Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

sim sao da extrusal
  2.  # 22

Colocado por: konnexmanPara canalizações, climatização e paineis solares, procure no forum por Dogma e Trolha (são a mesma pessoa). De certeza que vai encontrar muitas coisas sobre várias opções técnicas do mercado.

Para a parte eléctrica, procure posts do Mike Melga e meus.

Para a parte construtiva em si, veja os posts dos arquitectos.
    Ah, procure também por Expat. Tem um blogue interessante sobre a construção da casa.

Amigo Konnexman, para opinar sobre canalizações e afins pode também contar comigo desde que não me incubem de andar armado em paparrazi e vir postar!
    Concordam com este comentário: konnexman, anjonegro
    • J.C
    • 15 janeiro 2012

# 23

Colocado por: Costa53

Esta dos aluminios tem que ser para o Jorge Alves!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anjonegro

Ou o Jorge Rocha.
    Concordam com este comentário: Nss
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  3.  # 24

aonde os encontro o alves ou o rocha
  4.  # 25

obrigado a todos que me poderam responder a todas as perguntas.
  5.  # 26

trolha:
    estou a começar uma casa e è obrigatorio por painel solar.
    fica caro ou depende da marca?
    • J.C
    • 15 janeiro 2012

# 27

Local da obra "penso" que é importante!
    • P+V
    • 15 janeiro 2012 editado

# 28

Como a malta está ansiosa para mandar "bitaites", deixe-me fazer uma pergunta só por mera curiosidade: essa obra não tem projectos aprovados e a cumprir?
    Nem falo do de arquitectura, que qualquer desenhador serve... Mas os de térmica e acústico, onde deveria estar definido o tipo e caixilharia e o vidro? Nada? E o de estruturas? Népias? É o empreiteiro que define estes elementos todos?
    Concordam com este comentário: j cardoso, two-rok
  6.  # 29

boa noite, do conhecimento que tenho da serie de aluminiu que referiu e dado os meus 20 anos de experiencia na area acompanhados pelos 35 do meu pai digo-lhe que não é má mas no entanto se quer gastar o dinheiro uma unica vez e ficar realmente bem servido mais que o preço compare a forma como se trabalha. marcas por trabalhar com elas e ter também trabalhado com essa sei que a Tecnal e a Bh portuguesa estão a frente da concorrencia em materia de desin e aplicação dos diversos vedantes para não falar na qualidade superior. Mas assima de tudo procure referencias no serralheiro que lhe fizer a casa. bata-se com o empreiteiro pois pode jogar com o preço em função da qualidade
  7.  # 30

Ouvi dizer que até cientistas há no fórum.. Estudam paineis solares acho eu..
  8.  # 31

Colocado por: anjonegromas ouvi dizer que um empreiteiro tem mais lucros nos acabamentos.
    Se por exemplo para fechar a casa com caixilharia ele tem que contratar uma empresa de aluminios imagina que a empresa leva 25mil euros o empreiteiros tem que ganhar imagino eu sò nisso uns 3 ou 4 mil euros

Depende do empreiteiro, (é triste mas... você não pode confiar em ninguêm) tem que fazer orçamentos descriminados, eu não sei o que falta na 2ª fase dos acabamentos mas há trabalhos fáceis de calcular... julgo que a pessoa certa é o Paulo Correia para os orçamentos de mão de obra, mas há outros por aqui.

Por exemplo + iva:
    Pintura em Reboco - 3,5 a 4 €/m2 ( inclui Primário + 2 Demão) mas É VOCÊ QUE COMPRA A TINTA e abre as latas consigo PRESENTE
    Assentamento de mosaicos -15€ m2 (inclui cola-cimento e juntas) É VOCÊ QUE COMPRA OS MOSAICOS
    Colocação de Piso flutuante- 4-5 € m2 É VOCÊ QUE COMPRA O FLUTANTE

Se lhe derem preços ligeiramente acima você ainda pode perceber... é alguém que se acha melhor do que a média, se lhe derem preços muito acima prepare-se para as desculpas mais esfarrapadas e mirabolantes que já ouviu na vida, prepara-se para ver gente chateada; ou a dançar a sua frente ou chorões/tubarões (quem não chora não mama e esta gente mama muito) ( "a casa tem muitos recortes" - um quadrado é um quadrado; "o reboco estala tem que se pintar já"- só para a pressionar a aceitar o orçamento; "isto depois sai-lhe mais caro"- mais pressão para aceitar). Se ele insistir muito num material desconfie (provavelmente já o tem guardado) o material é seu/comprado ou não por si, ninguém insiste muito ou pouco (se for muita insistência, desconfie ainda mais) quando não é o seu dinheiro ou a sua casa que estão em causa). lembre-se disto: O DINHEIRO É SEU E A CASA É SUA. ELE NÃO ESTA A FAZER A CASA DELE e se a maioria das pessoas(não basta uma ou duas) aqui no forum lhe dizem uma coisa... acredite (existe uma probabilidade gigantesca de eles terem razão)

A mim não me passa HOJE pela cabeça dar ao empreiteiro a parte das janelas (sinceramente é parvoíce... é ele que monta as janelas? trabalha os alumínios?) nem a cozinha, nem as portas. Pode haver trabalhos que tenham que se encaixar com o trabalho do empreiteiro (posso estar enganado mas canalizador, electricista) e ser mais complicado definir as coisas, para não haver orçamentos com trabalhos duplicados. Mas se tiver tempo pode já começar a pedir orçamentos por si, antes que ele lhe apresente os dele para depois os comparar, para a instalação eléctrica DESCRIMINADOS se não vem descriminado volta para trás (quantas tomadas? pontos de luz; inclui instalação da aparelhagem, telefone; televisão; etc).
    Lembre-se que para o fim o dinheiro começa a entrar e a ganancia...enfim. Eu pensava (estupidez minha) que estas comissões seriam 50 ...100€ pelo trabalhos dos outros infelizmente não são (há coisas que passam para o dobro) e você já sabe disso. Acho uma estupidez e dá-me raiva que as pessoas tenham que andar mais dum ano a trabalhar para pagarem dinheiro caído do céu a pessoas que não mexeram uma palha e ganham-no com o trabalho dos outros que ficam com fama de careiros.

Dê a cada um o que é de cada um
    Concordam com este comentário: ntqf
  9.  # 32

Caro sobreiro;

Leia bem aquilo que escreveu....só disparates.
    Concordam com este comentário: smanuelm
  10.  # 33

trabalho num empresa de construção, no controle de custos e desvios orçamentais.
    Ao contrário do que vi aqui escrito a maior margem de lucro está é na estrutura de betão armado e alvenarias.
    Na fase dos acabamentos as margens são baixas (entre 10 a 20%) e além disso ao passo que a construção da estrutura de ba não dá chatices ao construtor a parte dos acabamentos dão muitas chatices em termos de garantias.
    Por isso é que se vê alguns contrutores ganharem obras com preços muito baixos (no global) e na parte de BA têm preços altos e abandonam a obra no fim da construção da estrutura,ou seja, ganharam o dinheiro mais facil, na fase mais rapida da obra e deixam as chatices para os outros.
    Concordam com este comentário: ntqf
  11.  # 34

Bom dia,

Da minha experiência em administração directa, fica o meu conselho.

Compre você as cerãmicas, madeira p/chão, torneiras, lavatórios, sanitários.
    Adjudique você , aluminios, carpintarias, cozinhas, canalização, electricidade.

PMas, peça sempre ao seu empreiteiro orçamento para essas especialidades, e junto com ele discutam a melhor relação preço/qualidade.

Boa sorte!

Alice
  12.  # 35

Colocado por: jolupriNa fase dos acabamentos as margens são baixas (entre 10 a 20%)

Convém explicar que nessas margens que referiu, faltam os custos indirectos, financeiros, impostos (8 a 10%), e não acredito em obras com margens superiores a 15%
  13.  # 36

Colocado por: Picareta
    Convém explicar que nessas margens que referiu, faltam os custos indirectos, financeiros, impostos (8 a 10%), e não acredito em obras com margens superiores a 15%

Acrescentar também o facto de a acrescescentar ao serviço de acabamento dos subempreiteiros o construtor terá despesas com 1 engenheiro, 1 tecnico segurança, 1 encarregado.
    Terá ainda de pagar mensalmente aos subemp. e às vezes demora muito tempo a receber dos clientes.
    Esse dinheiro adiantado é financiado pela banca com juros elevados e ainda se verifica cada vaz mais a situação de clientes sem escrupulos no final da obra ficarem a dever quantias consideraveis.
    Na maior parte das vezes o construtor até agradecia que o cliente ficasse com os acabamentos e lhe entregasse apenas a estrutura de betão armado.
  14.  # 37

Por exemplo + iva:
    Pintura em Reboco - 3,5 a 4 €/m2 ( inclui Primário + 2 Demão) mas É VOCÊ QUE COMPRA A TINTA e abre as latas consigo PRESENTE
    Assentamento de mosaicos -15€ m2 (inclui cola-cimento e juntas) É VOCÊ QUE COMPRA OS MOSAICOS
    Colocação de Piso flutuante- 4-5 € m2 É VOCÊ QUE COMPRA O FLUTANTE

E quem presta a garantia? O empreiteiro geral?

Acho uma estupidez e dá-me raiva que as pessoas tenham que andar mais dum ano a trabalhar para pagarem dinheiro caído do céu a pessoas que não mexeram uma palha e ganham-no com o trabalho dos outros que ficam com fama de careiros.

Pois a mim não me dá raiva nenhuma mas não deixo de achar uma estupidez aquilo que disse:

- Parte do princípio que todos os empreiteiros são da forma que os apresenta.
    - É evidente que não faz ideia das obrigações e deveres de empreiteiros, sub-empreiteiros, e donos de obra.
    Concordam com este comentário: two-rok
    •  
      FD
    • 16 janeiro 2012 editado

# 38

Colocado por: j cardosoÉ evidente que não faz ideia das obrigações e deveres de empreiteiros, sub-empreiteiros, e donos de obra.

O lucro de alguém não se obtém comparando um orçamento com um "faça-você-mesmo".

Quem paga as ferramentas do empreiteiro?
    Quem paga os veículos de transporte, incluindo a manutenção, o combustível e o seguro?
    Quem paga o seguro de responsabilidade civil e o de acidentes de trabalho?
    Quem paga a medicina no trabalho?
    Quem paga a segurança social?
    Quem paga as instalações onde o empreiteiro guarda os materiais e as ferramentas ou onde tem a sede/escritório?
    Quem paga as comunicações?
    Quem paga os impostos e os pagamentos por conta?
    Quem paga quem trata dos impostos e de toda a "escrita"?
    Quem paga os dias em que não se trabalha?
    Quem paga os dias de formação?
    Quem paga as reparações ou os defeitos que aparecem sem se saber muito bem de onde?

Há muitos custos que quem faz uma comparação nua não se apercebe. Aquilo não é tudo lucro.
    Mas, se for, qual é o problema?
    Concordam com este comentário: smanuelm, two-rok, Picareta, Costa53, vitor 01
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.C
  15.  # 39

Muito bem FD...falta ainda outro custo, o ordenado do empreiteiro, é que ele também tem mulher e filhos na escola, e todas as despesas que qualquer família tem, o lucro é o que fica depois de retirados estes custos todos, incluindo o ordenado do empreiteiro, e nos dias que correm os lucros são nºs negativos, basta ver as notícias que passam na comunicação social.
    Concordam com este comentário: two-rok
  16.  # 40

Tantos aliases para o mesmo user ehehehehehehe será que também posso criar um?

0.0204 seg. NEW