Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Desde já, as minhas desculpas, por todas as dúvidas que irei colocar. No entanto, preciso mesmo de alguma orientação, caso me saibam responder. Poderão achar esta discussão um tremendo disparate devido aos riscos, se assim for, digam-me. Então é assim:

Eu e o meu marido moramos numa casa (cerca de 40 m2) com uma área de terreno de cerca de 650 m2. No entanto, a casa (terreno inclusive) é de uma tia, que está disposta a fazer uma doação/venda por um valor simbólico. Queríamos aumentar a casa, mais 100 m2 à já existente. Temos um construtor (não sei se é o termo, ele trabalha para uma construtora, é um dos que faz a obra) conhecido que nos diz que com cerca de 50 000 € se constrói a casa (ele é que construiu a dele, e mais umas quantas na minha rua). Para isso, teremos de pedir empréstimo ao banco. Não nos vão autorizar, sendo que não temos projeto, nem licença, visto que com este senhor, tudo seria "ilegal". A ideia era pedir emprestado para comprar a casa à tia, e aí termos dinheiro para aumentar a casa. Gostava que me esclarecessem quando à viabilidade de tal coisa acontecer. O senhor parece tão convicto que não há problema e que em 5 meses põe a casa de pé, que nós começamos a iludir-nos. Ele próprio está a construir com o cunhado uma casa de 3 andares ao pé da minha, mas tudo ilegal.
    Em anexo, junto envio o que "pretendíamos".

Agradecida por eventuais respostas, com os melhores cumprimentos.
      PLANTA CAPARIDE.png
  2.  # 2

, tudo seria "ilegal".
    está a construir com o cunhado uma casa de 3 andares ao pé da minha, mas tudo ilegal.
    construir tudo ilegal, presumo que o construtor e o cunhado ilegais estejam, o meu conselho vai para? construa também ilegal aproveite essa construtora e o cunhado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanambf
  3.  # 3

boas
    eu faço o favor de repetir aquilo que já tem barbas velhas aqui no fórum.
    1ºnão faça obras ilegais.
    2º antes de fazer obras faço o respectivo projecto com gente que realmente sabe do que desenha incluindo especialidades,
    e não entrega a um construtor que por muito que saiba vai meter argolada.
    um abraço
  4.  # 4

Obviamente se entra pelo caminho da ilegalidade nas obras, poderá um dia mais tarde ter que pagar a dobrar.
    Seria talvez mais vantajoso investir num projecto que desse entrada na camara para ser aprovado e a partir dai começar as obras.

Ficaria de consciencia tranquila.

Por curiosidade onde se localiza a casa?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

Boas,

Colocado por: pdavidmarquesconstruir tudo ilegal, presumo que o construtor e o cunhado ilegais estejam, o meu conselho vai para? construa também ilegal aproveite essa construtora e o cunhado

uh??

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato
  6.  # 6

Obrigada pelas respostas! Já imaginava que seriam estas :P

A casa fica ao pé do estoril!
  7.  # 7

Colocado por: joanambfObrigada pelas respostas! Já imaginava que seriam estas :P

A casa fica ao pé do estoril!
    não ligue ao meu comentario foi a brincar, os conselhos já os deram ai mais acima, ou seja deite a cabeça todos os dias descansada.

Boa Sorte
  8.  # 8

Boa noite joanambf,
    não quero estar a desmotivá-la mas não aconselho, é sempre um risco que corre.
  9.  # 9

Não faça ilegal. De qualquer modo, mais tarde ou mais cedo, vai ter que "legalizar", ou seja, vai ter que pagar um "projecto" depois do facto consumado, isso se muito pura e simplesmente não lhe embargarem a obra. Veja o absurdo que é construir primeiro e "projectar" depois. Já que, de qualquer modo, irá sempre ter que pagar um projecto - isto na melhor da hipóteses, se tiver sorte, porque não aproveita para fazer as coisas como deve se, tipo, juntar o útil ao agradável?

Cumprimentos.
  10.  # 10

Muito obrigada pela resposta. Sei que é o mais sensato. O que nos estava a "motivar" para ir em frente, era apenas devido ao tempo em que a casa estaria pronta e não tanto ao dinheiro. Já que com projeto na câmara seria muito mais moroso. Pois o senhor diz que depois de a casa estar de pé, é só legalizar sem penalizações(mas isto diz ele)! Mas vou seguir os vossos conselhos! Muito obrigada mais uma vez.
    Já agora, última dúvida, para começar, a primeira coisa a fazer para iniciar uma construção, é contactar um arquiteto?
    Cumprimentos
  11.  # 11

Além de contratar um arquiteto tem que certificar-se na camara quantos metros pode construir, depois sim tem que fazer um projeto.
    Concordam com este comentário: jraulcaires
  12.  # 12

Colocado por: joanambfEu e o meu marido moramos numa casa (cerca de 40 m2)
    isso é realmente pequeno :/ precisam mesmo de aumentar a área para ter um pouco mais de conforto, e se estão a pensar aumentar a família é deveras essencial.
    Colocado por: joanambfGostava que me esclarecessem quando à viabilidade de tal coisa acontecer. O senhor parece tão convicto que não há problema e que em 5 meses põe a casa de pé, que nós começamos a iludir-nos. Ele próprio está a construir com o cunhado uma casa de 3 andares ao pé da minha, mas tudo ilegal.

50 mil por 100m2 é possível se for mesmo um aumento discreto/despido, isso dá 500€ m2. é possível mas terá de ser mesmo o básico do básico isto se quiserem dotar a casa de bons isolamentos, o que é essencial.
    agora 5 meses já me parece menos real, e se contar com projectos e licenciamentos muito menos.
    aconselho a fazer tudo legal, pois depois podem ter problemas€ maiores.
    Colocado por: joanambfPois o senhor diz que depois de a casa estar de pé, é só legalizar sem penalizações(mas isto diz ele)!

cuidado com as facilidades e com quem as diz, a maior parte desses dizeres dão em asneira.
    Colocado por: joanambfJá agora, última dúvida, para começar, a primeira coisa a fazer para iniciar uma construção, é contactar um arquiteto?

sim é um dos primeiros passos, comece por ai.

0.0171 seg. NEW