Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Se a memória não me falha, mesmo sem água nos painéis, estes já atingiram 140ºC. Quando baixam para uma temperatura de segurança (abaixo dos 80ºC no termoacumulador), o sistema volta a "carregar" os painéis com água.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arcade
  2.  # 2

Colocado por: electraoSe a memória não me falha, mesmo sem água nos painéis, estes já atingiram 140ºC. Quando baixam para uma temperatura de segurança (abaixo dos 80ºC no termoacumulador), o sistema volta a "carregar" os painéis com água.

Cumps

Sem agua, de certeza que já atingiram bem mais que os 140.

Tambem possuo um CF do tipo rotex (Drain back despressurizado), e já vi os paineis marcarem cerca de 170º sem agua lá dentro! Depois o sistema de controlo só permite que o sistema volte a funcionar quando os mesmos baixam dos 100º (Este valor é configuravel e estes sistemas até recomendam apenas 95). Quando atingem os 100 tambem param a bomba circuladora mesmo que o deposito (feito do tal material PPR) ainda não tenha atingido a temperatura maxima (tenho configurado para 83º) embora esta situação acho que nunca me aconteceu.... É que estamos a falar de agua sem pressão, logo sabemos o que acontece quando a agua se aproxima destes valores, começa a entrar em processo de ebulição....

JC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arcade
  3.  # 3

Colocado por: jcaiadocomeça a entrar em processo de ebulição

a agua pura à pressão atmosférica e ao nível do mar entra em ebulição aos 100ºC, portanto ainda tem muita margem de segurança.
    Concordam com este comentário: two-rok, Arcade
  4.  # 4

Colocado por: jorgealves
    a aguapura à pressão atmosférica e ao nível do marentra em ebulição aos 100ºC, portanto ainda tem muita margem de segurança.
    Concordam com este comentário:Arcade

Então no meu caso, que tenho agua à pressão atmosferica misturada apenas com aditivo anti corrosivo no circuito primario e com cerca de 3,5mt de diferença entre o deposito o os colectores, até que temperatura é que posso operar o sistema antes da agua entrar em ebulição? Os dados que apresentei foram os sugeridos pelo instalador e pretendo mantelos, pois se houver raia a responsabilidade é dele... mas tambem com a temperatura maxima do acumulador é 85º, não tenho grande vantagem em puxar mais pelo sistema.

JC
  5.  # 5

Colocado por: jcaiadoaditivo anti corrosivo no circuito primario

este aditivo seja ele qual for, não é recomendado\aconselhado pelo fabricante,

de origem quer o deposito quer a tubagem é em materiais polímeros compostos (tubagem em tricomposto com interior em pex e o deposito em polipropileno), nem vejo qual a vantagem em adicionar o que quer que seja, atenção que a agua do circuito primário solar é a mesma da acumulação do deposito ou seja 300 ou 500 litros dependendo do modelo.
  6.  # 6

Colocado por: jcaiadomas tambem com a temperatura maxima do acumulador é 85º

isto por defeito, o que ainda deixa bastante espaço de manobra, mas nada impede de alterar para temperaturas superiores nem advém qualquer vantagem adicional.
  7.  # 7

Colocado por: jorgealves
    este aditivo seja ele qual for, não é recomendado\aconselhado pelo fabricante,

de origem quer o deposito quer a tubagem é em materiais polímeros compostos (tubagem em tricomposto com interior em pex e o deposito em polipropileno), nem vejo qual a vantagem em adicionar o que quer que seja, atenção que a agua do circuito primário solar é a mesma da acumulação do deposito ou seja 300 ou 500 litros dependendo do modelo.

no meu caso, o meu instalador não me informou que tenha aplicado qualquer tipo de aditivo. Está no termacumulador simplesmente 500l de água.
  8.  # 8

exemplo de uma instalação com tubos de vacuo na vertical
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
      2014-07-26 18.34.27.jpg
  9.  # 9

Colocado por: jorgealvesexemplo de uma instalação com tubos de vacuo na vertical
      2014-07-26 18.34.27.jpg

Oh jorgealves. Entre ter esse mono num telhado, ou tê-lo ao nessa fachada com uma série de tubagens, prefiro de longe os meus monos no telhado...
  10.  # 10

Tubos de vacuo na vertical? Vejo é um casal ainda na vertical.

Desde que a fachada fique orientada a sul o sistema funciona, ideal para quem fazer outro tipo de aproveitamento da cobertura sem o ter que ocupar com sistemas.
    • eu
    • 26 julho 2014

# 11

Já viram bem o que se passa no telhado? ;)
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 26 julho 2014

# 12

Outro bom observador adiantou-se 51 segundos...
    • PT
    • 27 julho 2014

# 13

É um edifício público, teleférico VNGaia! Os tubos nunca poderiam ficar na cobertura que funciona como miradouro, pois estariam à mão... Que marca são esses 20+20 tubos? Não rebentão??? He,he!!! Se os arquitetos pensassem um pouco mais...
    ...O Jorge Alves a disfrutar da cidade mais na moda em toda a europa!
  11.  # 14

Que lindo mono para ter na parede!!
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • AXN
    • 27 julho 2014

# 15

Colocado por: system32Que lindo mono para ter na parede!!

Os outros ficariam melhores?
  12.  # 16

Colocado por: PTQue marca são esses 20+20 tubos?

Baxiroca

Colocado por: PTO Jorge Alves a disfrutar da cidade mais na moda em toda a europa!

nem fazia minima ideia que Vila Nova de Gaia tinha esse galardão(ehehehehh),

prefiro a outra margem do Douro apesar de ter uns passeios traiçoeiros, passaram-me uma rasteira e fui ao tapete.
  13.  # 17

outro ângulo, diga-se de passagem que ficam lindos de morrer, o arquitecto devia ter pensado neles na fase de projecto, com tantas hipóteses de instalação foi escolhida logo uma que é discretissima (obviamente que estou a falar das tubagens)
    Concordam com este comentário: two-rok
      2014-07-27 13.55.28.jpg
  14.  # 18

Entre ter esse mono num telhado, ou tê-lo ao nessa fachada com uma série de tubagens, prefiro de longe os meus monos no telhado
    coloquei a foto somente para se ter uma ideia das possibilidades de instalação destes equipamentos, nada mais.

escolher um produto passa também por o integrar no edifício e na envolvente, o que na minha opinião não aconteceu.
  15.  # 19

Sim sempre ficariam melhor, mas o problema principal é mete-los na fachada. Sejam tubos ou painéis!!

Colocado por: AXN
    Os outros ficariam melhores?
  16.  # 20

Deviam ter colocado esse painel no outro canto da parede, esteticamebte ficava melhor e nao devia ter ido t#ao para cima, podia ter ficado mais baixo... gostos!!!

0.2292 seg. NEW