Iniciar sessão ou registar-se
    • cruzie
    • 14 janeiro 2012 editado

# 1

Bom dia Foristas,

Eu peço desculpa pelo off topic mas sei que se calhar neste fórum vou encontrar alguém no ramo que possa dar umas dicas. Tenho um "problema" com uma seguradora em relação a um cancelamento de contrato de uma apólice de acidentes de trabalho.

Passo a explicar se realmente encontrar alguém que possa ajudar.

Obg
  1.  # 2

A ajuda, depende da complexidade da questão.. Exponha o caso.
  2.  # 3

Vou tentar por um resumo:

1. Resolvi mudar de seguradora visto exitir uma differença de 4000€ anuais
    2. Não comuniquei este facto por escrito a seguradora em questão porque o Mediador que trata dos seguros todos é cliente/fornecedor a 17 anos e quis falar primeiro com ele - achava mais justo assim
    3. O mediador estive incontactavel durante um periodo alargado devido a doença - sendo assim faltei a pagamento nas respectivas apolices - Aguardando a regresso do Mediador para depois explicar.
    4. O Mediador recebeu um aviso que as apolices estavam para vencer e pagou-as.
    5. Mediador apresentou-se na nossa empresa para receber - Foi quando ficamos a saber que afinal continuavamos segurados pela seguradora em questão.
    6. Contra minha vontade, pagamos ao Mediador para manter a paz. Cerca de 1700€
    7. Queria ver se havia maneira de reaver os 1700€ visto que da nossa parte intenciavamos faltar ao pagamento e o nosso Mediador pagou por nos sem o nosso conhecimento ou autorização.

Ha algo a fazer? Já por todo por escrito com a seguradora - ainda não obtive resposta e no dia 13 de Janeiro liguei para a segurador e apanhei uma Srª super simpatica que "entendia" tudo mas nada fazia....
  3.  # 4

cruzie,
    Você assinou um contrato com a companhia de seguros. As condições de rescisão estão na apólice. Era SUA obrigação ler o contrato, e efectuar a rescisão conforme está no contrato.

O mediador trabalha para essa companhia de seguros (e, provavelmente, para outras). Ele recebe uma comissão de angariação do cliente, e uma prestação por CADA pagamento que você fizer.
    Mas , creio, você não tem nenhum contrato escrito com o mediador, pois não ?

E você acreditou MESMO que o mediador se substituiu à sua empresa e pagou 1.700 euros!?? LOLOL! Essa é muito boa!
    Por acaso ele mostrou-lhe uma prova cabal (cópia de transferência bancária, extracto de conta bancário, etc.) de ter efectuado esse pagamento?

Se acha que a responsabilidade de você ter pago DOIS seguros é do Mediador NÃO LHE DEVIA TER PAGO.

Não se esqueça que ele é «praticamente» empregado da c.ia de seguros! E ele alegará sempre que a sua empresa pagou os 1.700 euros porque quiseram... (e não porque ele adiantou o dinheiro!).

Portanto, na minha opinião você cometeu dois erros:
    1. não leu nem cumpriu o contrato no que diz respeito a rescisão;
    2. pagou.

Esqueça.

PS: por último, uma vez que não sou um perito na área, consulte um advogado.
  4.  # 5

Boas Luis,

Agradeco a sua resposta. O nosso Mediador SIM pagou as duas apolices por nos.... Eu sei que e dificil de acreditar mas e verdade! As razoes para qual nao sao importantes. Agora seu leu bem o meu post, eu estava contra o pagamento ao mediador, mas nao competia a mim fazer essa decisao e estaria de conhecer o caso melhor para perceber pq ele foi pago.

Eu percebo bem as condicoes da minha apolice de seguro, e sabia bem que teria de mandar notificacao da nossa intencao por escrito... E quis fazer lo assim..... MAS tambem nao foi minha decisao falar antes com o mediador.

Pagou se e para todos os efeito essa perda foi esquecida - tambem com a mudanca ficamos a ganha muito mais com isso anualmente. Nos demonstramos a nossa intencao por falta de pagamento - se soubesse que o Mediador ia tomar essa atitude eu tinha batido o pe e as coisa eram feitas de forma correta
  5.  # 6

Caro/a cruzie, peça ao seu mediador para tentar cancelar as apólices pedir o estorno, montante resultante da diferença entre o que já usufuiu e o que falta até ao fim do prazo da apólice. Não tenho a certeza mas acho que poderá dar.. não custa tentar.
  6.  # 7

Colocado por: Rui A. B.Caro/a cruzie, peça ao seu mediador para tentar cancelar as apólices pedir o estorno, montante resultante da diferença entre o que já usufuiu e o que falta até ao fim do prazo da apólice. Não tenho a certeza mas acho que poderá dar.. não custa tentar.

Agradeço a sua resposta, e já tentei....Não dá...É claro que o Mediador já recebeu a parte dele e agora já não lhe interessa...

Sei que isto é como dar um tiro no pé mas não me conformo....É muito €€€€ e eu vou chatear até exhaustar lol! Sei que não tenho um caso, mas sou chatinha e ainda não me cansei!
  7.  # 8

Colocado por: cruzie

Agradeço a sua resposta, e já tentei....Não dá...É claro que o Mediador já recebeu a parte dele e agora já não lhe interessa...

Sei que isto é como dar um tiro no pé mas não me conformo....É muito €€€€ e eu vou chatear até exhaustar lol! Sei que não tenho um caso, mas sou chatinha e ainda não me cansei!

Ora bem, depois de um contacto posso dizer-lhe que é possível fazer o que disse anteriormente. De qualquer das formas terá que ser o seu mediador a solicitar à seguradora a devolução do total ou parte do dinheiro da apólice. Segundo as informações que me deram é que se for explicado à seguradora o que realmente aconteceu, as possibilidades de sucesso são muitas. Só tem uma coisa a fazer, aperte com o mediador e diga-lhe que é possível, só não será se ele não quiser..
  8.  # 9

Colocado por: Rui A. B.Ora bem, depois de um contacto posso dizer-lhe que é possível fazer o que disse anteriormente. De qualquer das formas terá que ser o seu mediador a solicitar à seguradora a devolução do total ou parte do dinheiro da apólice. Segundo as informações que me deram é que se for explicado à seguradora o que realmente aconteceu, as possibilidades de sucesso são muitas. Só tem uma coisa a fazer, aperte com o mediador e diga-lhe que é possível, só não será se ele não quiser..

Pois é mesmo isso lol! Principalmente a ultima frase ... Mas eu vou chatear-lo até ele ceder...Não é a acção correta mas ele também não foi correto connosco.
  9.  # 10

Colocado por: cruzie

Pois é mesmo isso lol! Principalmente a ultima frase ... Mas eu vou chatear-lo até ele ceder...Não é a acção correta mas ele também não foi correto connosco.

Faz bem, boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  10.  # 11

Bom dia,
    Não pude deixar de reagir a esta questão pois interessa-me.( não sou eu o mediador em questão nem sei quem é)

Pela diferença 4000 euros de uma companhia para outra, vou apenas fazer uma pergunta :

por acaso o seguro de acidentes de trabalho, não é Prémio variável ? Não têm que enviar todos os meses a folha de "férias" para a Companhia se seguros ?

Se assim for, tinha que enviar o pedido de anulação por escrito à companhia, caso não o fizesse teria que ( no máximo) "indemnizar a companhia num valor até 50% do prémio para o período contratado ( neste caso deve ser anual renovável )

Se calhar o mediador até foi "porreiro" consigo
  11.  # 12

Colocado por: sevenairampor acaso o seguro de acidentes de trabalho, não é Prémio variável ? Não têm que enviar todos os meses a folha de "férias" para a Companhia se seguros ?

O novo seguro é premio variavel

Colocado por: sevenairamSe assim for, tinha que enviar o pedido de anulação por escrito à companhia, caso não o fizesse teria que ( no máximo) "indemnizar a companhia num valor até 50% do prémio para o período contratado ( neste caso deve ser anual renovável )

Se calhar o mediador até foi "porreiro" consigo

Isso queria eu fazer na altura, mas a decisão não era inteiramente minha e não foi comunicado por escrito por haver intenção de falar com o mediador primeiro. Ele por sua parte estava de baixa (doença que durou bastante tempo a curar) mas não o impediu de pagar a apólice por nos - sem avisar...Se fosse ele porreiro não pagava!!!!

Mas todas as formas já comuniquei por a empresa em questão.... Sei que de certo não tenho hipótese de rever os €€€ perdidos mas ao fim "quem não chora, não mama!"
  12.  # 13

ehehe, faz bem

mas fiquei curioso se o seguro antigo era a prémio variável ou não.
  13.  # 14

Colocado por: cruziesso queria eu fazer na altura, mas a decisão não era inteiramente minha e não foi comunicado por escrito por haver intenção de falar com o mediador primeiro. Ele por sua parte estava de baixa (doença que durou bastante tempo a curar) mas não o impediu de pagar a apólice por nos - sem avisar...Se fosse ele porreiro não pagava!!!!

è que se fosse a prémio variável, com a atitude dele, poupou-vos um "pipa de massa" ( por isso disse "porreiro")
  14.  # 15

Colocado por: sevenairammas fiquei curioso se o seguro antigo era a prémio variável ou não.

O antigo não era, apenas o novo.
  15.  # 16

sendo assim não fez favor nenhum. Sendo assim quando ele foi receber tinha os recibos na mão o que significa que podia aínda reverter a situação alegando que o seguro não fora efectivamente pago.
    Pode ser que a companhia tenha alguma consideração pela situação ( se for aínda cliente o mais certo é aceitar o estorno).
  16.  # 17

Colocado por: sevenairamsendo assim não fez favor nenhum. Sendo assim quando ele foi receber tinha os recibos na mão o que significa que podia aínda reverter a situação alegando que o seguro não fora efectivamente pago.
    Pode ser que a companhia tenha alguma consideração pela situação ( se for aínda cliente o mais certo é aceitar o estorno).

Pois infelizmente a empresa em questão não está a ter grande consideração por o caso - Esquecem-se que somos clientes de varios ramos de seguro tanto a nivel empresarial como particular...Que somos clientes a 17 anos, que nunca atrasamos em um unico pagamento, que participações são poucas ao longo dos anos....Mas emfim ainda assim somos um peixe muito pequeno no mar deles!

0.0167 seg. NEW