Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia,

Adquiri casa à dois anos... e a minha vida tem sido um reboliço desde então. Para além dos N orçamentos que solicitei a empreiteiros e a mediadores de obras...Conversas/discussões com bancos...pedidos de desculpa para lá e para cá...mudei de ideias 500 vezes até que finalmente me decidi. PUZEMOS MÂOS À OBRA. Demolimos paredes e agora estamos com a casa cheia de entulho. Contudo, ainda falta picar umas quantas paredes. O que me preocupa mesmo é saber como poderei livrar-me daquele entulho todo, e picar as restantes paredes. Devido aos meus problemas respiratórios não posso continuar. Tenho que contratar um empreiteiro para carregar o entulho, picar as restantes paredes. Quanto custa o aluguer de um contentor de entulho? E a mão de obra, um pedreiro faria isso?
    • jafn
    • 14 janeiro 2012

# 2

Boas, o custo de retirar o entulho depende da zona onde fica a obra, se o apartamento é no 1ºandar ou 3º ou mais, se tem elevador, tudo isso conta para o custo do trabalho.
    Com certeza que um empreiteiro faria isso tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sonia Obras
  2.  # 3

O apartamento é um R/C. Obrigada, agora só preciso mesmo de arranjar o empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  3.  # 4

Quando diz «pusémos mãos à obra», quer dizer que começou você a fazer as demolições? Ah, valente!
    (só espero que não lhe caia o tecto na cabeça)-

Se está nesse impasse, é porque não tem um "caderno de encargos" e um planeamento feito (nem sequer para si própria?!?).

O custo do contentor depende da localização. Nas Berlengas é mais caro que no Seixal.

Se o que pretende é gastar dinheiro, em vez de um «pedreiro» ponha uma neurocirurgião a carregar o entulho. :-)
    Quem carrega o entulho são os serventes!
    Mas lembre-se que ENCHER um contentor de 5 ou 6m3 pode custar MAIS do que o aluguer do próprio contentor.
    Concordam com este comentário: J.C, bombaefilho,lda
  4.  # 5

«Pusémos mãos à obra», significa mesmo isso que entendeu, eu comecei a fazer as demolições.

Eu já sei o que quero fazer no apartamento. Tenho todos os pontos do caderno de encargos. A ideia era depois das demolições e da remoção do reboco das paredes começar a retirar o entulho todo.

Contudo, dado aos meus problemas respiratórios não posso continuar.

Pelo que me informei o Aluguer do Contentor seria para a região de Lisboa que já fiquei a saber que poderia rondar os 120€/140€ euros à semana.

Agradeço o seu comentário. Sem duvida, o melhor a fazer, é ser eu mesma carregar o entulho. E concentrar-me na remoção do reboco das paredes, e aí um 'pedreiro', neurocirurgião, servente possa terminar o trabalho.

Um dos pontos do Caderno de Encargos que estou em dúvida agora é o isolamento. Depois de tirar o reboco todo das paredes. Vou ter que isolar o apartamento. Estou indecisa entre poliuretano projectado ou lã de rocha projectada + caixa de ar + placa de gesso cartonado 15mm?

Obrigada,
  5.  # 6

Colocado por: Sonia Obras o melhor a fazer, é ser eu mesma carregar o entulho.,
    Faça uma avaliação da quantidade de entulho que amontoou.
    Se o transportar numa lata de 20 litros de cada vez (serão uns 30kg de entulho) precisará de umas 300 viagens para encher um contentor de 6m3. A uma média de 5min cada ida-e-volta, são 25 horas.
    Agora atribua um VALOR ao SEU tempo e avalie se não valerá mais a pena a pagar a alguém para fazer isso.

Vou ter que isolar o apartamento. Estou indecisa entre poliuretano projectado ou lã de rocha projectada + caixa de ar + placa de gesso cartonado 15mm?,
    Quer isolar o apartamento por dentro?
    Para que efeito? Térmico?
    Está, portanto, a falar das paredes que dão para o exterior?
    E como são AS JANELAS? É que é por aqui que as nossas casas costumam ser umas peneiras...

Nota: a lã de rocha é em manta! Não é «projectada». E é bem mais prática de aplicar (qualquer um o faz) do que poliuretano projectado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritasa, Sonia Obras
  6.  # 7

Adquiri casa à dois anos... e a minha vida tem sido um reboliço desde então. Para além dos N orçamentos que solicitei a empreiteiros e a mediadores de obras...Conversas/discussões com bancos...pedidos de desculpa para lá e para cá...mudei de ideias 500 vezes até que finalmente me decidi. PUZEMOS MÂOS À OBRA. Demolimos paredes e agora estamos com a casa cheia de entulho. Contudo, ainda falta picar umas quantas paredes. O que me preocupa mesmo é saber como poderei livrar-me daquele entulho todo, e picar as restantes paredes. Devido aos meus problemas respiratórios não posso continuar. Tenho que contratar um empreiteiro para carregar o entulho, picar as restantes paredes. Quanto custa o aluguer de um contentor de entulho? E a mão de obra, um pedreiro faria isso?

Boas tardes Sonia Obras
    Se precisar de um empreiteiro para fazer esses esses trabalhos contacte-nos, estamos dispostos a ajudar no que for preciso.
    Cumprimentos,
    José Silva Paulo

[email protected]
    http://www.facebook.com/Construcoes.JoseSilvaPaulo
  7.  # 8

boas
    é pena ser do norte.
    poderia ajudar em loco.
    peça orçamentos discriminativos de materiais para a finalidade que quer.
    depois verifique se os materiais propostos servem os seu objectivos por exemplo em termos de isolamento.
    contrate o que mais se aproximar ou em caso de insatisfação procure melhor, mais vale adiar um pouco as obras de que não obter resultados satisfatorios.
    boas obras
    um abraço
  8.  # 9

Obrigada, a todos pela ajuda.

Caro Luis K. W. respondendo às suas questões:

Quer isolar o apartamento por dentro?
    Sim. Para isolar o apartamento por fora teria de convencer todo o condomínio a isolar o prédio todo.

Para que efeito? Térmico?
    O isolamento serve para o efeito Térmico.

Está, portanto, a falar das paredes que dão para o exterior?
    Sim.

E como são AS JANELAS? É que é por aqui que as nossas casas costumam ser umas peneiras...
    As janelas são de madeira com os estores em PVC. Peneiras?!!!

Nota: a lã de rocha é em manta! Não é «projectada». E é bem mais prática de aplicar (qualquer um o faz) do que poliuretano projectado.

Através do site http://www.polirigido.com/isolamento-termico/la-de-rocha/mc_doc_pt_14/ verifiquei a existência de lã de rocha projectada. Contudo, se optasse por este material teria que usar uma placa de gesso cartonado? Ou terá o mesmo efeito isolar com lã rocha em manta e uma placa de gesso cartonado de 15mm?

Contudo, estou a pensar seriamente noutra opção. Tirar o reboco antigo de 37 anos, substituir por outro e colocar microcimento. Adeus tinta, Adeus Manutenção. Na cozinha e na casa de banho não dispenso do azulejo e do mosaico, acho que mesmo com a mão de obra pode ficar mais barato. As paredes que não têm contacto com água o microcimento ficaria para perdurar.

Será uma opção melhor?

Obrigada,
  9.  # 10

boa noite. se vai isolar pelo interior não aconselho isolamento projectado. o isolamento deve ficar encostado à parede interior.
    se vai isolar pelo interior, o melhor será placas de gesso cartonado com o isolamento fixado às mesmas.
  10.  # 11

Estou a perceber onde quer chegar. As paredes exteriores (betão armado, reboco, tijolo e cimento) podem 'sofrer' dilatações devido às alterações climatéricas. O melhor é fazer uma pequena caixa ar entre este ambos e colocar 'as placas de gesso cartonado com o isolamento fixado às mesmas'?
  11.  # 12

Colocado por: Sonia Obras«Para que efeito? Térmico?»
    O isolamento serve para o efeito Térmico.
    Não só. Podia ser para efeito ACÚSTICO (vizinho barulhento...).

«E como são AS JANELAS? É que é por aqui que as nossas casas costumam ser umas peneiras...»
    As janelas são de madeira com os estores em PVC. Peneiras?!!!,
    Peneiras, passadouros, buracos... isto é: não isolam NADA!
    Se tem janelas com caixilhos de madeira, os vidros serão «simples» com uns 4mm de espessura.

Não percebo porque vai gastar dinheiro a isolar as paredes se mantém as janelas quase como se estivessem abertas...

Não gosto de isolamentos *projectados*.
    O que isola é o AR retido no interior desses materiais. Se projectados ficam demasiado «acachapados», e com pouca espessura (com pouco volume de ar retido e, portanto, nunca isolam tanto como o que deviam).
    Basta dizer que *lã de rocha projectada* é uma mistura de lã de rocha + cimento branco + água para se perceber que não pode ser grande isolante térmico.
    Este material serve para locais de difícil acesso. Uma parede dentro de um apartamento não é de difícil acesso.

O aspecto final desses projectados é muito irregular. Ninguém aplica isto numa parede interior de habitação, pelo que teria de ser "tapado" por (p.ex.) gesso cartonado.
    Para isso, mais valeria uma manta de 4 ou 5cm de lã (manta) de rocha + gesso cartonado.

Quando fala em remover o reboco, suponho que se refere ao estuque. Certo?
    Já viu O PREÇO de picar as paredes todas, rebocar de novo, e fornecer e aplicar o microcimento ?

PS: qual a espessura das paredes exteriores do seu apartamento ?
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  12.  # 13

As janelas tenho ideias de as mudar. Estaria a pensar em aplicar uma caixalharia em PVC com vidro duplo e uns estores de alumínio eléctricos. Dado que é um R/C, é o que poderei fazer dificultar a vida a 'quem gosta mais da galinha dos outros'.

Quando estou a falar de reboco, é reboco areado (água + areia + cimento e outro material acho que deve ser cal ou algo parecido). Não é estuque (gesso ou betume, se não estou em erro).

Pois ainda não vi. Tenho ideia que a colocação do microcimento pode ficar pelo preço de 45euros/m2. Agora pôr reboco...
    Acho que nós conseguimos tirar o reboco das paredes como é areado sai facilmente.

Em relação à sua pergunta da espessura da paredes exteriores irei saber.

Obrigada, :)
  13.  # 14

Sonia,
    Acho muito bem o investimento na caixilharia em PVC com vidro duplo.
    Já os estores em alumínio (com motor eléctrico) não irão adiantar muito em termos de segurança. Qualquer abre-latas conseguirá dar cabo deles. (ok.... estou a exagerar).

Quanto ao "reboco areado", suponho que já verificou (ao demolir as paredes)... mas tem a certeza que não são paredes pintadas com tinta de areia?
    Se for mesmo reboco areado e estiver caiado (ou "pintado a cal"), terá de remover (pelo menos) a cal antes de aplicar o que quer que seja.

Se o seu apartamento tiver 100m2 de área, as paredes interiores (exluindo as c.banho, cozinha e paredes que dão para o exterior) terão uns 200m2.
    200m2 a 45euros/m2...
  14.  # 15

Colocado por: Luis K. W.Sonia,
    Acho muito bem o investimento na caixilharia em PVC com vidro duplo.
    Já os estores em alumínio (com motor eléctrico) não irão adiantar muito em termos de segurança. Qualquer abre-latas conseguirá dar cabo deles. (ok.... estou a exagerar).

mas se forem aluminio termico, perde-se na segurança mas ganha-se no conforto...
  15.  # 16

Colocado por: Zegatomas se forem aluminio termico, perde-se na segurança mas ganha-se no conforto...
    quer dizer alumínio «térmico» (térmico entre aspas), não é?
    É que um estore de alumínio, de "térmico" só tem uma coisa: quando está virado ao Sol, até dá para fritar um ovo... até pelo lado de dentro!
    :-)
    Concordam com este comentário: pedromdf
  16.  # 17

isso agora nao posso confirmar...

vou esperar pelo verao, mas apos remodelaçao das caixas de estores, de caixa de madeira para uma isotermica e estores de plastico antigos para os novos estores de aluminio térmicos, UIII, grande diferença...

sei que nada é infalivel, mas sao gostos, eu nao gosto de portadas, podia por aluminio de segurança, mas achei que nao valia a pena, o ladrao se quiser entar vai entrar na mesma
  17.  # 18

Colocado por: Zegatovou esperar pelo verao, mas apos remodelaçao das caixas de estores, de caixa de madeira para uma isotermica e estores de plastico antigos para os novos estores de aluminio térmicos, UIII, grande diferença...
    Sejamos lógicos.
    Não duvido que a nova caixa de estore (isotérmica) isole melhor.

Agora... dizer que um estore de alumínio isola mais do que um de pvc... :-))
    Basta por-lhes a mão em cima!! (independentemente do que tenham por dentro!)
    • PASA
    • 21 janeiro 2012

# 19

Há uns senhores que ganham a vida a recolher entulho, às vezes até colocam anúncios nos jornais... cobram à hora, ao peso, com ou sem mão de obra para carregar...
    • Zegato
    • 21 janeiro 2012 editado

# 20

caro Luis,

sejamos logicos entao, para si o melhor seria portadas...

apesar de ver centenas de moradias novas e luxuosas com estores termicos, é tudo banha da cobra?

como o caro Luis é um dos poucos a quem eu respeito muito a sua opiniao, por ter dado provas de saber, no concordo muito com esta sua opiniao, pois continuo a achar, que nao faz muito sentido...porque esses estores sao glorificados no isolamento do calor do sol, e proteçao ao sol...

0.0302 seg. NEW