Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    Gostaria de saber o seguinte: tenho uma moradia nova com menos de um ano e sinceramente estou um pouco indecisa quanto à minha compra em relação principalmente à pouca privacidade que tenho na mesma.
    Como esta insegurança persiste decidi ir ver uns apartamentos e adorei um que vi que custa menos 20 mil euros do que a minha moradia... Gostaria de saber se a permuta seria possível neste caso sem ter de dar mais nenhum valor ao proprietário do apartamento, apenas a moradia como troca.
    Também me disseram que a permuta é praticamente impossivel por valores iguais, ou seja trocar a minha moradia por outro apartamento exactamente com o mesmo valor...é verdade? O apartamento teria de ter um valor inferior para possibilitar a permuta?
    Obrigado
  2.  # 2

    boas
    se acha o negocio justo proponha-o e logo vê.
    nada custa tentar.
    nas permutas os valores de venda devem ser equivalentes, mas tudo depende do tipo de coisas e localização do que se quer trocar, principalmente o valor do que se tem tem para quem vai ficar com ela.
    por exemplo se o apartamento for de construtor a sua casa vale para ele o valor que possivelmente a poderá vender.
    um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taniaflor
  3.  # 3

    Colocado por: taniaflorObrigado
    Estou um bocado baralhado.
    É umA tânia, certo?
    Nesse caso, porque escreveu «obrigado»? Devia ser «obrigada»...

    A permuta de dois imóveis, independentemente do valor de cada um deles, SÓ é possível se ambos os proprietários estiverem de acordo com as condições do negócio.
    Portanto, isso de ser "praticamente impossível" uma permuta por valores iguais, é como encontrar um dador compatível.
    Se é verdade? Depende de quanto tempo quiser andar à procura.
    Se o quer encontrar amanhã, duvido que encontre. Se estiver na disposição de o procurar 24h/dia durante os próximos anos, pode ser que encontre.

    O apartamento teria de ter um valor inferior para possibilitar a permuta?
    NADA obriga a que o apartamento tenha de ter valor inferior ao que quer que seja. Até pode ter um valor SUPERIOR ao da moradia!

    Colocado por: antonio almeidanas permutas os valores de venda devem ser equivalentes,
    Não.
    Os valores podem ser completamente diferentes!
    Uma pessoa pode fazer uma permuta entre um T0 na Brandoa e o Palácio de Buckingham. Haja dinheiro e vontade dos proprietários! :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taniaflor
  4.  # 4

    Muito obrigada pela ajuda.
    Neste caso o proprietário do apartamento é que irá ficar com a resolução desta situação e decidir se prefere dinheiro no verdadeiro sentido da palavra, em vez de ficar com um outro imóvel para vender, ou se aceita até a moradia porque considera que a mesma até poderá valer mais do que o apartamento...certo?
    Quando falo também de valores equivalentes refiro-me por exemplo a valores exactamente iguais ou superiores até 10 mil euros no máximo sem haver nehuma troca de dinheiro...
    E digo que é muito dificil esta situação de permuta acontecer com valores tão semelhantes ou iguais porque foi a informação que me deram dois promotores imobiliários...Se eles estão errados então não custa tentar...
  5.  # 5

    tania,

    Conforme ja foi referido, não é fácil conseguir a permuta, têm os dois proprietários ter interesse na casa do outro e além disso têm de chegar a um acordo de valores de cada uma das casas.
    Se o apartamento lhe interessa faça uma proposta de permuta e logo verá se existe viabilidade, nada como tentar.
    No meu caso, acabei por fazer a permuta da minha moradia com um apartamento, porque houve esse mesmo acordo e interesse comum, neste caso os valores até eram bastante diferentes 110.000 do apartamento e 180.000 da moradia, logicamente recebi o valor da diferença e no caso não se tratava de um construtor.
    O que me parece ser quase impossível é trocar uma casa de valor mais alto por uma de valor mais baixo quando tem o construtor a casa de valor mais baixo, porque normalmente estes estão mais "apertados" e querem permutas aonde recebam um valor significativo de diferença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taniaflor
  6.  # 6

    Colocado por: miguelgO que me parece ser quase impossível é trocar uma casa de valor mais alto por uma de valor mais baixo quando tem o construtor a casa de valor mais baixo, porque normalmente estes estão mais "apertados" e querem permutas aonde recebam um valor significativo de diferença.
    Não é bem (/só) isso.
    Os construtores/promotores imobiliários VENDEM o que constroem. Não compram o que outros construiram.
    Se têm um apartamento de 110mil para venda, não é de excluir a permuta por um apartamento mais barato, porque assim ficam com «menos mercadoria» para vender.
    Mas se é para permutar por uma moradia de maior valor, não tem lógica ficarem ainda com «mais mercadoria» para vender.

    Já entre particulares, é diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taniaflor
  7.  # 7

    Compreendo perfeitamente. No meu caso pretendia trocar a moradia nova e sem ser habitada ainda por um apartamento do qual gostei mais de igual valor... Mas pelo que percebi ao falar com o construtor do apartamento ele não tem por norma aceitar permutas... Não sei se insista na questão ou se tente esta situação junto de uma imobiliaria que está a vender os mesmos apartamentos... Seria isto possível?
    Peço desculpa pelo meu pouco conhecimento desta matéria...
    Obrigada
  8.  # 8

    E já agora o construtor do apartamento podia aceitar a moradia se visse também na mesma uma possibilidade de obter mais lucros na sua venda...correcto? Será que devia insistir com ele para ver primeiro a moradia antes de se negar a fazer uma permuta?
    E já agora como se processa uma permuta em termos burocráticos? Tem que se dar algum sinal monetário?
    Obrigada
    •  
      FD
    • 16 janeiro 2012

     # 9

    Colocado por: taniaflorSeria isto possível?

    Já lhe responderam: tudo é possível.

    Colocado por: taniaflorE já agora como se processa uma permuta em termos burocráticos? Tem que se dar algum sinal monetário?

    Uma permuta é exactamente com um negócio de compra e outro de venda, só que, feitos ao mesmo tempo e na mesma escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taniaflor
  9.  # 10

    A Dificuldade de que tanto se fala em permitas de valor semelhante, é porque o outro lado pretende vender para ganhar o seu dinheiro, e não ficar com o mesmo problema nas mãos.

    Se pensar, o seu caso é simples, quem está a vender o apartamento é um construtor que simplesmente quer ganhar o seu dinheiro e o seu lucro da construção. Se ao aceitar a troca por uma moradia, a Tânia fica com o seu assunto resolvido, e o construtor fica com o mesmissimo problema que tinha ... vender para ganhar dinheiro. Simplesmente deixa de estar a venderum apartamento para estar a vender uma moradia.

    Obviamente que se a moradia valer 150.000 e o apartamento 110.000 e a Tânia quiser fazer a permuta pelo mesmo valor, ele poderá ser aliciado pelo aumento do possível lucro da venda da moradia no futuro (+40.000€).... mas fica sempre com o "menino nas mãos".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taniaflor
  10.  # 11

    Colocado por: Hugo S.Se pensar, o seu caso é simples, quem está a vender o apartamento é um construtor que simplesmente quer ganhar o seu dinheiro e o seu lucro da construção.

    O maior problema é que a maior parte dos empreiteiros pedem financiamento para a construção, e os apartamentos estão hipotecados. O banco só liberta esta hipoteca mediante o pagamento do distrate. Se o empreiteiro fizer troca por troca, tem que pagar o distrate com dinheiro dele e nos dias que correm é muito improvável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taniaflor
  11.  # 12

    E se for uma empresa imobiliária a tratar da permuta e até avaliar a minha moradia por um valor superior do que o valor que a comprei para possibilitar a permuta... será mais fácil o construtor do apartamento aceitar ou é igual?

    Obrigada
  12.  # 13

    Colocado por: taniaflorE se for uma empresa imobiliária a tratar da permuta e até avaliar a minha moradia por um valor superior do que o valor que a comprei para possibilitar a permuta... será mais fácil o construtor do apartamento aceitar ou é igual?

    Esqueça a imobiliária. Se meter uma imobiliária ao barulho, você paga-lhes a comissão pela venda da sua (+/- 5%) e o empreiteiro paga a comissão da venda do apartamento dele. É um negócio fabuloso para a imobiliária.

    PS: Claro que o valor destas comissões podem ser negociadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taniaflor
  13.  # 14

    Ola,
    alguem me pode explicar como funciona a permuta ao certo?
    é que só me informam de compra/venda, como se a Permuta não existisse.

    Obrigado
 
0.0152 seg. NEW