.Por tanto tem de ser bons, e agora vem dizer que são chineses!!!!???

    Ele que fala tanto na origem dos painéis dos outros!!


    Aliás...!, você não viu nem vai ver em lado nenhum que é esse o material que o TROLHA instala..!

    Colocado por: system32Ainda estou para saber quem dá 20 anos de garantia.


    Eu sei! Como eu muita gente que aqui anda sabe..!! Já foi referido várias vezes!! Basta querer aprender e querer saber mais em vez ( e para isto não é preciso comprar coisa alguma!!) de criticar e espicaçar/provocar o bode expiatório cá do sitio só por ter os seus ideais e princípios bem como uma filosofia e brio profissional !!!

    Tem "mau feito"??, temos pena!!!Você é perfeito??, eu também não!! Nem eu nem você nem ninguém!!

    Colocado por: system32pelos vistos vou ficar sem saber pois não faço parte do "circulo"


    Circulo?? Chame-lhe o que quiser.. Faz parte dele quem quiser!! Ah!!!, e é de borla!, não tem que pagar cota...............



    Patrícia Silva
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  2.  # 123

    Colocado por: TROLHA...danobrega

    já agora e aproveitando a onda,diga-me: nas suas pesquisas na Wikipédia qual é o tempo máximo de garantia que dão para um painel plano?? Sim,porque isso é importante!!


    Não procurei esse tipo de informação na wikipedia, que penso nem estar lá. No entanto o que me lembro de ler é que não há dados que comprovem que a duração dos painéis difere entre as tecnologias.

    Sobre a manutenção os tubos de vácuo parecem ser melhores, pois se avariar um tubo é facilmente substituído. De qualquer maneira ambos "dizem" durar bastante tempo, em média, antes de terem problemas.

    Obviamente que se forem mal fabricados...
  3.  # 124

    O trolha não negou que eram chineses...

    Vê-se que também é do circulo pois tambem não dá sequer um exemplo!

    Eu tenho mal feitio como muitos... uns mais ... uns menos....

    Fiquei com a ideia que foi o trolha que aconselhou/instalou o boltherm que foi dado aqui como exemplo.

    Nem conhecia a marca até à pouco quando comprei isolamento para o meu telhado!!! Mas até não parece nada mau!


    Colocado por: Dynamic444

    Reparei! Claro que reparei!! E você..?? "REPAROU" que não foi o TROLHA que disse isso???





    Aliás...!, você não viu nem vai ver em lado nenhum que é esse o material que o TROLHA instala..!



    Eu sei! Como eu muita gente que aqui anda sabe..!! Já foi referido várias vezes!! Basta querer aprender e querer saber mais em vez ( e para isto não é preciso comprar coisa alguma!!) de criticar e espicaçar/provocar o bode expiatório cá do sitio só por ter os seus ideais e princípios bem como uma filosofia e brio profissional !!!

    Tem "mau feito"??, temos pena!!!Você é perfeito??, eu também não!! Nem eu nem você nem ninguém!!



    Circulo?? Chame-lhe o que quiser.. Faz parte dele quem quiser!! Ah!!!, e é de borla!, não tem que pagar cota...............



    Patrícia Silva
  4.  # 125

    mas para isto ficar bem distribuido este painel plano aqui tem tb 20 anos de garantia mais 35 anos de vida util, nada mau para um plano =)
      solar.jpg
  5.  # 126

    Et tu, Brute? (também tu Brutos)

    A postar fotos sem dizer sequer a marca!! ;)


    Colocado por: Sergio Rodriguesmas para isto ficar bem distribuido este painel plano aqui tem tb 20 anos de garantia mais 35 anos de vida util, nada mau para um plano =)
      solar.jpg
  6.  # 127

    Colocado por: system32
    A postar fotos sem dizer sequer a marca!! ;)


    basta pedir =)

    http://www.genersys-solar.com/index2010.asp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: system32
  7.  # 128

    Colocado por: TROLHA..."outra banha da cobra".....


    esse é o que voçe falou com 10 cm de isolamento certo?
  8.  # 129

    Colocado por: Sergio Rodrigues

    esse é o que voçe falou com 10 cm de isolamento certo?

    Sim... é este...das melhores coisinhas que alguma vez vi... ainda bem que faço parte da Seita !!!!!
    Agora desculpem mas tenho de ir sacrificar 8 cabras para o Mestre...
  9.  # 130

    Colocado por: system32
    Fiquei com a ideia que foi o trolha que aconselhou/instalou o boltherm que foi dado aqui como exemplo.

    Por aqui se vê que não conhece minimamente o Trolha ou o seu trabalho... meta na sua cabeça que caro ou barato o Homem só trabalha com QUALIDADE !!!!!
    Isto já parece o outro a perguntar no tópico do PPR se os trabalhos em PPR que se estavam a vêr eram do Trolha ??? Santa paciência... isto é preciso lêr com atenção o que se escreve aqui no forum... e convem conhecer as pessoas como deve ser para se poder formular uma opinião bem formada... esqueçam duma vez por todas o politicamente correcto das afirmações do Trolha e foquem-se no que interessa... qualidade e saber!!!!!
  10.  # 131

    Colocado por: Joao DiasAgora desculpem mas tenho de ir sacrificar 8 cabras para o Mestre...


    hahaha :)
  11.  # 132

    Colocado por: Joao Diasmeta na sua cabeça que caro ou barato o Homem só trabalha comQUALIDADE!!!!!


    Joao, essa frase é uma frase de marketing. Como já tive a oportunidade de dizer "vácuo" VS "planos" é uma discussão sobre tecnologia, não é uma discussão sobre qualidade. Tenho a certeza que o TROLHA também conhece fabricantes de painéis planos com qualidade, assim como o contrário.

    Na árdua demanda dum consumidor a tentar entender o que é mais adequado para uma situação particular interessa saber:

    1) O que se quer atingir
    2) Qual o sistema mais adequado.

    Simplesmente escolher um sistema com o argumento "é de qualidade" não é uma opção racional, até porque é uma expressão subjetiva. Repare no seguinte exemplo limite:

    Vamos considerar que tínhamos 2 tipos de painéis:

    Tubos de vácuo, tempo de vida médio 2 anos. Garantia 3 anos. Rendimento X. Preço, 5€. <---- muito má qualidade.
    Tubos de vácuo, tempo de vida médio 20 anos. Garantia 30 anos. Rendimento X. Preço 5000€ <---- boa qualidade

    Os primeiros, se não contabilizar os aborrecimentos de ter de trocar os painéis, são um melhor investimento que os segundos. Por 5€ trocava os painéis de 3 em 3 anos, e até chegar a 5000€...

    Não nos interessa ter umas palas, mesmo que a marca das palas seja qualidade, interessa-nos entender o problema a resolver, as soluções propostas, vantagens e desvantagens e o seu custo.

    Há quem queira qualidade como requisito, que também é uma opção válida neste mundo livre. É claro que paga o preço do que quer, como não podia deixar de ser.
    Concordam com este comentário: system32
  12.  # 133

    Colocado por: danobrega

    Não está a confundir eficiência como em (produz mais calor com menos área) com rentabilidade (produz mais calor com menos valor)?


    Foto (a ultima do post) retirada da fonte do texto da wikipédia, onde se acresce:

    "Notes on efficiency data:
    When comparing efficiency data for different collectors it is important to check weather the
    efficiency stated is based on the collector total area, or the absorber area (area in which
    solar gain can be converted to heat energy). In the USA and Europe efficiency testing is
    mostly based on total collector area which is the space taken up on your roof. As we know,
    there is a significant area between the evacuated tubes which produces no energy, and
    drags down efficiency results.
    Tests carried out on over 160 solar panels by the internationally acclaimed research
    organisation Solartechnik Prufung Forschung (SPF) found that in low to medium delta T
    conditions (temperature difference between the collector and air) evacuated tube collectors
    are actually less efficient than their flat plate cousins.
    ”The average gross efficiency of the 120+ flat plate collectors tested was
    about 70%, while the average efficiency of the 42 models of evacuated
    tubes was only 49%. In terms of range, the flat plates varied from 51% to
    79% while the evacuated tubes varied from 31% to 62%. All but five of
    the flat plate collectors tested had a gross efficiency greater than 60%.”
    Source: http://www.sustainability.ie/solar.html
    "

    Eu não confundi nada, apenas "expandi" o texto citado da wikipédia postando a base para o fundamento (que foi usada para algumas das afirmações desse texto).

    Colocado por: danobrega

    Lá está, não se deixe enganar. Eu nunca disse que não são mais eficientes no Inverno, até disse o contrário. A discussão é se é necessária, em Portugal e para AQS, a diferença de eficiência. Mais eficiente não equivale a mais rentável.

    Também diz no artigo que os tubos de vácuo mais rentáveis para outro tipo de situações, que acredito ser verdade.


    E eu não falei em país, ou zona, ou planeta.
    O que se concluí do que eu disse é, num sitio em que no inverno em que se tem temperaturas nos 10ºC ou inferiores o vacum é mais eficiente conforme a bibliográfia utilizada. (nem sequer estou a afirmar que a mesma está correta...apenas pus mais claro o que foi dito, cada um concluí o que quiser).

    Colocado por: system32Mais um seguidor!!

    Sabem que o pais não é só o norte!!
    O centro e o sul raramente tem temperaturas diurnas inferiores a 10º

    Por isso...




    No entanto eu não referi países. Clarifiquei apenas o que foi aqui usado como referência (wikipédia), expandindo a bibliografia usada como sustento ao escrito.

    No entanto aqui fica:
    dezembro
    janeiro
    fevereiro
    março

    Espero que seja suficiente para provar o system32 disse:
    Sabem que o pais não é só o norte!!
    O centro e o sul raramente tem temperaturas diurnas inferiores a 10º

    Fica ao critério de cada um.

    E desculpe lá se pelo que eu disse lhe pareceu que sou um seguidor.....de factos :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      paineis.jpg
    • Kaux
    • 13 janeiro 2012

     # 134

    Bem,

    Vocês estão a interpretar erradamente o quadro a cima, ou seja, o que ai diz é que para atingir uma temperatura de água acima da temperatura ambiente.

    Exemplo:
    Temperatura ambiente exterior: 10º

    Necessidade de agua quente a 65º -> 10º - 65º = 55º (diferencial)
    Necessidade de agua quente a 45º -> 10º - 54º = 45º (diferencial)

    Agora interpretando e tendo em conta o gráfico (que não faço a mínima ideia se está correcto ou não... mas tomemos como princípio que sim)

    Agora dando o meu exemplo e o do system32 (Já que somos ambos para os lados da informática pelo que percebi).


    Partindo do princípio que temos ambos a mesma temperatura ambiente (no meu caso seria menos um pouco - Braga - mas não me parece relevante complicar mais).

    A minha esposa é muito friorenta e temos necessidade de tomar banhos em qualquer altura (não temos horários bem definidos), além que mesmo os duches tomados pela minha esposa não são propriamente rápidos e utilizamos a banheira com alguma regularidade. Desta forma temos necessidade de uma temperatura de 65º na água de consumo.

    No caso so system32 penso que lá em casa não existe ninguém muito friorento e juntando banhos relativamente rápidos (como os meus) não necessita de água mais quente do que 45º (exemplo, não sei se é verdade).

    Ora, pelo gráfico interpretamos:
    - Para o meu caso o painel normal terá um rendimento inferior aos tubos de vácuo, tendo ainda os segundos a vantagem de ter uma maior amplitude horária.
    - Para o caso do system32 o painel normal terá um rendimento máximo superior que os tubos de vácuo e o facto de ele poder controlar o tempo de uso e horários faz com que os painéis normais sejam suficientes no caso do system32.

    Se acrescentarmos um sistema de aquecimento central ao aquecimento de aguas sanitárias já veremos uma vantagem mais acentuada para o lado dos tubos de vácuo.

    Por outro lado se acrescentarmos uma piscina aquecida com utilização típica depois da hora de almoço, a vantagem seriam para os painéis planos.

    Agora, falando de custo e de garantias:

    para painéis (sistemas vá, que isto não basta o painel) com qualidade idêntica e garantia idêntica, o preço deverá ser também ele idêntico. Se calhar vão dizer que aqui é que me engano, mas pelo que tenho visto esta verdade varia muito de instalador para instalador.

    Por isso e resumindo, não existem uma tecnologia certa ou errada, existe sim determinadas necessidades. Se vale a pena ir para uns ou para outros? Acredito que os tubos de vácuo tenham sempre vantagem e que o futuro será por aqui.
    Concordam com este comentário: speedsteer, system32, two-rok, Joao Dias, kuGu_eLu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu
  13.  # 135

    Colocado por: TROLHA...para não complicar muito é assim...as coisas existem,agora quem quiser mete quem não quiser não mete!!..agora os motivos,financeiros,técnicos, práticos... iríamos estar aqui tempo indefinido a discutir....

    agora eu,utilizo aqueles e outros como eu,outros utilizam outros sistemas...a vida é assim mesmo...opções,desde que assumidas.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Basicamente está tudo dito...
  14.  # 136

    Colocado por: TROLHA...sim....100mm de PUR.

    portanto,no somatório do diâmetro,20cm são só de isolamento!


    ok lembro-me de voçe falar desse em particular, com varias premutas etc, depois de ler outra x o que escreveu penso que ja vi qual é!
  15.  # 137

    Colocado por: kugu_eluO que se concluí do que eu disse é, num sitio em que no inverno em que se tem temperaturas nos 10ºC ou inferiores o vacum é mais eficiente conforme a bibliográfia utilizada


    Tudo bem, mas mantém-se o que eu disse, que foi baseado nessa mesma conclusão:

    1) Já tinha afirmado que são mais eficientes.
    2) Eficiência e rentabilidade são coisas diferentes
  16.  # 138

    Colocado por: TROLHA...porque não troca de profissão e põe essas teorias em pratica??..vai para instalador,vem para o terreno...era mais fácil,ou será que não??

    já agora,tem alguns painéis planos em corte onde possamos ver os pormenores construtivos dos mesmos??


    Não entendo o que tem uma coisa a ver com a outra. Os meus comentários são de interessado e de potencial, num futuro longínquo, consumidor. Só os instaladores é que precisam de perceber? O senhor contradiz-se.
  17.  # 139

    Colocado por: TROLHA...e isto é o quê???
    isto é um marketing enganador ainda por cima CERTIFICADO.

    tretas!!...o que as pessoas gostam é de ser enganadas...e se possível enganadas de forma barata!!

    venha lá uma teoria das suas para contrapor este facto!!


    Homem, argumentos! Sabe o que são? Como funcionam? Está outra vez a falar de qualidade... esses painéis são de má qualidade. Onde está a relação? Não há painéis de tubos de vácuo de má qualidade?
    • AXN
    • 13 janeiro 2012

     # 140

    Colocado por: TROLHA...para não complicar muito é assim...as coisas existem,agora quem quiser mete quem não quiser não mete!!..agora os motivos,financeiros,técnicos, práticos... iríamos estar aqui tempo indefinido a discutir....

    agora eu,utilizo aqueles e outros como eu também usam,outros utilizam outros sistemas...a vida é assim mesmo...opções,desde que assumidas.
    Concordam com este comentário:speedsteer,Joao Dias


    Até aqui tudo bem, mas se alguem optar por outro sistema, la vem voce com a ladainha: "as pessoas gostam de ser enganadas", se um indivíduo pede esclarecimentos a um técnico superior la vem com a música dos canudos, questionamos sobre algum assunto, vem com lenga-lenga de que já postou fotografias (eu tambem poderia colocar n fotos só de motores de carros, mas sem explicar as diferenças, vai tudo dar ao mesmo). E se alguem não concorda, parte logo para o coflito, e quando se lhe acabam os argumentos auma. E pede para o tópico ser encerrado como se fosse dono do forum.
    Concordam com este comentário: danobrega
 
0.0713 seg. NEW