Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Há alguns anos que ando com uns problemas com um vizinho.
    Tudo porque existem paredes, que ele insiste serem dele, e quanto muito serão meeiras.
    Também porque eu tenho beirados para o seu logradouro, e ele agora achou por bem fazer uma parede colada, literalmente colada à minha. Ok tem um plástico branco a separar...
    O que eu realmente gostaria de saber é:
    - Como é que eu vou impermeabilizar, rebocar e pintar essas paredes que dão para a sua propriedade?
    - Legalmente, onde posso apoiar-me? Código civil, RGEU?!

Agradeço respostas tão breve quanto possível, pois a parede começou a subir!

Até já,
    Beckett
  2.  # 2

Se possivel coloque fotos, bastantes fotos, para que se consiga enquadrar a questão colocada.
    Concordam com este comentário: ntqf
  3.  # 3

Tenho ideia de haver uma norma ou regra de que entre paredes de vizinhos, quando existem beirados, ter que se deixar um intervalo de 50 cm (pelo menos). Apenas não sei onde.
  4.  # 4

Colocado por: BeckettTenho ideia de haver uma norma ou regra de que entre paredes de vizinhos, quando existem beirados, ter que se deixar um intervalo de 50 cm (pelo menos). Apenas não sei onde.

Você construiu na extrema, e quer que o vizinho deixe 50cm!!! Porque é que não construiu você a 50 cm da extrema?...isto vai acabar mal.
  5.  # 5

Colocado por: BeckettO que eu realmente gostaria de saber é:
    - Como é que eu vou impermeabilizar, rebocar e pintar essas paredes que dão para a sua propriedade?

Caro Beckett, as paredes em causa ainda não foram impermeabilizadas, rebocadas e pintadas porquê?

Cumprimentos.
  6.  # 6

Boa tarde,

Respondendo ao Picareta:
    A minha casa existe há mais de cem anos!

Respondendo a Rui Moreira:
    A parede está rebocada há mais de 20 anos. Pintada não, pois o Sr. Vizinho não deixa ninguém lá entrar.

Quanto aos famosos 50 cm, estão descritos no artigo 1365.º do código civil, onde dispõe o direito de Estilicídio.

Também as obras denominadas de escassa relevância são aquelas que não contemplam entre outras características, o recurso/uso de cimento ou betão armado.
    Nesta obra que o Sr. Vizinho está a fazer, existem pilares e vigas que um dia irão suportar... quiçá uma cobertura. E com sorte, as águas serão escoadas para o dito intervalo entre paredes, violando assim o artigo atrás mencionado.

Cumprimentos.
  7.  # 7

Colocado por: Beckett- Como é que eu vou impermeabilizar, rebocar e pintar essas paredes que dão para a sua propriedade?

Colocado por: BeckettA parede está rebocada há mais de 20 anos. Pintada não, pois o Sr. Vizinho não deixa ninguém lá entrar.

Afinal só falta pintar a parede, certo? De certeza que não há base legal para o fazer?

Cumprimentos,
  8.  # 8

Colocado por: Beckett- Legalmente, onde posso apoiar-me?

não consegue pintar com andaimes suspensos? evitava o acesso ao terreno do vizinho

Colocado por: Beckettdireito de Estilicídio

1. O proprietário deve edificar de modo que a beira do telhado ou outra cobertura não goteje sobre o prédio vizinho deixando um intervalo mínimo de cinco decímetros entre o prédio e a beira, se de outro modo não puder evitá-lo.

mas você construiu primeiro e não deixou esses 50cms, o seu vizinho podia dizer o mesmo, tente resolver da melhor maneira
    geralmente quando há extrema legal pode-se construir do outro lado apoiado nessa extrema, tem é de salvaguardar o escoamento de águas com caleiras
  9.  # 9

Boa tarde,

Obrigado a todos pelo vosso apoio e respostas.
    Não se esqueçam desta discussão, pois tenho a certeza que voltaremos a este tema com as cenas dos próximos episódios.
    Quanto aos andaimes suspensos, é uma boa teoria, mas teria que os suspender nas nuvens. Desculpe-me a brincadeira.

Até breve.
    Cumprimentos.
  10.  # 10

Colocado por: BeckettQuanto aos andaimes suspensos, é uma boa teoria, mas teria que os suspender nas nuvens. Desculpe-me a brincadeira.

suspensos/apoiados em apoios laterais fixados no seu terreno/prédio(em balanço), ou com apoios de topo
    costuma-se utilizar essa solução

por exemplo
      STC_14_Chap9_019.jpg

0.0158 seg. NEW