Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Aqui fica informação da wikipedia, que vale o que vale.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_thermal_collector

    "For a given absorber area, evacuated tubes can therefore maintain their efficiency over a wide range of ambient temperatures and heating requirements. In most climates, flat-plate collectors will generally be a more cost-effective solution than evacuated tubes. When employed in arrays, when considered instead on a per square metre basis, the efficient but costly evacuated tube collectors can have a net benefit in winter and also give real advantage in the summer months. They are well suited to cold ambient temperatures and work well in situations of consistently low sunshine, providing heat more consistently than flat plate collectors per square metre. On the other hand, heating of water by a medium to low amount (i.e. Tm-Ta) is much more efficiently performed by flat plate collectors. Domestic hot water frequently falls into this medium category. Glazed or unglazed flat collectors are the preferred devices for heating swimming pool water.[9] Unglazed collectors may be suitable in tropical or subtropical environments if domestic hot water needs to be heated by less than 20°C. A contour map can show which type is more effective (both thermal efficiency and energy/cost) for any geographic region."

    Se alguém precisar de tradução eu ofereço-me para traduzir.

    Atenção que a conclusão não poderá ser "todos os sistemas baseados em painéis de tubos de vácuo são um investimento financeiro melhor para AQS que qualquer sistema baseado em painéis planos". A única conclusão é que, genericamente ou em média, um sistema baseado em painéis planos é um investimento melhor do que um baseado em painéis de tubos de vácuo.

    Adicionalmente deverá ser possível analisar o investimento num sistema sem entender nada da tecnologia, desde que consiga calcular os custos de aquisição, manutenção e utilização (energia).

    O argumento da qualidade discutido noutras discussões é um não argumento, pois está-se a discutir tecnologia, não qualidade. Com certeza é possível fabricar ambos os tipos de painéis com qualidade (ou sem).

    Se quiserem fotos de painéis, estão ali ao lado, mas de uma assentada dou-vos bastantes mais do que qualquer trolha: http://images.google.com/images?q=evacuated+tubes

    Nota: Isto é assim em 2011, lembrando que a tecnologia de tubos de vácuo é nova daqui a uns anos a conclusão pode ser outra.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Informação que contradiz a primeira mensagem

    "Aquecimento Águas Quentes Sanitárias

    Os colectores solares de vácuo têm um alto rendimento e baixos custos de manutenção,
    o que origina que seja o sistema de aquecimento de águas mais rentável do mercado."


    [pub]http://www.suaveclima.pt/ficheiros/galeria_92_1.pdf[/pub]
  3.  # 3

    Informação que contradiz a primeira mensagem:

    Desvantagens:
    Mais caro do que um colector plano (MITO peçam-nos um orçamento);


    [pub]http://rrenergy.pt/index_ficheiros/P%20Solaresinf%20geral.pdf[/pub]
  4.  # 4

  5.  # 5

  6.  # 6

    Este site http://www.baxiaquecimento.com/ tem um simulador bastante bom para tirar algumas conclusões. As que eu tiro são as seguintes (para o concelho de Sintra)

    Se gastar pouca água quente por dia e 45º forem suficientes, mesmo com 4 pessoas, um painel solar plano é suficiente para cobrir 100% das necessidades de AQS.
    Se gastar muita água quente por dia, e quiser água a 60º, um painel de tubos de vácuo é melhor e mesmo assim não chega nos meses de inverno...

    Portanto diria que o sistema tem de ser pensado para o caso particular de cada pessoa, mesmo para Portugal não há um sistema que seja mais indicado que o outro devido aos outros parâmetros.
  7.  # 7

    No meu caso chegam os 45º e fico quase independente, com planos inclinados a 45º em LX com boa exposição solar.

    Acredito que no Norte não seja assim.. Já no sul ainda é mais fácil.

    Acima de tudo: depende do preço e não da tecnologia, pois posso sempre meter mais um painel plano e aumentar o rendimento.

    Rendimentos anuais iguais e preços iguais nada teria contra os tubos.



    Colocado por: danobregae 45º forem suficientes, mesmo com 4 pessoas, um painel solar plano é suficiente para cobrir 100% das necessidades de AQS.
    • eu
    • 13 janeiro 2012 editado

     # 8

    Eu também ponderei usar tubos de vácuo, mas cheguei à conclusão que os painéis planos são mais que suficientes para o objetivo pretendido.

    Agora não sei, mas na altura, o custo dos tubos de vácuo era muito superior ao dos planos.

    PS: um tópico sem milhares de fotos, mas com... argumentos? Não estamos habituados...
  8.  # 9

    Colocado por: euEu também ponderei usar tubos de vácuo, mas cheguei à conclusão que os painéis planos são mais que suficientes para o objetivo pretendido.

    Agora não sei, mas na altura, o custo dos tubos de vácuo era muito superior ao dos planos.

    PS: um tópico sem milhares de fotos, mas com... argumentos? Não estamos habituados...
    Discordam deste comentário:SAMBINO


    Perdoe-me a sinceridade, mas apenas gostou de ouvir uma repetição daquilo que tem como verdade absoluta, que é como quem diz, "gostou da massagem mental", a isso chama-se "negação na insegurança". Não vejo diferença entre a sua postura e a daqueles a quem crítica. Aliás esta discussão corre o risco de se tornar um tópico, ou seja, sem confrontação, sem debate, uma espécie de camaradagem de conveniência entre vizinhos que não querem problemas com ninguém. Medite nisto...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 10

    Eu já perguntei varias vezes , mas ninguém nunca me respondeu:

    Ou Tubos são ou não mais caros que os painéis planos tradicionais??

    Já sabemos que a tecnologia permite fazer melhor, mas a que custo, a relação custo beneficio é favorável ou não.

    em 2009 quando comprei os meus , fiquei com a ideia que os tubos são mais caros, para instalações equivalentes, dai que desisti deles.

    Agora não sei pode ser diferente , mas como só vi um exemplo de um TS de tubos que até foram acessiveis, mas que já vierem dizer que é material da china , e não foi desmentido por ninguém...fiquei na mesma!!





    Colocado por: SAMBINO

    Perdoe-me a sinceridade, mas apenas gostou de ouvir uma repetição daquilo que tem como verdade absoluta, que é como quem diz, "gostou da massagem mental", a isso chama-se "negação na insegurança". Não vejo diferença entre a sua postura e a daqueles a quem crítica. Aliás esta discussão corre o risco de se tornar um tópico, ou seja, sem confrontação, sem debate, uma espécie de camaradagem de conveniência entre vizinhos que não querem problemas com ninguém. Medite nisto...
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 11

    Não lhe posso responder porque é uma área que não domino(aliás penso que somos a montante da mesma área), apenas leio e analiso pessoas e sistemas comunicação e informação.
  11.  # 12

    Colocado por: SAMBINOAliás esta discussão corre o risco de se tornar um tópico, ou seja, sem confrontação, sem debate, uma espécie de camaradagem de conveniência entre vizinhos que não querem problemas com ninguém.


    Colocado por: danobregaIn most climates, flat-plate collectors will generally be a more cost-effective solution than evacuated tubes.


    Colocado por: danobregaInformação que contradiz a primeira mensagem


    Colocado por: danobregaInformação que contradiz a primeira mensagem:


    Numa discussão em que eu, o comentador original, apresento versões discordantes ou seja, na prática discordo de mim próprio, não entendo de onde vem a sua observação.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 13

    Pois, quem, por aqui, pelos vistos sabe...não diz... (já não tenho paciência para essas parvoíces)


    Colocado por: SAMBINONão lhe posso responder porque é uma área que não domino(aliás penso que somos a montante da mesma área), apenas leio e analiso pessoas e sistemas comunicação e informação.
  13.  # 14

    Então parece que a questão é que o system32 não consegue estabelecer uma ponte de comunicação com alguém a quem reconhece autoridade em determinada área, ou seja, o problema está na comunicação que não se tem demonstrado eficaz, assim sendo, sugeria talvez fazer como os treinadores de futebol; mudar de estratégia, neste caso mudar de estratégia de comunicação, nem precisa ser muito profunda, apenas estender uma ponte. Atrevo-me a contar uma famosa história sobre pontes de comunicação que mudou o rumo da história do mundo; "Sob o alto patrocínio da UN, encontravam-se numa sala em surda discussão 2 chefes de estado de 2 países que se encontravam em vias de entrar em guerra, cansado de tanto vociferar os seus argumentos sem se fazer ouvir um dos chefes de estado resolveu interromper abruptamente a reunião e abandonar a sala onde se encontravam, eis que passados nem 2 minutos esse mesmo estadista voltou a irromper pela sala a dentro, inesperadamente e para espanto de todos os observadores da UN, pediu desculpas e pediu ao outro dirigente para lhe fazer compreender os seus argumentos sem contra-argumentar até conseguir perceber profundamente o que os separava, conclusão da história, evitou-se aquilo que tería sido a maior guerra da Europa(quiçá a 3ª) no pós segunda guerra mundial".
    • Kaux
    • 14 janeiro 2012

     # 15

    Já que "fugiram" do outro tópico, vou levantar aqui outra questão que me parece pertinente (ou não):

    Cá em Portugal temos um clima ameno, mas durante o verão por vezes são atingidas temperaturas algo altas. Ora, segundo percebi, um dos problemas dos painéis planos passa também pela sobreaquecimento dos mesmos correcto? Isso não faz com que os mesmos se deteriorem mais depressa?

    Abraços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuper
  14.  # 16

  15.  # 17

    Colocado por: system32Ou Tubos são ou não mais caros que os painéis planos tradicionais??


    Encontrei isto:

    http://www.lanuevacalefaccion.com/pdfs/po/tarifa/810001tp.pdf
    http://www.lanuevacalefaccion.com/pdfs/po/tarifa/810002tp.pdf
  16.  # 18

    Site com links talvez relevantes:

    http://www.top50-solar.de/en
    • Kaux
    • 14 janeiro 2012

     # 19

    Colocado por: danobregahttp://www.forumsolar.eu/forum/viewtopic.php?f=12&t=5011


    Olá danobrega, presumo que esse link seja a resposta ao meu comentário, mas não é disso que eu falo. O problema do link que colocou não é do que estou a falar, no entanto também me parece relevante saber a solução, visto que deve existir com certeza (entretanto vou ver se descubro).

    Estou a falar da temperatura que os painéis atingem vs. a temperatura máxima de funcionamento dos mesmos.
  17.  # 20

    Colocado por: Kauxpresumo que esse link seja a resposta ao meu comentário


    Ola. Não era uma resposta, só achei curioso o problema. Foi coincidência. :)
 
0.0239 seg. NEW