Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Para os entendidos em construção, eis aqui uma questão que me deixa intrigado. A construção em betão armado é boa em que circunstâncias ?

Tenho visto casas de todo o tipo, algumas com estrutura em pilares de folha de aço com um sistema de isolamento brutal e sem levarem qualquer tipo de tijolo, apenas as massas de revestimento exterior. Sempre achei curioso o facto de algumas pessoas fazerem casas com paredes exteriores todas em betão pensando que assim eram anti-sismicas e mais seguras.
    1 - Por terem este tipo de estrutura são realmente anti-sismicas ?
    2 - Ficam mais caras ? Quanto % ou aos preços actuais quantos euros por m2?
    3 - Quanto tempo vão durar mais ?
    Outros pontos e esclarecimentos agradecem-se.
  2.  # 2

Boa noite,
    Esta questão é de facto uma questão pertinente e eu já tentei pesquisar quais as vantagens e desvantagens de um e outra solução..espero ficar elucidado com as respostas que poderão surgir.....
  3.  # 3

Colocado por: konnexman1 - Por terem este tipo de estrutura são realmente anti-sismicas ?

Todas as casas são anti-sísmicas, a estrutura de qualquer casa construída em Portugal, sejam em betão, aço, madeira, terra, etc, são calculadas para resistir aos sismos.

Colocado por: konnexmanSempre achei curioso o facto de algumas pessoas fazerem casas com paredes exteriores todas em betão pensando que assim eram anti-sismicas e mais seguras.

A única vantagem destas casas é que daqui a 500 anos ainda estão em pé, se a nossa esperança de vida são 80 anos, fazer uma casa que dure 500 anos, é estar a pensar nos filhos dos filhos, dos filhos, dos filhos, dos filhos,... dos nossos filhos
  4.  # 4

Apontam-se as seguintes:

- rapidez de montagem
    - menor custo de construção
    - eficiência energética

O conceito de casa no mundo actual está a mudar. Com a tecnologia em constante mutação uma casa fica obsoleta numa dezena de anos.
    Nas construção modular as alterações são fáceis de fazer para incorporar estas tecnologias e fazer o upgrade da casa.
    Pode-se manter a estrutura e mudar "a pele" da casa ou até mandar tudo para "a sucata" e fazer uma nova no mesmo terreno, porque daqui a alguns anos a tecnologia modular está a menos de 250€/m2 chave na mão.

Népias
  5.  # 5

Nepias, não percebi o seu post. Se a casa for em betão não é fácil ser modular ... digo eu !
    Faltou aí alguma introdução / separação ? :)
  6.  # 6

Em betão é... a implicação em termos de custos e facilidade do "upgrade" é que é condição a considerar.

O que antevejo é a procura de casas ser orientada para casas mais pequenas (dimensões adequadas à vivencia da família), sustentáveis, a preços acessíveis (esforço financeiro da família adequado ou que a banca permite), eficientes em termos energéticos, etc.

E... o arrendamento vai crescer, por condições legais, por dificuldade de comprar casa no início da vida, etc.

Népias
  7.  # 7

1 - Por terem este tipo de estrutura são realmente anti-sismicas ?

Em Portugal, e diria à excepção com países de forte sismicidade, não existem edifícios de habitação anti-sísmicos. Existem sim edifícios calculados para uma acção sísmica regulamentar, análise obrigatória para qualquer tipo de estrutura e/ou sistema estrutural. No que toca à estrutura, os edifícios de habitação são calculados para um período de vida útil de 50 anos por critério regulamentar (período este em que a estrutura não necessita de qualquer intervenção), apenas em edifícios de classe estrutural mais relevantes (ex: escolas e hospitais) se pondera aplicar meios que permitem dizer que um edifício é anti-sismico (pesquise por Hospital da Luz e isolamento de base).

2 - Ficam mais caras ? Quanto % ou aos preços actuais quantos euros por m2?

O preço por m2 não é indissociável da malha estrutural, logo para ponto de partida a pergunta tal como é feita não tem resposta concreta. Em regra uma estrutura em aço estrutural é mais cara do que uma em betão.

3 - Quanto tempo vão durar mais ?

Respondido no item 1. Qualquer edifício de habitação tem de período de vida útil 50 anos.

Espero ter ajudado.

Cumps
  8.  # 8

RRufino,
    A minha pergunta 2 é por comparação ao aço, mas também às outras técnicas (como a tradicional com 2 paredes de tijolo e cx de ou mais recentemente com bloco térmico).
    •  
      FD
    • 16 janeiro 2012

# 9

Essa do betão ser de longa duração... não há por aí muitos casos onde o betão começa a "esfarelar"?
    Ainda há poucos dias estive numa barragem e já se via a armação em ferro em certas partes porque o betão já lá não estava...
  9.  # 10

Colocado por: FDnão há por aí muitos casos onde o betão começa a "esfarelar"?

Eu vi na TV um senhor a arrancar um bocado de betão do pilar da ponte de Serpa com as mãos...
  10.  # 11

Colocado por: konnexmanRRufino,
    (como a tradicional com 2 paredes de tijolo e cx de ou mais recentemente com bloco térmico).

Naquilo que interpreto você está a confundir elementos estruturais com elementos não estruturais. Por exemplo, tanto em betão como em estrutura metálica pode ter as paredes feitas em alvenaria...
  11.  # 12

É possível. O motivo inicial da minha demanda era construção toda em betão armado( desde as fundações até ao telhado casa os outros métodos. Muitas vezes até são com betão à vista mesmo no interior.
  12.  # 13

Colocado por: konnexmanO motivo inicial da minha demanda era construção toda em betão armado

Também tem o sistema ICF (Insulated Concrete Forms), que em linguagem de leigo penso ser betão com isolante à volta. :)

Vou deixar aqui este link, foi o primeiro que encontrei em português, mas deve haver outros:

[pub]http://www.duoform.pt/ficheiros/1_duoformPT.pdf[/pub]

0.0179 seg. NEW