Colocado por: konnexmanPara canalizações, climatização e paineis solares, procure no forum por Dogma e Trolha (são a mesma pessoa). De certeza que vai encontrar muitas coisas sobre várias opções técnicas do mercado.
Para a parte eléctrica, procure posts do Mike Melga e meus.
Para a parte construtiva em si, veja os posts dos arquitectos.
Ah, procure também por Expat. Tem um blogue interessante sobre a construção da casa.
Colocado por: Costa53
Esta dos aluminios tem que ser para o Jorge Alves!Estas pessoas agradeceram este comentário:anjonegro
Colocado por: anjonegromas ouvi dizer que um empreiteiro tem mais lucros nos acabamentos.
Se por exemplo para fechar a casa com caixilharia ele tem que contratar uma empresa de aluminios imagina que a empresa leva 25mil euros o empreiteiros tem que ganhar imagino eu sò nisso uns 3 ou 4 mil euros
Colocado por: jolupriNa fase dos acabamentos as margens são baixas (entre 10 a 20%)
Colocado por: Picareta
Convém explicar que nessas margens que referiu, faltam os custos indirectos, financeiros, impostos (8 a 10%), e não acredito em obras com margens superiores a 15%
Por exemplo + iva:
Pintura em Reboco - 3,5 a 4 €/m2 ( inclui Primário + 2 Demão) mas É VOCÊ QUE COMPRA A TINTA e abre as latas consigo PRESENTE
Assentamento de mosaicos -15€ m2 (inclui cola-cimento e juntas) É VOCÊ QUE COMPRA OS MOSAICOS
Colocação de Piso flutuante- 4-5 € m2 É VOCÊ QUE COMPRA O FLUTANTE
Acho uma estupidez e dá-me raiva que as pessoas tenham que andar mais dum ano a trabalhar para pagarem dinheiro caído do céu a pessoas que não mexeram uma palha e ganham-no com o trabalho dos outros que ficam com fama de careiros.
Colocado por: j cardosoÉ evidente que não faz ideia das obrigações e deveres de empreiteiros, sub-empreiteiros, e donos de obra.