Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Acabei de receber uma carta do BCP em que me parece que eles estao a querer aumentar a taxa de juro do meu emprestimo a' habitacao,
    isto e' no seguimento de um processo de exoneracao (a hipoteca passou apenas para o meu nome).

    gostava dos vossos comentarios, se eu li o conteudo correctamente. e quais sao as vossas experiencias referente a spreads e taxas de juro actualmente em practicamente em portugal (BCP e outros).
    obrigados,
    jorge

    Carta do Banco Millenium "Alteracoes a contracto de credito imobiliario"

    Situacao actual:
    Spread 0.8%
    Taxa: 2,336%
    Indexante: Media Mensal Euribor 3M

    "proposta de alteracoes"

    Vimos, por este meio, propor ao Banco Comercia Portugues a alteracao das condicoes do empretimo acima indentifcado nos termos constantes das seguintes clausulas:

    1. taxa de juro
    1. A partir desta data o emprestimo vence juros sobre o capital em divida, caluclados dia a dia e cobrados postecipadamente ao mes, a' taxa resultante da media aritemica simples das cotacoes diarias da euribor a noventa dias no mes anterior a cada periodo de contagem de juros.

    (nao entendo o ponto anterior, visto que o indexante e' neste momento a 'media mensal euribor 3Meses'

    2.A taxa nominal resultante do numero anterior sera acrescida, a titulo de spread, de 3,05 por cento.

    (isto quer dizer que o BCP esta' a aumentar o meu spread de 0.8% para 3,05% ?)
    - encontrei este link que fala um pouco dos valores correntes de spread
    http://spread.blogs.sapo.pt/2011/01/


    pontos 3...4...5 (nao sao muito relevantes)

    6. A taxa nominal resultante da media arimentica simples das cotacoes diarias da Euribor a noventa dias no anterior a aprovacao das alteracoes ao presente emprestimo, acrescida do spread fixado no numero2, e' de 4.476%, correspondendo-lhe a taxa anual efectiva de 4,630 por cento, calculada nos termos do decreto lei ......

    (ou seja, a taxa total aumenta de 3.136 (0.8+2.336) para 4.630 por cento)


    7. Sao revogadas quaisquere disposicoes anteriormente acordadas entre o Banco eo os mutuarios sobre fixacao da taxa ou spread aplicaveis ao emprestimo (designadamente relativas a descontos ou bonificacoes em funcao da verificacao de determinados requisitos).
    • mog
    • 12 janeiro 2012

     # 2

    Viva,
    Se percebi bem:
    Continua a ter a taxa indexada à euribor a 3 meses e o spread passa de o,8 para 3,05.

    A nova taxa "total" (TAEG) passa sim a ser de 4.630 (este valor é variável, pois será revisto a cada 3 meses). Esta taxa inclui a euribor + spread + outros encargos associados ao empréstimo (p.e., seguros, comissões,...).
  2.  # 3

    houve uma alteração do contracto, certo? logo eles aproveitam-se para aumentar o spread... e olhe que mesmo assim aumentar só para 3%, nada mal!!!!
    Concordam com este comentário: mmgreg
    •  
      GF
    • 12 janeiro 2012

     # 4

    O que interessa mesmo é o spread, dado que o resto é indexado à euribor, ou seja, sobe e desce consoante a mesma.
    Já estou como o sergyio, 3% nesta altura do campeonato nao é nada mau.... em 2010 subiam para 1.2% e era uma loucura....

    Tem aqui muito com que se entreter, há um topico com 8 paginas a falar dum processo igualzinho:
    https://forumdacasa.com/discussion/8984/subida-de-spread-por-motivo-de-exoneracao-da-exmulher/
  3.  # 5

    Nesta altura vale tudo!! ( quando se altera o contrato)
  4.  # 6

    Alterou as condições logo o banco tem condições de corrigir o preço, 3,05% de spread não é mau no contexto actual.
    Concordam com este comentário: mmgreg
  5.  # 7

    ganda porra a minha,

    obrigado a todos,
    cheira-me que dentro de uns mesitos vao aumentar o spread para 5 ou 6%.
    ha' q comecar a pensar em alternativas
  6.  # 8

    Não!
    Eles só podem alterar o contrato ( e por consequência o spread) , com o seu acordo.
    Como você pediu uma alteração ao contrato, eles aproveitaram.mas não o podem fazer sempre que quiserem.



    Colocado por: jcosta1976ganda porra a minha,

    obrigado a todos,
    cheira-me que dentro de uns mesitos vao aumentar o spread para 5 ou 6%.
    ha' q comecar a pensar em alternativas
  7.  # 9

    É impressão minha ou há bancos (nomedamente o BARCLAYS) a «descarrilar» completamente no que refere às taxas de juro ?!?

    Pessoas minhas conhecidas tiveram recentemente os seguintes 2 casos com o Barclays:

    - um cliente com um empréstimo em "conta corrente caucionada" (em que a caução são depósitos bancários em valor superior ao valor máximo do empréstimo) que tinha um spread de 0,5% passou para 1,5 -> 3,5 -> 7,5% no mesmo ano!
    Pagar 7,5+1,..% para lhe emprestarem o dinheiro dela!
    E sem que nada justifique este aumento!

    - um cliente com dívida ao banco propõe pagar em 20 a 24 prestações, e pediu para lhe estabelecerem um plano prestacional.
    O Barclays acedeu, mas aplicou uma taxa de juro de... DEZOITO POR CENTO!
    Neste caso, uma vez que a taxa legal é de 4%, mais vale NÃO PAGAR, deixar ir para tribunal e, daqui a uns anos, se quiser paga com 4%.
  8.  # 10

    Colocado por: system32Eles só podem alterar o contrato ( e por consequência o spread) , com o seu acordo.


    Mas "eles" alteram o spread sem acordo. Não há negociação. Parece-me normal que queiram alterar o spread já que as condições contratuais foram alteradas. Já não me parece normal poderem alterar para o valor que entenderem.

    Não existe a hipótese de recusar o novo spread?
  9.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.É impressão minha ou há bancos (nomedamente o BARCLAYS) a «descarrilar» completamente no que refere às taxas de juro ?!?

    Pessoas minhas conhecidas tiveram recentemente os seguintes 2 casos com o Barclays:

    - um cliente com um empréstimo em "conta corrente caucionada" (em que a caução são depósitos bancários em valor superior ao valor máximo do empréstimo) que tinha um spread de 0,5% passou para 1,5 -> 3,5 ->7,5%no mesmo ano!
    Pagar 7,5+1,..% para lhe emprestarem o dinheiro dela!
    E sem que nada justifique este aumento!

    - um cliente com dívida ao banco propõe pagar em 20 a 24 prestações, e pediu para lhe estabelecerem um plano prestacional.
    O Barclays acedeu, mas aplicou uma taxa de juro de...DEZOITO POR CENTO!
    Neste caso, uma vez que a taxa legal é de 4%, mais vale NÃO PAGAR, deixar ir para tribunal e, daqui a uns anos, se quiser paga com 4%.


    Não sabia disso dos 4%, não entendi porquê essa taxa, quando se incumpre é essa a taxa legal ?
  10.  # 12

    Rampage,
    É só "googlar" as palavras (taxa legal e taxa comercial).

    A primeira está nos 4%, e a segunda baixou recentemente de 8,5% para os 8%.

    Se não houver outra taxa legalmente contratada, é uma destas que vigora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rampage
  11.  # 13

    Que é que voçês queriam?Que fossem os próprios bancos a pagar os seus aumentos de capitais?

    Isso é só para empresas que não os bancos...esses estão bem protegidos pelo dinheiro dos labregos.
    Concordam com este comentário: eu, Mario Eusebio
  12.  # 14

    Colocado por: Jorge RochaQue é que voçês queriam?Que fossem os próprios bancos a pagar os seus aumentos de capitais?

    O que me chateia é:
    1. haver um relacionamento impecável entre cliente e BARCLAYS durante dez ou doze de anos;

    2.1. Sem nada que o justifique - e numa altura em que todos apertam o cinto - o "spread" aumentar DEZ VEZES em 12 meses - isto é, o RENDIMENTO do banco aumentar em 10 vezes.
    (lembro que este banco em particular, por ser INGLÊS, não está a "comprar" o dinheiro a taxas mais elevadas como os bancos portugueses)

    e/ou,

    2.2 um outro cliente, com dificuldades momentâneas, mas que sempre foi cumpridor, propôr-se pagar em prestações e proporem-lhe uma taxa de DEZOITO POR CENTO.

    Eu chamo a isto extorsão, agiotismo, etc.

    A entidade reguladora não terá uma palavra a dizer?
    Aaah! Pois. Já me esquecia... a entidade reguladora é o Banco "de Portugal".
  13.  # 15

    Pois Luís infelizmente esta é a realidade destes dias,

    no que diz respeito ao "inglês" não comprar dinheiro, à cerca de 2 meses isso deixou de ser verdade pois a casa "mãe" fechou a torneira e mandou-os para o mercado, dai Barclays ter subido bastante as taxas dos DPs.

    Quanto aos 18% penso que um mail para a Deco e o Banco Portugal podem confirmar que ultrapassa a TAEG de usura pois existem na lei limites para taxas e pode acontecer de tal ter sido ultrapassado ???

    um abraço
    • eu
    • 17 maio 2012

     # 16

    Colocado por: Luis K. W.A entidade reguladora não terá uma palavra a dizer?

    Os reguladores deviam ser independentes, mas não são... obedecem ao dono.
    •  
      GF
    • 17 maio 2012 editado

     # 17

    Colocado por: Casas_do_RioPois Luís infelizmente esta é a realidade destes dias,

    no que diz respeito ao "inglês" não comprar dinheiro, à cerca de 2 meses isso deixou de ser verdade pois a casa "mãe" fechou a torneira e mandou-os para o mercado, dai Barclays ter subido bastante as taxas dos DPs.

    Quanto aos 18% penso que um mail para a Deco e o Banco Portugal podem confirmar que ultrapassa a TAEG de usura pois existem na lei limites para taxas e pode acontecer de tal ter sido ultrapassado ???

    um abraço


    Crédito Pessoal



    - Finalidade Educação, Saúde e Energias Renováveis e Locação Financeira de Equipamentos

    7,8%



    - Outros Créditos Pessoais

    20,5%



    Crédito Automóvel



    - Locação Financeira ou ALD: novos

    9,0%



    - Locação Financeira ou ALD: usados

    10,4%



    - Com reserva de propriedade e outros: novos

    12,9%



    - Com reserva de propriedade e outros: usados

    17,0%



    Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto

    36,5%
  14.  # 18

    Pode sempre ir a outro banco pedir simulações para ter contra valores ao aumento da subida de spread do millenium....

    se bem que a escolha não é fácil e convém ler as entrelinhas, mas gostava de tirar uma duvida jcosta1976 , diz que houve alterações ao contrato inicial tendo passado para uma só pessoa (pelo que percebi) e não houve nada escrito na altura? foi só agora?

    os bancos andam com falta de liquidez mesmo depois de terem recebido milhares do FMI e BCE... e depois roubam á descarada onde podem :(
    estamos entregues á bicharada...


    Alguem dizia que apos relação com o banco á 10 ou 15 anos que era tratado assim com aumentos tb.. de momento só vale o inicial a antiguidade não vale de nada a não ser que ainda tenha um gerente que se "atravesse" por si ou precise de fazer oercentagem para atingir objetivos de balcão, e neste caso o melhor é sair das cidades e procurar meiso pequenos onde os balcões por vezes surpreendem com valores apresentados
  15.  # 19

    Colocado por: Luis K. W.Eu chamo a isto extorsão, agiotismo, etc.

    A entidade reguladora não terá uma palavra a dizer?
    Aaah! Pois. Já me esquecia... a entidade reguladora é o Banco "de Portugal".

    Constâncio partiu;e ficou outro bem pior nestes aspctos tão importantes...autoridade reguladora mas em conformidade com os bancos apenas!
  16.  # 20

    Segundo o que publico , o banco de portugal esta a ordenar aos bancos para acabarem com as contas caucionadas.

    No que toca ao outro devedor, é provável que lhe tenham proposto outro tipo de credito - para limpar o anterior do balanço.
 
0.0219 seg. NEW