Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Adquiri uma casa rés do chão e com aproveitamento de terceiros, gostava de saber qual a forma mais eficaz de fazer uma isolamento visto que a casa só tem parede simples. estou indeciso se faço o isolamento exterior ou por dentro com pladur e lã de vidro. os terceiros estão isolados com lã de vidro e pladur mas mesmo assim é frio, tb a zona onde é... norte do País...
  2.  # 2

    O melhor isolamento será pelo exterior, mas como a casa já está feita, é necessário ver o que isso implica, em termos de execução.
    De qualquer modo é dificil dar uma opinião, sem ver concretamente a planta da casa e os alçados, para ver como é que o isolamento vai rematar nas janelas e porta.
  3.  # 3

    obrigado pela dica francisco2, a parte que eu estou a pensar isolar para já é uma parte que está virada para norte e que só tem duas janelas, e que para fazer tal isolamento externo terei de pedir ao vizinho que mo deixe fazer, porque a parede da casa foi levantada mesmo no limite do terreno dele com o meu!!!, tenho uma declaração de cedência de vistas assinada pelo antigo proprietário e pelo terreno vizinho reconhecida num notário.por isso é que no caso de ele não me deixar fazer tal isolamento terei de o fazer interiormente, tb será uma boa hipotese?!!!
    • VMC
    • 14 novembro 2008

     # 4

    O isolamento pelo exterior implica um alargamento de cerca de 5 cm, o que não é muito, e com vantagens claríssimas, convém no entanto obter um consentimento do proprietário do terreno confinante.
    Conte com uns € 30/€ 35 m2, e nas janelas terão que ser feitos rufos nas pedras da soleira.
    •  
      alv
    • 14 novembro 2008

     # 5

    Vivam!
    Se ajudar, mais uma sugestão:
    Dependendo do espaço que possa dispor, também poderá fazer o isolamento pelo interior. Usando um bom sistema em pladur, consegue bons isolamentos térmicos, mas quanto melhor o sitema, mais espaço interior ocupará. Pode fazer alguma coisa começando com cerca de 6,5cm, ou fazer uma coisa muito boa com cerca de 11cm. Mas pelo interior, sempre são obras em casa e essas só são boas quando em casa dos outros, mas ainda assim é em Pladur pelo que é rápida e não tem pedreiros!!
    Qualquer solução tem vantagens e inconvenientes.Terá de ponderá-los.
    "Fassam" parte.
  4.  # 6

    Boa tarde a todos, eu tinha colocado esta questão porque já tinha falado com o meu irmão e ele tinha-me falado nestas duas opções, então eu resolvi ouvir opiniões de outras pessoas, em principio vou adoptar pelo isolamento pelo interior (10 de lã de vidro + pladur) para já na sala de estar, vai ser colocado pelo meu irmão que é um profissional do pladur, que reside em França. Um dia mais tarde farei um isolamento total á casa tb por ele, ele já trabalha nisto em França á 10 anos e em principio vem residir para cá para o ano. Portanto quem estiver interessado na execução destes trabalhos pela zona de Trás-os-Montes digam alguma coisa. Se conhecerem empresas que necessitem de trabalhadores especializados e com grande experiência nesta area podem comunicar!!!!
  5.  # 7

    Colocar o pladur no interior parece boa solução mas vejo alguns problemas, além de "roubar" espaço interior ás divisões todas as tomadas electricas e semelhantes terão de ser "puxadas" para o pladur o que implicará emendas na cablagem e as torneiras?
  6.  # 8

    Jorge Cardoso disse:
    Caro Felix9120 da minha experiência que tenho de mercado e de já ter visto algumas dezenas de fogos posso avançar que a solução de isolamento interior por muito boa que seja nunca irá ser tão boa como um isolamento exterior. Os isolamentos exteriores têm um "rendimento" muito superior aos interiores, com a vantagem de não roubar área útil dentro do imóvel. Existe um trabalho maior a executar sendo colocado o isolamento pelo exterior no entanto e se olhar para sua casa, como olha para uma pessoa - Quando tem frio o que costuma fazer? Vestir um casaco ou comer o casaco?

    Cumprimentos
  7.  # 9

    Podem colocar o contacto de empresas que efectuem isolamentos exteriores na zona de Aveiro?
  8.  # 10

    VMC

    Conte com uns € 30/€ 35 m2,


    Onde? :)

    Podem colocar o contacto de empresas que efectuem isolamentos exteriores na zona de Aveiro?


    Revi96

    É dos poucos que arranjei e fica perto daí. No meu caso, o custo está pelos 50€m2.

    Coisas da Casa
    •  
      alv
    • 4 dezembro 2008

     # 11

    Vivam!
    Algumas questões e algumas certezas.
    Uma certeza é que além de eu pessoalmente defender o isolamento interior, outra é que rouba entre 5 e 10cm em cada uma das paredes, outra ainda é que se tem de fazer puxadas de instalações e colocar casquilhos de enchimento nas torneiras, repor os roadpés, repintar a casa e sobretudo tráz algum incómodo quando se faz a obra com ela habitada.
    Mais certeza tenho que é mais cómodo fazer o isolamento pelo exterior.
    Agora questões; Como é adurabilidade e estabilidade do sistema de isolamento exterior. Vivo em Coimbra e conheço o resultado de alguns desses isolamentos com poucos anos, e o resultado, sobretudo "salta" á vista!. Outra questão; de Inverno, na estação de aquecimento será que quando quero aquecer a casa não tenho primeiro de aquecer aquelas paredes fresquinhas; Será qua a energia que gasto de verão a arrefecer não será muito inferior á que gasto de inverno para aquecer? Só mais uma, o que terá melhor rendimento, arrefecer e aquecer uma casa com o interior isolado ou aquecer e arrefecer uma casa com o isolamento exterior?
    "Fassam" parte.
    • VMC
    • 4 dezembro 2008

     # 12

    Lamento mas é no Alentejo/Algarve.
  9.  # 13

    Colocado por: AnónimoQuando tem frio o que costuma fazer? Vestir um casaco ou comer o casaco?

    Bem, esse argumento a favor do isolamento pelo exterior... :S
    Todos os sistemas têm vantagens e contras. O isolamento pelo interior bem feito, fica muito bom... Muito pouca inércia, rápidamente se aquece ou arrefece ou casa.
    Pelo exterior também funciona termicamente muito bem. Já a resistência e durabilidade de algumas obras que já vi, deixam-me um pouco de pé atrás.
    Não nos podemos esquecer do isolamento "pelo meio"! ;) Bem feito pode dar o mesmo conforto que qualquer das soluções anteriores. É preciso desde o inicio do projecto ter em mente que este vai ser o tipo de construção, pois assim o engº no calculo das estruturas já "posiciona" os pilares de forma a que se consiga uma construção sem qualquer ponte térmica nos pilares, sem qualquer problema.

    Cump.
  10.  # 14

    Se quiser uma empresa que aplica cappoto, tem a vierominho que é do norte e está a fazer um exelente trabalho num edificio em Beja
  11.  # 15

    Jorge Cardoso disse:
    Caros

    Eu sou da opiniao que o isolamento dentro da parede e sem duvida a melhor opcao. No entanto e tendo em conta o estado da construcao em Portugal, nunca vi ninguem executar uma parede dupla com caixa de ar e isolamento pelo interior bem feita. Tecnicamente e a solucao mais dificil de executar pois existem muitos pontos singulares que exigem tratamente e para os quais 99,9% dos nossos empreiteiros nao estao preparados nem mesmo muitos e muitos directores de obra que tambem desconhecem os bons procedimentos para a execucao de uma parede dupla.
    A solucao de isolamento pelo interior da habitacao obviamente nao deixa de ser uma boa solucao, mas na minha opiniao e nos resultados que tenho visto em obras com os dois sistemas, o isolamento exterior e superior, mas tambem e a minha opiniao. Obivamente que a nivel final do produto e da execucao, voltamos a bater no ceginho, muitos empreiteiros nao sabem instalar convenientemente o ETICS, existem mesmo empresas que na suas descricoes de montagem dos produtos por elas vendidas contenhem pontos que nao sao de todo os mais favoraveis para a execucao deste tipo de paredes.
    Mas tambem confesso, quando temos um novo regulamento termico rigoroso, que se promove cursos de formacao de peritos e afins e bem visto o regulamento este contem erros crassos, como e obvio todo o resto da construcao espelha bem a capacidade de alguns tecnicos deste nosso pais.

    Cumprimentos
  12.  # 16

    Colocado por: AnónimoEu sou da opiniao que o isolamento dentro da parede e sem duvida a melhor opcao. No entanto e tendo em conta o estado da construcao em Portugal, nunca vi ninguem executar uma parede dupla com caixa de ar e isolamento pelo interior bem feita. Tecnicamente e a solucao mais dificil de executar pois existem muitos pontos singulares que exigem tratamente e para os quais 99,9% dos nossos empreiteiros nao estao preparados nem mesmo muitos e muitos directores de obra que tambem desconhecem os bons procedimentos para a execucao de uma parede dupla.

    Grande verdade, estou farto de defender isso, mas todos garantem que o fazem bem feito. enfim

    E não´é só uma questão de capacidade técnica, é uma questão de custos, ou alguém acredita que se fazem caleiras bem feitas com o tijolo a ser assente a 5 ou 6 € /m2?

    Colocado por: AnónimoA solucao de isolamento pelo interior da habitacao obviamente nao deixa de ser uma boa solucao, mas na minha opiniao e nos resultados que tenho visto em obras com os dois sistemas, o isolamento exterior e superior, mas tambem e a minha opiniao. Obivamente que a nivel final do produto e da execucao, voltamos a bater no ceginho, muitos empreiteiros nao sabem instalar convenientemente o ETICS, existem mesmo empresas que na suas descricoes de montagem dos produtos por elas vendidas contenhem pontos que nao sao de todo os mais favoraveis para a execucao deste tipo de paredes.

    Depois do que li nas especificações técnicas dos sistemas ETICS, fiquei muito desconfiado da qualidade do produtos final. cada vez mais acredito que o sistema com menos riscos e com melhor relação preço qualidade, é o gesso cartonado com lã de rocha pelo interior

    Colocado por: Anónimoque se promove cursos de formacao de peritos e afins

    O que esperava? tira-se um curso é já são peritos?
  13.  # 17

    Empresa de revestimento [email protected] Oliveira de Frades
    O preço vai variar consoante (entre outras coisas) o local da obra.
    Mas nada como pedir orçamentos.
    •  
      alv
    • 5 dezembro 2008

     # 18

    Vivam!
    Anónimo e Paulo Correia.
    Parece-me que já estamos a entrar nalguns concensos. Há de tudo em todo o lado. Por cima do escritório onde trabalho existe um prédio recuperado por uma empresa idónea, do melhor do mercado local na área dos tratamentos de fachadas que utilizou,de acordo com o projecto que lhes foi apresentado, um sistema de tipo ETICS ou CAPOTO que depois de pronto foi revestido com mosaico cerêmico de côr escura. Dois anos depois é ver as escorrencias calcárias pelas juntas do revestimento. Não sei muito bem o que vai acontecer daqui a alguns anos mais..
    Relativamente á resolução dos pontos sigulares, têm absoluta razão que, quem não sabe como resolvê-los por dentro onde é muito mais dificil e é precisos estar muito atento á montagem, para não deixar escapar nada, dizia, é muito mais fácil resolvê-los de uma penada por fora, porque aí não se correm riscos de de deixar as tão famosas pontes térmicas.
    Mas ainda assim se fizerem "contas" á luz do actual RCCTE, com todos os defeitos que se conhecem, para uma mesma casa, nas mesmas condições, mudando só o sistema construtivo das envolventes e compartimentação interior para lhes retirar inércia térmica, ou seja isolando pelo interior, chegarão á brilhante conclusão que, para casas correntes sem grandes envidraçados, a quantidade de energia que se gasta a mais de verão a arrefecer a casa devido ás necessidades brutas de arrefecimento é cerca de dez vezes inferior á que se poupa de inverno a aquece-la, mesmo tendo em atenção o famoso coeficiente da ganhos solares não ser tão favorável, mas também não hexistem tantas nessecidades brutas de aquecimento!!
    Desculpem se fui um bocado longe de mais, suponho que os dois foristas anteriores deverão perceber do que falo.
    "Fassam" parte.
  14.  # 19

    Dois anos depois é ver as escorrencias calcárias pelas juntas do revestimento.


    Isto não é garantidamente problema do ETICS. O prédio onde moro tem essas escorrecias e não tem ETICS...

    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatriciaPinto
  15.  # 20

    bom dia, já agora qual será a melhor solução para se isolar o chão de uma casa construida na decada de 40, sabendo que a altura do interior é de 2.5m e que vai ser isolada pelo interior nas paredes e tecto.
 
0.0218 seg. NEW